O mundo só fala em Inteligência Artificial, famosa IA, Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer), redes neurais e por aí vai.
E fica aqui uma pergunta bastante intrigante e talvez até sem resposta, a depender do ponto de vista.
Então, a IA é uma vilã ou uma aliada?
Digo-lhes que, realmente, depende. L
Falando bem de forma simplória sobre o assunto, a pouco mais de um mês, foi publicada uma carta aberta assinada por grandes nomes do mercado tech, como Elon Musk e Steve Wozniak pedindo um freio nos avanços dos estudos relacionados à IA, pois teme-se que a humanidade pode não conseguir acompanhar o crescimento exacerbado das tecnologias.
E posso dizer que depois do GPT, a coisa mudou muito.
Esse surgimento, envolvendo redes neurais, que é um tipo de IA, onde computadores são ensinados a processar dados de uma forma inspirada pelo cérebro humano (machine learning), que usa nós ou neurônios interconectados em uma estrutura em camadas, semelhante ao cérebro humano, é um marco nos avanços da tecnologia.
Realmente, temos um marco na história…
Um ponto importante que devemos destacar no que se refere ao GPT é o fato dessa tecnologia estar na nuvem, sem nenhum custo, isso permite que o acesso seja rápido e fácil para qualquer pessoa, que tenha acesso à internet. Algo que é muito acessível, inclusive para os pequenos negócios.
Então, tudo que existe de conteúdo na internet é o alimento dessa tecnologia nomeada como Chat GPT e, a partir disso, esse GPT irá responder aos questionamentos dos usuários (que falamos que são os comandos).
E, à medida que vamos treinando a máquina, ou seja, a ferramenta, ela vai ficando mais desenvolvida.
Resumindo é: à medida que o usuário vai fazendo as perguntas à ferramenta, ela vai se desenvolvendo e devolvendo respostas mais e mais elaboradas.
Mas, veja bem, por mais inteligente que essa ferramenta seja, ELA é ainda uma ferramenta.
Mas, agora vamos ao ponto alto do Artigo. Por que temos que ter medo da IA?
Ou não devemos?
Claro que com o avanço da IA, já estamos tendo impacto no nosso dia-a-dia.
Isso é percebido na quantidade de empregados, que estão sendo demitidos.
“O CEO da IBM, Arvind Krishna, afirmou que a empresa deve interromper as contratações de novos funcionários em trabalhos que possam ser feitos por inteligências artificiais. O executivo pretende substituir empregados de carne e osso em áreas não voltadas para o cliente.
A previsão inicial seria trocar 7,8 mil empregos de pessoas por robôs capazes de automatizar determinadas tarefas, inclusive na área de recursos humanos. Ele não disse se pretende realizar rodadas de demissão, mas garantiu que alguns cargos não serão repostos quando ficarem vagos.
Ou seja, para aqueles profissionais, que realizam atividades rotineiras repetitivas vão sim serem substituídos por um robô. ”
“03/05/2023”
Mas, pense em um setor de vendas, por exemplo, que na sua na maior parte necessita das “soft skills” (competências comportamentais). O chat por mais apurado que seja, ainda não possui aquela habilidade de empolgar o cliente, de gerar emoções ao oferecer um determinado produto ao cliente, e mais de passar segurança quanto à aquisição de uma determinada venda.
Todas essas etapas que envolvem a emoção não podem ser geradas pelo chat. Só o ser humano consegue.
Outro exemplo, anúncios, maketing de produtos. Quem garante que um texto de um anúncio gerado pelo GPT vai trazer resultados?
Agora, não é por isso que devemos ficar de braços cruzados. Provavelmente, como esse avanço tecnológico, precisamos nos adaptar ao momento e lembrar que nós estamos em constante evolução.
Então, é hora de se colocar em posições mais estratégicas e menos operacionais, focadas mais em planejamentos. Isso claro que é um conselho para alguns postos profissionais e para alguns setores, pois outros realmente serão “engolidos” pela IA.
É isso, Pessoal.
Bons estudos!
Profª. Samantha Gomes
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: