Questões Práticas ITIL v4 – SEFAZ-MT

O concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Mato Grosso saiu, um dos temas que estão sendo cobrados na parte, que envolve TI é ITIL Versão 4. Saiba mais neste artigo!

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3 min. de leitura

Pessoal, o concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Mato Grosso saiu.

E na prova, terão 20 questões só de TI.

Um dos temas que estão sendo cobrados na parte, que envolve TI é ITIL Versão 4. 

No último Artigo, trouxe um assunto que a FGV costuma cobrar, que são as práticas da ITIL v4.

Neste Artigo, vou comprovar esse dito. Vamos resolver questões sobre esse assunto.

Questão 01 (FGV/POLITEC-AP/2022) O objetivo da prática de gerenciamento de arquitetura, segundo o ITIL v4, é

a) minimizar o impacto negativo de interrupções não planejadas de um serviço, restaurando a operação normal o mais rápido possível.

b) garantir que a organização entenda e lide com os riscos de forma eficaz para garantir a sustentabilidade contínua de seus negócios.

c) fornecer os princípios, padrões e ferramentas que permitem a uma organização gerenciar mudanças complexas de maneira estruturada e ágil.

d) mover hardware, software, documentação, processos ou qualquer outro componente novo ou alterado para ambientes produtivos.

e) assegurar que a organização entenda e gerencie os riscos à confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.

Resposta:

A prática de Gestão de arquitetura é uma das práticas de gestão de serviços.

É nessa prática que é possível oferecer uma compreensão de como os diferentes elementos de uma organização estão inter-relacionados e trabalham para atingir os objetivos empresariais. É fundamental nas atividades de planejamento, melhoramento, desenho e transição da cadeia de valor.

A letra “a” trata da prática de gestão de incidentes;

A letra “b” trata da prática de gestão de riscos;

A letra “d” trata da prática de gestão da implantação;

A letra “e” trata da prática de gestão de segurança.

Ou seja, a resposta correta é a letra “c”.

Resposta: letra c

Questão 02 (FGV/POLITEC-AP/2022) A prática do ITIL versão 4 que tem por objetivo minimizar o impacto negativo de uma interrupção não planejada de um serviço, restaurando a operação normal do serviço o mais rápido possível, é o gerenciamento de:

a) ativos;

b) configuração;

c) incidentes;

d) release;

e) risco.

Resposta:

A resposta correta está apontada na questão anterior.

Mas, vamos comentar item por item:

Letra “a”:  a Gestão de ativos de TI define que que todos os componentes que contribuem para a entrega de um serviço de TI são chamados de “ativos de TI”. A prática de gestão de ativos de TI ajuda no planejamento e gestão de todo o ciclo de vida desses recursos, auxiliando a organização a gerenciar custos e riscos, a aumentar o valor e a tomar as melhores decisões de compra;

Letra “b”:  a Gestão de configuração de serviço envolve a coleta e a gestão de informações sobre todos os itens de configuração (ICs) disponíveis na empresa. Os ICs incluem hardware, software, redes, pessoas e fornecedores. A gestão de configuração de serviço fornece informações sobre como os ICs contribuem para o negócio e descreve a relação entre eles;

Letra “d”:  essa prática não existe;

Letra “e”:  a Gestão de riscos ajuda uma empresa a compreender, gerenciar e lidar efetivamente com os riscos.

Resposta: letra c

Questão 03 (FGV/TRT-13/2022) De acordo com o ITIL 4, a prática que visa a garantir que a organização tenha a combinação certa de programas, projetos, produtos e serviços para executar a estratégia da organização é o gerenciamento de

a) ativos.

b) catálogo de serviço.

c) configuração.

d) portfólio.

e) release.

Resposta:

Vejamos, novamente, item por item. Bom que revisamos 😊

Letra “a”:  a Gestão de ativos de TI define que que todos os componentes que contribuem para a entrega de um serviço de TI são chamados de “ativos de TI”. A prática de gestão de ativos de TI ajuda no planejamento e gestão de todo o ciclo de vida desses recursos, auxiliando a organização a gerenciar custos e riscos, a aumentar o valor e a tomar as melhores decisões de compra;

Letra “b”:  a Gestão de catálogo de serviços envolve atividades como a criação de um portal que contenha todas as ofertas de produtos e serviços, com o objetivo de prestar serviços de TI consumíveis. Ele permite que o público-alvo conheça a lista de serviços fornecidos pela organização;

Letra “c”:  a Gestão de configuração de serviço envolve a coleta e a gestão de informações sobre todos os itens de configuração (ICs) disponíveis na empresa. Os ICs incluem hardware, software, redes, pessoas e fornecedores. A gestão de configuração de serviço fornece informações sobre como os ICs contribuem para o negócio e descreve a relação entre eles;

Letra “d”:  a Gestão de portfólio garante que a organização tenha a combinação certa de produtos, serviços e processos para atingir seus objetivos empresariais, com o investimento disponível e as limitações de recursos. Corretíssima.

Letra “e”:  o examinador insiste… Essa prática não existe. 

Resposta: letra d

É isso, Pessoal.  

Bons estudos!

Profª. Samantha Gomes 


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