Olá, Pessoal.
Hoje, vamos trabalhar com questões de Governança de TIC “quentinhas”. Acabaram de ser cobradas.
Questão 01 (CONSULPAN/MPE-MG/2023) Um Project Management Office (PMO) ou escritório de projetos é uma estrutura empresarial que propicia a padronização dos procedimentos relativos à gestão de projetos e à governança. Ele pode ser operacional, departamental ou corporativo; contudo, sua missão é fornecer ferramentas, métodos e orientações para os gestores conduzirem as suas atividades profissionais. Sendo assim, engloba cada projeto da empresa relacionado às estratégias.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A implantação de um PMO envolve a estrutura de poder da organização e demonstra as ineficiências das áreas e, normalmente, só terá continuidade com o apoio da área estratégica. A melhor forma para implantá-lo é evoluir de forma gradual a capacidade da organização de gerenciar projetos demonstrando o valor das mudanças implantadas em cada fase.
II. Nas organizações, há vários tipos de PMO. Cada tipo varia em função do seu grau de controle e influencia nos projetos da organização, como PMO de análise; PMO de controle; e, PMOs diretivos.
III. Um PMO pode ter a autoridade para atuar como uma parte interessada integral e um importante decisor ao longo do ciclo de vida de cada projeto, para mantê-lo alinhado aos objetivos do negócio. Pode gerenciar recursos compartilhados em todos os projetos administrados por ele; monitorar a conformidade com os padrões; políticas; procedimentos; e, modelos de gerenciamento de projetos por meio de auditorias e até encerrar projetos.
Está correto o que se afirma apenas em
a)I
b)I e II
c)I e III
d)II e III
Resposta:
Vamos analisar item por item:
Item I: Exato. A implantação de um depende extremamente do apoio da Alta Gestão. E sempre que implantado deve-se levar em consideração a realidade da organização e sua maturidade, ou seja, é preciso evoluí-lo de forma gradual.
Item II: Errado. Não existe PMO de análise.
Os tipos de PMO são:
Item III: O Escritório de Gerenciamento de Projetos – EGP (PMO) é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a Projetos, e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. As responsabilidades de um PMO podem variar, desde o fornecimento de funções de apoio ao Gerenciamento de Projetos até a responsabilidade real pelo Gerenciamento direto de um ou mais projetos. Ou seja, o item está correto.
Sendo assim, os itens I e III estão corretos.
Resposta: Letra c
Questão 02 (FAURGS/UFRGS/2023) Coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar a gestão efetiva do trabalho para atender aos objetivos estratégicos do negócio.”
Assinale a alternativa que apresenta a denominação correta do conceito descrito acima.
a)Gerenciamento da disponibilidade
b)Gerenciamento de Serviços de TI
c)Gestão de Programas
d)Gestão de Portfólio
e)Gestão da mudança organizacional
Resposta:
Essa questão poderia trazer alguma confusão para você quando você pensasse em Gestão de Programas e Gestão de Portfólio.
As duas primeiras assertivas trata-se de torres da biblioteca ITIL e a última assertiva é uma coisa nada a ver. Só veio para encher linguiça dentro do contexto da questão.
Veja:
Exatamente, o conceito de gestão de portfólio.
Resposta: Letra d
Questão 03 (FAURGS/UFRGS/2023) A ITIL pode ser considerada uma fonte de boas práticas utilizada pelas organizações para estabelecer e melhorar suas capacitações em gerenciamento de serviços. Os processos da ITIL encontram-se distribuídos entre cinco estágios.
O processo “Gerenciamento da Capacidade” assegura que a capacidade da infraestrutura de TI absorva as demandas evolutivas do negócio de forma eficaz e dentro do custo previsto, balanceando a oferta de serviços em relação à demanda e otimizando a infraestrutura necessária à prestação dos serviços de TI.
Esse processo encontra-se em qual estágio?
a)Estratégia de Serviço.
b)Desenho de Serviço.
c)Transição de Serviço.
d)Operação de Serviço.
e)Melhoria Contínua de Serviço.
Resposta: Em pleno ano de 2023, e ainda insistem em cobrar a versão antiga da ITIL.
Estes estágios (livros) são publicações contempladas na versão 3 da ITIL.
Relembremos deles:
Estratégia de Serviço | Provê direcionamento de como projetar, desenvolver e implementar o gerenciamento de serviço, não apenas como uma capacidade organizacional, mas também como um ativo estratégico.
Garante que as organizações estejam em posição de lidar com os custos e riscos associados a seus portfólios de serviços. |
Projeto de Serviço | Provê direcionamento sobre como projetar e desenvolver serviços e processos de gerenciamento de serviços.
Cobre princípios e métodos para transformar objetivos estratégicos em portfólio de serviços e ativos estratégicos. |
Transição de Serviço | Provê direcionamento para dimensionamento e melhorar as capacidades de transferir serviços novos ou alterados para produção.
Provê direcionamento sobre como os requerimentos da estratégia de serviço codificados no Projeto de Serviço são entregues para produção de maneira efetiva e com os riscos controlados. |
Operação de Serviço | Envolve a descrição de práticas de gerenciamento de serviços em operação.
Provê direcionamento para entregar e suportar serviços de forma efetiva e eficiente, garantindo a entrega de valor para o cliente. |
Melhoria Contínua de Serviço | Implementa melhorias em cada fase do ciclo de vida, fazendo a sua integração completa. Lembrando que os serviços devem sempre atender à visão do negócio. |
Dentro do livro de Transição de Serviços, encontramos o processo “Gerenciamento da Capacidade”. É neste livro que é possível provê direcionamento para dimensionamento e melhorar as capacidades de transferir serviços novos ou alterados para produção.
Resposta: Letra c
Questão 04 (IDECAN/SEFAZ-RR/2023) O Sistema ITIL é um conjunto de boas práticas de gerenciamento de serviços de tecnologia de informação. Ele está de acordo com a norma ISO/IEC 20000, primeira padronização da International Organization for Standardization (ISO) voltada exclusivamente para a gestão de TI. São princípios do ITIL, exceto.
a)Colaborar e promover a visibilidade.
b)Foco no resultado.
c)Pensar e trabalhar pensando no todo.
d)Otimizar e automatizar constantemente.
e)Avançar iterativamente com
Resposta: os princípios norteadores da ITIL são:
Foco no Valor | Todas as atividades conduzidas pela organização devem vincular, direta ou indiretamente, a valorização de si, de seus clientes e de outras partes interessadas. |
Comece de onde você está | Não comece do zero. Não comece a construir algo novo sem considerar o que já está disponível para ser aproveitado. |
Progrida iterativamente com fedbacks | O trabalho iterativo e sincronizado com ciclos de feedback, permite maior flexibilidade e respostas mais rápidas às necessidades e melhoria geral na qualidade. |
Colabore e promova visibilidade | Trabalhar juntos, além reduzir as fronteiras, produz resultados que têm maior adesão, mais relevância para os objetivos e maior visibilidade a longo prazo sucesso. |
Pense e Trabalhe Holisticamente | Adotar uma abordagem holística para o gerenciamento de serviço inclui estabelecer o entendimento de como todas as partes de uma organização trabalham juntas e integradas. Trata-se de uma visão fim a fim de como a demanda é capturada e traduzida em resultados. |
Mantenha o simples e prático | Em um processo ou procedimento, use o mínimo
número de etapas necessárias para atingir os objetivos. Sempre use pensamento baseado em resultados para produzir soluções práticas que entregam resultados. |
Otimize e Automatize | Elimine tudo o que é realmente um desperdício e use a tecnologia para alcançar tudo o que é capaz. A intervenção humana só deve acontecer onde realmente contribui com valor. |
O que o examinador o tenta confundir é trazer uma opção como: Foco em Resultado, sendo que a ITIL foca em valor.
O propósito do SVS ITIL é garantir que a organização continue a criação conjunta de valor com as partes interessadas, por meio de produtos e serviço.
Resposta: Letra b
Questão 05 (CONSULPAN/MPE-MG/2023) A Governança de TI consiste em um ferramental para a especificação dos direitos de decisão e responsabilidade, visando encorajar comportamentos desejáveis no uso da TI. Por isso, a utilização conjunta, ITIL e COBIT, atende à gestão de riscos demandada pelo mercado, cria um ciclo de crescimento de TI; e, atrai capital.
Assinale a afirmativa correta.
a)A ITIL pode ser considerada uma fonte de boas práticas utilizada pelas organizações para estabelecer e melhorar suas capacitações em gerenciamento de ativos de tecnologias.
b)A cascata de objetivos do ITIL permite a definição das prioridades de implementação, melhoria e garantia da governança de serviço com base nos objetivos (estratégicos) da organização e no respectivo risco.
c)O modelo do COBIT 5 faz uma clara distinção entre governança e gestão. Tais disciplinas compreendem diferentes tipos de atividades; exigem modelos organizacionais diferenciados; e, servem a propósitos diferentes.
d)O escopo de governança do COBIT é considerado como recursos organizacionais da governança como modelos, princípios, processos e práticas, por meio dos quais a ação é orientada e os objetivos podem ser alcançados.
Resposta: Vamos item por item:
a)ITIL, de forma bem geral, é um conjunto de melhores práticas para fornecer serviços de TI aos clientes de sua empresa;
b)Não existe cascata de objetivos na biblioteca ITIL e sim na COBIT;
c)Questão certíssima. Sem nenhuma vírgula a acrescentar;
d)COBIT não é uma estrutura para organizar processos de negócios.
Resposta: Letra c
É isso, Pessoal.
Bons estudos!
Profª. Samantha Gomes
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