Questões de concurso sobre emergências relacionadas ao calor

Por
3 min. de leitura

Olá, amigo(a) concurseiro(a)! Diversas bancas já cobraram a temática de emergências relacionadas ao calor.

Vamos conhecer? Em 2010, o Guideline da Associação Americana de Cardiologia − American Heart Association (AHA) abordou essa temática, e em 2017 o PHTLS (Protocolo Pré-Hospitalar de Trauma) também destinou um capítulo a ela.

Aqui vamos abordar as partes mais importantes, que consistem em classificação dos graus das emergências relacionadas ao calor: câimbras, exaustão e intermação e as condutas frente a esses quadros.

Para você que irá fazer concursos da banca FCC ou CESPE, esse tema já foi cobrado pelas duas bancas.

Conheça a classificação e as condutas diante das vítimas com essas intercorrências no esquema abaixo:

As dicas importantes para sua prova incluem:

  1. No atendimento da intermação, que é a situação mais grave, o paciente não pode receber líquido por via oral, pois estará letárgico ou inconsciente. Nesse caso, será necessária a hidratação endovenosa;
  1. A recomendação do PHTLS é esfriar e depois remover;
  1. No atendimento das emergências relacionadas ao calor, não deve ser feita nenhuma medida com intenção de aquecer o paciente; pelo contrário, a intenção é resfriar.

Veja como isso foi cobrado nas provas:

  1. (FCC/TRT3ª REGIÃO/2014) Os primeiros socorros para vítimas de cãibras relacionadas com o calor incluem, dentre outros cuidados,

a) promover descanso à vítima e oferecer bebida que contenha mistura de carboidratos e eletrólitos, como suco.

b) fazer compressas quentes nos músculos doloridos da vítima, orientando que a mesma não beba líquidos que contenham eletrólitos, particularmente o sódio.

c) esticar os músculos contraídos da vítima, deitá-la em local fresco, agasalhada e aquecida.

d) aquecer a vítima, preferencialmente em água quente e massagear os músculos doloridos.

e) manter os músculos contraídos da vítima, oferecer leite e chás aquecidos em intervalos de tempo variáveis de acordo com a intensidade da dor.

Letra a.

Nas intercorrências relacionadas ao calor, a intenção do atendimento é resfriar e não usar nada relacionado a compressa quente, nem agasalhar, nem oferecer líquidos aquecidos.

  1. (FCC/2012) Em relação às condutas de Primeiros Socorros no atendimento às vítimas de intermação, a American Heart Association e American Red Cross (2010) recomenda

a) oferecer líquidos e usar uma atadura nos membros inferiores para melhorar o retorno venoso.

b) providenciar atendimento médico, pois a situação requer tratamento com fluido intravenoso.

c) afrouxar as roupas e colocar cubos de gelo na cavidade oral da vítima.

d) oferecer leite gelado e fazer compressas com água e vinagre para inativar o efeito do calor.

e) resfriar a vítima por imersão em água fria e fazer com que beba uma solução de eletrólitos e carboidrato

Letra b.

A intermação é a situação de maior gravidade e que, portanto, demanda punção de acesso venoso para hidratação com urgência. Nesse caso, não é recomendado colocar nada na boca do paciente nem oferecer líquidos pela via oral.

  1. (FCC/DPE-RS/2013) Para responder a questão tenha como base as Diretrizes da American Heart Association 2010. No verão brasileiro, normalmente existe aumento do número de casos de emergências relacionadas ao calor. Algumas das condutas de primeiros-socorros preconizadas, de acordo com o tipo de ocorrência, são:

a) intermação: oferecer líquidos à vítima, independente do seu nível de consciência, para prevenir estado de choque hipovolêmico e acionar o serviço médico de emergência.

b) cãibras: oferecer líquidos, realizar alongamentos e imobilizar com talas os membros inferiores.

c) exaustão: colocar a vítima deitada em local fresco, remover o maior número possível de peças de roupa e acionar o serviço médico de emergência.

d) golpe de calor: oferecer algum tipo de alimento, independente do seu nível de consciência, e se após 15 minutos os sintomas não desaparecerem, oferecer água com açúcar, chocolate, bala ou tabletes de glicose.

Letra c.

a) Intermação não oferece líquido.

b) Não se deve imobilizar com talas.

d) O golpe de calor é o mesmo que intermação e, nesse caso, não se pode oferecer líquido, muito menos alimentos.

Finalizamos nosso artigo com as principais dicas sobre esse assunto, para você gabaritar a sua prova. Lembre-se de que a PRIORIDADE nos estudos fará com que encontre tempo para investir na sua aprovação. Conte comigo e com a equipe do Gran Cursos para te ajudar na preparação e APROVAÇÃO!

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Por
3 min. de leitura