O que fazer após uma reprovação?

Por
3 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.

Hoje vamos conversar sobre um tema delicado. Fato é que poucos alunos sabem lidar com uma reprovação. O problema disso é que muita gente perde mais tempo se lamentando da reprovação do que de fato analisando as razões que o levaram a reprovar.

Eu sei que já te falaram, por diversas vezes, que “basta continuar na fila dos concurseiros que a hora da sua aprovação chegará”. Não é bem assim, viu?! Passa aquele(a) que está melhor preparado(a), e não quem mais estudou ou estuda há mais tempo.

Bom, vamos lá. Reprovar não é fácil para ninguém. Entretanto, no mundo dos concursos públicos, reprovar é “o normal”. Raramente alguma pessoa é aprovada no primeiro concurso que faz.

A realidade que encontramos é que poucos são os alunos que, de fato, aprendem com a reprovação. E o ponto principal disso tudo é: passar em concurso público exige uma autoanálise constante do candidato.

Em razão disso, se você é o aluno que entrou em um ciclo de reprovações e que ainda não conseguiu entender as razões as quais estão te levando a reprovar nas provas, questione-se sobre o seguinte:

 

01) VOCÊ SABE ESTUDAR DA FORMA ADEQUADA PARA A PROVA QUE ALMEJA SER APROVADO?

Eu começo por esse ponto porque eu te garanto que uma pessoa que estuda muitas horas por dia pode nunca ser aprovada em concurso público, mas uma pessoa que estuda certo, mesmo que por poucas horas por dia, com certeza será aprovada.

De modo geral, reflita se você está estudando de forma ativa, se está realizando as revisões da forma e no período certo, se está resolvendo questões e montando o seu caderno de erros. Verifique se você está evoluindo no edital ou se você somente estuda os mesmos temas sem conseguir avançar. Perceba se você está sabendo diferenciar o seu estudo pré-edital do seu estudo pós-edital. Afinal de contas, são períodos que exigem formas e intensidades diferentes no processo de estudos.

Busque estudar de forma profissional, e não apenas cumprindo tabela de cronograma de estudos. Entenda o seu concurso. Desmembre o edital. Estude aquilo que realmente cai na sua prova, sem perder tempo.

 

02) VOCÊ REALMENTE DÁ O SEU MÁXIMO DENTRO DA REALIDADE QUE VOCÊ TEM?

Pessoal, vamos partir do seguinte pressuposto: todo mundo que passou em um concurso público concorrido, realmente estudou muito e, principalmente, estudou certo. Mas esse “estudou muito” não significa, necessariamente, quantidade de horas por dia.

Esse “ter estudado muito” deve ser compreendido como: a pessoa deu o seu máximo dentro da realidade que ela tinha, ou seja, se você tem 4 horas por dia para estudar, estude por 4 horas. Se você tem 8 horas por dia para estudar, estude por 8 horas.

É comum que os alunos me questionem quantas horas por dia eu estudava, e a minha resposta é sempre a mesma: todas as horas disponíveis que eu tinha, eu estudava.

Dê o seu máximo, dentro da sua realidade.

 

03) VOCÊ SABE RESOLVER UMA PROVA?

Durante esses anos acompanhando os alunos, percebi que a maioria não tem nenhuma estratégia para o dia da prova. Poucos são os alunos que realmente se preocupam em formar uma estratégia de resolução de provas.

Você deve construir a sua estratégia de prova quando resolve os simulados. Defina por qual matéria você vai começar a prova e por qual matéria você vai terminá-la. Sugiro que comece pelas disciplinas que você tem mais facilidade.

Preocupe-se, na primeira leitura da prova, em resolver as questões muito fáceis, fáceis e médias. Deixe as questões difíceis e trabalhosas para o final.

Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o feedback de vocês. Sugiro, também, que vocês conheçam a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo,

 

            Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

            No Instagram: mari.fioravante


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura