As avaliações do certame para o preenchimento de 278 vagas de auditor-fiscal da Receita Federal foram confirmadas para as datas previstas: no sábado, dia 10 de maio, será aplicada a discursiva, com início às 15h e duração de três horas; e no dia seguinte será a vez das objetivas. A de Conhecimentos Gerais começará às 8h, e a de Conhecimentos Específicos, às 14h, com duração de quatro e quatro horas e meia, respectivamente.
Etapas
O concurso público compreenderá duas etapas sendo a primeira de provas, conforme a seguir:
a) Prova 1 – Objetiva de Conhecimentos Gerais: de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 70 pontos ponderados;
b) Prova 2 – Objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 140 pontos ponderados;
c) Prova Discursiva: de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 60 pontos.
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nos dias 10 e 11 de maio, nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal.
E a segunda etapa que consistira de SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA – de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela ESAF.
Dicas
A seleção conta com uma prova de conhecimentos gerais e uma de específicos, cada uma valendo 70 e 140 pontos, respectivamente. A primeira parte: Português, Raciocínio lógico e espanhol/inglês possuem sempre os mesmos requisitos de demais concursos. O importante é não ser eliminado em conhecimentos gerais, que trazem geralmente 10 questões para cada matéria. O mínimo de acertos por disciplina, neste caso, é de 4 questões para cada uma delas.
Sobre a banca
A banca ESAF costuma ter textos longos, que tomam muito tempo dos candidatos. Para terminar a prova no prazo, em geral, as questões devem ser respondidas em até dois minutos e meio;
As principais disciplinas que você deve estudar são as de Direito Tributário e Contabilidade geral e avançada. Confira no que você deve focar:
– Evolução dos modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública;
– Governabilidade, governança e accountability;
– Qualidade na Administração Pública;
– Mensuração de desempenho e controle orçamentário;
– Elaboração, Gestão e Avaliação Anual do PPA;
– Modelo de gestão do PPA;
– Tipos de Constituição;
– Organização dos Poderes;
– O Poder Legislativo;
– A fiscalização contábil, financeira e orçamentária.
– Política de Segurança da Informação no âmbito da Receita Federal do Brasil.
Mais detalhes
O prazo de validade do concurso será de meses, prorrogável por igual período, mediante ato da Secretaria da Receita Federal do Brasil, contado a partir da homologação do resultado final do concurso.
Tome nota
Em todo o país são esperados 68.540 candidatos, dos quais 5.678 optaram por realizar os exames na cidade do Rio de Janeiro. Os locais poderão ser conferidos no site da Esaf, a partir do próximo dia 7 (nos três dias que antecedem as provas), por meio de consulta individual. Os candidatos cujos nomes não constarem no cadastro de inscritos disponibilizado na internet deverão comparecer à unidade credenciada do Ministério da Fazenda na cidade em que optaram por fazer as provas para confirmar a inscrição e inteirar-se do local. Os gabaritos preliminares das questões objetivas deverão ser divulgados no dia 12, com os recursos referentes ao exame sendo recebidos nos dois dias posteriores, 13 e 14, no site da organizadora do concurso.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL COMPLETO
Boa prova!