Perfis dos profissionais na área de Dados

O Cientista de Dados desenvolve modelos e realiza análises usando Matemática, Estatística, Programação e Machine Learning para explicar e prever comportamentos complexos, que são provenientes das áreas de negócio. Saiba mais, neste artigo! 

Por
1 min. de leitura

Olá, Pessoal.

No último Artigo, falamos sobre a Engenharia de Dados e os principais papéis de um Engenheiro de Dados.

Porém, como também falado, ainda existe muita confusão sobre quando falamos acerca de Ciência de Dados x Engenharia de Dados, bem como outros perfis profissionais.

Essa diferenciação é muito importante, principalmente, para quem está ingressando na área de dados. É de extrema importância saber e entender acerca de cada um dos perfis, que iremos falar hoje: Cientista e Arquitetos de Dados.

Compreender as diferenças ajuda a definir o perfil adequado de cada profissional.

O Cientista de Dados desenvolve modelos e realiza análises usando Matemática, Estatística, Programação e Machine Learning para explicar e prever comportamentos complexos, que são provenientes das áreas de negócio. 

E, novamente, já no que se refere às atribuições de um Engenheiro de Dados, falamos que este profissional projeta e constrói arquiteturas de dados e pipelines para ingestão, armazenamento, processamento e execução de aplicações de grande escala com Big Data.

Além disso, os Engenheiros de Dados estão preocupados com o fluxo de dados (criação de pipelines). 

Os Engenheiros de Dados geralmente coletam dados de diferentes fontes, transformam os dados em diferentes formatos e, em seguida, entregam os dados aos Cientistas de Dados ou Engenheiros de IA.

Já o Arquiteto de Dados tem a função de fornecer um vocabulário de negócios comum padrão, expressa requisitos estratégicos, descreve projetos integrados de alto nível para atender a esses requisitos e se alinha com a estratégia corporativa e a arquitetura de negócios de uma empresa”.

Um Arquiteto de Dados entende as necessidades de negócios, explora a estrutura de dados existentes e cria um projeto para construir uma estrutura integrada de dados seguros e, facilmente, acessíveis, alinhados com a estratégia de negócios. 

A diferença principal do Arquiteto para o Engenheiro de Dados é que, enquanto o primeiro projeta e planeja a estrutura de dados, o segundo coloca esse projeto em ação para construir a infraestrutura de dados da área de negócio.

Os Arquitetos de Dados trabalham em estreita colaboração com os Engenheiros de Dados para criar uma arquitetura de dados consistente e íntegra.

Ou seja, o Arquiteto de Dados projeta e o Engenheiro de Dados executa.

 

É isso, Pessoal.  

Bons estudos!

Profª. Samantha Gomes 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Por
1 min. de leitura