Chegou o grande dia para quem disputa uma vaga de Escrivão no concurso PF 2025! A aplicação das provas objetiva e discursiva aconteceu neste domingo, 27 de julho.
O cargo de Escrivão oferece 160 vagas e exige diploma de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial é atrativa: R$ 14.164,81, além dos benefícios da carreira na Polícia Federal.
Ao final da prova, não deixe de conferir nesta página o gabarito Escrivão PF extraoficial, preparado com exclusividade pelos professores do Gran. Acompanhe a correção e veja como você se saiu nas questões!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Navegue pelo e saiba todos os detalhes sobre a prova Escrivão PF 2025:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Análise
- Resumo e edital do concurso PF


Gabarito Escrivão PF: gabarito extraoficial
Acompanhe no vídeo abaixo a correção dos professores Gran da prova Escrivão PF. Se preferir, acesse aqui o gabarito extraoficial completo. Mais abaixo, você também tem acesso aos comentários de cada uma das questões. Aproveite!
Gabarito Escrivão PF: comentários
Para auxiliar os candidatos do concurso PF, o Gran disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Escrivão comentadas por nossos professores especialistas.
Confira aqui a prova utilizada para correção
Navegue pela lista de disciplinas abaixo e confira os comentários:
- Língua Portuguesa
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal
- Direitos Humanos
- Legislação Especial
- Estatística
- Raciocínio Lógico
- Informática
- Contabilidade Geral
- Arquivologia
Gabarito Língua Portuguesa
Prof.Letícia Bastos
QUESTÃO NÚMERO: 1
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Item 1. O texto sugere que o gênero policial é o preferido do público na literatura, na televisão e no cinema.
Comentário: O texto aborda o sucesso do gênero policial ao longo do tempo, relacionando-o às preocupações sociais e à busca por justiça, mas não afirma nem sugere que seja o “preferido”. A palavra “preferido” implica um julgamento comparativo com outros gêneros, o que não está presente no texto.
QUESTÃO NÚMERO: 2
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Item 2. Entende-se da leitura do texto que a frequente transposição da narrativa de best-sellers para as telas da televisão e do cinema se justifica pela expectativa de repetição do sucesso obtido na venda das respectivas obras literárias.
Comentário: Apesar de parecer coerente à primeira vista, o texto não explicita essa justificativa comercial. Ele apenas afirma que muitos filmes são baseados em livros e menciona a “crescente quantidade de best-sellers adaptados”, sem atribuir essa transposição à busca por lucro ou repetição de sucesso de vendas. Logo, trata-se de uma inferência não sustentada diretamente pelo texto.
QUESTÃO NÚMERO:3
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Item 3. A partir das ideias de Carlos Gerbase reproduzidas no texto, conclui-se que as histórias narradas em livros e filmes podem nortear a conduta social de leitores e espectadores.
Comentário: Carlos Gerbase afirma que as narrativas ajudam o público a se identificar, compreender a vida e refletir. Embora a ideia de normatização da conduta esteja mais diretamente ligada à parte em que se afirma que a literatura funciona como “guia universal”, a interpretação ampla permite sim, com base nas ideias de Gerbase, inferir que essas narrativas podem influenciar comportamentos sociais, justificando o gabarito como certo.
QUESTÃO NÚMERO:4
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Item 4. O termo “crescente” (segundo período do primeiro parágrafo) poderia ser substituído, sem prejuízo do sentido original do texto, por considerável.
Comentário: “Crescente” indica um processo de aumento progressivo, enquanto “considerável” apenas aponta grande quantidade. Substituir um termo que expressa progressão por outro que não contém essa nuance altera o sentido do texto, que trata da intensificação contínua de adaptações cinematográficas.
QUESTÃO NÚMERO: 5
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Item 5. No segundo período do segundo parágrafo, a oração “que as histórias têm começo, meio e fim” classifica-se sintaticamente como subordinada adjetiva restritiva.
Comentário: A oração “que as histórias têm começo, meio e fim” não é adjetiva, mas sim subordinada substantiva objetiva direta, pois completa o sentido do verbo “explica” — “O autor explica que as histórias têm começo, meio e fim…”. Ela exerce função de objeto direto e não de adjunto adnominal restritivo.
QUESTÃO NÚMERO: 6
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Item 6. A supressão da vírgula empregada após “personagem” (primeiro período do terceiro parágrafo) prejudicaria a correção gramatical do texto.
Comentário: A vírgula após “personagem” isola uma oração adjetiva explicativa: “quando nos identificamos com determinado personagem, aprendemos a como agir socialmente…”. A supressão dessa vírgula comprometeria a pontuação exigida para esse tipo de oração, prejudicando, sim, a correção gramatical. Portanto, o uso da vírgula é obrigatório, e sua retirada configura erro.
QUESTÃO NÚMERO: 7
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Item 7. O pronome presente no termo “nela” (último parágrafo) tem como referente “a narrativa policial”.
Comentário: No trecho “os indivíduos, que buscam nela sanar suas preocupações…”, o pronome “nela” refere-se à narrativa policial, mencionada anteriormente como responsável por abordar questões de segurança e justiça. O referente está claro e bem estabelecido no parágrafo. Portanto, a referência pronominal está correta.
QUESTÃO NÚMERO: 8
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Item 8. No segundo parágrafo, o intercambiamento das expressões “Logo” (terceiro período) e “Além disso” (quarto período), embora alterasse as relações coesivas entre os períodos, manteria a coerência das ideias do texto.
Comentário: De fato, “Logo” estabelece uma relação conclusiva (a narrativa aproxima o público porque ele se identifica), enquanto “Além disso” introduz uma adição de ideias (as narrativas também permitem viagens e reflexões). A troca desses conectivos alteraria a coesão lógica imediata entre os períodos, mas não comprometeria a coerência geral, pois o encadeamento de ideias permanece compreensível. O texto ainda faria sentido, apesar da perda de precisão coesiva.
QUESTÃO NÚMERO: 9
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Item 9. Os assuntos objetos dos expedientes oficiais devem ser tratados de forma estritamente impessoal, uma vez que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.
Comentário: Perfeitamente de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República: a impessoalidade é um dos pilares da redação oficial. Os textos são redigidos em nome da instituição, e não do servidor que os assina, sempre voltados ao interesse público. O item está totalmente correto ao afirmar a impessoalidade como princípio basilar.
QUESTÃO NÚMERO: 10
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Item 10. Na redação oficial, os pronomes de tratamento são empregados em três contextos: endereçamento, vocativo e corpo do texto.
Comentário: De acordo com o Manual, os pronomes de tratamento realmente aparecem em três contextos principais:
- Endereçamento (no envelope ou cabeçalho);
- Vocativo (na saudação da correspondência, como “Excelentíssimo Senhor Ministro”);
- Corpo do texto, quando se refere à autoridade destinatária (como: “Solicito a Vossa Excelência…”).
Portanto, o item reflete fielmente o conteúdo normativo do Manual. Correto.
Gabarito Noções de Direito Administrativo
Prof.Diogo Surdi
QUESTÃO NÚMERO: 11
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
As empresas estatais (sociedades de economia mista e empresas públicas) desempenham, dentre outras, atividades econômicas. Ressalta-se que tais entidades também podem ser prestadoras de serviços públicos.
Duas das diferenças entre as mencionadas entidades são a composição do capital (empresa pública possui capital totalmente público, ao passo que a SEM possui capital público e privado) e a organização (SEM deve adotar a forma de sociedade anônima, ao passo que as empresas públicas podem adotar todas as formas admitidas pelo Direito).
QUESTÃO NÚMERO: 12
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A razoabilidade está relacionada com a exigência de que as decisões administrativas sejam baseadas em bom senso, moderação e critérios objetivos.
O princípio da proporcionalidade, por sua vez, é que está relacionado com a observância dos limites aceitáveis, sem excessos que possam prejudicar as partes envolvidas.
QUESTÃO NÚMERO: 13
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A licitação, na situação mencionada pela questão, será dispensável, e não inexigível.
Art. 75. É dispensável a licitação:
VI – para contratação que possa acarretar comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos pelo Ministro de Estado da Defesa, mediante demanda dos comandos das Forças Armadas ou dos demais ministérios;
QUESTÃO NÚMERO: 14
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A suspensão será cancelada, na verdade, após 5 anos de efetivo exercício, não gerando qualquer tipo de efeitos retroativos.
Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
Parágrafo único. O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.
QUESTÃO NÚMERO: 15
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A primeira parte da questão está correta, uma vez que a presunção de veracidade implica em afirmar que os fatos alegados pela Administração Pública, até que se prove o contrário, são considerados verdadeiros.
Contudo, o atributo mediante o qual a Administração Pública se impõe a terceiros é a imperatividade, e não a presunção de legitimidade.
QUESTÃO NÚMERO: 16
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
De acordo com as regras vigentes em nosso ordenamento jurídico, a responsabilidade civil ensejadora de ação de indenização contra os agentes públicos apenas pode ser proposta contra o Estado, e não diretamente contra os agentes públicos responsáveis pelo dano.
Após o julgamento da ação de indenização, o Poder Público verifica se o agente agiu com dolo ou culpa. Em caso positivo, é ajuizada a ação de ressarcimento.
Gabarito Noções de Direito Constitucional
Prof.Diogo Surdi
QUESTÃO NÚMERO: 17
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
O que o texto da Constituição Federal estabelece, na verdade, é que (art. 5º, XII) “é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”.
QUESTÃO NÚMERO: 18
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
As formas de Governo referem-se à maneira como ocorre a relação entre governantes e governados, podendo ocorrer, basicamente, por meio da república ou da monarquia.
Já o estudo dos sistemas de governo preocupa-se com a relação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, podendo resultar no parlamentarismo ou no presidencialismo.
QUESTÃO NÚMERO: 19
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Nos termos do §3º do artigo 231, consta a informação de que “O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei”.
QUESTÃO NÚMERO: 20
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A Polícia Federal exerce, com exclusividade, as funções de polícia judiciária no âmbito da União, e não nos demais entes federativos mencionados pela questão.
Art. 144, § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
IV – exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
QUESTÃO NÚMERO: 21
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Estabelece o §3º do artigo 225 que “As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”.
QUESTÃO NÚMERO: 22
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
O patrulhamento ostensivo das ferrovias federais é realizado, diferente do que afirmado, pela Polícia Ferroviária Federal.
Art. 144, § 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
Gabarito Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal
QUESTÃO NÚMERO: 23
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Outra questão que deriva da jurisprudência do STJ, baseada no informativo 843:
É desnecessária perícia técnica para configurar a qualificadora referente
à escalada em furto cujo iter criminis foi testemunhado pelos policiais.
STJ. 6ª Turma. AgRg no AREsp 2.703.772-DF, Rel. Min. Rogerio Schietti Cruz, julgado em 18/2/2025
(Info 843).
QUESTÃO NÚMERO: 24
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Questão baseada no INFO 846 do STJ:
Tese de julgamento: “1. O dolo específico para o crime de prevaricação exige a satisfação de interesse ou sentimento pessoal de forma objetiva e concreta. 2. Desídia e comodismo não configuram o dolo específico necessário para o crime de prevaricação”.
Dispositivos relevantes citados: Código Penal, art. 319; Código de Processo Penal, art. 386, III; Lei nº 9.099/1995, art. 89.
Jurisprudência relevante citada: STJ, HC 390.950/SP, Rel. Min. Jorge Mussi, Quinta Turma, julgado em 16/5/2017, DJe de 24/5/2017.
(AgRg nos EDcl no AREsp n. 2.693.820/SP, relator Ministro Ribeiro Dantas, Quinta Turma, julgado em 11/3/2025, DJEN de 19/3/2025.)
QUESTÃO NÚMERO: 25
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Outra questão baseada em um info do STJ, dessa vez o 842:
DIREITO PENAL. AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. ROUBO MAJORADO.
EMPREGO DE ARMA BRANCA. CABO DE VASSOURA. ARMA BRANCA IMPRÓPRIA. DESNECESSIDADE DE PERÍCIA. COMPROVAÇÃO DA SUA UTILIZAÇÃO NA AÇÃO CRIMINOSA POR OUTROS MEIOS DE PROVA. POSSIBILIDADE. RECURSO ESPECIAL DESPROVIDO.
I. Caso em exame
- Agravo em recurso especial interposto contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios que não admitiu recurso especial. O recorrente alega indevida aplicação da causa de aumento do art. 157, § 2º, VII, do Código Penal, argumentando que um cabo de vassoura não possui potencial lesivo suficiente para ser considerado arma branca.
- Fato relevante. O recorrente utilizou um cabo de vassoura de alumínio para exercer violência e grave ameaça contra as vítimas, colocando-o contra os pescoços delas para viabilizar o crime de roubo.
- As decisões anteriores. A sentença de primeiro grau e o acórdão recorrido confirmaram a aplicação da causa de aumento, considerando o cabo de vassoura como arma branca imprópria com potencial lesivo.
II. Questão em discussão - A questão em discussão consiste em saber se o uso de um cabo de vassoura pode ser considerado como arma branca para fins de aplicação da causa de aumento de pena prevista no art. 157, § 2º, VII, do Código Penal, independente de perícia sobre a lesividade do artefato.
III. Razões de decidir - A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça considera que o conceito de arma branca inclui instrumentos capazes de causar dano à integridade física, mesmo que não fabricados especificamente para tal fim (arma branca imprópria), como no caso de um cabo de vassoura.
- A apreensão e perícia da arma branca não são necessárias para a aplicação da majorante, podendo o julgador formar seu convencimento com base em outros elementos probatórios, como os depoimentos das vítimas.
- No caso concreto, os depoimentos das vítimas confirmam o uso do cabo de vassoura de forma lesiva, justificando a aplicação da causa de aumento de pena.
IV. Dispositivo e tese - Recurso especial desprovido.
(AREsp n. 2.589.697/DF, relatora Ministra Daniela Teixeira, Quinta Turma, julgado em 11/2/2025, DJEN de 17/2/2025.)
QUESTÃO NÚMERO: 26
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: É o que dispõe a o art. 5º, inciso II, do Código de Processo Penal.
Art. 5º Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado:
I – de ofício;
II – mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
QUESTÃO NÚMERO: 27
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O item contém vários erros.
Um deles diz respeito à palavra “sempre” e outro à palavra “independentemente”. Nos termos do art. 5º, § 3º, do Código de Processo Penal, qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito.
Além disso, a depender da espécie da ação penal, a autoridade policial precisa da manifestação de vontade da vítima para a instauração do inquérito policial.
Nos termos do art. 5º, § 4º, do Código de Processo Penal, o inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.
E, ainda, nos termos do art. 5º, § 5º, do Código de Processo Penal, nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.
QUESTÃO NÚMERO: 28
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Na verdade, há sim outra hipótese de aplicação de lei penal brasileira mesmo para o caso de embarcação privada:
Territorialidade
Art. 5º – Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984).
§ 1º – Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984)
Gabarito Escrivão PF: Direitos Humanos
Prof. Daniel Barbosa
QUESTÃO NÚMERO: 29
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: REGRAS DE MANDELA Regra 7. Nenhuma pessoa será admitida em um estabelecimento prisional sem uma ordem de detenção válida. As seguintes informações serão adicionadas ao sistema de registro do preso quando de sua entrada: (e) Um inventário de seus bens pessoais.
QUESTÃO NÚMERO: 30
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: PACTO INTERNACIONAL SOBRE DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS Art. 14.5. Toda pessoa declarada culpada por um delito terá o direito de recorrer da sentença condenatória e da pena a uma instância superior, em conformidade com a lei.
QUESTÃO NÚMERO: 31
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: REGRAS DE MANDELA Regra 40.1. Nenhum preso deve ser empregado, a serviço da unidade prisional, em cumprimento a qualquer medida disciplinar.
QUESTÃO NÚMERO: 32
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: REGRAS DE MANDELA Regra 11. As diferentes categorias de presos devem ser mantidas em estabelecimentos prisionais separados ou em diferentes setores de um mesmo estabelecimento prisional, levando em consideração seu sexo, idade, antecedentes criminais, razões da detenção e necessidades de tratamento. Assim: (a) Homens e mulheres devem, sempre que possível, permanecer detidos em unidades separadas. Nos estabelecimentos que recebam homens e mulheres, todos os recintos destinados às mulheres devem ser totalmente separados; (b) Presos preventivos devem ser mantidos separados daqueles condenados; (c) Indivíduos presos por dívidas, ou outros presos civis, devem ser mantidos separados dos indivíduos presos por infrações criminais; (d) Jovens presos devem ser mantidos separados dos adultos.
QUESTÃO NÚMERO: 33
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: CONVENÇÃO CONTRA A TORTURA Art. 8.1. Os crimes a que se refere o Artigo 4° serão considerados como extraditáveis em qualquer tratado de extradição existente entre os Estados Partes. Os Estados Partes obrigar-se-ão a incluir tais crimes como extraditáveis em todo tratado de extradição que vierem a concluir entre si.
QUESTÃO NÚMERO: 34
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: CONVENÇÃO RELATIVA AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS Art. 32.1. Os Estados Contratantes não expulsarão um refugiado que se encontre regularmente no seu território senão por motivos de segurança nacional ou de ordem pública.
Gabarito Escrivão PF: Legislação Especial
Prof. Wilson Garcia
QUESTÃO NÚMERO: 35
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: LEI 14.967/2024
Art. 40. No âmbito da segurança privada, compete à Polícia Federal:
I – conceder autorização de funcionamento aos prestadores de serviço de segurança privada e aos serviços orgânicos de segurança privada;
II – renovar a autorização referida no inciso I:
a) a cada 2 (dois) anos, das empresas de serviços de segurança, das escolas de formação de profissionais de segurança privada e das empresas e dos condomínios edilícios possuidores de serviço orgânico de segurança privada; e
b) a cada 5 (cinco) anos, das empresas de monitoramento de sistemas eletrônicos de segurança.
QUESTÃO NÚMERO: 36
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: ECA
Art. 189. A autoridade judiciária não aplicará qualquer medida, desde que reconheça na sentença:
I – estar provada a inexistência do fato;
II – não haver prova da existência do fato;
III – não constituir o fato ato infracional;
IV – não existir prova de ter o adolescente concorrido para o ato infracional.
QUESTÃO NÚMERO: 37
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: Art. 84, § 2º O pedido de prisão cautelar poderá ser transmitido à autoridade competente para extradição no Brasil por meio de canal estabelecido com o ponto focal da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) no País, devidamente instruído com a documentação comprobatória da existência de ordem de prisão proferida por Estado estrangeiro, e, em caso de ausência de tratado, com a promessa de reciprocidade recebida por via diplomática.
QUESTÃO NÚMERO: 38
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
LEI 11.343/06
Art. 61. A apreensão de veículos, embarcações, aeronaves e quaisquer outros meios de transporte e dos maquinários, utensílios, instrumentos e objetos de qualquer natureza utilizados para a prática, habitual ou não, dos crimes definidos nesta Lei será imediatamente comunicada pela autoridade de polícia judiciária responsável pela investigação ao juízo competente. (Redação dada pela Lei nº 14.322, de 2022)
§ 1º O juiz, no prazo de 30 (trinta) dias contado da comunicação de que trata o caput , determinará a alienação dos bens apreendidos, excetuadas as armas, que serão recolhidas na forma da legislação específica.
QUESTÃO NÚMERO: 39
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: LEI 9.455/97: § 7º O condenado por crime previsto nesta Lei, salvo a hipótese do § 2º, iniciará o cumprimento da pena em regime fechado.
QUESTÃO NÚMERO: 40
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: LEI 10.446/02
Art. 1o Na forma do inciso I do § 1o do art. 144 da Constituição, quando houver repercussão interestadual ou internacional que exija repressão uniforme, poderá o Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, sem prejuízo da responsabilidade dos órgãos de segurança pública arrolados no art. 144 da Constituição Federal, em especial das Polícias Militares e Civis dos Estados, proceder à investigação, dentre outras, das seguintes infrações penais:
VII – quaisquer crimes praticados por meio da rede mundial de computadores que difundam conteúdo misógino, definidos como aqueles que propagam o ódio ou a aversão às mulheres. (Incluído pela Lei nº 13.642, de 2018)
QUESTÃO NÚMERO: 41
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: LEI 10.826/03
Omissão de cautela
Art. 13. Deixar de observar as cautelas necessárias para impedir que menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa portadora de deficiência mental se apodere de arma de fogo que esteja sob sua posse ou que seja de sua propriedade:
Pena – detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa.
Parágrafo único. Nas mesmas penas incorrem o proprietário ou diretor responsável de empresa de segurança e transporte de valores que deixarem de registrar ocorrência policial e de comunicar à Polícia Federal perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de arma de fogo, acessório ou munição que estejam sob sua guarda, nas primeiras 24 (vinte quatro) horas depois de ocorrido o fato.
QUESTÃO NÚMERO: 42
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: LEI 9.605/97Art. 26. Nas infrações penais previstas nesta Lei, a ação penal é pública incondicionada.
QUESTÃO NÚMERO: 43
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: LEI 7116/83
Art 6º – A Carteira de Identidade fará prova de todos os dados nela incluídos, dispensando a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou que nela tenham sido mencionados.
QUESTÃO NÚMERO: 44
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: DECRETO 11.797/23
Art. 22. Compete à Polícia Federal, no âmbito do Serviço de Identificação do Cidadão:
I – propor à Cefic:
a) padrões técnicos das bases e dos dados biométricos para identificação de pessoas naturais;
b) padrões e especificações técnicos de documentos de segurança vinculados à identificação de pessoas naturais; e
c) a regulamentação do procedimento a ser adotado em caso de divergência na verificação dos dados da pessoa natural;
Art. 10. Compete à Cefic (Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão) editar normas sobre:
V – padrões e especificações técnicas de documentos de segurança vinculados à identificação de pessoas naturais;
Art. 23, § 2º A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda analisará e decidirá sobre eventuais divergências relativas aos dados cadastrais da base do CPF.
Gabarito Escrivão PF: Estatística
Prof. Josimar Padilha
QUESTÃO NÚMERO: 45
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: X tem distribuição normal, não é uma variável dicotômica (sucesso/fracasso).
A distribuição binomial só se aplica a somas de variáveis de Bernoulli (0 ou 1).Cada Xi∼N(M,V)⇒S∼N(4M,4V)
QUESTÃO NÚMERO: 46
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO:
QUESTÃO NÚMERO: 47
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:
QUESTÃO NÚMERO: 48
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:
QUESTÃO NÚMERO: 49
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:
QUESTÃO NÚMERO: 50
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:
QUESTÃO NÚMERO: 51
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO:
QUESTÃO NÚMERO: 52
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO:
Gabarito Escrivão PF: Raciocínio Lógico
Prof. Diego Ribeiro
QUESTÃO NÚMERO: 53
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Proposições:
P: “Se Paulo é parente da vítima, então ele é inocente e estava no exterior no dia do crime.”
Q: “Se Paulo tem o mesmo sobrenome da vítima ou tem o mesmo tipo sanguíneo, então ele é parente da vítima.”
Queremos concluir:
“Se Paulo não estava no exterior no dia do crime, então ele não tem o mesmo tipo sanguíneo da vítima.”
Considerando:
P: Paulo é parente da vítima
I: Paulo é inocente
E: Paulo estava no exterior no dia do crime
S: Paulo é parente da vítima
T: Paulo tem o mesmo tipo sanguíneo
Queremos: ¬E → ¬T
O que temos:
P: P → (I ∧ E)
Q: (S ∨ T) → P
Portanto: (S ∨ T) → (I ∧ E)
O que queremos: ¬E → ¬T
Contrapositiva de (S ∨ T) → (I ∧ E) é:
¬(I ∧ E) → ¬(S ∨ T)
(¬I v ¬E) → (¬S ∧ ¬T)
Logo, podemos concluir que “Se Paulo não estava no exterior no dia do crime, então ele não tem o mesmo tipo sanguíneo da vítima” .
QUESTÃO NÚMERO: 54
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Queremos preencher a última coluna da tabela:
(P ∨ Q) → ¬R
Vamos analisar linha a linha (Lembre-se que ¬R inverte o valor de R):
| P | Q | R | P∨Q | ¬R | (P∨Q)→¬R |
|---|---|---|---|---|---|
| V | V | V | V | F | F |
| V | V | F | V | V | V |
| V | F | V | V | F | F |
| V | F | F | V | V | V |
| F | V | V | V | F | F |
| F | V | F | V | V | V |
| F | F | V | F | F | V |
| F | F | F | F | V | V |
Temos 5 valores V e 3 valores F.
QUESTÃO NÚMERO: 55
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Temos 3 suspeitos: X, Y e Z.
Cada um fez uma afirmação. Sabemos que todos mentiram.
Afirmações:
X disse: “Nem Y nem Z são culpados.”
Forma lógica: ¬Y ∧ ¬Z
Como mentiu, a negação disso é:
Y ou Z é culpado → Y ∨ Z
Z disse: “Os culpados foram Y e X.”
Forma lógica: Y ∧ X
Como mentiu → negação: ¬(Y ∧ X)
Ou seja: ¬Y ∨ ¬X
Y disse: “O culpado foi Z ou X.”
Forma lógica: Z ∨ X
Como mentiu → negação: ¬(Z ∨ X)
Ou seja: ¬Z ∧ ¬X
Agora analisamos as 3 verdades (negações):
(I) Y ∨ Z
(II) ¬Y ∨ ¬X
(III) ¬Z ∧ ¬X
Pela afirmação III) já concluímos que não foi X.
QUESTÃO NÚMERO: 56
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Proposição: “Se Aldo ou Bruno é filho de Carlos, então Daniel é pai de Elza e de Fernanda.”
A v B → E ^ F
Dado: Elza não é filha de Daniel (~E).
Então a consequente (Daniel é pai de Elza e Fernanda) é falsa.
Em uma condicional, se a consequente é falsa, para que a proposição inteira seja verdadeira, o antecedente também deve ser falso.
Logo:
~ (A v B) = ~A ^ ~B
Aldo não é filho de Carlos e Bruno não é filho de Carlos.
QUESTÃO NÚMERO: 57
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: O que a questão quer saber quantas combinações possíveis de 3 dígitos (com repetições) existem com soma ≥ 26, e se é possível que ao menos 250 das 1.000 placas tenham os mesmos 3 dígitos nas mesmas posições.
Total de combinações possíveis com 3 dígitos (com repetições):
Como são 3 posições e cada uma pode ir de 0 a 9:
10×10×10=1.000 combinações possíveis
Quantas dessas têm soma dos dígitos ≥ 26?
Vamos considerar os possíveis valores da soma dos três dígitos. A menor soma possível é 0+0+0 = 0 e a maior é 9+9+9 = 27.
Nos interessa o total de combinações com soma ≥ 26, ou seja, soma 26 e 27.
Vamos contar quantas sequências de 3 dígitos com soma 26 e 27 existem.
Soma = 27:
Só há uma forma de fazer 27 com 3 dígitos: 9 + 9 + 9
→ Apenas 1 combinação
Soma = 26:
As combinações de 3 dígitos com soma 26 são:
- (9,9,8)
- (9,8,9)
- (8,9,9)
Total = 3 combinações distintas
Total de combinações com soma ≥ 26:
→ 1 (para soma 27) + 3 (para soma 26) = 4 combinações possíveis
Aplicação do Princípio das Gavetas (Pigeonhole Principle)
Temos 1.000 placas com apenas 4 possíveis combinações dos 3 dígitos finais (com soma ≥ 26).
Logo, pelo Princípio das Gavetas:
⌈1000/4⌉=250
Conclusão: pelo menos 250 placas obrigatoriamente terão os mesmos 3 dígitos numéricos, nas mesmas posições.
QUESTÃO NÚMERO: 58
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: A negação do TODO = PEA+NÃO
P: “Todo condutor abordado era brasileiro ou estrangeiro”
~P =Existe pelo menos um condutor abordado que não era brasileiro nem estrangeiro.
QUESTÃO NÚMERO: 59
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Dados:
- 120 com problema na documentação do veículo
- 85 com problema na documentação do condutor
- 40 com problema na documentação da carga
- Os que tiveram problema na carga não apresentaram problema nos outros dois.
- Queremos saber se é inferior a 40 o número de veículos com problema simultâneo em veículo e condutor.
Pela soma simples:
Total de irregulares: 120 (veículo) + 85 (condutor) + 40 (carga) = 245
Mas como 40 da carga não se repetem, o total que pode se sobrepor = 205
Como temos 200 irregulares, há interseção.
Pelo Princípio da Inclusão e Exclusão:
Sejam:
- A: veículos com problema no veículo → 120
- B: com problema no condutor → 85
- A ∪ B ≤ 160
Logo:
|A ∩ B| = |A| + |B| – |A ∪ B| ≥ 120 + 85 – 160 = 45
Ou seja, mais de 40 veículos têm problema simultâneo.
Usando os diagramas temos:
QUESTÃO NÚMERO: 60
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Informações conhecidas (da questão 57):
- Total de veículos: 1.000
- Em situação irregular: 200
- Em situação regular: 800
A questão quer saber:
Qual é a probabilidade de selecionar um par com uma placa irregular e outra regular, ao escolher duas placas aleatórias entre as 1.000?
Etapas do cálculo:
1. Total de pares possíveis:
C1000,2 = 1000⋅999/2 = 499.500
2. Quantidade de pares com uma placa irregular e uma regular:
Temos:
- 200 placas irregulares
- 800 placas regulares
Quantidade de pares com 1 de cada tipo:
- (irregular, regular): 200 × 800 = 160.000
- (regular, irregular): 800 × 200 = 160.000
Mas como ordem não importa (estamos formando pares), contamos apenas uma vez:
Pares “mistos”=200×800=160.000
3. Probabilidade:
P = quero/total
P=160.000/499.500≈0,3203
Também poderíamos calcular usando as probabilidades individuais:
1 – Regular e Irregular
800/1000 x 200/999 = 0,8 x 0,2 = 0,16
2 – Irregular x Regular
200/1000 x 800/999 = 0,2 x 0,8 = 0,16
0,16 + 0,16 = 0,32
Conclusão:
0,32 > 0,3
Portanto, é verdadeira a afirmativa de que essa probabilidade é superior a 0,3.
Gabarito Escrivão PF: Informática
Prof. Fabrício Melo, Prof. Júlio Leitão, Prof. Vitor Kessler e Prof. Cleirton Monte
QUESTÃO NÚMERO: 61
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: Houve uma inversão de comandos.
WINDOWS = IPCONFIG;
LINUX = IFCONFIG.
QUESTÃO NÚMERO: 62
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: Microsoft Remote Desktop e o TeamViewer são conhecidos programas utilizados para acesso remoto (à distância). Já os pacotes MS-Office e Libre Office, conhecidas suites de aplicativos para escritório.
QUESTÃO NÚMERO: 63
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: Conceituou de maneira simples a INTERNET = REDE PÚBLICA e a INTRANET = REDE PRIVADA.
QUESTÃO NÚMERO: 64
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: Outro item simples, pois conceituou de maneira resumida a função de um antivírus e um Firewall.
QUESTÃO NÚMERO: 65
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: Afirmou incorretamente que o endereço IPv6 tem 256 bits (são 128 bits!). O uso de “prefixos fixos” está impreciso, pois o IPv6 pode usar prefixos de diferentes comprimentos, embora o padrão mais comum seja /64. O trecho sobre IPv4 está corretamente descrito.
QUESTÃO NÚMERO: 66
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)
Frontend: a parte visível do sistema, com a qual o usuário interage (telas, botões, formulários, etc.).
Backend: a parte lógica e de processamento, que lida com as regras de negócio, manipulação de dados e integração com banco de dados ou serviços externos.
TGS: Um sistema é composto por partes interdependentes.
Compreender essas partes isoladamente e em interação facilita a análise, o desenvolvimento e a manutenção de sistemas complexos. Cada parte tem suas responsabilidades, mas todas atuam para o bom funcionamento do sistema que estão inseridos.
QUESTÃO NÚMERO: 67
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: A nuvem exige conexão com a Internet e os dados são armazenados em servidores controlados por grandes provedores/empresas como Microsoft, Google, Apple etc.
QUESTÃO NÚMERO: 68
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)
Mesmo com requisitos bem documentados, especificação de requisitos transforma necessidade em um documento técnico estruturado, claro e preciso, base para o programador. Detalhando tanto requisitos funcionais como não funcionais, possíveis protótipos para validação, dentre outros. Por isso, é necessária a fase de especificação de requisitos.
QUESTÃO NÚMERO: 69
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
A mineração de dados não utiliza exclusivamente algoritmos de aprendizado supervisionado, e o Big Data requer soluções além de bancos relacionais tradicionais para lidar com volume, variedade e velocidade.
QUESTÃO NÚMERO: 70
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
A afirmativa está incorreta: dados estruturados possuem formato fixo e são armazenados em tabelas relacionais; já dados não estruturados não têm formato rígido e são geralmente armazenados em bancos NoSQL.
QUESTÃO NÚMERO: 71
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
A afirmativa está correta: na teoria da informação, dados são fatos brutos que, ao serem organizados e interpretados, tornam-se informação; e a segurança da informação visa garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade.
QUESTÃO NÚMERO: 72
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
A questão está correta ao descrever os modelos entidade-relacionamento e relacional, bem como a normalização até 3FN, BCNF ou 4FN para eliminar redundâncias e anomalias.
QUESTÃO NÚMERO: 73
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)
Funções lambda são funções anônimas
Lambda em Python permite criar funções sem nome (por isso são chamadas de anônimas)
A sintaxe é curta e usada para expressar funções simples de uma linha só
Funções lambda podem ser passadas como argumentos
Isso é muito útil com funções de ordem superior, ou seja, funções que recebem outras funções como argumento. Por exemplo a função sorted, que ordena elementos de uma coleção iterável.
QUESTÃO NÚMERO: 74
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)
Listas (list) são estruturas de dados mutáveis, ou seja, seus elementos podem ser alterados após a criação.
Listas não podem ser usadas como chaves de dicionários, justo por uma das características das chaves ser a imutabilidade.
QUESTÃO NÚMERO: 75
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: FPIR (False Positive Identification Rate), em português Taxa de Falsos Positivos na Identificação, é o índice que mede quantas vezes o sistema identifica erradamente um usuário não autorizado como autorizado — ou seja, quando um impostor é aceito por engano.
O limiar de decisão é o valor de corte utilizado pelo sistema biométrico para dizer se uma correspondência é suficiente para ser aceito.
Um limiar mal ajustado pode causar:
FPIR alto: Sistema aceitando muitos não autorizados (compromete a segurança).
FNIR alto (False Negative Identification Rate): Sistema rejeitando muitas pessoas autorizadas (compromete a usabilidade).
QUESTÃO NÚMERO: 76
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: Full-duplex é um modo de comunicação em que a transmissão de dados ocorre simultaneamente nos dois sentidos (exemplo: telefone fixo tradicional, redes Ethernet modernas).
Ambos os dispositivos podem enviar e receber dados ao mesmo tempo, por canais independentes, não havendo a necessidade de estarem sincronizados no mesmo clock lógico.
QUESTÃO NÚMERO: 77
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: A fragmentação e reconstrução de pacotes IP não são funções da camada de sessão, mas sim da camada de rede.
A camada de sessão trata de controle de sessões, checkpoints, sincronização, recuperação, e não de manipulação de pacotes IP.
QUESTÃO NÚMERO: 78
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: O principal objetivo é não permitir que nenhum impostor entre no sistema.
Portanto, um FPIR alto (admitir impostores) é o maior risco possível!
Rejeitar um legítimo (FNIR alto) é ruim, mas menos grave do que permitir o acesso de impostor.
Ou seja, prioriza-se sempre a redução do FPIR, mesmo que isso cause um aumento “tolerável” do FNIR.
QUESTÃO NÚMERO: 79
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: O comando chmod serve para alterar as permissões de arquivos (ou diretórios) em sistemas Unix/Linux.
O número 755 é uma notação octal que define as permissões para proprietário, grupo e outros.
Cada dígito representa permissões para uma das “categorias” de usuários:
1º dígito (7): proprietário (user, u)
2º dígito (5): grupo (group, g)
3º dígito (5): outros (others, o)
| Número | Leitura | Escrita | Execução | Total |
| 7 | r | w | x | rwx |
| 5 | r | x | r-x |
7 para proprietário → rwx (leitura, escrita, execução)
5 para grupo → r-x (leitura, execução)
5 para outros → r-x (leitura, execução)
QUESTÃO NÚMERO: 80
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: Função do DNS (Domain Name System): A principal e única responsabilidade do DNS é atuar como uma “lista telefônica da internet”. Ele traduz nomes de domínio (como www.grancursosonline.com.br), que são fáceis para humanos lembrarem, em endereços IP (como 142.251.128.100), que são os endereços que os computadores usam para se localizar na rede. O DNS, por si só, não tem nenhuma função relacionada à confidencialidade ou criptografia do conteúdo da comunicação. O conceito abordado está mais relacionado ao uso de uma VPN (rede privada virtual).
QUESTÃO NÚMERO: 81
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: Platform as a Service (PaaS) oferece ao cliente uma plataforma pronta para desenvolvimento, execução e gerenciamento de aplicações. O usuário não gerencia nem o hardware, nem o sistema operacional subjacente — esses componentes são responsabilidade do provedor.
QUESTÃO NÚMERO: 82
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
A afirmativa está correta: em machine learning supervisionado, o algoritmo aprende com dados rotulados para identificar padrões e realizar previsões em novos dados.
QUESTÃO NÚMERO: 83
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: (Cleirton)
Está correto. Isso mesmo. Não tem o que dizer. Quando as consultas excedem 512 bytes ou troca de zonas, pode-se utilizar o TCP.
QUESTÃO NÚMERO: 84
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: Na IaaS, o gerenciamento do sistema operacional fica com o cliente; o provedor se limita a oferecer a infraestrutura virtualizada.
QUESTÃO NÚMERO: 85
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: (Cleirton Monte)
Errado porque o HOTP expira sim. São códigos utilizados para acesso único, após ser utilizado uma vez, precisará usar outro.
QUESTÃO NÚMERO: 86
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: A detecção heurística é um método de análise utilizado por softwares de antivírus para identificar ameaças novas ou desconhecidas (vírus, malwares) mesmo quando a assinatura específica daquele código não está presente na base de dados.
Essa técnica analisa comportamentos suspeitos e características estruturais do arquivo ou programa, buscando padrões comuns a códigos maliciosos (por exemplo: tentativas de se replicar, modificar arquivos do sistema, esconder-se, etc.).
O objetivo é detectar ameaças zero-day ou variantes modificadas de vírus, aquelas que ainda não foram formalmente catalogadas pelas empresas de segurança.
QUESTÃO NÚMERO: 87
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: (Cleirton Monte)
Sandbox não roda em ambiente compartilhado, mas sim em ambiente isolado. Utilizamos para colocar um código e analisar o comportamento dele para saber se é malware. Podemos criar uma máquina virtual e fazer excitar lá, assim, protegemos o sistema hospedeiro e a rede.
QUESTÃO NÚMERO: 88
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: MFA é um método de aumentar a segurança no processo de autenticação, exigindo dois ou mais fatores distintos:
Algo que você sabe: senha, PIN.
Algo que você tem: cartão, token físico, smartphone.
Algo que você é: biometria (impressão digital, íris, rosto).
O que são hardware tokens?
Hardware tokens são dispositivos físicos criados para gerar ou armazenar códigos de autenticação usados em MFA.
Podem ser geradores de códigos temporários (One Time Password – OTP), como as “chavinhas” bancárias ou tokens tipo RSA SecurID.
Outros são dispositivos físicos do tipo USB, chamados de security keys (como YubiKey, Feitian) que podem ser conectados diretamente ao computador para autenticação (usando protocolos como FIDO, U2F/WebAuthn).
Há também tokens de cartão inteligente (smartcard) e além.
QUESTÃO NÚMERO: 89
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
A afirmativa está incorreta: o princípio da consistência exige que uma transação válida leve o banco de um estado consistente para outro também consistente; transações inconsistentes devem ser rejeitadas, não aplicadas.
QUESTÃO NÚMERO: 90
GABARITO PRELIMINAR: Correta
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
A afirmativa está correta: o princípio da atomicidade garante que uma transação só é confirmada (commitada) se todas as suas operações forem executadas com sucesso; caso contrário, ela deve ser totalmente desfeita (rollback).
QUESTÃO NÚMERO: 91
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
O SELECT exibe os metadados guardados em uma tabela, incluindo a descrição textual da relação com produtos.
QUESTÃO NÚMERO: 92
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
A regra ‘valor_venda > 0’ aparece no campo regras_negocio, que o SELECT recupera e apresenta a regra.
QUESTÃO NÚMERO: 93
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
Classificação e regressão são técnicas fundamentais de aprendizado supervisionado usadas para resolver diversos problemas reais.
QUESTÃO NÚMERO: 94
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: (Vitor Kessler)
O overfitting é um dos principais problemas em aprendizado de máquina, quando o modelo se ajusta demais aos dados de treino e perde capacidade de generalização.
QUESTÃO NÚMERO: 95
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)
Contraria um dos princípios fundamentais das APIs RESTful, o mais comum modelo adotado em aplicações modernas: a statelessness (ausência de estado)
Segundo o estilo arquitetural REST (Representational State Transfer), cada requisição deve conter todas as informações necessárias para que o servidor possa entendê-la e processá-la independentemente de requisições anteriores.
QUESTÃO NÚMERO: 96
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: (Júlio Leitão)
REST é um estilo arquitetural no desenvolvimento de APIs web, baseado em recursos identificados por URLs e no uso de métodos HTTP como GET, POST, PUT e DELETE. As respostas geralmente são estruturadas em JSON ou XML, e cada endpoint representa um recurso específico, retornando dados pré-definidos.
GraphQL, por outro lado, é uma linguagem de consulta para APIs criada pelo Facebook que permite ao cliente especificar exatamente quais dados deseja obter, mesmo quando os dados estão relacionados a diferentes fontes. Diferentemente do REST, que depende fortemente da estrutura dos endpoints, o GraphQL foca na estrutura da consulta enviada pelo cliente.
Gabarito Escrivão PF: Contabilidade Geral
Prof. Egbert Buarque
QUESTÃO NÚMERO: 97
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: trata-se de fato permutativo referente à compra de um imobilizado, a prazo, com a incidência de juros. Não há lançamento em conta de resultado, ou seja, todas as contas envolvidas no lançamento são patrimoniais.
QUESTÃO NÚMERO: 98
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: trata-se de pagamento a fornecedores, o que não afeta o patrimônio líquido, sendo, portanto, um fato permutativo.
QUESTÃO NÚMERO: 99
GABARITO PRELIMINAR: C (cabe recurso)
COMENTÁRIO: o livro razão é um livro sistemático e de adoção facultativa para as empresas que não sejam enquadradas na tributação com base no lucro real.
QUESTÃO NÚMERO: 100
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: em sentido amplo, depreciação, amortização e exaustão representam perda de valor de ativos e representam uma aplicação ao regime de competência.
QUESTÃO NÚMERO: 101
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: o registro da depreciação se faz por meio do seguinte lançamento:
D: despesa de depreciação
C: depreciação acumulada
Como envolve apenas um débito e um crédito, trata-se de um lançamento de primeira fórmula.
QUESTÃO NÚMERO: 102
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: o recebimento de valor em atraso é registrado conforme a seguir:
D: caixa……………………………………………1.650
C: contas a receber…………………………….1.500
C: receita de juros………………………………150
Ao reunir um débito em contrapartida a dois débitos, trata-se de um lançamento de segunda fórmula.
QUESTÃO NÚMERO: 103
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a definição apresentada na questão corresponde ao conceito de regime de competência.
QUESTÃO NÚMERO: 104
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a inexistência de documentos de suporte não é motivo para que não se faça à escrituração de um fato contábil.
QUESTÃO NÚMERO: 105
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: o balancete de verificação não é uma demonstração contábil, pois não está indicada na lei 6.404/76 nem no CPC 26 como tal.
QUESTÃO NÚMERO: 106
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: o item está de acordo com o parágrafo 56 do CPC 26:
“56. Na situação em que a entidade apresente separadamente seus ativos e passivos circulantes e não circulantes, os impostos diferidos ativos (passivos) não devem ser classificados como ativos circulantes (passivos circulantes).”
QUESTÃO NÚMERO: 107
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: os resultados abrangentes são compostos pelo resultado do exercício, obtido na DRE, acrescidos ou subtraídos dos outros resultados abrangentes.
QUESTÃO NÚMERO: 108
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: as características qualitativas da informação contábil são: relevância, representação fidedigna, compreensibilidade, verificabilidade, comparabilidade e tempestividade.
QUESTÃO NÚMERO: 109
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: a lei 6.404/76 se aplica a todas as companhias e às comanditas por ações
QUESTÃO NÚMERO: 110
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: nos termos do CPC 25, uma provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos.
Gabarito Arquivologia
Prof. Elvis Miranda
QUESTÃO NÚMERO: 111
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:
Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, do Arquivo Nacional, p. 19, “acervo” é definido como: “Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora”. Portanto, afirmar que os documentos de uma entidade custodiadora formam um acervo está de acordo com a definição oficial e está correto.
QUESTÃO NÚMERO: 112
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO:
O item está incorreto. De acordo com o Decreto nº 4.915/2003, com a redação atualizada pelo Decreto nº 10.148/2019, o Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (SIGA) tem por finalidade, entre outras, “garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da administração pública federal o acesso aos arquivos e às informações neles contidas”, bem como “integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos e arquivo”, “divulgar normas relativas à gestão e à preservação de documentos e arquivos” e “preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal”.
A implementação da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados é competência do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e do Arquivo Nacional, conforme previsto no art. 18 da Lei nº 8.159/1991 e no art. 1º do Decreto nº 4.073/2002.
Portanto, atribuir ao SIGA a função de implementar a Política Nacional de Arquivos é incorreto, pois essa atribuição pertence ao CONARQ e ao Arquivo Nacional, e não ao sistema em si. O SIGA é um sistema voltado à gestão documental no âmbito da administração pública federal.
QUESTÃO NÚMERO: 113
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO:
O item está incorreto. A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), conforme o Decreto nº 10.148/2019, tem como objetivo principal “orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção dos documentos produzidos e acumulados” para garantir sua destinação final, ou seja, definir se serão eliminados ou recolhidos para guarda permanente. Entre suas competências estão: “elaborar os códigos de classificação de documentos e as tabelas de temporalidade e destinação”, “identificar os documentos para guarda permanente” e “submeter listagens de eliminação para aprovação”.
Portanto, não compete à CPAD organizar os documentos permanentes, mas apenas identificá-los durante o processo de avaliação documental. A organização e o tratamento técnico dos documentos permanentes são atribuições das instituições arquivísticas públicas, conforme previsto na Lei nº 8.159/1991.
QUESTÃO NÚMERO: 114
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:
O item está correto. Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, do Arquivo Nacional, o princípio da pertinência é definido como o “princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático”. Já o princípio da proveniência é conceituado como o “princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos”.
QUESTÃO NÚMERO: 115
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:
O item está correto. A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) realmente tem como um de seus objetivos permitir o acesso e o intercâmbio de informações em nível nacional e internacional. Conforme consta na norma, p. 10: “Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional”.
QUESTÃO NÚMERO: 116
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: O item está errado. Segundo o e-Arq Brasil, versão 2.0, “um SIGAD pode prever pesquisa e navegação na estrutura do plano de classificação por meio de uma interface gráfica” (p. 53), sendo este um requisito facultativo (F) e não um requisito obrigatório.
QUESTÃO NÚMERO: 117
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: A assertiva está correta, pois a mensuração dos documentos arquivísticos em papel é, de fato, realizada por meio do metro linear. Esse método consiste em medir a extensão ocupada pelos documentos dispostos em prateleiras ou estantes, sendo uma unidade de medida padrão em arquivos para dimensionar o volume físico de acervos. Segundo Paes, “o metro linear é a unidade mais utilizada para calcular a quantidade de documentos em papel, pois corresponde ao espaço ocupado por eles quando colocados lado a lado em uma estante ou prateleira” (Paes, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 2004).
QUESTÃO NÚMERO: 118
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: O item está incorreto porque confunde as fases do ciclo vital dos documentos com as fases da gestão de documentos. Segundo Marilena Leite Paes, a gestão de documentos é subdividida em três fases: produção, utilização (ou utilização e conservação) e destinação (ou avaliação e destinação), sendo cada uma delas composta por atividades específicas, como controle da criação de documentos, protocolo, organização e avaliação documental. Já o ciclo vital dos documentos é dividido em três idades: corrente, intermediária e permanente. Portanto, o item está incorreto por atribuir à gestão de documentos às fases do ciclo vital dos documentos.
QUESTÃO NÚMERO: 119
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: O item está incorreto porque, na verdade, apresenta o procedimento de distribuição, e não de tramitação, como é afirmado.
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, do Arquivo Nacional, tramitação é o “curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. Também chamado movimentação ou trâmite”.
Portanto, tramitação não se restringe à passagem dos documentos apenas do setor de protocolo para o setor responsável pela demanda, mas abrange todo o percurso do documento dentro da instituição, passando pelos diversos setores envolvidos até a conclusão de sua função administrativa.
QUESTÃO NÚMERO: 120
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: O item está correto. Um dos instrumentos de avaliação de documentos é, de fato, o plano de destinação de documentos, mas com uma especificidade: ele é utilizado para tratar massas documentais acumuladas, que são grandes conjuntos de documentos acumulados sem qualquer tratamento arquivístico, separando documentos passíveis de eliminação daqueles que devem ser preservados em função de seu valor histórico.
Gabarito preliminar PF: quando será divulgado?
Os candidatos poderão acessar seus gabaritos preliminares individualmente entre os dias 29 e 31 de julho, no site oficial do Cebraspe.
A visualização será liberada às 19h do dia 29 e ficará disponível até as 18h do dia 31. Já o gabarito preliminar geral será publicado no dia 1º de agosto.
Gabarito Escrivão PF: recursos
Quem desejar contestar alguma questão do gabarito preliminar deverá protocolar o recurso diretamente no site da banca organizadora. O prazo ficará aberto das 10h do dia 30 até as 18h do dia 31 de julho de 2025.
Gabarito Escrivão PF: próximas etapas
Se você já está ansioso para as próximas etapas do certame, confira quais são elas:
Além das provas objetiva e discursiva, o concurso PF terá as seguintes etapas:
- Exame de Aptidão Física: 13 e 14 de setembro de 2025;
- Realização da avaliação médica e biopsicossocial: 25 e 26 de outubro de 2025;
- Avaliação psicológica: 25 de janeiro de 2026;
- Heteroidentificação: 1º de fevereiro de 2026.
Prova concurso PF: análise
Fez a prova da Polícia Federal neste domingo (27/07)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
| Destaques: |
Resumo do Concurso PF
| Concurso PF | Polícia Federal |
|---|---|
| Situação do concurso | Em andamento |
| Banca organizadora | Cebraspe |
| Cargos | Agente de Polícia, Escrivão, Delegado, Perito Criminal, Papiloscopista e Cargos Administrativos |
| Escolaridade | Nível superior |
| Carreiras | Policial |
| Lotação | Nacional |
| Número de vagas | 1.000 vagas |
| Remuneração | até R$ 26,8 mil |
| Inscrições | de 26/05/25 a 13/06/25 (prorrogado até 17/06/25) |
| Taxa de inscrição | de R$ 180,00 a R$ 250,00 |
| Data da prova objetiva | 27/07/25 |
| Clique aqui para ver o edital completo da Policia federal |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[Preparatórios] Concursos Policiais – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/03/27110845/Policiais_CABECALHO-1238X216.webp)
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151935/bf25-ai-dupla-prorrogado-post.webp)