Nosso entrevistado do quadro”Cheguei Lá” de hoje é Nelson João Riello Neto, 27 anos, formado em Tecnologia de Materiais e que, no momento, está terminando sua segunda graduação em Engenharia de Produção. Nessa entrevista Nelson compartilha conosco um pouco da sua história de vida, da sua jornada de estudos para concursos públicos e da conquista do 8º lugar no concurso do INSS no cargo de técnico do Seguro Social em Sorocaba -SP.
Nelson conta que optou pela carreira pública pela qualidade de vida, estabilidade e para fugir do estresse que vivia em seu antigo trabalho. “Trabalhei por alguns anos em uma grande montadora de veículos e acabei entrando para o mundo dos concursos para fugir do estresse e da má qualidade de vida que tinha na indústria.”
O entrevistado conta que sua trajetória nos concursos públicos teve início há 3 anos e que logo sentiu que com muita dedicação e foco nos estudos era completamente possível tornar-se um servidor público. “Minha trajetória começou em 2014, sendo iniciada com poucas horas de estudo, já que na época trabalhava e fazia faculdade, prestei alguns concursos e vi que não era um bicho de sete cabeças como as pessoas acham, percebi que com uma dedicação integral conseguiria ter êxito e a sonhada estabilidade”
O aprovado conta que, ainda no início de sua caminhada dentro dos certames públicos, logrou êxito em alguns concursos de âmbito municipal, mas o seu foco foi direcionado para o certame do INSS 2016 quando o edital foi divulgado. “Fiz vários concursos municipais e obtive aprovação em alguns, inclusive um primeiro lugar para uma câmara municipal de uma cidade vizinha. O Concurso do INSS foi uma preparação de Deus, porquanto queria passar em um concurso federal sem sair do meu estado e agora vou trabalhar a 20 minutos de casa”
O entrevistado conta que na época da sua preparação para o concurso do INSS deixou o emprego para dedicar-se exclusivamente ao concurso e que, apesar da dificuldade que viveu no período, sua aprovação fez tudo valer a pena. ” Deixei o emprego e me dediquei 100% para esse concurso(cerca de 8 horas líquidas por dia), confesso que não foi nada fácil e inclusive não indico sair do emprego antes do edital. O concurso demorou muito para sair e já tinha acabado todos os meus recursos, foi um Deus nos acuda (risos). Estudei cerca de um ano e meio com dedicação exclusiva para o INSS e, graças a Deus, fui aprovado dentro das vagas imediatas e em uma das GEXS executivas mais concorridas de São Paulo.”
O entrevistado conta que sua rotina de estudos pré e pós edital, foi com intensa dedicação na matéria-chave do concurso (Direito Previdenciário) e em Português, ele sabia que essas disciplinas definiriam posições importantes na classificação final do concurso. “No que se refere a divisão das matérias, a dedicação em Direito Previdenciário foi intensa, além disso estudei bastante Português, que sempre é cobrado amplamente em provas de nível médio. Minha rotina depois do edital foi a mesma, todavia foquei mais em questões, simulados e lei seca.”
“Comecei meus estudos com a excelente didática do professor Carlos Mendonça e aproveitei muitos os Aulões do Gran Cursos Online, que por sinal são sempre de grande qualidade.”
Nelson conta que o Gran Cursos Online foi de grande importância para sua aprovação, ele destaca que o curso específico de Direito Previdenciário do professor Carlos Mendonça foi muito importante para absorver uma disciplina completamente nova. Também frisa que os aulões do Projeto INSS contribuíram muito para seu aprendizado e consequente desempenho na prova. “Comecei meus estudos com a excelente didática do professor Carlos Mendonça e aproveitei muitos os Aulões do Gran Cursos Online, que por sinal são sempre de grande qualidade.”
O Técnico do Seguro Social comenta, com a alegria de “Quem Chegou Lá” a sensação de ter visto seu nome na lista de aprovados do concurso. “Realmente a sensação de aprovação é indescritível e compensa a trabalhosa jornada, minha nomeação saiu semana passada e ainda estou comemorando.”
O entrevistado conta que continuará estudando depois dessa aprovação pois pretende ingressar, em um futuro próximo, num concurso de nível superior. “Continuarei estudando agora com foco em concursos de nível superior, quem sabe alguma agencia reguladora ou Receita federal.”
Nelson deixa algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar agora, ou mesmo para quem já enfrenta a jornada de estudos. Por fim, ele deixa sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam, assim como ele, “Chegar Lá”. ” Meus conselhos para aqueles que estão ainda na luta são simples: Amigos, ser aprovado não é difícil e muito menos impossível, basta esforço e perseverança, invista muito em exercícios comentados e simulados, façam concursos municipais para se manterem motivados e foquem na banca examinadora. No caso da banca CESPE existem técnicas simples que ajudam muito para essa banca e por favor não desistam pois a aprovação, acreditem, ela chega.”
Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso: