O concurso Bombeiros RJ Oficial teve provas aplicadas no último domingo (27/11). O certame do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro registrou 31.993 inscritos concorrendo a uma das 40 vagas para o cargo de Cadete BM 1º CFO. A remuneração será de R$ 3.897,24 durante o curso de formação.
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Bombeiros RJ Oficial:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Disciplinas
- Cronograma
- Análise
- Resumo e edital do concurso Bombeiros RJ Oficial
Destaques: |
Gabarito Bombeiros RJ Oficial extraoficial
O gabarito extraoficial do concurso Bombeiros RJ Oficial está em elaboração pelo time de professores especialistas do Gran.
A prova utilizada para confecção dos comentários é a Tipo 4 – Azul. Você pode acessar a prova aqui.
Acompanhe por aqui as atualizações.
Gabarito Bombeiros RJ Oficial extraoficial: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Cadete BM 1º CFO comentadas por nossos professores especialistas. Navegue pelo índice e veja os detalhes de cada disciplina.
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: Língua Portuguesa
Os comentários também podem ser acessados por aqui.
QUESTÃO NÚMERO 01
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: As marcas de subjetividade referem-se à manifestação de posicionamentos e opiniões do autor em seu texto e frequentemente se materializam pelo emprego de referências verbais e pronominais na primeira pessoa do singular. Observa-se, desse modo, tais marcas nos itens A (“parecem-me”), B (“Meu”), C (“Meu”, “meu”, “me”, “eu”) e E (“meu”). Apenas a alternativa D não apresenta semelhantes indicações de subjetividade.
QUESTÃO NÚMERO 02
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é uma narrativa contada por seu personagem principal, Bento Santiago, na qual ele busca unir relatos que vão desde seus tempos de juventude aos dias em que ele escreve seu livro. Entre os relatos apresentados, apresenta-se sua relação com Capitu e o ciúme a ela associado, os quais se tornam o eixo em torno do qual gira o enredo da obra. Portanto, trata-se de narrativa “em primeira pessoa, na qual o narrador recorda sua vida passada”.
QUESTÃO NÚMERO 03
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Entre as conexões apresentadas somente a do item A é adequada, uma vez que a raposa, em vista de seus métodos de caça e seu caráter furtivo, é associada à astúcia e à esperteza. O cavalo é associado à ideia de força e liberdade; o elefante, à noção de sabedoria, memória, determinação, entre outras; a tartaruga, à ideia de sabedoria e determinação; a lebre, por sua vez, partindo do contraponto estabelecido nas fábulas de Esopo, pode ser associada à imprudência e à arrogância.
QUESTÃO NÚMERO 04
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Por que, em duas palavras, é empregado quando significa (1) por qual, (2) pelo qual e suas variações ou (3) quando permite subentender “motivo” ou “razão” logo de pois de si. Caso o “que” seja seguido de pontuação, deve ser acentuado. Já porquê, em uma só palavra e com acento, é substantivo que costuma vir antecedido de algum determinando (artigo, pronome, numeral). Finalmente, porque, em uma só palavra, é empregado nos demais casos.
Diante disso, a única alternativa correta é a B: Pais se perguntam por que (motivo) os rios são amargos […].
Eis as formas corretas das demais:
- A) A razão por que (=pela qual) pessoas culpam…
- C) Não há nenhum dever na arte porque a arte é livre.
- D) […], por quê?
- E) […], mas não sei por quê.
QUESTÃO NÚMERO 05
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Tanto Eça de Queiroz quanto Machado de Assis foram escritores pertencentes ao Realismo. Camões pertence ao classicismo; José de Alencar, ao Romantismo. Alexandre Herculano pertence ao Romancismo; Aluísio Azevedo, ao Naturalismo. Júlio Dinis, ao Romantismo; Lima Barreto, ao Pré-modernismo. Camilo Castelo Branco, ao Romantismo; Guimarães Rosa, ao Modernismo.
QUESTÃO NÚMERO 06
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: As palavras assinaladas pertencem ao mesmo campo semântico, visto que há pronta associação entre elas: remédios associam-se a tratamento de doenças, problemas demandam soluções, sentenças dizem respeito à manifestação do magistrado em um julgamento e desejos demandam sua satisfação. Contudo, seguindo a mesma lógica, “saída” estaria no campo semântico de entrada, ao passo que “dúvidas” seria associado a esclarecimento, resposta ou segurança.
QUESTÃO NÚMERO 07
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A preposição “sob” normalmente está associada à ideia de lugar (real ou imaginário) com posição inferior, embaixo de algo. Já a preposição “sobre” pode indicar noção de assunto ou referência, além de ideia de lugar (real ou imaginário) com posição superior, em cima de algo. Nesse contexto, observa-se troca indevida no item C, visto que se quis dizer em cima do mármore, não embaixo dele. Em outros termos, o adequado seria sobre o mármore.
QUESTÃO NÚMERO 08
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: A associação inadequada se mostra no item B, visto que a gasolina não cria a industrialização, e sim foi criada pelo processo de desenvolvimento desta última. Todas as outras são adequadas: o sal dá sabor e o consequente prazer à degustação; o desenvolvimento de São Paulo impulsionou o dos demais estados; representamos personagens em nossa vida, assim como ocorre no teatro; assim como um rio o tempo avança, sem retroceder, em uma sequência de acontecimentos.
QUESTÃO NÚMERO 09
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A palavra mais costuma atuar como pronome ou como advérbio. No primeiro caso, acompanha um substantivo; no segundo, modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um outro advérbio. Em quatro das alternativas apresentadas, o termo “mais” atua como um advérbio: na alternativa A, modifica o adjetivo “altos”; na B, modifica o verbo “vale”; na C, modifica o verbo incomodar; na D, modifica o adjetivo “horrível”. Na alternativa E, por sua vez, o que se tem é um pronome, visto que “mais” se relaciona ao substantivo “tempo”.
QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A substituição adequada se apresenta tão somente na alternativa E, visto que “do homem” é referência genérica, ou seja, não se trata de um homem específico. Assim, “rosto do homem” equivale a rosto humano, pois ambas as expressões têm sentido amplo. Não há adequação no item A, visto que “do coração” é empregado em sentido figurado e “cardíaca” apresenta sentido literal. Em B, copo lácteo equivaleria a um copo feito de leite, não um copo com leite, que é o sentido original. Em C, também não há equivalência, pois “sintoma de liberdade” se refere a um sintoma associado à liberdade de que se desfruta, enquanto “sintoma livre” é sintoma autônomo, independente, desassociado de qualquer outra coisa ou referência, ou seja, não tem a ver com liberdade. Finalmente, em D, tem-se inadequação similar à do item C, visto que “segredo da felicidade” se refere ao segredo associado à conquista da felicidade, enquanto “segredo feliz” é segredo contente, ou seja, não tem a ver com a obtenção da felicidade.
QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Aquilo que é realizado antes do momento adequado, sem o preparo devido, sem a maturação devida, é algo prematuro, daí a correção do item C. No caso do item A, antecipadamente seria advérbio mais adequado; para o item D, naturalmente; para o item E, efetivamente ou verdadeiramente. Por fim, cabe acrescentar que, semelhantemente ao que ocorre com os adjetivos e as locuções adjetivas, nem sempre existe um advérbio que estabeleça perfeita correlação com locuções adverbiais, como é o caso do item B.
QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O respeito aos valores semânticos se mostra apenas no item D, visto que é coerente considerar que um lutador forte tenha medo do adversário. Por outro lado, entreabrir uma porta supõe alguma cautela e não se faz isso abruptamente, subitamente, daí a inadequação do item A. Em B, penetrar supõe um mínimo de resistência ao movimento, o que não ocorre com a luz, de sorte que se diria que ela entrou pelo orifício, além disso o mais adequado seria feixe em vez de “faixa”. Destroços tem melhor associação a pedaços de algo destruído como um avião ou embarcação, para uma parede que desabou a melhor referência seria ruínas, daí a inadequação do item C. Por fim, com relação à inadequação do item E, deslizar diz respeito a uma superfície plana, não a uma escada.
QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A formação de diminuitivos com o emprego do sufixo –inho preserva a grafia original de um eventual “s” final presente na palavra primitiva, o que resulta na terminação “-sinho”. Contudo, se a palavra primitiva não apresentar aquela letra ou ostentar um “z”, o sufixo será ajustado para “-zinho”. Disso decorre a correção de todas as palavras a alternativa A. Na alternativa B, o certo seria papelzinho; na C, lapisinho; na D, camisinha; na E, xadrezinho.
QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: No item A, “Aborígines” também poderia ser grafada como “Aborígenes”. Em B, “enfarte” também seria corretamente registrada na forma infarto. Em C, “bêbados” possui a variante bêbedos. Por fim, em E, seria possível igualmente empregar “assovia”.
QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A alternativa A é inadequada, pois só se dispensa aquilo que se tem, ainda que potencialmente. Na alternativa B, não poder perdoar equivale a não ser possível perdoar, ou seja, o adequado seria a forma é impossível perdoar, em vez de “é proibido perdoar”. Em C, a ideia de “não tem” diz respeito a algo que já deveria fazer parte da natureza do ser (“a Academia”), enquanto o “precisa” diz respeito a algo que pode ser obtido externamente ou conquistado. Na alternativa D, a mudança de “não existe” para “há” não mantém o sentido negativo original. Por fim, em E, “não passou” equivale a “não ultrapassou”, daí a correta noção de limitação e a adequação da reescrita apresentada.
Gabarito extraoficial Bombeiros RJ Oficial: Matemática
Os comentários também podem ser acessados por aqui.
QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Façamos um esboço do triângulo em questão
Primeiramente, vamos calcular o ponto de encontro entre as duas retas.
2𝑥 − 𝑦 + 1 = 0
𝑥 + 𝑦 − 4 = 0
Para isso, podemos somar as duas equações:
2𝑥 + 𝑥 + 1 − 4 = 0
3𝑥 − 3 = 0 ∴ 3𝑥 = 3
∴ 𝑥 = 3/3 = 1
Podemos utilizar qualquer uma das equações para calcular o valor de y.
𝑥 + 𝑦 − 4 = 0
1 + 𝑦 − 4 = 0
∴ 𝑦 = 4 − 1 = 3
Portanto, o ponto de encontro entre as duas retas é o ponto A(1, 3). A altura do triângulo pode ser calculada como a distância entre o ponto P e o e o eixo “x”, cuja equação é y = 0.
ℎ = 3
Podemos calcular a base do triângulo a partir dos pontos de encontro entre as retas que o formam e o eixo “x”, cuja equação é y = 0
2𝑥 − 𝑦 + 1 = 0
2𝑥 + 1 = 0 ∴ 𝑥 = − 1/2
Portanto, o ponto B(–1/2, 0) é um dos pontos do triângulo. Vejamos o terceiro ponto:
𝑥 + 𝑦 − 4 = 0
𝑥 − 4 = 0 ∴ 𝑥 = 4
Portanto, o terceiro ponto do triângulo é C (4, 0).
Podemos calcular a área do triângulo como sendo o semiproduto da base vezes altura.
QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Veja que a sequência citada cresce de 7 em 7. Trata-se, portanto, de uma progressão aritmética com razão igual a 7. Podemos escrever seu termo geral como:
QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O número total de formas de se sortear duas pessoas nesse grupo de 10 seria:
Em seguida, queremos que Solange seja sorteada e que Marcelo não seja. Então, veja que, na realidade, só precisamos escolher uma das outras 8 pessoas para ser a outra pessoa sorteada no grupo.
Então, o número de sorteios favoráveis é 8.
Então, pela definição clássica de probabilidade, temos:
QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Como x = –1 é raiz da equação, podemos substituir x = –1 na equação e teremos:
QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Veja que, para o algarismo dos milhares, só temos 6 opções: {3, 4, 5, 6, 7, 8}. Para o algarismo das centenas, temos 9 opções, pois não podemos repetir o algarismo dos milhares. Para o algarismo das dezenas, temos 8 opções, pois não podemos repetir nem o algarismo dos milhares nem o das centenas. Por fim, para o algarismo das unidades, temos 7 opções, pois não podemos repetir nenhum dos três anteriores
QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Primeiramente, vamos resolver a equação modular.
−10 < 3𝑥 − 2 < 10
Podemos somar 2 de todos os lados da inequação.
−10 + 2 < 3𝑥 < 10 + 2
−8 < 3𝑥 < 12
Dividindo tudo por 3, temos:
−8/3 < 𝑥 < 4
Portanto, os valores de x que satisfazem à desigualdade são:
{–2, –1, 0, 1, 2, 3}
QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O novo encontro ocorrerá no MMC entre 6 e 10. Assim, temos:
QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O número de voltas que o carro é capaz de dar é diretamente proporcional à sua velocidade. Então, podemos escrever:
QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Seja um ponto P(x,x). As suas distâncias aos ponto (1,4) e (7,0) pedidos pelo enunciado são dadas por:
QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Os juros só incidem quando há o decurso do prazo. Portanto, não houve incidência de juros sobre a parte da compra que foi paga à vista. Desse modo, podemos separar a compra de Joana em dois pedaços.
Desse modo, os juros pagos foram de R$50 e incidiram sobre o valor financiado, que foi de R$100. Portanto, a taxa de juros foi:
QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Seja x o número de questões acertadas e y o número de questões erradas, como a prova tem 25
questões, podemos escrever:
𝑥 + 𝑦 = 25
Como Hugo fez 69 pontos, podemos escrever:
5𝑥 − 2𝑦 = 69
Para resolver o sistema, podemos multiplicar a primeira equação por 2 e soma-la à segunda.
QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Vamos fatorar o 240 para obter os seus divisores.
Um divisor de 240 pode ser obtido tomando-se os primos 2, 3 e 5 elevados a potências que podem ser iguais ou menores que as obtidas na fatoração.
Então, para o número 2, temos 5 opções de expoentes: 0, 1, 2, 3 e 4. Para os números 3 e 5, temos 2 opções de expoentes: 0 e 1.
Então, o número de divisores de 240 é:
𝑁 = (4 + 1) ⋅ (1 + 1) ⋅ (1 + 1) = 5 ⋅ 2 ⋅ 2 = 20
Desses divisores, existem três que são menores que 4: {1, 2, 3}. Dessa forma, algumas combinações de linhas e colunas estão proibidas:
1 x 240, 2 x 120 e 3 x 80
Também estarão automaticamente proibidas as organizações inversas:
80 x 3, 120 x 2 e 240 x 1
Portanto, são 6 configurações que não podem ser adotadas. Desse modo, do total de 20 divisores, apenas 14 deles geram organizações de linhas e colunas permitidas para a tropa.
QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Como a moda é 24, pelo menos dois termos do rol de dados devem ser iguais a 24.
Além disso, em um rol de dados com uma quantidade ímpar de termos, a mediana é sempre pertencente à amostra. Dessa forma, temos três números já definidos:
{x, y, 21, 24, 24}
Note que x e y devem ser menores 21. Não podem ser maiores, porque, nesse caso, 21 não seria a mediana. E não podem ser iguais, porque, nesse caso, a moda não seria única.
Por fim, como a média é igual a 20, temos:
Veja que y deve ser menor que 21, portanto, o maior valor possível de y é igual a 20. O menor valor de x será observado para o maior valor possível de y, então temos:
𝑥 + 20 = 31 ∴ 𝑥 = 31 − 20 = 11
Portanto, o menor valor possível de x é igual a 11.
QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Vamos completar a primeira coluna. Para isso, devemos utilizar a fórmula da PG para calcular a razão dessa PG da primeira coluna da matriz.
Como a terceira linha também é uma progressão geométrica, podemos utilizar o fato de que o termo central de uma PG é a média geométrica dos termos extremos equidistantes:
QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Gabarito extraoficial Bombeiros RJ Oficial: Física
Os comentários também podem ser acessados por aqui.
QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A velocidade escalar média no MRUV é dada pela média aritmética entre as velocidades inicial e final.
QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: analisando o gráfico da variação da temperatura em função da quantidade de calor, podemos pegar dois pontos (Q, DT) que os sistemas recebam a mesma quantidade de calor (2000 cal) para cada sistema.
Sistema A (2000; 20)
Sistema B (2000; 10)
Igualando as quantidades de calor:
Podemos cortar as massas, pois são iguais, logo:
QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Analisando cada afirmativa:
I. Certo. Calor é a energia em trânsito que surge devido à diferença de temperatura entre dois sistemas.
II. Certo. A primeira lei da termodinâmica nos diz que:
Se a transformação é adiabática, significa que não houve transferência de calor (Q = 0), logo:
III. Certo. Isso ocorre quando há transformação de um estado físico para outro.
QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Questão igual à que caiu na prova de Perito Criminal de Física (2022), o examinador não mudou nada!
DADOS
a = 4 m/s2
V = 24 m/s
A componente horizontal de v é dada por:
Portanto, para que os vetores sejam perpendiculares entre si, a partícula deve ter somente velocidade na direção y e a velocidade na direção x deve ser zero.
Logo,
QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Aplicando a 2ª lei de Newton, temos:
A potência para velocidade constante é:
QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: MRUV (móvel 1)
V10 = 0
a1 = 2 m/s2
MRU (móvel 2)
v = 10 m/s
A maior distância entre eles será quando as velocidades forem iguais a 10 m/s. A partir daí a velocidade de 1 aumenta, a de 2 permanece constante, consequentemente a distância começa a diminuir.
O tempo que o móvel 1 leva para ter a velocidade de 10 m/s é:
Nesse tempo, o móvel 1 percorre:
E o móvel 2:
Logo a distância entre eles será:
QUESTÃO NÚMERO 38 (QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO)
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Todas estão na mesma altura, portanto, possuem a mesma energia potencial gravitacional, logo chegarão ao nível B com a mesma velocidade.
Letra a.
Observação: Nessa questão o examinador não deixa claro se o sistema é conservativo, pois o gabarito só pode ser letra a, se ele indicar isso, dessa forma pode-se pedir a anulação da questão uma vez que o seu enunciado não indica que o sistema é conservativo. Note que na questão 45 ele não cita nada sobre isso e considera o sistema dissipativo, ou seja, as duas questões são passíveis de anulação.
QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Sabe-se que a relação entre os coeficientes de dilação é:
Logo:
Substituindo as equações do volume de uma esfera e da área de um círculo, temos:
QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: DADOS
gelo
m = 300 g
Tg = 0ºC
Vapor
Tv = 100ºC
LF = 80 cal/g
LV = 540 cal/g
cA = 1 cal/gºC
Quem vai ceder calor é o vapor e consequentemente o gelo recebe a mesma quantidade de calor, entretanto não podemos esquecer de que o gelo vai se derreter, virar líquido, ou seja a massa do gelo é igual à massa da água no estado líquido “m”, e em seguida ceder calor até a temperatura de equilíbrio de 100º a 0ºC.
Portanto, dentro do calorímetro temos 30g de água que condensou e 240 g de água que derreteu que dá um total de 270 g de água líquida.
QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: DS = 80 m
Dt = 4 s
V = 0 (velocidade final)
Último segundo, qual a distância percorrida?
Aplicando a equação horária do MRUV, temos:
Aplicando a equação da velocidade, temos:
Substituindo na equação anterior:
E:
Aplicando a equação horária novamente, só que agora para 3 segundos, temos:
Se em 3 segundos ele percorreu 75 m, no próximo segundo que é o último, ele percorrerá:
QUESTÃO NÚMERO 42
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: m = 4 kg
a = – 7,5 m/s2
Fat = ?
Aplicando a segunda lei de Newton, temos:
A força normal é igual à força peso.
E a força que a superfície de apoio exerce sobre o bloco é a resultante do somatório das forças Fat e Fn que formam um ângulo de 90º entre si.
Logo a Força que a superfície de apoio exerce sobre o bloco será encontrada por Pitágoras.
QUESTÃO NÚMERO 43
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Analisando o gráfico, temos que a relação entre as temperaturas é:
A temperatura de fusão em ºX vale -20ºX
Aplicando a proporção entre as escalas, temos:
Substituindo a temperatura de ebulição Tc = 100ºC.
QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: A força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância, logo se a distância diminui pela metade, a força elétrica fica quatro vezes maior.
QUESTÃO NÚMERO 45 (QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO)
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Questão parecida com a 42.
Aplicando as forças na mosca, temos a força normal e a força de atrito.
A força exercida pela esfera sobre a mosca será a soma vetorial entre as forças normal e de atrito.
Vide observação da questão 38.
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: Química
Os comentários também podem ser acessados por aqui.
QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Os isótopos são espécies atômicas de um mesmo elemento que possuem a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. No caso dos 6C12, 6C13 e 6C14, eles possuem 6 prótons em seu núcleo. Os números sobrescritos (altos) à direita do símbolo atômico representam a massa atômica e a diferença entre a massa atômica (A) e o número de prótons (p) é igual ao número de nêutrons. Ou seja:
6C12: n = 12 – 6 🡪 n = 6 nêutrons
6C13: n = 13 – 6 🡪 n = 7 nêutrons
6C14: n = 14 – 6 🡪 n = 8 nêutrons
Sendo assim, as três espécies possuem o mesmo número de prótons, mas diferentes números de nêutrons e consequentemente de massa atômica.
QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A diferença de eletronegatividade entre os átomos participantes de uma ligação química consegue nos fornecer uma ideia do tipo de ligação que ocorre. Quando essa diferença é zero ou bem próximo de zero, diz-se que a ligação é apolar, de outra forma, quando essa diferença é diferente de zero, temos as ligações polares. Uma ligação polar pode ser iônica ou covalente polar. No caso em questão, temos um metal (Lítio) e um ametal (Cloro) com uma diferença de eletronegatividade de Pauling igual a 2. Para valores de diferença dessa eletronegatividade acima de 1,7, concordamos que a ligação é iônica. Igual ou abaixo disso, ainda a consideramos covalente polar.
QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Analisando cada item:
I. Como o benzeno é líquido em pressão atmosférica e a 25°C, seu ponto de fusão, passagem do estado sólido para o líquido, será abaixo dessa temperatura. FALSO
II. Como a passagem do benzeno de seu estado líquido para o gasoso (ebulição) ocorre aos 80°C, acima disso, ele será gás. VERDADEIRO
III. Muito cuidado com essas afirmações! O benzeno entra em ebulição passando para o estado gasoso acima de 80° C. No entanto, abaixo dessa temperatura pode ocorrer sua evaporação, por conta da sua alta pressão de vapor. Quer um exemplo mais prático? Por que uma roupa molhada seca completamente sob o sol, com temperatura ambiente muito abaixo da temperatura de ebulição da água? Por causa da pressão de vapor que permite a evaporação do líquido, aos poucos sem necessariamente entrar em ebulição. FALSO
QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O primeiro dado a ser retirado dessa questão é sobre a proporção estequiométrica representada na equação balanceada. Essa proporção é de:
2 mols de H2 para cada 1 mol de O2 gera 2 mols de H2O
A partir dessa proporção verificaremos cada um dos itens:
I. A massa molar do H2 é igual a 2 g/mol, o que significa dizer que cada mol possui 2 gramas de H2. Sendo assim, 5 g de H2 possuirá 2,5 mol. Colocando na proporção estequiométrica:
A massa molar do O2 é 32 g/mol. Sendo assim, o que significa dizer que cada mol possui 32 gramas de O2. Sendo assim, 1,25 mol de O2. possuirá 40 gramas. VERDADEIRO
II. O raciocínio é o mesmo do item I, mas precisamos encontrar o reagente limitante nesse caso. Testando para o H2: 4 gramas de H2 possuirá 2,0 mols o que sabemos da estequiometria da reação balanceada que necessitará de 1 mol de O2 para reagir. Esse mol de O2 possui 32 gramas e o item afirma que só serão 16 gramas de O2. Sendo assim o reagente limitante é o O2 e não o H2. Continuando, se 1 mol de O2 possui 32 gramas, as 16 gramas requeridas no item será equivalente a 0,5 mol de O2, está acompanhando? Colocando na proporção estequiométrica da reação, agora entre o O2 e a água:
Como 1 mol de água possui 18 gramas, o item está errado. FALSO
III. As questões sempre adoram conduzir você a um erro bobo. Mas o guerreiro audaz aluno do professor Manoel no Gran Cursos Online, NÃO! Nunca misture proporção estequiométrica (número de mols) com massa! 2 mols de H2, geram 2 mol de H2O, mas 2 mols de H2 possuem 4 gramas e 2 mols de água possuem 36 gramas. FALSO
QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Quando o técnico observou a sedimentação, sim, ele estava esperando a decantação!
QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Entre uma ou outra exceção, como no caso dos óxidos anfótero Al2O3 ou ZnO, os óxidos básicos são aqueles metálicos e os óxidos ácidos são aqueles formados por não metal e oxigênio. Letras C, B e D possuem um clássico óxido anfótero, o Al2O3. Na letra A temos dois óxidos metálicos e na letra E temos um óxido peculiar, mas que é ácido por natureza, o SiO2. Podemos considerar que o Silício é um não metal e isso devolveria a segurança de nossa regra.
QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Algo que funciona muito bem para descobrir exceções à regra do octeto é observar a valência dos elementos envolvidos nos compostos a partir de suas famílias. Compostos iônicos não são dados a exceções a regra do octeto, sendo assim poderíamos já descartar as letras A (com o KCl), C (com o CaCl2) e D (com o KBr). Na letra E, o composto Cl2 é covalente, mas obedece ao octeto. Na letra B temos um composto de Berílio, o BeCl2 que é uma clássica exceção à regra do octeto por contração, e o NO que é estável com um número ímpar de elétrons na última camada.
QUESTÃO NÚMERO 53
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A velha e boa distribuição eletrônica. Muito tranquilo.
Para um elemento com 21 elétrons teremos: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d1. O que equivale a: K = 2, L = 8, M = 9, N = 2.
QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Os óxidos que mais contribuem para a formação da chuva ácida são os de enxofre e os de nitrogênio), tais como SO2, SO3, NO2, NO e N2O.
QUESTÃO NÚMERO 55
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Os elementos metálicos e mais pesados têm uma maior tendência em serem facilmente ionizados emitindo fotoelétrons de suas camadas mais externas. No caso da questão, certamente o Césio é esse representante.
QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Analisamos cada um dos itens:
I. O raio atômico não é definido apenas pela quantidade de camadas, mas também pela quantidade de elétrons na mesma camada. Quanto maior a quantidade de elétrons, como a prata, maior forte será atração dos elétrons das camadas mais externos pelo núcleo mais positivo. Em um mesmo período, como o do estrôncio e da prata o raio atômico vai diminuindo da esquerda para a direita. FALSO
II. Ao longo de uma mesma família, o raio atômico aumenta de cima para baixo por conta da inclusão de novas camadas eletrônicas. O item inverteu a lógica. FALSO
III. Da mesma forma que o item I, o raio atômico em um mesmo período diminui da esquerda para direita, por conta do aumento da carga efetiva nuclear. VERDADEIRO.
QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A primeira etapa é do tipo:
A + B 🡪 C (síntese)
A segunda etapa é do tipo:
A 🡪 B + C (decomposição)
QUESTÃO NÚMERO 58
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Fosfato de Cálcio. O grupo fosfato tem a seguinte fórmula PO43- enquanto o cálcio pertence a família 2A, Ca2+, assim:
PO43- + Ca2+ 🡪 Ca3(PO4)2
Sulfato de Cálcio. O grupo sulfato tem a seguinte fórmula SO42- enquanto o cálcio pertence à família 2A, Ca2+, assim:
SO42- + Ca2+ 🡪 CaSO4
QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Vamos utilizar os passos para balanceamento por oxirredução
O nox do Mn diminuiu em 5 (sofreu redução) enquanto o do Fe aumentou em 1 (sofreu oxidação)
MnSO4 = ΔNox = 5
Fe2(SO4)3 = ΔNox = 1 x 2 = 2 (porque são dois átomos de Fe na molécula)
3° passo: Inversão dos valores de Δ.
MnSO4 = ΔNox = 5 🡪 Será coeficiente de Fe2(SO4)3
Fe2(SO4)3= ΔNox = 2 🡪 Será coeficiente de MnSO4
4° passo: Balanceando por tentativa:
2 + 10 + 8 + 1 + 2 + 5 + 8 = 36
QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Massa molecular do ácido oxálico C2H2O4
2 C = 2 x 12 = 24 g/mol
2 H = 2 x 1 = 2 g/mol
4 O = 4 x 16 = 64 g/mol
24 + 2 + 64 = 90 g/mol
Gabarito do professor: Letra D
Gabarito da banca: C
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: Biologia
Os comentários também podem ser acessados por aqui.
QUESTÃO 61
GABARITO PRELIMINAR: Letra C
COMENTÁRIO: Os cnidários são seres multicelulares, heterotróficos e diblásticos. São organismos aquáticos, predominantemente, marinhos que podem nadar livremente ou viver fixos em estruturas rochosas, sozinhos ou formando colônias. Esses organismos possuem uma cavidade digestiva (sistema digestivo/excretor) que funciona como boca e anus (protostômios). Estes organismos possuem células especializadas chamadas de cnidócitos, as quais promovem a defesa e a captura de alimentos. São organismo predadores (carnívoros) que se alimentam da captura de animais, por meio dos seus tentáculos. Estes animais possuem simetria radial. Os cnidários podem ser os pólipos de vida fixa (anêmonas-do-mas ou hidras) ou as medusas de vida livre (águas-vivas).
QUESTÃO 62
GABARITO PRELIMINAR: Letra D
COMENTÁRIO: Os lisossomos são organelas formadas por enzimas hidrolíticas (Lisoenzimas) usadas para a digestão intracelular (processos de degradação) e utilizadas no processo de fagocitose intracelular. Essas enzimas são produzidas pelo Retículo Endoplasmático Rugoso ou por ribossomos livres no citosol, encaminhadas ao Complexo de Golgi, empacotadas com membranas lipídicas (formando vesículas) e, em seguida, liberadas no citoplasma celular, formando as organelas digestivas.
QUESTÃO 63
GABARITO PRELIMINAR: Letra B
COMENTÁRIO:
Letra “a” está errada. A fotossíntese ocorre na organela II.
Letra “b” está correta.
Letra “c” está errada. A organela I representa uma mitocôndria.
Letra “d” está errada. A organela II indica um cloroplasto e não uma mitocôndria.
Letra “e” está errada. As organelas I e II são encontradas em organismos vegetais, estando ativas tanto durante a noite, quanto na presença de luz.
QUESTÃO 64
GABARITO PRELIMINAR: Letra C
COMENTÁRIO: Os Répteis apresentam adaptação terrestre com a presença de ovos formados por âmnio – OVO AMNIÓTICO, são animais OVÍPAROS. A pele desses animais é espessa e revestida por queratina (queratinizada). A respiração desses animais ocorre de forma interna, por via de órgãos pulmonares. São animais PECILOTÉRMICOS (ECTOTÉRMICOS) cuja temperatura varia com a temperatura ambiental. Apresentam circulação sanguínea fechada, dupla e incompleta.
QUESTÃO 65
GABARITO PRELIMINAR: Letra D
COMENTÁRIO: V-V-F. O primeiro item está verdadeiro, pois caso a doença fosse de herança autossômica dominante se manifestaria em 50% ou mais indivíduos da geração de filhos do casal; O segundo item está verdadeiro, pois, sabendo que a doença possui herança autossômica recessiva, ela se manifesta com o genótipo homozigoto recessivo, devendo receber um alelo recessivo do pai e outro alelo recessivo da mãe. Assim, como a geração parental não é afetada pela doença, mas transmitiu os alelos da doença, sabemos então que são obrigatoriamente heterozigotos; O terceiro item está falso, pois os filhos do casal que não apresentam a doença são 3/5. sabendo que não possuem a doença, a probabilidade de serem heterozigotos é de 2/3. Logo, temos que: 3/5 x 2/3 = 2/5.
QUESTÃO 66 (Questão passível de recurso)
GABARITO PRELIMINAR: Letra B
COMENTÁRIO: V-V-F. Item I está verdadeiro, pois a varíola dos macacos é causada por vírus do gênero Orthopoxvirus, pertencente à família Poxviridae. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios; Item II está verdadeiro, pois, até o momento, não há tratamento específico para a doença e os sintomas desaparecem espontaneamente entre duas e três semanas (14 – 21 dias). Item III está falso, pois a doença é transmitida primariamente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. A transmissão secundária ou de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele de uma pessoa infectada.
QUESTÃO 67
GABARITO PRELIMINAR: Letra E
COMENTÁRIO: A especialização que permite a maior velocidade na condução do impulso nervoso em neurônios de vertebrados é a bainha de mielina, conforme indicada pelo número 5 na figura da questão. Os axônios são envoltos por uma substância isolante especial, chamada mielina (bainha de mielina), a qual auxilia na transmissão do impulso nervoso, funcionando como isolante elétrico. A mielina não é observada nos dendritos, apenas nos axônios.
QUESTÃO 68
GABARITO PRELIMINAR: Letra A
COMENTÁRIO: F-V-F. Item I está falso, pois o reino Protista agrupa organismos do tipo: eucariontes, autótrofos ou heterótrofos e unicelulares ou pluricelulares; Item II está verdadeiro, pois os domínios são: Archaea, Bacteria e Eukarya. O domínio, Eukarya, inclui organismos de quatro reinos – Protista, Fungi, Plantae e Animalia; Item III está falso, pois nos domínios Bacteria e Archaea podem ser encontrados organismos autótrofos ou heterótrofos, e no domínio Eukarya também podem ser encontrados organismos heterótrofos ou autótrofos (reino plantae).
QUESTÃO 69
GABARITO PRELIMINAR: Letra B
COMENTÁRIO: Os ossos dos braços humanos são estruturas homólogas às das aves. Estruturas homólogas são aquelas que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual, sugestiva de ancestralidade compartilhada. Podemos citar os membros dos tetrápodes. Nos indivíduos pertencentes aos anfíbios, répteis, aves e mamíferos, percebemos que o número e a disposição dos ossos são bastante semelhantes, o que nos mostra a relação de parentesco existente entre esses seres.
QUESTÃO 70
GABARITO PRELIMINAR: Letra D
COMENTÁRIO: O grupo das angiospermas são formados por organismos vegetais superiores, que possuem vascularização, sendo formadas por flores, frutos e sementes.
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: Geografia
Os comentários também podem ser acessados por aqui.
QUESTÃO NÚMERO 71
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
A agricultura familiar é aquela voltada ao consumo familiar, próprio. É importante destacar que o Brasil é marcado por uma agricultura comercial ou especulativa, pautada em uma intensa mecanização como ocorre no centro-oeste, com a produção de soja, o sul, com a produção de grãos, destacando-se o Paraná, o sudeste, com o café, o norte, com a soja a partir da expansão das fronteiras agrícolas. E no nordeste que se destaca, particularmente no agreste, uma intensa policultura desenvolvida pela agriculta familiar.
QUESTÃO NÚMERO 72
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
Caro (a) estudante, as drogas do sertão estão associadas a Amazônia Legal com a presença de um clima tropical úmido. É fato que ocorreu a partir do rio São Francisco, também denominado de rio dos currais, favorecendo a interiorização de nosso país. Por fim, a cafeicultura se expandiu entre o sul de São Paulo e norte do Paraná, e não no litoral.
QUESTÃO NÚMERO 73
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
Atualmente no planeta apenas 0,7% do total hídrico é potável, deixando transparecer que aquela que retorna ao ambiente não teve seu tratamento adequado (80% sem tratamento). É perceptível também que a Ásia, devido a intensa rizicultura, também favorecida pelos ventos de monções, é a região do planeta com a maior irrigação agrícola em suas terras. Por fim, é o setor agrícola, e não industrial, o grande responsável pelo consumo de maior parte dos recursos hídricos brasileiros.
QUESTÃO NÚMERO 74
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
É uma questão muito específica, contudo é necessário saber que no último censo verificou-se que a taxa de mulheres de 60 anos, em atividade, é menor que o de homens segundo o IBGE, muito devido a saida desses para regiões, como São Paulo, em busca da inserção em mercados com maior capacidade financeira, gerando uma intensa metropolização. Já número de mulheres em meio urbano é maior que no rural, uma vez que esse meio foi alvo de intensa mecanização. Por fim, não é verdade quando afirmamos que o número de mulheres em atividade no nordeste é maior entre as regiões brasileiras.
QUESTÃO NÚMERO 75
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
É fato que nosso país possui uma enorme superfície florestal marcada pela presença da maior floresta equatorial do planeta, a Amazônica. Além disso, temos uma forte presença de um bioma arbustivo como o cerrado. A partir do final do século XVIII, ocorre ano após ano, a redução das florestas em escala mundial em função da adoção do capitalismo predatório, ou seja, a produção de mercadorias ocorre não de acordo com as características do clima e solo, mas devido a demanda do mercado externo. Por fim, é na região tropical com sua intensa luminosidade e unidade, e não na temperada, que temos o maior percentual de floresta no planeta.
QUESTÃO NÚMERO 76
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
É verdade que o processo de industrialização em nosso país ocorreu de forma tardia, destacando-se sua expansão durante o governo Vargas com uma política intervencionista estabelecendo a cidade de São Paulo como o “coração industrial do país”, em um movimento marcado por uma intensa metropolização. Já em relação a indústria automobilística, a mesma se apresenta em nosso país a partir da politica liberal concebida durante o governo JK que inicialmente concentrou-se nas grandes cidades brasileira, contudo, por volta dos anos 80 ocorre um movimento pautado na desmetropolização em função da gentrificação da cidades (enobrecimento e especulação imobiliária), o que leva a desconcentração industrial, e automaticamente a desmetropolização, já que os custos operacionais são menores na cidades pequenas e médias. É importante salientar, que tamanha ocupação do território brasileiro foi concebida devido a política rodoviarista de Jk ligando o país de norte a sul.
QUESTÃO NÚMERO 77
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
A ausência de uma política pública marcada pleno planejamento familiar faz com que a África Subsaariana seja a região de maior crescimento demográfico. É importante salientar que o processo de islamização dessa região também contribui para a intensificação da expansão demográfica dessa parte do continente.
QUESTÃO NÚMERO 78
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
A questão deixa claro, a partir de seu texto, que nas baixas latitudes a região ocidental é pouco chuvosa, uma vez que é marcada pela presença de áreas desérticas. Já na região oriental, em uma mesma latitude, ocorre precipitações devido as monções. Em relação as médias e altas latitude ocorre o inverso, aparecendo, conforme o texto, de forma mais nítida no hemisfério sul devido a presença de maiores volumes de correntes marítimas.
QUESTÃO NÚMERO 79
GABARITO: E
COMENTÁRIO:
A guerra fria é uma expressão jornalística para designar o período compreendido entre os anos de 1945 e 1991. É um período marcado por uma corrida armamentista, espacial e nuclear com a presença de dois polos de poder, o capitalismo americano e o socialismo soviético. O fim da ordem bipolar impõe uma ordem multipolar onde a China desempenha um papel importante no comércio de massa de mercadorias. É importante salientar, que tal ação encontra atualmente como grande adversário os Estados Unidos da América que necessitam de um grande volume de combustíveis fósseis vindos de outras nações, tais como a Rússia, que veem nesse comércio uma possibilidade de fortalecimento no atual cenário multipolar.
QUESTÃO NÚMERO 80
GABARITO: E
COMENTÁRIO:
A urbanização é um fenômeno marcado pela transformação do espaço rural em urbano que ocorreu de forma bastante desigual nas macrorregiões brasileiras. A região norte não predominou uma intensa ruralização, ainda no século XX, com a implantação de indústrias representadas pela zona franca de Manaus. Já o centro-oeste tem o seu desenvolvimento urbano atrelado a enormes migrações, fruto da inauguração da nova capital no ano de 1960 e do estabelecimento de uma política agrícola marcada por uma agricultura comercial ou especulativa, ou seja, ocorre a produção não de acordo com as características do clima e do solo, mas de acordo com a demanda do mercado externo. Por fim, região sudeste é o centro industrial e urbano do Brasil atraindo um grande número de imigrantes da região nordeste durante o século XX, intensificando o isolacionismo geográfico do nordeste e potencializando sua ruralização.
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: História
Os comentários também podem ser acessados por aqui.
QUESTÃO NÚMERO 81
GABARITO: C
COMENTÁRIO: Letra a: Errada. A charge não caracteriza a presença de militares.
Letra b: Errada. O homem do campo participava da vida política, ainda que muitas vezes obrigado e limitado ao exercício do voto que, você há de se recordar, era aberto.
Letra c: Correta. Note nos chapéus dos coronéis que estão ao lado da cadeira da presidência (São Paulo e Minas), revelando a crítica da charge à política do café com leite, na qual Minas (maior produtor de leite) e São Paulo (maior produtor de café) comandavam as eleições por possuírem os maiores colégios eleitorais ou, para usar o termo relacionado, os “currais eleitorais”.
Letra d: Errada. O poder político encontrava-se sim nas mãos dos grandes proprietários. No entanto, a charge é bem específica a destacar que os proprietários de Minas e SP tinham maior poder de decisão.
Letra e: Errada. A charge aponta outros estados dependentes da política controlada por Minas e SP.
QUESTÃO NÚMERO 82
GABARITO: D
COMENTÁRIO: Letra a: Errada. A catástrofe demográfica é explicada por doenças trazidas pelos europeus e pela violência do processo de colonização.
Letra b: Errada. Sim. Os tapuias, indígenas não pertencentes à família Tupi-Guarani, ocupavam o litoral. Contudo, como o próprio enunciado destaca, os portugueses pouco se interessaram em conhecer os indígenas, generalizando de tal modo que chamaram todos de índios.
Letra c: Errada. Segundo Teodoro Sampaio, do tupi tu-upi significa “o pai supremo”, “o grande pai”, “o progenitor”. Já segundo Luís Figueira, do tupi typy significa “os da primeira geração”, “os primeiros”. Pelos portugueses, foi um termo utilizado para designar os indígenas do tronco linguístico tupi-guarani.
Letra d: Correta. Note que o enunciado é uma denúncia da generalização que os portugueses usaram para dividir os grupos indígenas entre tapuias e tupis.
Letra e: Errada. Na região do sertão vicentino (Capitania de São Vicente, atual São Paulo), destacou a estratégia dos bandeirantes que, como há de recordar, eram violentos contra os indígenas.
QUESTÃO NÚMERO 83
GABARITO: E
COMENTÁRIO: Estimado(a), note que o mapa apresenta uma configuração territorial muito próxima da que se tem hoje. Essa é a chave para gabaritar a questão. O Tratado de Madri é o mais recente dos listados nas alternativas. Além da delimitação das fronteiras, o tratado também decidiu pela troca de territórios entre os reinos.
QUESTÃO NÚMERO 84
GABARITO: B
COMENTÁRIO: Letra a: Errada. Os próprios espartanos membros da oligarquia compunham seu exército.
Letra b: Correta. Para participar das decisões políticas na democracia ateniense era necessário ser ateniense, homem, maior de 18 anos e filho de pai e mãe ateniense.
Letra c: Errada. Em Roma o modelo era republicano, mas não democrático. Portanto, não baseava-se no voto individual e com mesmo peso. Isso ocorreu na Grécia.
Letra d: Errada. O modelo imperial persa era teocrático, de tal modo que o imperador era a lei.
Letra e: Errada. A principal crítica à democracia ateniense é que a maioria da população, 90 %, não participava da política (mulheres, escravos, menores de 18 anos, estrangeiros, escravos).
QUESTÃO NÚMERO 85
GABARITO: B
COMENTÁRIO: Com a Constituição Federal de 1988, que descentralizou o poder do Estado, veio a abertura para participação da sociedade civil na formulação e controle das políticas públicas nos três níveis da administração pública. Note que a única alternativa que permite a participação com direito a voz só pode ser o conselho. Ouvidorias são órgãos que recebem denúncias. O orçamento participativo dá voz a representantes da sociedade. Audiências públicas objetivam a apresentação de um determinando tema de modo que o cidadão tem voz, mas não poder de decisão. Já as sessões legislativas, apesar de abertas, são têm as decisões tomadas pelos vereadores.
QUESTÃO NÚMERO 86
GABARITO: B
COMENTÁRIO: Afirmativa I: Correta. A crise do petróleo de 1973 foi gerada por uma estratégia dos países árabes, derrotados por Israel com apoio dos Estados Unidos. A ideia era atingir o “bolso” dos países inimigos, já que militarmente isso não foi possível.
Afirmativa II: Correta. Como exemplo dos impactos dessa segunda crise do petróleo, o governo militar no Brasil criou o Proálcool, para incentivar a produção de uma outra matriz energética que diminuísse a dependência do petróleo.
Afirmativa III: Errada. Sim. A Primavera Árabe foi responsável por mais uma crise de aumento do valor do petróleo. No entanto, a Arábia Saudita não sofreu tanto os impactos das manifestações, já que o governo autoritário as conteve de maneira violenta.
QUESTÃO NÚMERO 87
GABARITO: A
COMENTÁRIO: Questão de interpretação que permite a resolução. Veja:
Primeiro parêntese: Verdadeiro. Foi o comércio no mediterrâneo que permitiu o renascimento urbano, comercial e cultural. Ademais, como dito na alternativa, o movimento das cruzadas permitiu também uma integração comercial destacado no círculo 3.
Segundo parêntese: Verdadeiro. Ainda que estivesse em dúvida sobre essa afirmativa, como o terceiro parêntese não deixa margem de dúvidas, por eliminação, resta-nos a letra a. Sim, esses eram os produtos trazidos pelos orientais para o comércio com a Europa.
Terceiro parêntese: Falso. O circulo 5 e 4 é que representariam a expansão do Islã.
QUESTÃO NÚMERO 88
GABARITO: C
COMENTÁRIO: Letra a: Errada. No fascismo não se respeita da divisão e autonomia dos poderes.
Letra b: Errada. Se o cidadão é submetido, não participa das decisões.
Letra c: Correta. A afirmativa descreve características do fascismo.
Letra d: Errada. Apesar de os movimentos fascistas de direita serem mais conhecidos, existem também fascismos de esquerda, como o stalinismo, por exemplo.
Letra e: Errada. O fascismo é autoritária e, portanto, não tem suas decisões negociadas com o parlamento, mas impostas.
QUESTÃO NÚMERO 89
GABARITO: B
COMENTÁRIO: A Festa do Chá é um grande marco do início do processo de Independência das 13 Colônias, iniciado contra os tributos sobre o chá.
QUESTÃO NÚMERO 90
GABARITO: A
COMENTÁRIO: Lembre-se de uma dica valiosa em nossas aulas: CARINHO
C: Classicismo. Valorização da cultura greco-romana.
A: Antropocentrismo. O homem como centro do universo. Antagonizou com o teocentrismo anterior.
R: Racionalismo
I: Individualismo
H: Humanismo/ Hedonismo
O: Otimismo
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: Língua Inglesa
Os comentários também podem ser acessados por aqui.
QUESTÃO NÚMERO 91
GABARITO: C
COMENTÁRIO: A primeira assertiva está errada porque, no final do segundo parágrafo, temos que: “[…] indivíduos operando de forma independente – o que é a forma menos efetiva de se combater um incêndio.” (“[…] individuals operating independently – which is the least effective way to fight a fire.”). A segunda assertiva está de acordo com o final do texto: “[…] its ability to inexpensively connect IoT devices and sensors that can make firefighting more proactive and less dangerous make mobile mesh technologies essential in 2022.” A última assertiva está errada, pois, de acordo com o início do terceiro parágrafo, ainda há áreas onde a telefonia celular não está disponível.
QUESTÃO NÚMERO 92
GABARITO: E
COMENTÁRIO: Essa questão pode ser facilmente resolvida ao se eliminar as alternativas de “a” a “d”, uma vez que elas não tem nada a ver com o que foi discutido no texto. A alternativa “e” está de acordo com o exposto nos dois últimos parágrafos do texto.
QUESTÃO NÚMERO 93
GABARITO: D
COMENTÁRIO: A palavra”latest” é usada para se referir ao que há de “mais recente”, “most recent”.
QUESTÃO NÚMERO 94
GABARITO: A
COMENTÁRIO: “This is why”, “é por isso”, é usado para apresentar a razão pela qual o autor acredita que a tecnologia “mesh” será amplamente adotada por bombeiros em 2022.
QUESTÃO NÚMERO 95
GABARITO: B
COMENTÁRIO: O texto destaca a importância da capacidade de se comunicar para que os bombeiros estejam em contato com a equipe de trabalho, “be in touch with the working team”.
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: Sociologia
Aguardando comentário do professor.
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: gabarito preliminar
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 28 de novembro, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: recursos
Os candidatos poderão interpor recursos contra o gabarito preliminar e contra a aplicação das provas nos dias 29 e 30 de novembro.
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: próximas etapas
Após a prova objetiva, os candidatos ainda devem enfrentar mais três etapas: teste de aptidão física, inspeção de saúde e exame documental.
Gabarito Bombeiros RJ Oficial: cronograma
A publicação do gabarito definitivo da prova objetiva e do resultado preliminar está prevista para o dia 28 de novembro. A convocação para o teste de aptidão física deve acontecer no dia 30 de dezembro. Em janeiro, por fim, os candidatos farão as etapas de inspeção de saúde e exame documental.
Prova Bombeiros RJ Oficial: análise
Fez a prova do concurso Bombeiros RJ Oficial no domingo (27/11)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
- O que você achou do nível de dificuldade da prova?
- O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
- A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
- Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do Concurso Bombeiros RJ Oficial
Concurso Bombeiros RJ Oficial | Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro |
---|---|
Situação atual | edital publicado |
Banca organizadora | FGV |
Cargos | Oficial |
Escolaridade | Nível médio |
Carreiras | Segurança Pública |
Lotação | Rio de Janeiro |
Número de vagas | 40 vagas |
Remuneração | de R$ 3.897,24 |
Inscrições | de 1º de setembro a 6 de outubro de 2022 |
Taxa de inscrição | R$ 94,50 |
Data da prova objetiva | 27 de novembro de 2022 |
Clique aqui para ver o edital Bombeiros RJ 2022 |
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: