Confira abaixo o recurso da argumentação (referencial teórico e bibliográfico):
Da argumentação (referencial teórico e bibliográfico)
Embora a banca justifique corretamente a questão, indicando que uma demanda de aprendizagem está relacionada a uma necessidade de desempenho apenas quando existe uma lacuna de capacidade, a construção da questão, quando utiliza o termo “equivale” pode levar à interpretação de algo restritivo, ou seja, qualquer demanda de aprendizagem estaria ligada a uma lacuna de capacidade ou necessidade de aumento do desempenho. No entanto, conforme Borges – Andrade, Abbad e Mourão (2006, p. 139 -150) uma demanda de aprendizagem não está necessariamente relacionada a uma necessidade de melhoria de desempenho, pois, além de existirem demandas de treinamento – que estão ligadas diretamente ao cargo do indivíduo – ações de desenvolvimento, que não estão relacionadas, necessariamente, ao desenvolvimento na carreira ou relação com um trabalho específico e ações de educação, que são mais abrangentes e não se ligam diretamente ao desempenho, também podem representar uma demanda de aprendizagem. Desta forma, nao é possível afirmar que uma demanda de aprendizagem EQUIVALE a necessidades de desempenho, pois, segundo os autores citados, podem ocorrer situações onde uma demanda de aprendizagem não está relacionada a uma necessidade de melhoria de desempenho.
Referenciais BibliográficosBORGES–ANDRADE, J.; ABBAD, G.S; MOURÃO, L. e colaboradores. Treinamento,desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para agestão depessoas, Porto Alegre: Artmed, 2006Do pedido:Ante o exposto, requer que seja considerada ERRADA a questão.