As provas do Concurso Polícia Científica PR foram aplicadas neste domingo (21/4). Acompanhe aqui, o gabarito Polícia Científica PR extraoficial para as questões de Conhecimentos básicos do cargo de Perito Oficial Criminal.
A Polícia Científica do estado do Paraná está ofertando 30 vagas imediatas.
Saiba mais sobre o edital AQUI!
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Polícia Científica PR:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Análise da prova
- Resumo e edital do concurso Polícia Científica PR
Destaques: |
Gabarito Polícia Científica PR extraoficial
Em breve Gabarito Extraoficial Polícia Científica PR na íntegra!
Gabarito Polícia Científica PR: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova comentadas por nossos professores especialistas.
Este conteúdo será atualizado conforme o recebimento dos comentários.
Os professores utilizaram essa prova: VEJA AQUI. Além disso, acesso o gabarito extraoficial na íntegra AQUI.
Confira abaixo os comentários:
- Língua Portuguesa
- Direito aplicado
- Raciocínio lógico e Matemática
- Noções de Informática
- Legislação aplicada
- Noções de Criminalística e Medicina Legal
- Redação e Comunicação Oficial
Gabarito Língua Portuguesa
Prof. Bruno Pilastre
Questão 1
Gabarito da questão: B
Comentários: a grafia correta é “reivindicar”. Eliminamos, então, as alternativas (A) e (C). A terceira pessoa do singular de “pleitear” no presente do indicativo é “pleiteia”. Eliminamos, assim, a alternativa (D). Restam as alternativas (B) e (E). Como o “por que” não está em final de período, não pode ser acentuado (e eliminamos a opção (E). Logo, resta-nos a alternativa (B).
Questão 2
Gabarito da questão: C
Comentários: a afirmativa I está redigida incorretamente (falta o predicado). II é falsa, pois no texto se diz que “a ideia […] surgiu no final do século XIX”, não no século XX. A afirmativa III é verdadeira. A única sequência adequada é F – F – V.
Questão 3
Gabarito da questão: D
Comentários: a ata é o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos […]. Certamente a certidão, o e-mail, a declaração e o edital não possuem essa função.
Questão 4
Gabarito da questão: E
Comentários: o pronome certamente está enclítico (após o verbo “tornar”). A forma “lo” é oblíqua átona, portanto exerce função de objeto. Assim, temos a alternativa (E) como correta.
Direito aplicado
Prof. Péricles Mendonça
Questão 05
Gabarito da questão: B
Comentário:
A) crime que envolva violência resultante de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional NÃO tem essa prioridade;
B) Art. 159 parágrafo 5, inciso I;
C) duas pessoas e não uma;
D) não tem esse juízo de valor dos peritos, se um quesito é pertinente ou não;
É) art 160 parágrafo único permite que o prazo seja prorrogado
Gabarito letra B.
Questão 06
Gabarito da questão: A
Comentário: coleta: ato de recolher o vestígio que será submetido à análise pericial, respeitando suas características e natureza;
recebimento: ato formal de transferência da posse do vestígio, que deve ser documentado com, no mínimo, informações referentes ao número de procedimento e unidade de polícia judiciária relacionada, local de origem, nome de quem transportou o vestígio, código de rastreamento, natureza do exame, tipo do vestígio, protocolo, assinatura e identificação de quem o recebeu;
reconhecimento: ato de distinguir um elemento como de potencial interesse para a produção da prova pericial;
acondicionamento: procedimento por meio do qual cada vestígio coletado é embalado de forma individualizada, de acordo com suas características físicas, químicas e biológicas, para posterior análise, com anotação da data, hora e nome de quem realizou a coleta e o acondicionamento;
F-V-F-F
Gabarito letra A.
Questão 07
Gabarito da questão: E
Comentário:
Como a suspeição do perito segue o mesmo que o perito, vamos ver o que dispõe o artigo 256. Vejamos: Art. 256. A suspeição não poderá ser declarada nem reconhecida, quando a parte injuriar o juiz ou de propósito der motivo para criá-la.
Gabarito letra E
Questão 08
Gabarito da questão: E
Comentário: vamos ver o que dispõe o artigo 357 do código penal
Exploração de prestígio
Art. 357 – Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha:
Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.
Parágrafo único – As penas aumentam-se de um terço, se o agente alega ou insinua que o dinheiro ou utilidade também se destina a qualquer das pessoas referidas neste artigo.
Gabarito letra E
Prof. Adriel de Sá
Questão 09
Gabarito da questão: C
Comentário:
A alternativa C traz, na íntegra, a previsão do art. 40, § 4º-C da Constituição Federal de 1988 (CF/88):
Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação.
Sobre os erros das demais alternativas (destaques na cor vermelha):
A) Somente poderão ser estabelecidos por lei complementar no âmbito da União idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, permitida a caracterização por categoria profissional ou ocupação.
B) Poderão ser estabelecidos por lei ordinária do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação.
D) Somente poderão ser estabelecidos por lei ordinária no âmbito da União idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, permitida a caracterização por categoria profissional ou ocupação.
E) Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, permitida a caracterização por categoria profissional ou ocupação.
Letra C.
Prof. Péricles Mendonça
Questão 10
Gabarito da questão: E
Comentários: A) Art. 28. O trabalho do condenado, como dever social e condição de dignidade humana, terá finalidade educativa e produtiva.
B) art. 28 § 2º O trabalho do preso não está sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho.
C) existem outras exigências previstas no artigo 29.
D) Art. 29. O trabalho do preso será remunerado, mediante prévia tabela, não podendo ser inferior a 3/4 (três quartos) do salário mínimo.
E) Art. 30. As tarefas executadas como prestação de serviço à comunidade não serão remuneradas.
Gabarito letra e.
Questão 11
Gabarito da questão: C
Comentários:
A) art 10, V
B) art 10, III
C) Art. 7º Se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma invenção ou modelo de utilidade, de forma independente, o direito de obter patente será assegurado àquele que provar o depósito mais antigo, independentemente das datas de invenção ou criação.
D) art 13
E) art 15
Gabarito letra c
Questão 12
Gabarito da questão: B
Comentários: Conforme o CTB em seu artigo 279
Art. 279. Em caso de sinistro com vítima envolvendo veículo equipado com registrador instantâneo de velocidade e tempo, somente o perito oficial encarregado do levantamento pericial poderá retirar o disco ou unidade armazenadora do registro.
Gabarito letra B
Questão 13
Gabarito da questão: D
Comentários:
A) Art. 1, § 1º As condutas descritas nesta Lei constituem crime de abuso de autoridade quando praticadas pelo agente com a finalidade específica de prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal.
B) art. 22, III – cumpre mandado de busca e apreensão domiciliar após as 21h (vinte e uma horas) ou antes das 5h (cinco horas).
C) art. 9, Parágrafo único. Incorre na mesma pena a autoridade judiciária que, dentro de prazo razoável, deixar de: I – relaxar a prisão manifestamente ilegal;
D) não constitui abuso de autoridade, sendo a opção que o candidato deveria marcar na prova.
E) Art. 15-A. Submeter a vítima de infração penal ou a testemunha de crimes violentos a procedimentos desnecessários, repetitivos ou invasivos, que a leve a reviver, sem estrita necessidade: I – a situação de violência; ou II – outras situações potencialmente geradoras de sofrimento ou estigmatização:
Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa
Raciocínio lógico e Matemática
Prof. Thiago Silva
Questão 14
Gabarito da questão: A
Comentários: A negação de uma proposição composta com o operador E é dada pela Lei de De Morgan, em que trocamos E por OU e negamos ambas as proposições atômicas. Vejamos como fica:
Questão 15
Gabarito da questão: B
Comentários: Uma equivalente clássica do operador condicional é dada pela propriedade de inversão.
Questão 16
Gabarito da questão: A
Comentários: Como a palavra PERITO tem 6 letras, o número total de permutações é:
N = 6! = 720
Porém, devemos descontar as permutações das vogais, tendo em vista que elas não podem permutar livremente, somente sendo admitida uma ordem entre elas. Como são 3 vogais, vamos descontar:
N = 6!/3! = 720/6 = 120
Questão 17
Gabarito da questão: A
Comentários: Ao inverter o algarismo das dezenas com o algarismo das unidades, temos:
16, 25, 36, 49, 64
Veja que, invertida, essa sequência ficou:
4², 5², 6², 7², 8²
Então, o próximo termo da sequência invertida seria:
9² = 81
Invertendo de volta, teremos que o próximo termo da sequência original é 18. Então, a sequência fica:
16, 25, 36, 49, 64, 18
Questão 18
Gabarito da questão: D
Comentários: Se algum perito é observador e nenhum policial é observador, podemos concluir montar um diagrama lógico para essa situação.
Pintamos a região que é garantida pelo enunciado, pois o enunciado garantiu que há pelo menos um perito que é observador.
Suponha que João é perito e é observador. Automaticamente, ele não pode ser policial, tendo em vista que nenhum policial é observador. Logo, podemos concluir que algum perito não é policial.
Noções de Informática
Prof. Mauricio Franceschini
Questão 19
Gabarito da questão: C
Comentário:
A. Incorreto. Os chatbots são uma forma simples de uso da IA, conhecida como IA Reativa, incapazes de resolver problemas complexos.
B. Incorreto. As redes neurais precisam ser ensinadas, não sendo capazes de aprender tudo sozinhas.
C. Correto. A IA de perguntas e respostas, como é o caso dos chats generativos, usam redes neurais, machine learning e deep learning, capazes de compreender e responder de forma semelhante aos seres humanos.
D. Incorreto. A automação de envio de mensagens de e-mail não necessita da IA de forma crucial e também não é privilégio exclusivo de grandes empresas.
E. O SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) é apenas um sistema de cadastro e consulta, não fazendo uso exclusivo de IA, mas sim de consultas a bases de dados do próprio sistema.
Questão 20
Gabarito da questão: B
Comentário:
A) Incorreto. A parte descrita na alternativa trata-se do kernel do sistema operacional, que é o seu núcleo.
B) Correto. Firmware é um software, geralmente embutido no dispositivo de hardware, que serve para controlar diretamente suas funções básicas, sem necessitar de um sistema operacional para isso.
C) Incorreto. Quem opera em nível privilegiado é o sistema operacional, o qual tem acesso aos recursos do hardware.
D) Incorreto. Tais características elencadas na alternativa dizem respeito aos sistemas operacionais.
E) Incorreto. Os sistemas operacionais, e não o firmware, são capazes de gerenciar os recursos do sistema.
Questão 21
Gabarito da questão: B
Comentário:
A. Incorreto. Redes intranets não são indexadas na internet por mecanismos de busca, pois ficam restritas à rede interna da instituição.
B. Correto. A intranet é uma rede privada, de acesso restrito, não indexada por mecanismos de busca e, por isso, considerada parte da Deep Web.
C. Incorreto. Tais arquivos dizem respeito aos cookies, os quais não são de uso exclusivo no ambiente das intranets, mas também da internet.
D. Incorreto. URL não são de uso exclusivo no ambiente das intranets, mas também da internet.
E. As intranets podem até possuir redes sociais privadas, mas não lojas online, portais de entretenimento, pois trata-se de uma rede institucional da PC-PR.
Questão 22
Gabarito da questão: A
Comentário:
A) Correto. A principal forma de segurança para os dados em nuvem é, de fato, a criptografia utiliza em seu armazenamento, além também dos mecanismos de proteção contra intrusão, verificação de malware etc.
B) Incorreto. Os dados em nuvem podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
C) Incorreto. O backup na nuvem não exige hardware específico para sua recuperação.
D) Incorreto. Os conceitos de arquivos e pastas em nuvem são análogos aos do computador local.
E) Incorreto. IA e nuvem são conceitos distintos, sendo que a IA não substitui a nuvem e vice-versa.
Questão 23
Gabarito da questão: E
Comentário:
A) Incorreto. O erro foi dizer que o firewall é usado entre redes confiáveis, pois não faz sentido, uma vez que ele deve proteger contra ataques oriundos de redes não confiáveis.
B) Incorreto. O proxy não protege contra worm.
C) Incorreto. O uso do proxy não é suficiente para garantir total anonimato online.
D) Incorreto. O firwall não é suficiente para proteger contra todas as ameaças cibernéticas, sendo necessário várias outras ferramentas de proteção.
E) Correto. Proxy e VPN são mecanismos complementares de segurança e, de fato, não detectam nem previnem contra vírus da rede.
Legislação aplicada
Prof. Diego Tonial
Questão 24
Gabarito da questão: D
Comentário:
a. Na realidade, a regulamentação é do Conselho da Polícia Científica – vide art. 71;
b. Claro que nesses casos não ocorre o pagamento, vide art. 73, §4º;
c. No caso de remoção por interesse da administração, aplica o período mínimo, errado.
d. Correta, art. 73, §3º.
e. Aí existe vedação à remoção ex offício, art. 71, §6º.
Questão 25
Gabarito da questão: A
Comentário: Veja-se do art. 80 da mesma Lei Complementar
“IX – porte de armas, mesmo quando na inatividade;”
As demais estão incorretas, de acordo com a parte final da assertivas.
Sobre a letra E, a estabilidade não é direito ou prerrogativa, mas consequência de aprovação no estágio probatório.
Questão 26
Gabarito da questão: E
Comentário: “Art. 86. Os servidores policiais científicos de classe mais elevada têm precedência hierárquica sobre os de classe inferior de mesma carreira, quando em exercício na mesma unidade ou prestarem serviço em equipe.”
Questão 27
Gabarito da questão: B
Comentário: As atribuições da corregedoria estão previstas no art. 14 da citada norma. Nesse sentido, verifica-se da assertivas:
a – inciso IV;
b – Trata-se de atribuição do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional – art. 17;
c – inciso VIII;
d – inciso VII;
e – V.
Questão 28
Gabarito da questão: C
Comentário: Essa foi uma decoreba forte do art. 4º da lei, devendo-se ter muita atenção quanto à troca de algumas palavras e informações.
Correta é a assertiva c, de acordo com a previsão dos princípios no citado artigo.
Questão 29
Gabarito da questão: E
Comentário: “Art. 151. Durante as férias, o funcionário terá direito a tôdas as vantagens, como se estivesse em exercício.”
Questão 30
Gabarito da questão: B
Comentário:
a. Nos casos de omissão se aplica o CPC, vide art. 1º;
b. É exatamente o que determina o art. 21 – correta;
c. A delegação é sim revogável, vide art. 18;
d. Vide art. 17, não pode ser objeto de delegação;
e. Na forma do art. 9º, pode sim se iniciar de ofício.
Questão 31
Gabarito da questão: A
Comentário: Veja do art. 50 da Constituição Estadual:
“Art. 50. A Polícia Científica, com estrutura própria, incumbida das perícias de criminalística e médico-legais e de outras atividades técnicas congêneres, será dirigida por perito oficial de carreira da classe mais elevada, na forma da lei.’
Assim, a incumbência é de perícias criminalísticas, médico-legais e outras, não havendo vinculação à polícia civil.
Questão 32
Gabarito da questão: D
Comentário:
a. Na forma do art. 5º, não pode ocorrer a exigência genérica de qualquer curso superior;
b. Errado, não há determinação específica, mas a do próprio CPP;
c. Errado, possuem sim regime especial, vide art. 33;
d. Correto, trata-se de uma prerrogativa prevista no art. 81;
e. Errado, odontologia pode sim ser uma especialidade, vide art. 88
Questão 33
Gabarito da questão: C
Comentário:
I – Exatamente, art. 42-A;
II – Correto, art. 42-A, § 4º;
III – Art. 42-A, §5º – certa;
IV – Sim, repare que existe uma gradação dos níveis, vide art. 42-A, §6º;
V – Art. 42-B, V – cita tais mecanismos, de modo que também está correto;
Questão 34
Gabarito da questão: A
Comentário:
“Art. 7º O Estado do Paraná instituirá o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESP) destinado a propor ações e projetos e a articular as políticas públicas da área com a União, demais Estados Federados e Municípios.”
Trata-da proposição de uma atuação conjunta com os demais Entes e não algo somente do Estado.
Ao contrário do que trata a letra a, na sua parte final.
Questão 35
Gabarito da questão: E
Comentário:
a. Não precisa dos requisitos exigidos, tal como a ocorrência no ambiente labora;
b. Menos gravosa é a advertência, art. 15;
c. Na forma do art. 15, a retratação afasta sim a pena de demissão;
d. Incorreta, vide inciso XLVIII do art. 15, a pena precisa ser superior;
e. Também está correta na minha opinião, vide § 1º do art. 14;
Noções de Criminalística e Medicina Legal
Prof. Douglas Cavalcanti
Questão 36
Gabarito da questão: D
Comentários: Temperatura de cor se relaciona à tonalidade da cor emitida por um equipamento de iluminação artificial, como a cor, produzida pela fonte de luz, aparenta. Em termos técnicos é, basicamente, a temperatura irradiada de um corpo negro aquecido, medida em K (Kelvin). Os tons vermelho-amarelo-laranja possuem menor temperatura que as cores azuladas.
Questão 37
Gabarito da questão: D
Comentários: Para responder essa questão, era necessário lembrar dos conceitos de abertura de diafragma e de tempo de exposição do obturador. Assim, quanto mais fechado estiver o diafragma, maior será o tempo de exposição. Da mesma forma ocorre quando o diafragma está mais aberto, neste caso menor será o tempo de exposição do obturador. Assim, a proporção 1/125; f4 terá a mesma formatação da proporção 1/8; f16.
Questão 38
Gabarito da questão: C
Comentários: Impressões Papiloscópicas: Valor Forense – Permite a identificação dos envolvidos no crime, além de reconstrução e dinâmica dos fatos; Local de crime – Potencialmente em todos os locais de crimes, sobretudo em locais com superfície metálica e/ou vidro.
Materiais detonados e deflagrados: Valor Forense – Identificar explosivos, fonte de produção, determinação do agente ígneo, acelerantes. Permite determinar a origem, causa e impacto de explosão; Local de crime – Caixas eletrônicos e locais de acesso restrito.
Roupas íntimas usadas: Valor Forense – Permite a coleta de vestígios biológicos para determinação da autoria; Local de crime – Locais de crimes sexuais.
Documento em geral: Valor Forense – Atribui autenticidade ou falsidade, fonte de impressão, identificação do autor por meio de escrita; Local de crime – Empresas, arquivos e locais de crime de estelionato, falsificação, lavagem de capitais e sonegação fiscal.
Mochila, anotações e diário: Valor Forense – Permite identificar contabilidade do tráfico de drogas, pessoas envolvidas em associação criminosa e eventuais usuários, fornecedores e compradores; Local de crime – Laboratório clandestino de drogas e locais de compra e venda de drogas (biqueiras)
Questão 39
Gabarito da questão: B
Comentários: Local de crime quanto a região de ocorrência pode ser dividido em: Local Imediato, Local mediato e Local relacionado. O Local Imediato é aquele onde geralmente se encontra o cadáver (contendo também a maioria dos vestígios); O Local Mediato é aquele adjacente ao local imediato, sendo continuidade do local imediato; O Local Relacionado não possui conexão geográfica com o local imediato, porém, pode apresentar vestígios preparatórios para a ação criminosa.
Questão 40
Gabarito da questão: E
Comentários:
Instrumento Perfurante = Pressão + Penetração (VI)
Instrumento Cortante = Pressão + Deslizamento (I)
Instrumento Contundente = Pressão + Esmagamento (V)
Instrumento Perfurocortante = Pressão + Penetração + Deslizamento (II)
Instrumento Perfurocontundente = Pressão + Penetração (IV)Instrumento Corto-contundente = Pressão + Linha + Esmagamento (III)
Redação e Comunicação Oficial
Em sua redação, você deveria produzir um texto de 15 (mínimo) a 20 (máximo) linhas, observando estes critérios:
Espera-se que o seu texto seja claro, conciso, preciso, coerente e objetivo. Não serão considerados, para efeito de avaliação, “qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado, estiver rasurado, ilegível ou incompreensível ou escrito em língua diferente da portuguesa” (subitem 9.2.5 do edital).
Lembro que “Será atribuída nota zero à Prova Discursiva: a) que estiver em branco; b) com conteúdo diverso do tema estabelecido; c) que fuja da tipologia, tema e proposta da Prova Discursiva; d) considerada ilegível ou desenvolvida em forma de desenhos, números, versos, com espaçamento excessivo entre letras, palavras e parágrafos, bem como em códigos alheios à língua portuguesa escrita, ou em idioma diverso do Português; e) que não for redigida com caneta de tinta azul ou preta; f) que apresentar qualquer escrita, sinal, marca ou símbolo que possibilite a identificação do candidato; g) que tiver extensão inferior ao mínimo de linhas estabelecido.”
Vamos agora ao tema:
A partir da leitura do texto motivador e com base em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo- argumentativo, em modalidade escrita formal na língua portuguesa oficial do Brasil, com a finalidade de dar encaminhamentos para a solução de conflitos de relacionamento interpessoal na empresa.
Texto motivador Relacionamento interpessoal
(Este texto foi adaptado especificamente para este concurso. Os textos originais estão disponíveis em https://www.significados.com.br/relacionamento-interpessoal/ e https://www.sesirs.org.br/blog-sesi-saude/como-relacoes-interpessoais-afetam- saude-mental)
Conceito originado no âmbito da sociologia e psicologia, o relacionamento interpessoal tem como base a relação entre duas ou mais pessoas mediadas por um conjunto de normas comportamentais. Especificamente no âmbito do trabalho, a convivência diária proporciona experiências agradáveis e construtivas, mas também pode gerar desconforto, desmotivação, frustração e estresse. Um dos principais fatores que afetam as relações interpessoais no trabalho é a comunicação. Uma comunicação ineficaz leva a mal-entendidos, conflitos e ressentimentos. Além disso, a falta de transparência e de confiança na comunicação propicia desconfiança e insatisfação.
O tema central pode ser traduzido da seguinte forma: “soluções para conflitos de relacionamento interpessoal na empresa”. Como há poucas linhas para desenvolver o tema, é preciso ser direto logo na introdução, redigindo algo como:
“Para solucionar conflitos de relacionamento interpessoal na empresa, as seguintes medidas podem ser adotadas: [medidas]” ou “Para solucionar conflitos de relacionamento interpessoal na empresa, podem-se adotar estas medidas: [medidas]”
A escolha de quais medidas podem ser adotadas para solucionar conflitos de relacionamento interpessoal na empresa dependerá de seu conhecimento sobre a área de gestão de pessoas (e gerenciamento de conflitos). Duas a três medidas são suficientes para o texto, sedo necessário justificar a escolha de cada uma, apontando: (i) quem são os agentes de intervenção; como a intervenção será realizada; os efeitos pretendidos. Com isso, a sua produção estará bem fundamentada. Por fim, é necessário o arremate final, o qual é feito com a conclusão.
Gabarito Polícia Científica PR: gabarito preliminar
Conforme o edital de abertura, o gabarito preliminar e o caderno de questões da Prova Objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da Prova Objetiva, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
Gabarito Polícia Científica PR: recursos
Caberá interposição de recurso ao Instituto AOCP, no prazo de dois dias úteis da publicação do Gabarito Preliminar.
Prova Polícia Científica PR: análise
Fez a prova da Polícia Científica do estado do Paraná neste domingo (21/4)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
- O que você achou do nível de dificuldade da prova?
- O conteúdo cobrado na prova estava conforme o previsto no edital?
- A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
- Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do Concurso Polícia Científica PR – Perito Oficial Criminal
Concurso Polícia Científica PR | Polícia Científica do Paraná |
---|---|
Situação atual | Em andamento |
Banca organizadora | IBFC |
Cargos | Perito Oficial |
Escolaridade | Superior |
Carreiras | Segurança Pública |
Lotação | Paraná |
Número de vagas | 30 vagas |
Remuneração | R$ 14.761,55 e R$ 21.087,93 |
Inscrições | 05/02 a 10/03/2024 |
Taxa de inscrição | R$ 240,00 |
Data da prova objetiva | 21/04/2024 |
Clique aqui para conferir o Edital Polícia Científica PR |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: