O que foi ou o que é o Dia D para você?

Por
2 min. de leitura

dia_dMuitas Instituições de Ensino utilizam o termo Dia D, mas você se recorda o que foi esse período histórico?
Durante a 2ª Guerra Mundial, os desembarques foram operações durante a invasão da Normandia pelos Aliados, também conhecidas como Operação Overlord e Operação Netuno.
No dia 6 de junho de 1944 (chamado de Dia D), cerca de 100 mil soldados, com o apoio de 6 mil navios e 5 mil aviões, desembarcaram na costa da Normandia, França, abrindo uma nova frente de guerra no oeste.
O assalto foi realizado em duas fases: uma aterragem de assalto aéreo de 24 mil britânicos, estadunidenses, canadenses e tropas livres de franceses aerotransportados pouco depois da meia-noite e um desembarque anfíbio da infantaria aliada e divisões blindadas na costa da França, com início às 6:30 da manhã.
Havia também as operações de engodo montado sob os codinomes Operação Glimmer e Operação Tributável para distrair as forças da Alemanha nazista das áreas de pouso real.
A operação foi a maior invasão anfíbia de todos os tempos, com o desembarque de mais de 160 mil tropas em 6 de junho de 1944. 195.700 pessoas das marinhas navais e mercantes aliadas em mais de 5.000 navios foram envolvidos na operação. Soldados e material foram transportados a partir do Reino Unido por aviões carregados de tropas e navios, desembarques de assalto, suporte aéreo, interdição naval do canal da Mancha e fogo naval e de apoio.
Os desembarques ocorreram ao longo de um trecho de 80 km na costa da Normandia dividida em cinco setores: UtahOmahaGoldJuno e Sword.

No vocabulário militar, o Dia D (do inglês D-Day) é um termo usado frequentemente para denotar o dia em que um ataque ou uma operação do combate devem ser iniciados.
A expressão Dia-D (D-Day) apareceu pela primeira vez nas ordens de batalha do Exército dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.
A utilização de um nome em código para o dia de início de uma operação, em sua fase de planejamento, leva em consideração que várias medidas devem ser tomadas antes e após o início dos combates e que devem ser organizadas em função da data e hora precisas da operação.
Entretanto, tendo em vista que vários fatores podem alterar o dia de início de qualquer operação militar, seria impossível e até mesmo inseguro fazer circular vários documentos contendo a data específica.
Assim o planeamento é estruturado marcando-se o Dia (D), Hora (H) e minuto (M) do começo da ação e calculando-se tudo estrategicamente.
O dia anterior é dia D – 1, a hora anterior é hora H – 1. O segundo dia de operação é Dia D + 1. E assim por diante.
O Dia D (Operação Netuno) mais famoso da história militar, como dito, foi 6 de Junho de 1944 – o dia em que a Batalha da Normandia começou – iniciando a libertação do continente Europeu da ocupação Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi a nona operação da Segunda Guerra Mundial com maior número de baixas (Barbarossa – 1.582.000; Stalingrado – 973.000; Cerco de Leningrado – 900.000; Kiev – 657.000; Operação Bagration 1944 – 450.000; Kursk – 325.000; Berlim – 250.000; Campanha Francesa de 1940 – 185.000; Operação Overlord ou DIa D- 132.000).
E, a partir dessa triste e ao mesmo tempo heróica história de guerra, muitas empresas, instituições, associações, universidades etc, quando precisam marcar com veemência algum acontecimento, batizam-no de Dia D.
Trata-se de nomenclatura de domínio público e de contexto histórico-épico. São nesses momentos de embate que se engrandece na luta! Portanto, faça todos os dias de sua vida de estudos para a OAB um Dia D, pois tomar posse da sua Normandia é, ao final, conquistar a sua Carteira da Ordem e poder sentir orgulho de dizer:
Vim, vi e venci! Eis meu derradeiro Dia D!
Que nosso pensamento mais positivo, esteja com você sempre!
Fonte: Wikipedia (adaptada) 

2ª Fase de Penal do XIX é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!

 

Coordenação Pedagógica – Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar para a 2ª fase e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

ordem-620x237

Por
2 min. de leitura