Confira os recursos CNU Professores! As avaliações do concurso foram aplicadas no último domingo, 26 de outubro de 2025.
O gabarito preliminar já está disponível, e os candidatos que desejarem interpor recursos terão o prazo de 28 a 29 de outubro de 2025. Para recorrer o candidato deve acessar o site da banca:
Nesta matéria, você confere os recursos elaborados pelos professores Gran sobre as disciplinas de Conhecimentos Comuns a todos os cargos e Específicos de Pedagogia, utilizando a prova tipo 1.
| Destaques: |
Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:
Os professores Gran elaboraram recursos para as disciplinas de Conhecimentos Comuns a todos os cargos e Específicos de Pedagogia, utilizando a PROVA TIPO 1.
Questão 3
- Professores: Carlinhos Costa e Michael Henrique
- Gabarito preliminar dos professores: Alternativa B
- Gabarito preliminar da banca: Alternativa C
- Prova de correção
Fundamentação: A alternativa C não corresponde ao objetivo descrito no enunciado, pois desvia o foco do Projeto de Vida, direcionando-o para uma crítica à prática médica e à ética profissional, o que foge do campo pedagógico proposto, haja vista que, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto de vida é o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para constranger seus desejos (páginas 472 e 473).
Por outro lado, a alternativa B está em conformidade com a BNCC ao promover ações de escuta, diálogo e inter-relação entre os temas da obra e as vivências dos estudantes, favorecendo reflexões acerca da saúde mental e do bem-estar coletivo.
Essa fundamentação pode ser encontrada na segunda competência geral da BNCC (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas).
Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa B, por ser a única plenamente coerente com o contexto pedagógico apresentado.
Questão 12
- Professor: Carlinhos Costa
- Gabarito preliminar do professor: Alternativa C
- Gabarito preliminar da banca: Alternativa D
- Prova de correção
Fundamentação: A alternativa D descreve uma ação prática de intervenção, porém não corresponde à situação apresentada no enunciado, que aborda o reaproveitamento de resíduos orgânicos e a produção de adubo por meio da compostagem.
A alternativa C é a que melhor expressa a ação educativa interdisciplinar proposta, uma vez que envolve pesquisa, análise e compreensão dos benefícios da compostagem, alinhando-se aos princípios da Pedagogia de Projetos e ao ODS 12 (produção e consumo responsáveis).
Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa C, por ser a única coerente com o contexto pedagógico proposto.
Questão 15
- Professor: Carlinhos Costa
- Gabarito preliminar do professor: Alternativa B
- Gabarito preliminar da banca: Alternativa A
- Prova de correção
Fundamentação: A alternativa A não está em conformidade com a perspectiva crítica da Educação Ambiental, pois esta não “normaliza o consumo”, mas visa conscientizar sobre práticas sustentáveis e transformadoras.
Por outro lado, a alternativa B reflete o objetivo descrito no enunciado, uma vez que as ações propostas, como rodas de conversa, envolvimento das famílias e práticas de separação de resíduos, promovem mudanças comportamentais e reflexões coletivas sobre o descarte consciente.
Sendo assim, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa B, por ser a única coerente com os princípios da Educação Ambiental crítica e com as práticas pedagógicas apresentadas.
Questão 18
- Professor: Carlinhos Costa
- Gabarito preliminar do professor: Alternativa B
- Gabarito preliminar da banca: Alternativa A
- Prova de correção
Fundamentação: A alternativa A envolve pesquisa e discussão sobre violência, mas trata de situações pontuais e imediatas do entorno escolar, sem necessariamente promover uma reflexão estruturada sobre as desigualdades sociais e econômicas.
Em contrapartida, a alternativa B é mais alinhada à teoria crítica do currículo, pois propõe a análise e discussão das desigualdades econômicas no Brasil, promovendo a conscientização dos estudantes sobre as relações de poder e as injustiças sociais, conforme argumenta Tomaz Tadeu da Silva.
Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa B, por ser a única que reflete adequadamente a teoria crítica do currículo.
Questão 55
- Professor: Carlinhos Costa
- Gabarito preliminar do professor: Alternativa B
- Gabarito preliminar da banca: Alternativa D
- Prova de correção
Fundamentação: A alternativa D descreve o uso de ferramentas digitais e aplicativos para o desenvolvimento social e emocional, mas seu foco é restrito à mediação tecnológica de interações sociais, sem abordar de forma adequada as necessidades sensoriais e de regulação do sistema nervoso comuns em estudantes com TEA.
A alternativa B, por sua vez, prioriza o uso de brinquedos e estímulos sensoriais, promovendo a exploração sensorial, a regulação emocional e a redução da ansiedade, aspectos essenciais para o desenvolvimento das habilidades sociais em crianças com TEA, conforme as diretrizes da Educação Inclusiva e as práticas pedagógicas adaptativas.
Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa B, por ser a opção mais adequada ao desenvolvimento integral e inclusivo dos estudantes descritos.
Questão 71
- Professores: Carlinhos Costa e Michael Henrique
- Gabarito preliminar do professores: Alternativa D
- Gabarito preliminar da banca: Alternativa C
- Prova de correção
Fundamentação: A alternativa C, embora descreva a exploração de palavras e temas, refere-se à fase de tematização ou problematização, que ocorre após a investigação inicial. Segundo Paulo Freire, a fase de investigação envolve a identificação concreta de palavras, vocabulário e expressões conhecidas pelos estudantes, a fim de construir significados a partir de sua própria realidade.
Nesse contexto, a alternativa D é mais adequada, pois propõe atividades de circulação de palavras conhecidas e formação de novas palavras, o que caracteriza corretamente a etapa investigativa no método freireano.
Vale citar que, na fase de investigação, ocorrem o diálogo e a escuta, a pesquisa do universo vocabular, a identificação de temas geradores e a construção da base do aprendizado; ou seja, afirmar que a fase de investigação tem como objetivo “culminar em um texto oral e escrito como resultado dessa exploração” extrapola os procedimentos dessa etapa inicial. Isto é, Paulo Freire diz que a fase de investigação é a primeira etapa do seu método de alfabetização e educação, caracterizada pelo diálogo entre educadores e educandos para descobrir os “temas geradores”.
Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa D, por ser a única que está em consonância com a fase de investigação da alfabetização de jovens e adultos.
Clique aqui e acompanhe o andamento do CNU Professores
Resumo do CNU Professores
| CNU Professores | Prova Nacional Docente (PND) |
|---|---|
| Situação atual | Em andamento |
| Banca organizadora | INEP |
| Cargos | Professor |
| Escolaridade | Nível superior |
| Carreiras | Educação |
| Lotação | Nacional |
| Inscrições | de 14 a 30/07/2025 |
| Taxa de inscrição | de R$ 85,00 |
| Data da prova objetiva | 26/10/2025 |
| Clique aqui para ver o edital CNU Professores |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151344/bf25-ai-dupla-prorrogado-cabecalho.webp)
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151935/bf25-ai-dupla-prorrogado-post.webp)