Gabarito FHEMIG Extraoficial: confira a correção da prova!

Gabarito FHEMIG Extraoficial: provas foram aplicadas neste domingo, 17 de setembro de 2023

Por
17 min. de leitura

As provas do Concurso FHEMIG foram aplicadas neste domingo (17/09). Acompanhe aqui, o gabarito FHEMIG extraoficial para o cargo de Técnico em Enfermagem.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais está ofertando 1.801 vagas com remunerações que variam entre R$ 1.455,58 e R$ 11.982,14.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova FHEMIG:

🚨 Desconto em Dose Dupla: Assinatura Ilimitada, Graduação ou Pós

Trabalhamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível 🚀

O que antes era um privilégio de poucos agora é a Gran oportunidade de muitos: Assinatura Ilimitada, Graduação ou Pós por um valor que cabe no seu bolso!

QUERO GARANTIR O MEU DESCONTO AQUI!

Gabarito FHEMIG: gabarito extraoficial

O gabarito FHEMIG extraoficial está em elaboração.

Gabarito FHEMIG: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado conforme o recebimento dos comentários.

Os professores utilizaram essa prova: veja aqui.

Navegue pelo índice abaixo de acordo com as disciplinas:

Gabarito FHEMIG: Língua Portuguesa

Comentários feitos pelo professor Gustavo Silva.

Questão 1
Gabarito: E
Comentários:

O item correto é o E, visto que monastério, também chamado mosteiro, é o lugar onde vivem os monges. No item A, batistério é o local da igreja onde se fazem os batismos; em B, deletério diz respeito àquilo que é nocivo, prejudicial à saúde; já em C, necrotério é o lugar onde são guardados os cadáveres que aguardam a autópsia ou a identificação; finalmente, no item D, biotério se refere ao viveiro em que animais são mantidos para experimentos científicos.

Questão 2
Gabarito: B
Comentários:

A expressão “dar uma mão”, contida no item B, corresponde a ajudar, auxiliar, daí a correção do item como resposta. No item A, “de cabo a rabo” traz noção de totalidade, não de continuidade; em C, “pifada” diz respeito a algo que não está funcionando, que está quebrado, estragado; já a expressão “nos confins do Judas”, no item D, associa-se a ideia de lugar remoto, distante; finalmente, o trecho “tiraram o pé da lama” está relacionado à ideia de sair de uma situação desvantajosa e/ou difícil.

Questão 3
Gabarito: A
Comentários:

A elipse é a omissão de um termo que pode ser facilmente subentendido no contexto. Ela é verificada no item A: “Solidão: um lugar bom de visitar de vez em quando, mas [um lugar] ruim de adotar como morada”. Em todos os outros itens, o processo utilizado para evitar a repetição de termos foi a referência: em B, o pronome “a” refere-se a “a solidão”; em C, a forma assimilada “lo” refere-se a “um crocodilo”; em D, o pronome “o” refere-se a “adulador”; em E, os pronomes “os” referem-se a “homens”.

Questão 4
Gabarito: D
Comentários:

A indicação de uma consequência em regra associa-se à apresentação da causa na construção que se analisa. O item D traz essa relação, visto que ali se apresenta um fato (causa) que gera o outro (consequência): Ria, consequentemente, o mundo rirá com você. Em outros termos: o fato de você rir gerará como consequência o mundo rindo com você. No item A, a conjunção e apenas relaciona os termos “caça” e “caçador”; em B, a conjunção apresenta uma ressalva; já em C, o conectivo dá ideia de proporção ou simultaneidade; finalmente, em E, se tem indicação de oposição.

Questão 5
Gabarito: E
Comentários:

A única opção em que a preposição tem valor nocional, visto que não há exigência de sua presença por parte de um termo anterior, é o item E. Ali, o termo “coração” é substantivo concreto e não exige complemento preposicionado. Em todas as outras a presença da preposição é obrigatória e fruto da regência de termos antecedentes: em A, B e C, os verbos desconfiar, precisar e necessitar são transitivos indiretos, ao passo que, em D, a preposição é fruto da regência nominal de “capaz”.

Questão 6
Gabarito: D
Comentários:

No item D, o verbo aprazer significa sentir prazer, daí a correção desse item como resposta. No item A, diferentemente do contexto, o verbo erradicar significa arrancar pela raiz. Já o item C é incorreto, visto que não existe o verbo “apenalizar”, e sim penalizar. Finalmente, “não têm tempo”, no item E, não equivale a “se voltam”.
Vale destacar que a banca pode optar pelo item B como resposta, uma vez que, assimilar, entre outros sentidos, significa tornar-se similar. Contudo, se tal opção ocorrer, a questão pode se sujeitar a anulação por duplicidade de resposta.

Questão 7
Gabarito: B
Comentários:

O texto aborda um tema específico, com linguagem objetiva e clara, sem intenção de persuadir, convencer o leitor mediante argumentação apresentada em defesa de um ponto de vista, o qual, aliás, não se apresenta no texto. Trata-se, portanto, de texto dissertativo expositivo, cuja intenção é apresentar informações ao leitor acerca da temática abordada.

Questão 8
Gabarito: C
Comentários:

A única inferência válida se encontra no item C. No texto, a situação geográfica do Rio de Janeiro está associada ao fato de ser o peixe o principal elemento de abastecimento da cidade, o que permite concluir ela estaria próxima ao mar ou a rios. No item A, “principalmente” permite inferir que havia outros itens alimentícios além do peixe. Em B, no trecho citado, nada há que permita concluir que a carne bovina era cara. Em D, o fato de a cidade ser abastecida por todos os alimentos não permite concluir que ela mesma os produz. Finalmente, em E, o fato de haver apenas um local de abastecimento, não implica decadência e sim que o desenvolvimento ainda estava no início.

Questão 9
Gabarito: A
Comentários:

O trecho “cidade abastecida de todos os gêneros alimentícios” introduz a temática a qual é mantida ao longo do texto, daí a correção do item A como resposta.
Convém destacar, porém, que a banca examinadora pode optar pelo item E como resposta, apesar de ele não ser o mais adequado, uma vez que o fato de uma cidade ser abastecida de todos os gêneros alimentícios não implica necessariamente que o local um centro urbano desenvolvido.

Questão 10
Gabarito: C
Comentários:

A alternativa incorreta, buscada pela questão, é o item C. O termo “de hoje” apresenta natureza dêitica ou exofórica, de forma que só se pode sabe o que seria efetivamente o “hoje” se soubermos a data de publicação do texto (que pode ter sido escrito, por exemplo, nos anos 70 ou 80). Desse modo, o termo “de hoje” não tem seu valor cronológico estabelecido no momento da leitura do texto.
Ressalte-se que a banca pode considerar como afirmativa incorreta o item B. Contudo, não se trata da resposta mais adequada, uma vez que os termos “de hoje” e “na sua origem” trazem a noção de antes e depois, o que representa efetivamente uma oposição cronológica.

Gabarito FHEMIG: Raciocínio Lógico

Comentários feitos pelo professor Thiago Fernando.

Questão 11
Gabarito: C
Comentários: 

Seja x a idade do mais velho. Segundo o enunciado, o mais novo terá a mesma idade que o mais velho daqui a 4 anos, então, o mais novo tem x – 4 anos hoje.

Além disso, há 3 anos, o mais velho tinha x – 3, que é a mesma idade que o intermediário tem hoje.

Portanto, as idades dos três amigos são: x – 4, x – 3 e x. Como a soma das idades é igual a 41.

Portanto, a idade do mais velho hoje é 15 e, no ano passado, era, portanto, igual a 14. Veja que 14 é múltiplo de 2 ou de 7

Questão 12
Gabarito: D
Comentários: 

Sabemos que pelo menos 3 portas não estão abertas. Portanto, considerando que “fechada” é sinônimo de “não aberta”, concluímos que, no mínimo, 3 portas estão fechadas.

Além disso, poderíamos dizer que, no máximo, 4 portas estão abertas.

Não podemos garantir se a maioria das portas está aberta ou fechada, porque o enunciado falou em “pelo menos 3 não abertas”. Podem ser 3, 4, 5, 6 ou até 7 portas fechadas.

Questão 13
Gabarito: B
Comentários: 

Seja #B = x, então, #A = x + 1, podemos utilizar o número de elementos da união de dois conjuntos.

Portanto, o conjunto B possui 5 elementos.

Questão 14
Gabarito: A
Comentários: 

Suponha que a escada tenha um total de N degraus. Desses degraus, “x” degraus abaixo do degrau em que João está e “y” degraus estão acima. Além disso, há o próprio degrau em que ele está. Assim, podemos escrever:

N = x + y

Considerando que, se João descer todos os degraus e subir até o último, ele percorreria:

x + N = 23 degraus

Por outro lado, se João subir até o topo e descer todos os degraus até a base, ele percorreria:

y + N = 28 degraus

Somando as duas equações, teremos:

x + y + 2N = 23 + 28

N + 2N = 51

3N = 51

logo N = 51/3 = 17

Questão 15
Gabarito: D
Comentários: 

Seja 7x o número de balas de coco. Pela proporção estabelecida, o número de balas de tamarindo é 5x. Então, o total de balas é 12x.

Gabarito FHEMIG: Atualidades e Legislação Específica

Aguardando comentário do professor.

Gabarito FHEMIG: Legislação

Comentários feitos pela professora Fernanda Feitosa.

Questão 21
Gabarito: C
Comentários: 

A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios:

1. inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde,

2. transversalidade e

3. autonomia e protagonismo dos sujeitos.

Questão 22
Gabarito: A
Comentários: 

Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

I – descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

II – atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

III – participação da comunidade.

Questão 23
Gabarito: B
Comentários: 

Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.

Questão 24
Gabarito: E
Comentários: 

Art. 7º São objetivos específicos da PNPS: (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º)

I – estimular a promoção da saúde como parte da integralidade do cuidado na RAS, articulada às demais redes de proteção social; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, I)

II – contribuir para a adoção de práticas sociais e de saúde centradas na equidade, na participação e no controle social, visando reduzir as desigualdades sistemáticas, injustas e evitáveis, com respeito às diferenças de classe social, de gênero, de orientação sexual e identidade de gênero, entre gerações, étnico raciais, culturais, territoriais e relacionadas às pessoas com deficiências e necessidades especiais; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, II)

III – favorecer a mobilidade humana e a acessibilidade e o desenvolvimento seguro, saudável e sustentável; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, III)

IV – promover a cultura da paz em comunidades, territórios e municípios; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, IV)

V – apoiar o desenvolvimento de espaços de produção social e ambientes saudáveis, favoráveis ao desenvolvimento humano e ao bem viver; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, V)

VI – valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas e complementares; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, VI)

VII – promover o empoderamento e a capacidade para tomada de decisão e a autonomia de sujeitos e coletividades por meio do desenvolvimento de habilidades pessoais e de competências em promoção e defesa da saúde e da vida; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, VII)

VIII – promover processos de educação, formação profissional e capacitação específicas em promoção da saúde, de acordo com os princípios e valores da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), para trabalhadores, gestores e cidadãos; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, VIII)

IX – estabelecer estratégias de comunicação social e mídia direcionadas ao fortalecimento dos princípios e ações em promoção da saúde e à defesa de políticas públicas saudáveis; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, IX)

X – estimular a pesquisa, produção e difusão de conhecimentos e estratégias inovadoras no âmbito das ações de promoção da saúde; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, X)

XI – promover meios para a inclusão e qualificação do registro de atividades de promoção da saúde e da equidade nos sistemas de informação e inquéritos, permitindo análise, monitoramento, avaliação e financiamento das ações; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, XI)

XII – fomentar discussões sobre modos de consumo e produção que estejam em conflito de interesses com os princípios e valores da promoção da saúde e que aumentem vulnerabilidades e riscos à saúde; e (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, XII)

XIII – contribuir para a articulação de políticas públicas inter e intrassetoriais com as agendas nacionais e internacionais. (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 7º, XIII)

Questão 25
Gabarito: D
Comentários: 

Art. 9º São Eixos Operacionais da PNPS, entendidos como estratégias para concretizar ações de promoção da saúde, respeitando-se valores, princípios, diretrizes e objetivos: (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º)

I – territorialização, enquanto estratégia operacional: (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, I)

a) reconhece a regionalização como diretriz do SUS e como eixo estruturante para orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e para organizar a RAS; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, I, a)

b) considera a abrangência das regiões de saúde e sua articulação com os equipamentos sociais nos territórios; e (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, I, b)

c) observa as pactuações interfederativas, a definição de parâmetros de escala e acesso e a execução de ações que identifiquem singularidades territoriais para o desenvolvimento de políticas, programas e intervenções, ampliando as ações de promoção à saúde e contribuindo para fortalecer identidades regionais. (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, I, c)

II – articulação e cooperação intra e intersetorial, entendidas como compartilhamento de planos, metas, recursos e objetivos comuns entre os diferentes setores e entre diferentes áreas do mesmo setor; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, II)

III – RAS, enquanto estratégia operacional necessita: (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, III)

a) transversalizar a promoção na RAS, favorecendo práticas de cuidado humanizadas, pautadas nas necessidades locais, na integralidade do cuidado, articulando com todos os equipamentos de produção da saúde do território; e (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, III, a)

b) articular com as demais redes de proteção social, vinculando o tema a uma concepção de saúde ampliada, considerando o papel e a organização dos diferentes setores e atores, que, de forma integrada e articulada por meio de objetivos comuns, atuem na promoção da saúde. (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, III, b)

IV – participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, IV)

V – gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, V)

VI – educação e formação, enquanto incentivo à atitude permanente de aprendizagem sustentada em processos pedagógicos problematizadores, dialógicos, libertadores, emancipatórios e críticos; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, VI)

VII – vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde; (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, VII)

VIII – produção e disseminação de conhecimentos e saberes, enquanto estímulo a uma atitude reflexiva e resolutiva sobre problemas, necessidades e potencialidades dos coletivos em cogestão, compartilhando e divulgando os resultados de maneira ampla com a coletividade; e (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, VIII)

IX – comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações. (Origem: PRT MS/GM 2446/2014, Art. 9º, IX)

Gabarito FHEMIG: Conhecimentos Específicos

Comentários feitos pela professora Ana Carolina.

Questão 27
Gabarito: E
Comentários: 

Alternava A. Incorreta. A secreção uretral deve ser colhida realizando a expressão da secreção das glândulas parauretrais pressionando a parede vaginal com o dedo médio; introduzir o swab cerca de 2 centímetros na uretra; coletar a secreção girando delicadamente o swab de 8 a 10 vezes.

Alternava B. Incorreta. As fezes devem ser coletadas em recipiente próprio. A coleta deve ser recente e manda refrigerada entre 2º e 8º graus por, no máximo, 24 horas.

Alternava C. Incorreta. O paciente deve lavar as mãos, pegar o pote com tampa rosqueável e capacidade de 35 ml a 50 ml. É necessário realizar higiene oral com água, sem utilização de creme dental ou soluções antissépticas para gargarejo. Caso o paciente use próteses dentárias, ele deverá retirá-las antes de higienizar a cavidade oral. O paciente precisará estar de jejum a fim de evitar restos alimentares.

Alternava D. Incorreta. Colher a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato, colhendo o jato intermediário; fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações; e. Transportar ao laboratório, em até 2 horas, conservado em banho de gelo.

Alternava E. Correta. Coletar a amostra fazendo esfregaço sobre as amígdalas e faringe posterior, evitando tocar na língua e na mucosa bucal para não contaminar.

Questão 28
Gabarito: E
Comentários: 

A vacina inativada poliomielite (VIP) foi desenvolvida em 1955 pelo Dr. Jonas Salk. Também chamado de “vacina Salk”, a VIP é constituída por cepas inativadas (mortas) dos três tipos (1, 2 e 3) de poliovírus e produz anticorpos contra todos eles. A via de administração preferencial da VIP é a intramuscular, entretanto, a via subcutânea também pode ser usada, mas em situações especiais (casos de discrasias sanguíneas).

O local de aplicação preferencial para injeção intramuscular em bebês é o músculo vasto-lateral da coxa ou região ventroglútea e para crianças maiores o músculo deltóide. O volume de vacina é de 0,5 ml.

Questão 29
Gabarito: C
Comentários: 

Assertiva I – Verdadeira – Realizar tricotomia do cliente, somente se necessário, no máximo, até duas (2) horas antes do procedimento cirúrgico.

Assertiva II – Verdadeira – A terapia antimicrobiana deve ser iniciada 60 minutos antes da incisão cirúrgica para otimizar os níveis teciduais adequados da droga no momento da incisão inicial.

Assertiva III – Verdadeira – Os sinais vitais na primeira hora devem ser verificados a cada 15 minutos.

Questão 34
Gabarito: B
Comentários: 

Assertiva I – Correta. Embora qualquer veia do membro superior que apresente condições para coleta possa ser puncionada, as veias cubital, mediana e cefálica são as mais frequentemente utilizadas.

Dentre elas, a veia cefálica é a mais propensa à formação de hematomas e pode ser dolorosa ao ser puncionada.

Assertiva II – Correta. A ordem dos tubos nas coletas é a seguinte:

1. tubo sem aditivo ou tubo de hemocultura;

2. Tubos para provas de anticoagulação;

3. tubos com demais aditivos. Em resumo, quando são necessários vários exames de sangue, deve-se alocar o sangue aos tubos de coleta em uma sequência adequada; primeiro culturas, depois tubos com anticoagulante e então os demais.

Assertiva III – Incorreta. A agulha deve ser inserida diretamente na parte superior dos tubos a vácuo ou remover a agulha e anexar um suporte de tubo a vácuo à seringa. Não injetar sangue em tubos a vácuo de coleta; permitir que o vácuo puxe o sangue para dentro do tubo. Após o sangue ter sido adicionado a um tubo, inverter delicadamente o tubo 6 a 8 vezes para misturar o conteúdo; não sacudir os tubos.

Questão 36
Gabarito: C
Comentários: 

Alternava A. Incorreta. É obrigatório a realização de teste para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar (Bowie & Dick) da autoclave assistida por bomba de vácuo, no primeiro ciclo do dia.

Alternativa B. Incorreta. Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde.

Alternativa C. Correta. A lavadora ultrassônica é equipamento automatizado de limpeza que utiliza o princípio da cavitação, em que ondas de energia acústica propagadas em solução aquosa rompem os elos que fixam a partícula de sujidade à superfície do produto.

Alternativa D. Incorreta. O monitoramento do processo de esterilização deve ser realizado em cada carga em pacote teste desafio com integradores químicos (classes 5 ou 6), segundo rotina definida pelo próprio CME ou pela empresa processadora. O ciclo para uso imediato deve ser monitorado por integrador ou emulador químico.

Alternativa E. Incorreta. Não é permitido o uso de caixas metálicas sem furos para esterilização de produtos para saúde.

Questão 37
Gabarito: D
Comentários: 

Assertiva I – verdadeira – Curativo estéril por 48 horas após a síntese da ferida e depois deste período se esver limpo e seco, manter a ferida aberta (água e solução degermante a cada 24 horas).

Assertiva II – verdadeira – Os curativos devem ser iniciados sempre pelo mais limpo.

Assertiva III – Falsa – Deve permanecer obedecendo a rotina do fabricante e da instituição, mantendo-se entre 5 e 7 dias. Caso haja volume drenado e sujidade, o mesmo deve ser trocado imediatamente.

Questão 39
Gabarito: A
Comentários: 

A cânula nasal é o dispositivo mais utilizado, tanto pela disponibilidade quanto pela facilidade do uso. Ela é um dispositivo simples, de baixo fluxo, suportando um fluxo de até 6 L/min, fornecendo uma FiO2 de, no máximo, 45%.

Comentários feitos pela professora Fernanda Feitosa.

Questão 26
Gabarito: D/E
Comentários:

A febre maculosa, denominação utilizada para as riquetsioses no Brasil, é uma doença infecciosa febril aguda causada por riquétsias transmitidas por carrapatos, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa brasileira, causada pela Rickesia rickesii, é a riquetsiose mais prevalente e reconhecida.

Novas riquetsioses, também causadoras de quadros clínicos da febre maculosa, têm sido confirmadas em diversas regiões do País (LABRUNA et al., 2011; SZABÓ; PINTER; LABRUNA, 2013).

A designação “febre maculosa” (FM) é dada a um grupo de zoonoses causadas por bactérias do gênero Rickettsia. A doença é transmitida pela picada do carrapato infectado com a bactéria, e a transmissão geralmente ocorre quando o vetor permanece aderido ao corpo. Deste modo, a transmissão da doença para seres humanos é facilitada pelo seu acesso a ambientes adequados ao carrapato vetor.

Isso pode acontecer de forma direta – presença do ser humano no ambiente específico – ou indireta – quando o carrapato é levado ao domicílio por animais (cães ou caça, entre outros) ou, ainda, em roupas ou objetos.

Cenários em que a R. rickettsii é o agente etiológico, os casos estão associados ao carrapato Amblyomma sculptum (previamente conhecido como Amblyomma cajennense, “carrapato estrela”).

Neste perfil, cães e gatos com acesso livre aos fragmentos de Mata Atlântica são parasitados por estágios adultos de A. aureolatum, levando-os ao domicílio e peridomicílio, com o subsequente risco de parasitismo para os humanos. 2.8. Ressalta-se que as capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), assim como os equinos, são os hospedeiros preferenciais do A. sculptum, agindo como fonte alimentar para todos os estágios de vida dos carrapatos.

Além disso, a capivara atua como hospedeiro amplificador de R. rickesttii nas populações de A. sculptum. Sendo assim, a FMB transmitida pelo A. sculptum está intimamente ligada a áreas de mata ciliar com a presença de capivaras e locais de pasto sujo contendo cavalos (Equus caballus), na sua maioria no bioma Cerrado e áreas degradadas da Mata Atlânca. 2.9.

As capivaras são consideradas hospedeiros amplificadores para a FMB. Febre maculosa brasileira (FMB) 3.1. É uma doença multissistêmica com frequente manifestações hemorrágicas e, consequentemente, altas taxas de letalidade (podendo chegar até 55%). O início costuma ser abrupto e os sintomas são inespecíficos (febre, em geral alta; cefaleia; mialgia intensa; mal-estar generalizado; náuseas; vômitos) .

Questão 30
Gabarito: C
Comentários: 

Item I. verdadeiro Em vítimas de trauma com suspeita de lesão cervical, deve ser realizada a abertura das vias aéreas com imobilização manual da coluna cervical por meio da manobra de elevação do mento, chamada de Chin-Li, para reposicionamento da língua e manobra de tração da mandíbula, sem inclinação da cabeça, chamada de Jaw Thrust, para abertura da cavidade oral (ATLS, 2012; CALDAS Jr.; MACHIAVELLI,

2013; FREITAS, 2002). Lembrar da proteção das vias aéreas.

Item III. Em pacientes sem trauma, inconscientes ou com rebaixamento do nível de consciência, devem ser abertas as vias aéreas com a inclinação da cabeça, com deslocamento anterior da mandíbula (elevação do queixo e, quando necessário, tração da mandíbula) (BRASIL, 2009; CALDAS Jr.; MACHIAVELLI, 2013).

Item II. Falso. O enchimento capilar é o melhor método para se avaliar a perfusão. Pressione o leito ungueal ou os lábios e solte. A cor deve retornar dentro de 2 segundos. Se demorar mais de 2 segundos, é um sinal de perfusão inadequada, cartão VERMELHO. Se a cor retornar dentro de 2 segundos a vítima não é classificada até que se avalie o nível de consciência.

Questão 31
Gabarito: C
Comentários: 

(V) A posição apical é normalmente encontrada no lado esquerdo do tórax, perto do ictus cordis, alinhado com a linha axilar média, como a maioria das pessoas, que apresentam levocardia. Um bom ponto de parda é o 5º espaço intercostal, mas deve-se notar que muitas vezes há mais de uma janela apical que pode ser usada durante o exame.

(F)

(V)

Frequência respiratória é definida como o número de incursões respiratórias realizadas por uma pessoa em um minuto. Este número de incursões tem variação com a idade.

Adultos: 12 a 20 respirações por minuto (rpm).

Crianças menores de 2 meses: 35 a 60 rpm.

Crianças maiores de 2 meses até 11 meses : 30 a 50 rpm.

Crianças de 12 a 59 meses: 20 a 45 rpm.

É considerado taquipneia quando a frequência respiratória ultrapassa a faixa ideal para cada idade, bradipneia quando fica abaixo e apneia é a ausência de movimentos respiratórios. As três situações chamam atenção e devem ser avaliadas quanto às suas causas.

Questão 32
Gabarito: B
Comentários: 

Quanto à profundidade, as queimaduras podem ser classificadas como:

1º grau: atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas;

2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele. Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração variável, dor, inchaço, despreendimento de camadas da pele e possível estado de choque.

Queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.

As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixar cicatrizes.

3º grau: atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada

Questão 33
Gabarito: C
Comentários: 

(F) Considere limitar o tempo de permanência do cateter umbilical venoso de 7 a 14 dias, riscos de infecção são aumentados com períodos prolongados de uso. Remoção de cateter umbilical venoso em 7 dias, seguido de inserção de PICC para terapia infusional contínua é uma estratégia para reduzir IPCS.

(F) Não há recomendação de administração de profilaxia antimicrobiana antes da inserção de cateteres ou durante o tempo de permanência dos disposivos.

(V) Trocar o equipo e dispositivo complementar de nutrição parenteral a cada bolsa.

Questão 35
Gabarito: D
Comentários: 

Síndrome gripal/srag

Classificação de risco e manejo do paciente.

Questão 38
Gabarito: B
Comentários: 

De acordo com a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, os casos de dengue são de notificação compulsória semanal.

Questão 40
Gabarito: A
Comentários: 

RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Art 108 § 4º A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

Gabarito FHEMIG: Informática

Comentários feitos pelo professor Fabrício Macedo.

Questão 16
Gabarito: D
Comentários: 

As quatro primeiras células da linha 1 são: A1, B1, C1 e D1.

Logo a fórmula será: = SOMA (A1:D1)

Questão 17
Gabarito: B
Comentários: 

Arquivos executáveis que são potencialmente perigosos.

A) CSV conteúdo separado por vírgula (texto);

B) Exe Arquivo executável;

C) Jpeg Imagem;

D) Pdf Arquivo portátil para fácil leitura e de uso universal;

E) Txt texto simples, bloco de notas.

Questão 18
Gabarito: A
Comentários: 

Ave o recurso Controlar Alterações para mostrar edições feitas em um documento e use Mostrar Marcações para mostrar os tipos de revisão que você quer exibir.

Usar Controlar Alterações Selecione Revisão > Controlar Alterações para ativar.

Faça edições no documento, e o Word captura todas as edições feitas.

Questão 19
Gabarito: E
Comentários: 

O hífen é utilizado para a exclusão de um termo nas buscas do Google.

Questão 20
Gabarito: C
Comentários:

Colar CTRL+V;

Copiar CTRL+C

Recortar CTRL+X

Gabarito FHEMIG: gabarito preliminar

O gabarito oficial preliminar e o resultado preliminar da Prova Objetiva, bem como o resultado preliminar da Prova Discursiva serão divulgados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/fhemig23.

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva será no dia 20 de setembro de 2023.

Gabarito FHEMIG: recursos

De acordo com o edital, o candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar, contra o resultado preliminar da Prova Objetiva ou contra o resultado preliminar da Prova Discursiva terá os dias 21 e 22 de setembro para para fazê-lo.

Gabarito FHEMIG: próximas etapas

Agora, os candidatos aprovados nas provas do concurso FHEMIG participarão da etapa de Avaliação de Títulos.

  • Avaliação de Títulos de caráter classificatório apenas para os cargos de Analista de Gestão e Assistência à Saúde – Nível III, Médico – Nível III e VI, Profissional de Enfermagem – Nível IV e VI.

Gabarito FHEMIG: cronograma

  • Gabarito preliminar: 20/09/2023
  • Recursos: 21 e 22/09/2023
  • Resultado definitivo: 09/11/2023
  • Convocação para a Avaliação de Títulos: 09/11/2023

Prova FHEMIG: análise

Fez a prova da FHEMIG neste domingo (17/09)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do Concurso FHEMIG

Concurso Fhemig Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
Situação atual Em andamento
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Cargos analista, médico profissionais de enfermagem (níveis superior e técnico), técnicos operacionais de saúde (níveis médio e técnico)
Escolaridade médio, técnico e superior
Carreiras saúde
Lotação Belo Horizonte e região metropolitana, Uberlândia, Governador Valadares, Ipatinga e Pouso Alegre, Juiz de Fora, Barbacena e Patos de Minas
Número de vagas 1801 vagas
Remuneração de R$ 1.455,58 a R$ 11.982,14,
Inscrições 20/06 e 25/07
Taxa de inscrição R$ 75, R$ 100 e R$ 135
Data da prova objetiva 17/09
Clique aqui para ver o edital Fhemig
Veja aqui o cronograma 

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
17 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

em andamento