“O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo.”
Leonardo da Vinci
Quanto tempo você acha que a sua desorganização está custando a você? Se você é uma pessoa organizada que nunca se atrasa para seus compromissos, uma pessoa que sabe exatamente onde se encontram todos os seus pertences e que consegue com facilidade acessar o seu material de estudo por ele estar muito bem identificado e organizado, por favor, pare de ler este artigo, ele não é para você. Se esse não for o seu caso, dê prosseguimento à leitura.
A falta de organização pode nos custar muito tempo. Pode nos custar, inclusive, a nossa reputação, ou nos dar um título (merecido) de irresponsável. Veja se você se identifica com a seguinte situação:
- Você está pronto para sair de casa. Está arrumado, perfumado e bem-apresentado da forma que deseja. Olha para o relógio e identifica que dessa vez você está no horário, inclusive está um pouco adiantado. Agora só resta entrar no carro e deslocar-se para encontrar com a sua cara metade. MAS como você entrará no seu carro sem a chave? Você começa a procurá-la e não a encontra, pergunta se alguém a viu, porém ninguém sabe onde ela está. Aquele tempo que estava sobrando para você sair de casa se esgota e em breve você estará atrasado para o seu encontro.
Perceba que utilizei o exemplo da chave como objeto e do encontro como a situação. Poderia ser qualquer outro objeto e qualquer outra situação. Imagine se fosse a sua carteira com os seus documentos no dia do seu concurso. Dá arrepios só de imaginar essa situação, concorda? Essas circunstâncias acontecem diariamente, mas só damos atenção a elas quando implicam em algo mais grave, como perder a prova para a qual tanto estudamos.
Mas será que a desorganização só nos rouba tempo em situações concretas? Não estariam nos cerceando uma liberdade de escolha sobre o que fazer com um tempo extra? Afirmo a vocês que isso acontece diariamente. Não separar um tempo para organizar a sua rotina está roubando boas oportunidades. Se você não tem tempo ou paciência para organizar a sua agenda ou as suas próximas tarefas, fique tranquilo, você continuará exatamente como está, SEM TEMPO. Caso você queira otimizar seu tempo e utilizá-lo de maneira melhor, seja qual for o seu objetivo (estudar, frequentar a academia, ter mais tempo para família), aqui vai uma diga que irá auxiliá-lo: estabeleça uma rotina semanal.
Pode parecer muito simples, mas colocá-la em prática não é tão fácil. Portanto, vamos nos organizar de maneira prática.
Primeiro Passo: Com o auxílio de um Planner ou do modelo que deixarei ao final, você identificará o horário das suas atividades diárias essenciais. O que você faz todo dia:
- horário em que acorda;
- horário para o café da manhã;
- deslocamento para o trabalho ou para escola/faculdade;
- início do trabalho;
- intervalo para o almoço;
- volta ao trabalho;
- deslocamento de volta para casa;
- tempo na academia;
- jantar;
- horário que vai dormir.
Segundo Passo: Agora que conseguiu identificar quais são os seus horários livres, poderá começar a se programar para incluir tarefas e compromissos nesse tempo. Faça isso, planeje a sua semana, estabeleça a sua rotina.
Terceiro Passo: Comece a inserir as suas responsabilidades ou metas nesses espaços em branco. Não se iluda achando que conseguirá lembrar de cabeça todos os seus compromissos. Seu cérebro possui muita informação para processar, portanto ele só lembra daquilo que VOCÊ considera mais importante. Tome nota daquilo que você precisa fazer diariamente para honrar seus compromissos e prazos.
Perceba que, no tempo livre, eu coloquei a tarefa de estudo. Você pode preencher com o que quiser:
- leitura;
- lazer;
- dormir mais cedo;
- organizar a próxima semana.
A coluna em branco com o título de tarefas serve para que você anote as tarefas que deve executar dentro daquela semana. Você também poderá encaixar essas tarefas no seu tempo livre. Entenda que, se você dedicar um pouco do seu tempo a organizar a sua semana, você terá muito mais liberdade para executar tarefas de lazer sem ter que se preocupar com responsabilidades esquecidas.
Uma última dica. Existem ferramentas como o Google Agendas e o EverNote que também podem auxiliá-lo a manter-se organizado. A organização é o detalhe da aprovação ou da reprovação, a escolha é sua.