Gabarito PGM RJ Extraoficial: confira a correção!

Gabarito PGM RJ: provas neste domingo, 14 de setembro de 2025.

Por
Atualizado em
Publicado em
11 min. de leitura

As provas do concurso PGM RJ foram aplicadas neste domingo, dia 14 de setembro.

A Procuradoria Geral Municipal do Rio de Janeiro oferta 41 vagas imediatas para cargos de nível superior, além de formação de cadastro reserva.

Nesta matéria, você pode conferir o gabarito PGM RJ extraoficial elaborado pelos professores do Gran para as questões de conhecimentos básicos do cargo de Analista de Procuradoria! Confira a resolução das questões elaboradas pelos nossos especialistas.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Navegue pelo e saiba todos os detalhes sobre a Prova PGM RJ 2025:

Gabarito PGM RJ: comentários

Para auxiliar os candidatos do concurso PGM RJ, o Gran disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova comentadas por nossos professores especialistas.

Para a correção, os professores utilizaram esta prova AQUI!

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Navegue pela lista de disciplinas abaixo e confira os comentários:

Gabarito Língua Portuguesa

Questões de 1 a 10 elaboradas pelo professor .Gustavo Silva.

Questão 1 – B

A alternativa B é a única que traz uma referência positiva sobre a imaginação, visto que a apresenta como capaz de melhorar realidades: “transforma cabanas em castelos no ar”.

Questão 2 – D

No item D, a forma verbal flexionada do verbo despender seria “despendia”, que significa gastar ou empregar (tempo, dinheiro, esforço). Já “dispendia” não é uma forma correta nesse contexto, sendo uma adulteração proposital que brinca com a semelhança com termos como “dispendioso” ou “dispêndio”.

Questão 3 – C

No contexto, as ilusões são comparadas às cascas de uma fruta, as quais caem até sobrar a fruta, que é a metáfora para a experiência. Além disso, a afirmação de que as cascas caem uma após a outra traz noção de rapidez para o contexto.

Vale ressaltar que a banca pode sugerir a correção do item E. Contudo, não se trata da melhor resposta, pois, as relações coesivas estabelecidas no trecho, indicam que o pronome “a”, assim como “ela”, faz referência ao antecedente “experiência”. Tanto é assim, que, no trecho “ela possui algo acre que a fortifica”, o que é fortificado não é a “fruta” literal, mas a experiência, núcleo da metáfora.

Questão 4 – E

O termo “efêmero” significa “passageiro”, “temporário”, “transitório”, ou seja, “que dura pouco” e disso decorre a correção do item E como resposta.

Questão 5 – A

Na mudança do discurso indireto para o discurso direto, verbos no pretérito imperfeito assumem a forma do presente do indicativo e verbos no pretérito mais-que-perfeito passam, no discurso direto, para o pretérito perfeito. Tais relações são respeitadas somente no item A e disso decorre sua correção como gabarito para a questão.

Questão 6 – B

No item B, apesar da correspondência entre “a nós mesmos” e “nos”, a colocação pronominal apresenta-se errada. O certo seria isto: “não nos fizemos o bem”. Disso decorre a inadequação, em consonância ao comando da questão; por isso, o gabarito da questão é B.

Questão 7 – B

Como o comando da questão se refere a casos de abusos no uso dos pronomes, a alternativa correta equivale àquela em que não há repetição desnecessária, como ocorre nos itens A, C, D e E, em que os pronomes repetem antecedentes. O único item em que isso não ocorre é a letra B e disso decorre sua correção com gabarito para a questão.

Questão 8 – A

Obras póstumas sempre são publicadas após a morte do autor. Disso decorre o pleonasmo vicioso da frase do item A e o fato de ser esse o gabarito para a questão.

Observe-se que no item D, apesar de aparentemente apresentar pleonasmo vicioso, a ideia de subir não está sempre associada ao segundo andar, pois também poderia ser associada a outros andares; logo, não há ali verdadeiramente pleonasmo vicioso.

Questão 9 – D

No item D, o trecho “os pobres estrangeiros pegados na Marítima” refere-se a pessoas de nacionalidade estrangeira. Além disso, no item D, “estrangeiros” está acompanhado de um artigo definido (“os”) e de um adjetivo qualificativo (“pobres”, que indica dó, compaixão), o que confirma sua função substantiva.

Em todas as outras alternativas, o termo estrangeiros(as) funciona como adjetivo: em A qualifica “cavalheiros”; em B, “línguas”; em C, “cocheiros”; em E, “coisas”.

Questão 10 – B

Trata-se de questão que pode gerar polêmica, pois a pontuação é defensável em todas as alternativas. Contudo, no item B, a vírgula é inserida antes da oração adverbial iniciada por “para que”, a qual, no contexto, se encontra ao final do período. Comparando-se tal situação com as presentes no item C e no item D, nos quais não se emprega vírgula antes do “para” que introduz a oração ao final de cada um dos períodos pertinentes, conclui-se que o examinador considera que não deve haver vírgula no caso de a oração adverbial vir ao final do período. Disso decorre a correção do item B como gabarito para a questão.

Gabarito Raciocínio Lógico

Questões de 11 a 15 elaboradas pelo professor Thiago Cardoso

11. Comentários

A altura do banco deve ser obtida como a altura da lâmpada em relação ao solo (240 – 12 = 228 cm) menos a altura máxima que Nair consegue alcançar, que é a soma da sua própria altura com o quanto ele consegue esticar o braço (150 + 42 = 192 cm). Assim, temos que a altura do banco é:

H= 240- 12 – 150 – 42= 36

Gabarito: C.

12. Comentários

Seja N o total de fichas, podemos escrever:

N = 0,30N + 0,20N + 0,15N + 0,10N +40

N = 0,75N + 40

N – 0,75N = 40

0,25N = 40 ∴ N = 400/0,25 = 160

Desse modo, podemos concluir que havia inicialmente 32 fichas amarelas (20% do total) e 24 fichas brancas (15% do total).

De acordo com o enunciado, 25% das fichas amarelas (ou seja, 8 delas) são trocadas por fichas brancas. Desse modo, restarão 24 fichas amarelas e 32 fichas brancas. O percentual final de fichas brancas será:

percentual = 32/160 = 0,20 = 20%

Gabarito: A.


13. Comentários

O número de jovens na sala deve ser múltiplo de 4 e de 6 ao mesmo tempo. portanto, deve ser múltiplo do C entre esses dois números, que é 12.

O único múltiplo de 12 entre 22 e 32 é 24. Portanto, a sala tem 24 jovens. 

Sabemos que 5/6 deles (isto é, 20) usam tênis e que 3/4 deles (isto é, 18) usam boné.

A intersecção mínima entre os dois conjuntos acontece quando a união é máxima, que seria o próprio conjunto universo de 24 jovens.

# (T∪B) = #T + #B – #(T∩B)

24 = 20 + 18 – #(T∩B)

24 = 38 – #(T∩B)

∴#(T∩B) = 38 – 24 = 14

Gabarito: C.


14.

Comentários

O quarto termo pode ser escrito como:

a4 = a1 + a2 + a3 = 13

a4 = a1+ 5 + a3 =13

∴a1 + a3 = 13 – 5= 8

Por outro lado, o quinto termo pode ser escrito como:

a5 = a2 + a3 + a4

a5 = 5 + a3 + 13= 18 + a3

Por fim, o sexto termo é:

a6 = a3 + a4 + a5= 43

a3 + 13 + 18 + a3 = 43

2a3 + 31= 43

∴2a3 = 43 – 31= 12

∴a3 = 122 = 6

Por fim, podemos calcular o primeiro termo:

a1 + a3 = 8

∴a1= 8 – a3 = 8 – 6= 2

A questão pediu a soma do primeiro com o quinto.

S = a1 + a5 = 2 + 18 + a3 = 20 + 6 = 26

Gabarito: D.

15. Comentários

A equivalência clássica do operador condicional é:

p→q=¬p OU q

Veja que a segunda frase é mantida. Então, uma equivalência para a frase “Paula não é administradora ou Raquel é economista ou Ricardo não é advogado” consiste em negar a primeira ou confirmar a segunda. Assim, teríamos:

“SE Paula é administradora, ENTÃO Raquel é economista ou Ricardo não é advogado.”

Veja que não temos essa proposição entre as alternativas. Poderíamos, então juntar as duas primeiras proposições atômicas e negá-las.

“SE Paula é administradora E Raquel não é economista, ENTÃO Ricardo não é advogado.”

Gabarito: D.

Gabarito Noções de Análise de Dados e Inteligência Artificial

Questões de 16 a 20 elaboradas pelo professor Fabrício Melo

16–  Os arquivos digitais são capazes de armazenar diversos tipos de informações e, em geral, possuem uma extensão que indica o formato de dados contidos. As extensões de arquivos para imagens gráficas e para texto sem

formatação são, respectivamente,

(A) png e xis.

(B)  jpg e txt. –

(C) 7z e exe.

(D) md e doc.

(E) rar e docx.

GABARITO PRELIMINAR: LETRA B

COMENTÁRIO:

A) png (correto para imagem) e xis (não existe, incorreto para texto).

B) jpg (correto para imagem) e txt (correto para texto sem formatação). 

C) 7z (arquivo compactado, não é imagem) e exe (executável, nada a ver com texto).

D) md (markdown, arquivo de texto baseado em marcação) e doc (documento do Word, formatado).

E) rar (arquivo compactado) e docx (documento do Word, formatado).

17–  analista utiliza o navegador Google Chrome, que permite remover pop-ups, anúncios indesejados e softwares maliciosos. Considerando a necessidade de alterar as permissões de anúncios predefinidos, analise as afirmativas a seguir.

I. No computador, abra o Chrome e, na parte superior direita, clique no icone “Mais” (representado por três pontos verticais), em seguida, selecione “Definições” e, depois, “Privacidade e segurança”.

II. Clique em “Definições de sites”, em seguida, “definições de conteúdo adicionais” e, depois, “anúncios intrusivos”.

III. Selecione a opção desejada como predefinição e pressione o botão “Fechar o navegador”; ele será automaticamente reaberto com todas as abas anteriores restauradas, exceto as b l o q u e a d a s .

Está correto o que se afirma em

A) Il e Ill, apenas.

B) I e Il, apenas.

C) IlI, apenas.

D) II, apenas

E) I, II e III

GABARITO PRELIMINAR: SEM GABARITO

COMENTÁRIO: 

A Questão não tem nenhuma alternativa correta. Provavelmente poderemos ingressar com um recurso da seguinte forma

Veja:

Mudar as permissões padrão de anúncios

Para evitar anúncios invasivos ou enganosos, mude as configurações do site.

  1. No computador, abra o Chrome.
  2. No canto superior direito, clique em Mais e Configurações e Privacidade e segurança.
  3. Clique em Configurações do site e Mais configurações de conteúdo e Anúncios invasivos.
  4. Selecione a opção que você quer definir como padrão.

Fonte: https://support.google.com/chrome/answer/2765944?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop&oco=0

18– O Google Planilhas oferece amplo conjunto de funções que podem ser utilizadas em  fórmulas personalizadas desenvolvidas pelo usuário para processar dados e resolver situações que envolvam análise de dados.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, apenas funções da categoria “Consulta”e apenas funções da categoria

“Estatística”, respectivamente.

A) ISEMAIL(valor) e TYPE(valor) 

B) COL(referencia_da_celula) e DESVPAD.A(value1; ([value2;…])

C) LAMBDA(name, formula_expression) TETO.PRECISO(numero; [significancia))

D) EXPONDIST(x, LAMBDA, cumulative) e SORT(intervalo; coluna_a_classificar; crescente; coluna_a_classificar2; c r e s c e n t e 2 )

E) DIST.BIN.NEG.N(numero_de_falhas; numero_de_sucessos;probabilidade_de_sucesso) e TESTET(intervalo1; intervalo2;caudas; tipo)

GABARITO PRELIMINAR: LETRA B

COMENTÁRIO:

A) ISEMAIL(valor) (consulta?) e TYPE(valor) (estatística?)

  • ISEMAIL verifica se um valor é um endereço de email válido (Categoria: Informacional/Validação, não Consulta).
  • TYPE retorna o tipo do dado (Categoria: Informacional, não Estatística).

B) COL(referenciadacelula) e DESVPAD.A(value1; ([value2;…])  celula) e DESVPAD.A(value1; ([value2;…])

  • COL retorna o número da coluna de uma referência, Categoria: Consulta.
  • DESVPAD.A calcula o desvio padrão de um conjunto de valores, Categoria: Estatística.

C) LAMBDA(name, formula_expression) e TETO.PRECISO(numero; [significancia])

  • LAMBDA serve para criar funções personalizadas (Categoria: Lógica/Nova, não Consulta).
  • TETO.PRECISO arredonda para cima (Categoria: Matemática, não Estatística).

**D) EXPONDIST(x, LAMBDA, cumulative) e SORT(intervalo; colunaaclassificar; crescente; …) ** 

  • EXPONDIST faz parte da estatística (cálculo da função de distribuição exponencial).
  • SORT (CLASSIFICAR) organiza intervalos, Categoria: Consulta. 

Esta alternativa está invertida (estatística/consulta), não na ordem pedida.

E) DIST.BIN.NEG.N(…) e TESTET(…)

  • Ambas são de estatística (DIST.BIN.NEG.N = distribuição binomial negativa; TESTET = teste t de Student).

19– Os sistemas de aprendizado de máquina se enquadram em uma ou mais categorias de acordo com a forma como seus modelos aprendem a fazer previsões ou gerar conteúdo.

Modelos, que precisam Inferir suas próprias regras e fazem previsões com base em dados que não contêm respostas corretas, e cujo objetivo é Identificar padrões significativos nos dados, são conhecidos como:

A) modelos de linguagem de grande escala.

B) aprendizado não supervisionado.

C) aprendizado supervisionado.

D) aprendizado por reforço.

E) modelos generativos.

GABARITO PRELIMINAR: LETRA B

COMENTÁRIO: 

  • A) modelos de linguagem de grande escala.
    • Isso se refere a modelos como GPT, mas não é uma categoria de aprendizado.
  • B) aprendizado não supervisionado.
    • Correto! Esse tipo de aprendizado busca padrões, agrupamentos, associações em dados sem rótulos definidos.
  • C) aprendizado supervisionado.
    • No supervisionado, os dados possuem respostas corretas/rótulos.
  • D) aprendizado por reforço.
    • Aprendizado por tentativa e erro, normalmente com recompensas como feedback.
  • E) modelos generativos.
    • Esses podem ser supervisionados ou não supervisionados; não é uma categoria baseada na forma como aprendem.

20– Um Analista da Procuradoria sabe que a segurança da informação

 agrega benefícios para o seu setor e pode ser definida como uma série de boas práticas focadas especialmente em garantir a proteção dos dados da Prefeitura, a mitigação dos riscos e a adequação às leis vigentes. A esse respeito, relacione os pilares da segurança da informação listados a seguir às respectivas definições.

1. Confidencialidade.

2. Integridade.

3. Disponibilidade.

4. Autenticidade.

( ) Foca no fornecimento da informação, com base no princípio

de que ela estará disponível sob demanda, conforme um

acordo prévio, ou seja, nem sempre precisa estar disponível

24×7, podendo estar disponível apenas em uma janela de

t e m p o .

( )Visa assegurar que a informação foi produzida, expedida,

modificada ou destruída por uma determinada pessoa física,

equipamento, sistema, órgão ou entidade.

( ) Relaciona-se diretamente ao sigilo dos dados, tendo como

princípio básico que as informações serão tratadas apenas

pelas pessoas autorizadas a acessá-las, geralmente definidas

pela política de “necessidade de conhecer”.

( ) Refere-se à a veracidade da informação durante todo o seu

ciclo de vida, garantindo que permaneçam imutáveis, tanto em

repouso quanto durante a transmissão.

A relação correta, segundo a ordem apresentada, é:

A) 4 – 3- 1 – 2.

B) 2 – 4 – 1 – 3.

C) 3-2- 4 – 1.

D) 1 – 2 – 3 – 4 .

E) 3 – 4 – 1 – 2 .

GABARITO PRELIMINAR: LETRA E

COMENTÁRIO: 

“Foca no fornecimento da informação, com base no princípio de que ela estará disponível sob demanda, conforme um acordo prévio, ou seja, nem sempre precisa estar disponível 24×7, podendo estar disponível apenas em uma janela de tempo.”

  • Disponibilidade (3): Trata justamente de garantir que a informação estará acessível quando for necessário, de acordo com os requisitos do negócio.

“Visa assegurar que a informação foi produzida, expedida, modificada ou destruída por uma determinada pessoa física, equipamento, sistema, órgão ou entidade.”

  • Autenticidade (4): Garante que a origem, autoria e a identidade dos responsáveis pela informação sejam sempre confirmadas.

“Relaciona-se diretamente ao sigilo dos dados, tendo como princípio básico que as informações serão tratadas apenas pelas pessoas autorizadas a acessá-las, geralmente definidas pela política de ‘necessidade de conhecer’.”

  • Confidencialidade (1): Protege o acesso à informação, permitindo que somente usuários autorizados possam consultá-la.

“Refere-se à veracidade da informação durante todo o seu ciclo de vida, garantindo que permaneçam imutáveis, tanto em repouso quanto durante a transmissão.”

  • Integridade (2): Assegura que a informação não foi alterada ou corrompida, intencionalmente ou acidentalmente.

Gabarito Noções de Administração Pública

Questão 23 elaborada pelo professor João Leles

23 – Letra C
O programa finalístico é conjunto coordenado de ações governamentais que compõe a dimensão tática do PPA, e, portanto, retrata agendas de governo por meio de políticas públicas específicas

Gabarito Legislação Municipal e Ética do Servidor

Questões de 26 a 30 elaboradas pelo professor Diogo Surdi

26 – Letra e.
Nos termos da Lei Orgânica, os órgãos da Administração Pública    estão estruturados da seguinte forma.
Art. 142, § 1º São órgãos de direção superior, providos de respectivo assessoramento, as Secretarias Municipais, a Procuradoria Geral do Município, a Secretaria-Geral e a Diretoria Geral de Administração da Câmara Municipal e a Secretaria do Tribunal de Contas.
§ 2º São órgãos de direção intermediária, providos de respectivo assessoramento, as autarquias e fundações.
§ 3º São órgãos de execução aqueles incumbidos da realização dos programas e projetos determinados pelos órgãos de direção.

Logo, todos os itens estão corretos.


27 -Letra d.
Para estudo no exterior, o tempo máximo admitido é de 12 meses. Logo, estão corretos, apenas, os itens I e II.
Art. 64 Além do tempo de serviço prestado pelo funcionário no desempenho de seu cargo, também será considerado de efetivo exercício o afastamento em virtude de:
V- júri e outros serviços obrigatórios por lei;
XI- estudo no exterior ou em qualquer parte do território nacional, com autorização da administração e não ultrapasse o prazo de 12 (doze meses); No caso de estudo ou missão no exterior, o tempo máximo admitido é de 24 meses.
XVIII- exercício de cargo em comissão ou função de confiança no serviço público federal, estadual ou municipal, inclusive na administração indireta;


28 – Letra b.
O recebimento da petição inicial, dentre as situações elencadas, é a única hipótese em que não teremos a interrupção do prazo prescricional.
Art. 23, § 4º O prazo da prescrição referido no caput deste artigo interrompe-se:
I – pelo ajuizamento da ação de improbidade administrativa;       
II – pela publicação da sentença condenatória;
III – pela publicação de decisão ou acórdão de Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal que confirma sentença condenatória ou que reforma sentença de improcedência;
IV – pela publicação de decisão ou acórdão do Superior Tribunal de Justiça que confirma acórdão condenatório ou que reforma acórdão de improcedência;
V – pela publicação de decisão ou acórdão do Supremo Tribunal Federal que confirma acórdão condenatório ou que reforma acórdão de improcedência.


29 –Letra a.
Apenas o Item II está errado. A obrigatoriedade de divulgação abrange apenas a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet).
Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.
§ 2º Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet).
Art. 9º O acesso a informações públicas será assegurado mediante:
II – realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação.


30 –Letra d.
Caso o funcionário esteja ausente do Município do Rio de Janeiro, e absolutamente impossibilitado de locomover-se, por motivo de saúde, poderá ser admitido laudo de médico particular, com firma reconhecida, desde que o prazo da licença proposta não ultrapasse 90 dias (e não 60 dias, conforme mencionado no item II).
Art. 88, § 2º – Incumbe à chefia imediata promover a apresentação do funcionário à inspeção médica, sempre que este a solicitar.
Art. 89, § 1º – Caso o funcionário esteja ausente do Município do Rio de Janeiro, e absolutamente impossibilitado de locomover-se, por motivo de saúde, poderá ser admitido laudo de médico particular, com firma reconhecida, desde que o prazo da licença proposta não ultrapasse 90 (noventa) dias.
Art. 91 O funcionário não poderá permanecer em licença para tratamento de saúde por prazo superior a 24 (vinte e quatro) meses, exceto nos casos considerados recuperáveis, em que, por proposta da junta médica, esse prazo poderá ser prorrogado.

Gabarito PGM RJ: gabarito preliminar

O gabarito oficial preliminar e o resultado preliminar da Prova Objetiva, bem como o espelho de correção e o resultado preliminar da Prova Dissertativa serão divulgados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pgmcmrio.

Gabarito PGM RJ: recursos

O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar e o resultado preliminar das Provas Objetiva e Discursiva terá o prazo de 2 dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses.

Confira os recursos elaborados pelos especialistas do Gran!

Prova concurso PGM RJ: análise

Fez a prova da Procuradoria Geral Municipal do Rio de Janeiro neste domingo (14/09)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

Resumo do concurso

Concurso PGM RJProcuradoria Geral do Rio de Janeiro
Situação atualEdital publicado
Banca organizadoraFGV
CargosDiversos
EscolaridadeSuperior
Carreirasjurídica, administrativa, comunicação
LotaçãoRio de Janeiro
Número de vagas41 vagas + CR
RemuneraçãoR$ 7.405,92 + aproximadamente R$ 5 mil em benefícios
Inscrições30/06/2025 a 31/07/2025
Taxa de inscriçãoR$ 100,00
Data da prova objetiva14/09/2025
Clique aqui para ver o edital PGM RJ
Concurso PGM: resumo

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
11 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado