1) ORIENTAÇÕES GERAIS
A Secretaria de Administração do Estado da Bahia, o Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia abriram Concurso Público para Seleção de Candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia do quadro de pessoal da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Detalhe: a banca organizadora foi a FCC.
As fases do concurso são compostas por: Etapa 1, na qual consta a Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório; e, Etapa 2, na qual consta a Prova Discursiva – Redação, de caráter eliminatório e classificatório, versando sobre uma ou mais disciplinas/assuntos do Conteúdo Programático.
No edital há as seguintes informações relevantes para você que está lendo esse artigo:
- A redação tem caráter eliminatório e classificatório e se avalia na escala de 0 (zero) a 100,00 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 60,00 (sessenta) pontos.
2) Na redação deverão ser rigorosamente observados os limites mínimo de 20 (vinte) linhas e máximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à redação.
Essas informações são relevantes. Isso significa que, pelo menos, 6.000 candidatos para o quadro de Soldado da PM BA terão a sua prova discursiva corrigida e que outros 1.500 candidatos para o quadro de praças de Bombeiro Militar da Bahia também terão a sua redação corrigida.
Os demais serão eliminados porque não estarão no rol mínimo da nota de corte para ter a prova discursiva corrigida. Acontece na maioria dos concursos. Nada novo.
O que importa também são os critérios, os quais foram divididos em três:
A) Conteúdo – até 40 (quarenta) pontos:
- perspectiva adotada no tratamento do tema;
- capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
- consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
B) Estrutura – até 30 (trinta) pontos:
- respeito ao gênero solicitado;
- progressão textual e encadeamento de ideias;
- articulação de frases e parágrafos (coesão textual).
C) Expressão – até 30 (trinta) pontos:
- desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo;
- adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
- domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos; elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.
A prova discursiva, portanto, teve os três temas colocados aos candidatos e abordou conhecimentos específicos distintos.
Vamos a eles:
2) ANÁLISE DO TEMA I – SUS:
Texto Motivador:
A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei n. 8.080/1990, constitui um marco histórico para o país. A saúde passou a ser efetivamente um dever do estado brasileiro, tornando-se um direito que abrange todos os cidadãos. Universalidade de acesso aos serviços, integralidade da assistência, equidade, participação da comunidade e descentralização político-administrativa são os principais princípios e diretrizes definidos no arcabouço legal. É inegável que, a partir de então, a saúde pública teve outra dimensão no país, com maior protagonismo dos municípios na execução das políticas e um acesso garantido para toda a população.
(Adaptado de: MACÊDO, D. F. A importância do Sistema Único de Saúde para o Enfrentamento de Emergências de Saúde Pública. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/6202. Acesso em: 02 dez. 2022)
O Sistema Único de Saúde é muito maior e mais abrangente do que se imagina e, em alguns aspectos, bem diferente da imagem de um programa gigante e ineficiente. Vigilância sanitária: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também faz parte do SUS. Ela é responsável pelo controle de qualidade e higiene de alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, vacinas, transplantes, cigarros e medicamentos no Brasil. Vigilância epidemiológica: A vigilância epidemiológica é a parte do SUS que identifica e controla as epidemias de doenças no Brasil. Vacinas e patentes: A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é um centro de pesquisa e tecnologia de ponta que atua em parceria com o SUS na produção de remédios e vacinas. Centro de Transplantes: O SUS tem o maior sistema público de transplantes do mundo, segundo informações do próprio governo. De acordo com dados de 2015, 95% dos transplantes de órgãos são feitos pela rede pública. Saneamento básico: O SUS é responsável pelo planejamento de ações de saneamento básico nos pequenos municípios do país, com até 50 mil habitantes (exceto nas regiões metropolitanas). Controle do tabagismo: A Anvisa é a principal responsável por atuar na regulação da propaganda e da comercialização de cigarros. Banco de leite humano: A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Fiocruz.
(Adaptado de: CALEGARI, L. As atribuições do SUS que você (provavelmente) não conhece. Disponível em: https://exame.com. Acesso em: 07 dez. 2022)
Considerando os textos acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
Os desafios do SUS para garantir o acesso à saúde para todos os brasileiros
Comentário:
O candidato deve produzir um texto discursivo escrevendo sobre o SUS e seus desafios. Um ponto muito importante antes de citar os desafios para garantia do acesso à saúde para todos é a de conceituar o SUS e demonstrar com argumentos reais os avanços alcançados em 30 anos até aqui.
Um elemento muito importante é o de explicar a universalização da saúde como conceito fundamental para o sistema. Os procedimentos de alta complexidade, que são caros e especializados para tratamento do câncer ou transplante de órgãos, por exemplo, só são possíveis e acessíveis devido ao SUS forte e bem ramificado. O SUS não visa ao lucro, mas, sim, à redução da mortalidade e à cura das doenças. Portanto, cabe o candidato destacar que o diferencial do SUS é que ele coloca a vida das pessoas como o centro das suas atividades, e não o negócio de lucratividade, como é no setor privado.
Um grande desafio que pode ser abordado é que, ao mesmo tempo em que o SUS sofre com baixo financiamento público, ou seja, seria preciso investir muito mais recursos em saúde para seu desempenho ser superior, os dados epidemiológicos da população apontam para mais violência de trânsito, envelhecimento da população e aumento do desemprego, fazendo com que mais pessoas procurem o sistema público de saúde.
3) ANÁLISE DO TEMA II – EVASÃO ESCOLAR:
Texto motivador:
O sociólogo Marcos Rolim investigou a violência extrema, aquela que mata ou fere mesmo quando não há provocação nem reação da vítima. Modalidade que, acredita ele, está em alta no Brasil. Em experimento inédito no país, ele entrevistou um grupo de jovens violentos de 16 a 20 anos que cumpriam pena na Fase (Fundação de Atendimento Socioeducativo) do Rio Grande do Sul. Ao final, pediu que indicassem um colega de infância sem ligação com o crime e foi atrás dessas histórias. Rolim esperava que prevalecessem, no grupo de matadores, relatos de violência familiar e uso de drogas, mas outro fator se destacou: a evasão escolar (quando o aluno deixa de frequentar a escola). E, aliado a isso, a aproximação com grupos armados que “treinam” esses jovens a serem violentos. Entre os que cumpriam pena, todos, sem exceção, tinham largado a escola entre 11 e 12 anos. E citavam motivos banais: são “burros” e não conseguem aprender, a escola é “chata”, o sapato furado era motivo de chacota. Os colegas de infância continuavam estudando.
(Adaptado de: GUIMARÃES, T. Pesquisa identifica evasão escolar na raiz da violência extrema no Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com. Acesso em: 02 dez. 2022)
Considerando o texto acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
A evasão escolar e a violência no Brasil
Comentário:
Ao optar por esse tema, o candidato deve ter a consciência de que é preciso unir dois grandes temas com problemas em comum em torno de argumentos convincentes: violência e educação.
De acordo com esse texto acima, disponível na internet, é possível basear alguns argumentos em torno do tema e indicar que crianças que se afastam da escola são, de fato, recrutadas pelo tráfico de drogas e socializadas de forma perversa. “E isso provavelmente deverá se repetir se a pesquisa for reproduzida em outros locais, pois a diferença estatística foi muito forte”, diz Rolim à BBC Brasil.
A conclusão prática, segundo o sociólogo, é que a prevenção da criminalidade deve levar em conta a redução da evasão escolar, aspecto que costuma ser negligenciado no Brasil quando o assunto é segurança pública. Considerados os índices de evasão escolar, o cenário no Brasil seria, de fato, favorável à violência extrema. Em 2013, por exemplo, uma pesquisa do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) mostrou que um a cada quatro alunos que inicia o ensino fundamental no país abandona a escola antes de completar a última série. O Brasil figurava no estudo com a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países de maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), atrás apenas da Bósnia e Herzegovina e do arquipélago de São Cristóvão e Névis.
Essas constatações são muito cruéis e mais políticas públicas que minimizem o atual cenário entre violência e evasão escolar precisam ser colocadas em prática por entes nacionais, estaduais e municipais integradamente.
4) ANÁLISE DO TEMA III – SUPERLOTAÇÃO CARCERÁRIA
Texto motivador:
Cerca de 40% dos mais de 600 mil presos no Brasil ainda não foram julgados. Segundo a ONG Conectas, muitos desses presos têm acesso restrito à Justiça, cometeram crimes sem gravidade e poderiam aguardar o julgamento fora da prisão. Em milhares de casos, quando a pena finalmente sai, ela é inferior ao tempo em que o preso esperou pelo julgamento. Milhares de outros acabam sendo absolvidos. Hoje o sistema prisional tem um déficit de cerca de 250 mil vagas. A saída de uma quantidade significativa de presos provisórios poderia diminuir a superlotação nos presídios, um fator que favorece conflitos. A Justiça já realizou mutirões nos últimos anos para promover audiências de custódia e tentar liberar pessoas, mas a iniciativa tem sido inconstante. O governo propôs a sua retomada.
(Adaptado de: STRUCK. J. P. Seis medidas para tentar solucionar o caos nos presídios. Disponível em: https://www.dw.com. Acessado em: 02 de dez. de 2022)
Considerando o texto acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
O excesso de trabalho da Justiça e a superlotação carcerária
Comentário:
Após a leitura do texto acima é importante estar atento para tratar de um tema mais relacionado à atividade policial em si. Aposto que esse tenha sido o tema mais escolhido pelos candidatos.
É preciso lembrar de abordar alguns itens para ganhar nota máxima.
É indicado abordar a relação entre o número de pessoas ocupantes de uma cela e a respectiva fração de metragem destinada a cada indivíduo ocupante resultará no critério da qualificação de superlotação. A situação da superlotação de presídios é uma verdadeira afronta aos direitos e garantias individuais do recluso e, mais do que isso, os presos não são respeitados dentro ou fora do ambiente carcerário.
Também é preciso lembrar que a precariedade das instalações das delegacias e presídios, mais do que inobservância pelo Estado da ordem jurídica correspondente, configura tratamento degradante, ultrajante e indigno às pessoas que se encontram sob custódia. As penas privativas de liberdade aplicadas em nossos presídios convertem-se em penas cruéis e desumanas.
Por outro lado, não se pode deixar de citar que o sistema judiciário contém uma longa fila de processos que faz com que esses julgamentos demorem e se criem mecanismos alternativos para a resolução de conflitos, caracterizados pela voluntariedade no sistema judiciário, a fim de diminuir a espera e o tratamento desumano dos 600 mil presos no Brasil sem julgamento adequado.
5) DICA DE OURO PARA QUEM FEZ A PROVA:
Não seja um concurseiro que “joga a toalha” antes de tentar um recurso para discursiva.
Siga esses passos para se dar bem:
- Analise a sua prova e a grade de correção e as compare ao padrão de resposta divulgado no site da FCC.
- Verifique os possíveis erros do examinador. Se preferir, entre em contato com um amigo, um colega ou um mentor experiente em concursos e liste quais foram os itens avaliados que chamaram a sua atenção para a revisão de pontuação.
- Monte o seu recurso e o envie para a banca no tempo hábil. Não deixe para a última hora, porque o site pode ficar congestionado.
- Pode não ser fácil para quem está fazendo isso pela primeira vez, mas não é impossível começar do zero e fazer um belo recurso para a banca analisar.
É possível aprender a interpor recurso na prova discursiva assistindo a vídeos de professores que explicam como fazer. Seja direto e objetivo no pedido à banca, embasando bem e procurando fugir de uma linguagem demasiadamente coloquial ou demasiadamente formal (equilíbrio é tudo).
ATENÇÃO! É preciso se lembrar de que quem estiver com nota abaixo dos 60% dos pontos estará matematicamente eliminado no dia do resultado definitivo se não tentar promover a melhoria da nota. Portanto, mais do que nunca, vale a pena entrar com o pedido de recurso quem está nessa situação. Se ligue!
Caso considere ser uma tarefa difícil demais, há a possibilidade de contratar um especialista para fazer o seu recurso.
Faço recursos e, também, conheço alguns bons professores que prestam esse serviço. Nosso trabalho preza por cumprir rigorosamente os prazos e possui referência na área com histórico de majoração em diversos certames.
Caso esteja difícil, procurar um profissional pode lhe ajudar enormemente nessa etapa. Pense nisso!
Espero que tenha gostado das dicas e esteja consciente da importância que a nota da discursiva tem na manutenção ou na SUBIDA DA SUA POSIÇÃO NO RANKING DA CLASSIFICAÇÃO do certame.
Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos lhe auxiliar nesse processo, a fim de que cada batalha seja vencida.
Foco na missão, guerreiro!
Você é capaz.
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Para quem não me conhece: sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional. Realizo coaching no Gran Cursos Online. Faço parte da equipe dos GranXperts que estão disponíveis para ajudar os alunos de modo personalizado. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e com certificado em coaching Professional Coach Certification – PCC®. Tenho 13 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF. Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.
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