Olá pessoal! Sou a professora Débora Juliani, farmacêutica, especialista em Análises Clínicas e faço parte do time de professores do Gran Concursos.
Neste artigo, vamos abordar um tema sobre o qual eu falei com você lá atrás, em abril de 2020: as Residências para Farmacêuticos. Na época, no artigo intitulado “Sou Farmacêutico(a): vale a pena fazer Residência?” eu te disse que, definitivamente era uma excelente oportunidade: associar um intenso aprendizado, com muita prática e ainda receber uma bolsa fixa de valor elevado em seu início de atividade profissional, em uma das especializações mais concorridas e valorizadas da profissão!
Em outro artigo, também de abril de 2020, intitulado “Em quais áreas posso fazer Residência?” eu te apresentei, ainda, diversas opções de instituições públicas e privadas que oferecem vagas para Residência nas mais diversas áreas da profissão farmacêutica, incluindo Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar/Gestão Hospitalar, Atenção Básica/Saúde da Família, Oncologia/Hematologia, Saúde do Adulto/Saúde do Idoso e até mesmo Tecnologias Aplicadas à Industria Farmacêutica. Se você não conferiu este artigo, vale super a pena dar uma olhada no menu de opções, por assim dizer! Segue o link para você: https://blog.grancursosonline.com.br/em-quais-areas-posso-fazer-residencia/
O tempo passou… Para ser mais exata, três anos e meio se passaram, e talvez você esteja se perguntando: “Mas e aí professora, você ainda acha que vale a pena fazer Residência?”. E sem maiores delongas, já vou logo te respondendo que SIM, mais do que nunca acho que vale a pena para você, que está prestes a se formar em Farmácia ou formou-se recentemente e está um pouco perdido em relação às suas próximas escolhas profissionais, escolher o caminho da Residência!
E sabe porquê? O mercado de trabalho na iniciativa privada está mais acirrado do que nunca! E a experiência adquirida nos dois anos de formação, que totalizam impressionantes 5.760 horas de prática no serviço (20% de estudos teóricos e 80% de atividades práticas) passa a fazer uma enorme diferença entre você e o outro candidato à vaga, que não possui Residência. Ou seja, ser egresso de uma residência, não só melhora a sua própria confiança frente aos desafios da profissão, mas também te coloca em vantagem competitiva no mercado!
Além disso, você certamente percebeu como os Editais de Concursos Públicos estão saindo com frequência neste ano de 2023, não é mesmo? E muitos deles exigem não apenas o diploma de graduação, mas também uma especialização por parte do profissional farmacêutico, sem contar os Editais que trazem a Prova de Títulos como parte do processo seletivo.
E é aí que, novamente, entra a Residência, pois você já sabe, mas não custa lembrar que trata-se de um curso de pós-graduação latu sensu, oferecido por instituições, como universidades, centros educacionais e hospitais. Assim, ao final da residência, você terá um diploma de especialização, satisfazendo aos pré-requisitos dos Editais ou pontuando nas Provas de Títulos, por exemplo.
E o que já era bom em 2020, melhorou ainda mais: a remuneração! Na época, as residências possuíam bolsa fixa de R$3.330,43, independente da área. Mas desde 1º de janeiro de 2022, a bolsa paga aos residentes passou a ser de R$ 4.106,09. Ou seja, você tem a chance de receber uma remuneração, muitas vezes maior do que a média salarial do mercado de trabalho, para estudar e aprimorar o seu currículo!
Vale lembrar que os processos seletivos ocorrem anualmente. O calendário varia, mas normalmente o lançamento dos editais ocorre em novembro/dezembro, com inscrições em janeiro/fevereiro, e aplicação de provas até o início de março.
Além disso, diferente do que ocorre na área médica, em que as residências são quase obrigatórias, nas demais áreas da saúde, ainda não estão disseminadas como deveriam, principalmente por desconhecimento dos profissionais acerca de todas estas vantagens. Isso é um ponto que favorece você, que teve a oportunidade de ler este artigo e saiu na frente da concorrência por adquirir essas informações!
Por fim, deixo aqui para vocês a página do Gran Concursos voltada para as Residências em Saúde: https://www.grancursosonline.com.br/concurso/saude-residencias. Nela você encontra diversas opções de Residências, com os Cursos Preparatórios mais completos do Brasil!
Merece destaque, por exemplo, o processo seletivo ENARE (Exame Nacional de Residência) 2023/2024, que é um processo seletivo unificado, por meio de uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/MEC). Com ele, você economiza tempo e dinheiro pois se prepara para apenas uma prova e tem a oportunidade de escolher a instituição de sua preferência, dentre as que optam por integrar o ENARE.
Muito bom, não é mesmo? Então eu vou ficando por aqui e te sugiro a começar o quanto antes a sua preparação com o Gran Concursos, antes que a concorrência fique cada vez maior…
Um forte abraço e bons estudos!