Você é uma pessoa focada?
Sim?
Não?
Deixe-me perguntar de uma maneira diferente: por quanto tempo você consegue manter o foco em uma única tarefa?
Difícil responder, certo?
Isso acontece porque a maioria das pessoas nunca parou para medir quanto tempo consegue ficar focada em uma única tarefa antes de perder o foco.
Vou apresentar uma situação mais palpável para você. Imagine-se na última vez em que você precisou realizar algo importante, que necessitava de sua total atenção. Serve qualquer coisa (ler um edital, escrever um resumo, declarar o imposto de renda). Quanto tempo você conseguiu se manter focado antes de trocar de tarefa ou de ser interrompido?
Difícil responder com exatidão, certo?
Muito alunos sentam para estudar e só começam realmente depois de horas. Primeiro arrumam a mesa todinha. Depois ligam o computador, abrem o YouTube e veem os vídeos em alta. Nisso já se foi quase 1 hora. Olham o e-mail, leem as conversas no WhatsApp. Olham um pouquinho o Instagram. Quando toda essa saga termina, já é hora de lanchar. Estudo que é bom, nada. Estudo para que mesmo?
Muita gente tem tempo e não sabe usar, pois se concentrar é um desafio.
Há estudos que afirmam que o tempo máximo que a mente humana consegue se manter focada é 90 minutos. Uma técnica muito conhecida sobre concentração e foco é a técnica Pomodoro ou Pomodori. Explicando-a de maneira simples, ela consiste em estudar por 25 minutos cronometrados e descansar por 5 minutos. Não estou aqui para dizer se os estudos estão certos ou errados. Toda técnica tem seus méritos e funcionalidades.
No entanto, nós estamos falando de você. Por quanto tempo você consegue manter o foco?
Existe uma forma fácil e prática de descobrirmos isso. Blocos de estudo que durarão o tempo que for bom para você. Tudo que você precisa é de uma tarefa para executar (leitura, estudo, redigir uma redação) e de um cronometro. Agora vamos definir um tempo. Vale qualquer tempo. Vamos começar com 5 minutos. Coloque um timer em contagem regressiva de 5 minutos. Se você não possui um timer, utilize o seu celular. Coloque-o para despertar daqui a 5 minutos e inicie a tarefa. São apenas 5 minutos. Sugiro que você faça o teste.
E então?
Conseguiu?
No início vai parecer estranho, você vai ficar agoniado, você vai querer fazer alguma coisa, você vai ficar parecendo um robô. Não tem problema nenhum sentir tudo isso, o grande problema é fazer uma fez e achar que será 100% incrível. Não é bem assim, né? Tudo que um dia era impossível se tornou possível por que alguém deu o primeiro passo em busca de mudar. Com tempo e prática, você acaba ganhando consistência habitual, essa consistência faz toda a diferença para chegar onde ser quer. A disciplina nada mais é que um passo dado todo dia, todo dia.
Vai chegar uma hora em que você vai avançar para 10 minutos. Se ficar muito cansativo, volte e diminua para 7 minutos, talvez você se sinta mais confortável. O importante aqui é você se manter focado durante o tempo de estudo. Garanto a você que, com a prática, o tempo dos seus blocos de estudo ficará maior.
A percepção de mudança começará quando você insistir e não quando você desistir. A concentração vai chegar quando você entender que o seu sonho vai mudar não só a sua vida como também a vida das pessoas que você ama. Somos dotados de habilidades surreais. Uma pessoa com sede de vencer simplesmente vence. Uma pessoa que leva as coisas no oba-oba vai passar a vida reclamando. Ela nunca teve concentração e nunca terá, pois tudo o que ela pensa em fazer, ela já pensa que vai dar errado, e é assim que acontece.
Vamos revisar o nosso passo a passo para implementar essa técnica e exponenciar os seus resultados?
PASSO A PASSO PARA IMPLEMENTAR BLOCOS DE ESTUDO
- Prepare-se para focar em apenas uma matéria. Sua atenção deve estar direcionada. Caso surjam pensamentos de tarefas que tenha a fazer, anote-as em bloco de notas ou em sua agenda para que você as realize em um segundo momento. Agora é a hora de se concentrar e focar no aprendizado.
- Separe o seu material de estudo e um timer (pode ser o seu celular).
- Selecione o tempo pelo qual você permanecerá estudando (5, 10 ou 15 minutos) e programe o despertador.
- Quando concluir esse bloco, PARE de estudar e descanse um pouco. Cabe ressaltar aqui que no começo apenas 2 ou 3 minutos de descanso serão suficientes para que seu cérebro esteja descansado. No entanto, quando seus blocos de estudo atingirem a marca de 60 ou 90 minutos, você deve se permitir um intervalo mais longo, de 10 a 15 minutos. Alongue-se caso seja possível.
Por fim, uma dica que pode ajudá-lo muito são os ruídos brancos. Isso mesmo, ruídos irão ajudá-lo a manter o foco. Estudos comprovam que sons naturais ou ruídos brancos impedem que seu cérebro se distraia com interações externas. No YouTube e no Google tem vários vídeos de ruídos brancos; lá você encontrará diversas opções para aumentar o seu foco.
Se um dia você quiser desistir, lembre-se de que estamos aqui para te ajudar a chegar lá e não para te ajudar a desistir. O coaching muda vidas, o coaching muda histórias, o coaching ajuda pessoas a viverem os seus sonhos.