Olá, amigos concurseiros!
Vamos continuar com a série “Quebrando a banca CESPE” e hoje iremos comentar algumas questões de biossegurança na temática de medidas de precaução. Continue nos acompanhando rumo ao seu SUCESSO.
São tantas questões dentro desse tema que dividi em duas partes nosso artigo. Se você ainda não leu a primeira parte dessa série, não se esqueça de conferir a parte um AQUI.
Vamos às questões?
1. (CESPE/SESA-ES/2013) As medidas de prevenção de contato são indicadas para pacientes com infecção ou colonização por microrganismos com importância epidemiológica e que são transmitidos por contato direto ou indireto. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
a) O uso de óculos, máscara cirúrgica e avental só são indicados para quando houver risco de contato com sangue ou secreções.
b) O uso de luvas e avental só é indicado quando houver contato com o paciente, não sendo necessário para a manipulação do equipamento ventilatório ou de outras superfícies próximas ao leito.
c) Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, a distância mínima entre dois leitos deve ser de quatro metros.
d) Equipamentos como termômetro, esfigmomanômetro e estetoscópio não devem ser de uso exclusivo do paciente, até porque os hospitais não têm materiais suficientes para tal.
e) As principais doenças que necessitam de precauções de contato adicionadas ao padrão incluem: rotavírus, estreptococcia, estafilococcia, hepatite A, hepatite B com sangramento, HIV com sangramento, cólera e bactérias multirresistentes.
Gabarito: e
Comentário:
a) Errado. Também é utilizado o EPI para evitar a contaminação dos pacientes, como acontece em cirurgias, por exemplo. O termo só deixou a questão errada. Além disso, deve ser utilizado sempre que houver o contato com excreções, membranas mucosas, pele lesada, artigos ou superfícies sujos com material biológico.
b) Errado. Também é indicado para manusear o equipamento ventilatório.
c) Errado. A distância é de 1 metro.
d) Deve ser exclusivo quando o paciente está em isolamento.
2. (CESPE/SESA/ES/2013) Em relação aos cuidados relativos à lavagem das mãos, assinale a opção correta.
a) Se as mãos tocarem a pia durante a lavagem, deve-se repetir a lavagem, pois a pia é uma área contaminada.
b) Ao utilizar antisséptico, não é necessário friccionar as mãos até que o álcool esteja seco.
c) As unhas devem ser curtas, embora não haja um tamanho recomendado.
d) Não há ordem para a secagem das mãos, apenas para a lavagem.
e) Não é preciso inspecionar as mãos quanto à sujidade visível; toda sujidade será eliminada durante a lavagem
Gabarito: a
Comentário:
b) A fricção é necessária.
c) Errado. A unha deve ficar próxima à pele.
d) A secagem deve ser feita com papel toalha descartável, iniciada pelas mãos e seguida pela secagem dos punhos.
e) É importante observar sim, pois, se não estiver visivelmente suja, poderemos usar o álcool 70%.
3. (CESPE/TRT 10ª REGIÃO/2012) Acerca da biossegurança nos serviços de saúde, julgue os itens a seguir.
Nos ambientes em que estejam adequadamente internados pacientes com MARSA, a contaminação não ocorre por contato com material e superfícies como chão, roupas, ar-condicionado, equipamento médico, prontuários e torniquetes.
Gabarito: Errado.
Comentário:
A contaminação por MARSA ocorre sim em contato com materiais e ambientes.
De acordo com Investigação e Controle de Bactérias Multirresistentes, ANVISA, 2007, a sigla MARSA ou MRSA significa Staphylococcus aureus, resistente a oxacilina, e são reservatórios do MRSA: pacientes colonizados e infectados, internados em UTIs, berçários, unidades de queimados; profissionais de saúde colonizados; grupos especiais: hemodialisado, usuários de drogas, DM; e o que a questão abordou: os artigos hospitalares contaminados (estetoscópio, termômetro, torniquetes etc.).
4. (CESPE/TRE-BA/2017) Antes de verificar os sinais vitais de um paciente, o técnico de enfermagem deve tomar precauções a fim de reduzir a carga de microrganismos nas próprias mãos, realizando um procedimento simples, que consiste em aplicar uma preparação alcoólica na pele e que é denominado
a) antissepsia cirúrgica das mãos.
b) fricção antisséptica das mãos.
c) higienização antisséptica das mãos.
d) higienização cirúrgica das mãos.
e) fricção simples das mãos.
Gabarito: b
Comentário:
A técnica de fricção antisséptica ocorre quando há aplicação de solução alcoólica e é feita quando a mão não está visivelmente suja.
5. (CESPE/TJDFT/2015) No que se refere à segurança no trabalho de profissionais que atendem a pacientes tuberculosos e que, diariamente, realizam orientações e encaminhamentos diversos, coletam exames e testes tuberculínicos, julgue os itens subsecutivos.
A fim de se evitar que a solução aplicada durante a realização da prova tuberculínica espirre nos olhos do profissional de enfermagem, ele deve utilizar óculos como material de equipamento de proteção individual, assim como luvas de procedimentos não cirúrgicos.
Gabarito: Certo.
6. (CESPE/MPU/2013) A biossegurança compreende um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir na qualidade de vida, na saúde humana e no meio ambiente. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
A flora bacteriana transitória presente nas mãos, composta por microrganismos frequentemente responsáveis pelas infecções hospitalares, é eliminada com água e sabão neutro.
Gabarito: Certo.
7. (CESPE/DEPEN/ENF/2015) Julgue os itens a seguir, referentes a risco biológico e medidas de precaução básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde.
Desinfecção é o processo de eliminação ou de destruição de microrganismos patogênicos e não patogênicos em sua forma vegetativa.
Gabarito: Certo.
8. (CESPE/SESA-ES/2013/TÉCNICO) Acerca da biossegurança para os profissionais de saúde, assinale a opção correta.
a) Diversos microrganismos são transmitidos, na falta de cuidados, aos profissionais de saúde, destacando-se o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o Clostridium tetani, os vírus das hepatites B e C e o Plasmodium falciformium.
b) O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) não evita o risco de exposição a material biológico, como sangue e fluidos corporais.
c) As recomendações denominadas precauções-padrão devem ser adotadas no atendimento a todo e qualquer paciente, incluem a higienização das mãos, o uso do equipamento de proteção individual, vacinação contra hepatite B e descarte adequado de materiais perfurocortantes.
d) Os acidentes com perfurocortantes no reencape da agulha ou na sua manipulação são pouco frequentes para a equipe de enfermagem.
- e) As doenças transmitidas por gotículas são mais difíceis de prevenir com o uso de máscaras do que as que são transmitidas por aerossóis.
Gabarito: c
Comentário:
a) O Plasmodium falciformium é de transmissão vetorial, é o agente etiológico da malária, e o vetor é o mosquito do gênero Anopheles. A transmissão do tétano também não ocorre de pessoa a pessoa, sendo a transmissão pela introdução de esporos em solução de continuidade da pele e mucosas.
b) O uso do EPI evita a exposição.
d) São muito frequentes na equipe de enfermagem e, segundo o COREN-SP, é mais comum entre os técnicos e auxiliares do que entre os enfermeiros.
e) As doenças transmitidas por gotículas são mais fáceis, pois as partículas são maiores e não se dissipam fácil, limitando a 1 metro.
9. (CESPE/SESA-ES/2013/TÉCNICO) A higienização das mãos é a medida mais importante, reconhecida há muitos anos, na prevenção e no controle das infecções nos serviços de saúde. Estudos recentes sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais a essa pratica não é constante e ainda é insuficiente na rotina dos serviços. Acerca da higienização das mãos, assinale a opção correta.
a) O uso de luvas substitui a higienização das mãos nos procedimentos de enfermagem.
b) A antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos tem a finalidade de eliminar a microbiota transitória da pele e de reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.
c) O uso de secadores elétricos é indicado no processo de higienização das mãos por eles serem práticos e não apresentarem dificuldades no seu acionamento, não havendo possibilidade de carrearem microrganismos.
d) Os dispensadores de sabão e antissépticos devem possuir dispositivos que dificultem o seu esvaziamento e facilitem o preenchimento.
e) Os produtos antissépticos são associados a detergente e se destinam à higienização das mãos e à desinfecção da pele.
Gabarito: b
Comentário:
a) Não substitui.
c) A ANVISA proíbe o uso de secadores elétricos, e os motivos apresentados são os seguintes: o tempo necessário para a secagem não é obedecido, há dificuldade de acionamento do equipamento, e esse dispositivo pode carrear microrganismos. A ANVISA chama a atenção também para o fato de que o acionamento manual de certos modelos de aparelho pode permitir a recontaminação das mãos.
d) Errado. Para evitar a contaminação do sabão e do produto antisséptico, os dispensadores devem possuir dispositivos que facilitem seu esvaziamento e preenchimento.
e) No processo de higienização da pele, não pode ser utilizado o termo desinfecção. Esse termo é utilizado para materiais.
10. (CESPE/2010) Considerando que, em um laboratório, encontram-se três frascos, cada um identificado com um dos símbolos representados na figura I, e os dois equipamentos ilustrados na figura II, julgue os itens:
A figura II mostra um equipamento de proteção individual (EPI) e um coletivo.
Gabarito: Certo.
Comentário:
Os óculos são um EPI, e o chuveiro com lava-olhos é um equipamento de proteção coletiva.
11. (CESPE/2010) O frasco indicado com o primeiro símbolo deve ser armazenado separadamente de agentes oxidantes.
Gabarito: Certo.
Comentário:
O símbolo 1 indica que o material é inflamável. Por esse motivo, deve ser armazenado separado de agentes oxidantes para evitar a ocorrência de combustão.
12. (CESPE/2010) O material contido no frasco indicado com o segundo símbolo é tóxico, e deve ser manipulado com o uso de equipamentos que previnam a inalação de seus vapores.
Gabarito: Certo.
Finalizamos nossa análise de medidas de precaução com base nas questões da banca CESPE. Conheça nosso novo projeto de mentoria para concursos da banca CESPE e aprenda de forma direcionada à realização das provas. Queremos conduzir você ao sucesso.
_______________________________________________________________
Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.
_____________________________________________________________________
Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!
[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/cursos/carreira/saude” target=”blank” background=”#ef2f2d” size=”6″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]