O concurseiro e a preocupação com a idade

Por
3 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Do lado de cá, tudo ótimo.

Tenho percebido, através das redes sociais, que uma das maiores preocupações dos concurseiros não é com o conteúdo das provas, com a publicação dos editais ou com as bancas dos concursos. Um ponto sempre levantado é em relação à idade para a aprovação.

Sempre recebo muitas dúvidas e desabafos de pessoas se sentindo atrasadas, “velhas”, fracassadas, por não terem conquistado determinados objetivos até uma certa idade, e isso ocorre com pessoas de 20 e de 50 anos.

O mundo anda tão competitivo e ansioso que as sensações de frustração e atraso para o sucesso profissional atingem a grande maioria. Não importa a área de atuação, a classe social e o grau de instrução.

A era das redes sociais intensificou isso, porque o acesso à vida do outro se tornou muito mais fácil e, em consequência, vem a comparação. As outras pessoas sempre parecem mais bem-sucedidas, mais realizadas, mais felizes. Mesmo sabendo que a internet não é espelho da realidade, é difícil se desapegar do que a gente vê o tempo todo, e parece tão real.

No caso dos concurseiros, a situação é ainda mais grave, pois existe uma constante sensação de vida estagnada, sem conquistas, sem sucesso, enquanto as outras pessoas parecem estar bem, prósperas, realizando seus sonhos, se destacando profissionalmente, curtindo, viajando. E isso só reforça o pensamento autodestrutivo de estar ficando para trás.

Colocar prazo para a aprovação não vai te ajudar no processo, pelo contrário, só vai te trazer mais ansiedade. Entenda: não tem como você estar “velho” para concurso, porque não existe idade certa para ser aprovado, exceto em concursos militares. Fora isso, em todas as outras áreas (concursos policiais, fiscais, de tribunais, bancários, etc.), não existe idade máxima. Sendo assim, se você até agora não está na idade de aposentadoria compulsória, ainda está em tempo.

A primeira coisa a se pensar é: o tempo não volta. Se você está com 30 anos, não pode voltar a ter 20. Se está com 40, não pode voltar a ter 30. É impossível ficar mais novo. Assim, é absolutamente inútil preocupar-se com o tempo que já passou, já que não podemos voltar atrás para fazer diferente.

A segunda constatação é: o tempo vai continuar passando. É impossível impedirmos a sua passagem. Se você decidir estudar para concurso ou concluir que já não dá mais tempo para isso, daqui a dois anos você terá exatamente a mesma idade, nas duas opções.

E aí, cabe a você avaliar se vale a pena abraçar o projeto e deixar de lado esses pensamentos que em nada somam, ou se vai se entregar para o pessimismo, pensar que está velho, e observar o tempo passar sem mudar nada enquanto fica mais velho ainda.

Para algumas pessoas, parece ser difícil aceitar isso, mas eu não tenho a menor dúvida de que a vida de cada um caminha com os acontecimentos e ensinamentos necessários. Talvez você se sinta frustrado por não ter passado no concurso antes porque você ainda não entendeu que precisava viver outras experiências naquele momento.

A gente tenta ter o controle de tudo, fazer planos, colocar prazo em nossos sonhos, mas as coisas acontecem exatamente no tempo certo. Não se culpe nem sofra por não ter se dedicado mais quando era mais jovem, por não ter abraçado o projeto mais cedo, porque naquela época você não estava pronto para isso. Apenas aceite e se perdoe.

Tudo o que temos é o aqui e o agora. O que ficou para trás não volta. Mas você pode fazer diferente daqui pra frente. Pode tomar a decisão de levar os estudos a sério de uma vez por todas, de se dedicar e dar o seu melhor. O seu compromisso é com você, não estamos em uma competição, muito menos em uma corrida.

As nossas vidas não seguem um roteiro de filme, não temos como garantir que todas as “cenas” acontecerão exatamente do jeito que queremos e no tempo desejado. A vida é complexa, com imprevistos, novidades, aprendizados. Se uma coisa indesejada acontecesse diferente, talvez muitas outras coisas boas e desejadas não teriam acontecido. E, se uma coisa que aparentemente deu errado tivesse dado certo, as consequências poderiam ter sido extremamente diferentes, levando a nossa caminhada para um rumo pior.

Não se preocupe com a idade, se preocupe com a conquista! Se ela vale a pena, o tempo investido também vale. Acredite em você, acredite no seu processo. Não pense que o seu tempo passou, porque se você está vivo, o seu tempo é hoje.

Contem comigo e estamos juntos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura