Recursos PC MT: prazo até 22/02. Não perca!

Veja as questões passíveis de recurso e confira a fundamentação elaborada pelos nossos mestres.

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6 min. de leitura

As provas do concurso PC MT para ingresso na Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso foram aplicadas no dia 20 de fevereiro de 2022 para todos os candidatos inscritos.

A organizadora UFMT já divulgou o gabarito preliminar da prova objetiva. Não concorda com o gabarito e padrão de resposta indicado? Faça seu recurso!

O candidato terá até hoje (22/02) na área restrita do candidato (https://www.concursos.ufmt.br/Portal/).

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

***Esta matéria será atualizada conforme o recebimento dos recursos elaborados pelo nossos professores.

LÍNGUA PORTUGUESA; Professor Márcio Wesley F. Dias

RECURSOS

QUESTÃO 03 TESE. Todas as opções apresentadas mostram coloquialismos ou expressões populares.

FUNDAMENTAÇÃO. Em “A”, ocorreu a expressão “eu sou da época da…”, construção típica da oralidade quando se deseja enfatizar antiguidade de algum hábito. Em “B”, ocorreu o pleonasmo frequente no uso popular da língua portuguesa no Brasil: rotina diária. Veja-se a respeito Caldas Aulete, Dicionário Contemporâneo de Língua Portuguesa, editora Nova Fronteira, onde se lê no verbete “rotina” o significado de “repetição diária ou habitual das mesmas atividades”. Veja-se também Francisco S. Borba, Dicionário de Usos do Português do Brasil, editora Ática, onde se lê no verbete “rotina” o significado de “dia a dia”. Assim, fica claro que “rotina diária” constitui o vício de linguagem conhecido como pleonasmo, uso muito corrente em expressões populares. Em “C”, o uso do diminutivo “novinho” constituiu coloquialismo frequente como forma de carregar intensidade para um adjetivo. Em “D”, o emprego da forma verbal “boto” em contexto de iniciar um aplicativo no smartphone representou emprego popular do verbo “botar”, em claro significado não literal. Em “E”, a onomatopeia “tec, tec, tec” aproxima a frase da oralidade, isto é, do coloquialismo, que tem hábito a introdução de reproduções sonoras nos diálogos – e o texto, como crônica, mostra “diálogo” pressuposto como interação tácita entre emissor e receptor.

PEDIDO. Solicita-se anulação desta questão.

QUESTÃO 04 TESE. A afirmativa IV está incorreta.

FUNDAMENTAÇÃO. Existe ambiguidade, incompletude e falta base em evidências textuais suficientes. No segmento “considera os garotos seres semelhantes”, ocorre duplo sentido: pode-se tanto entender que o pai considera os garotos semelhantes entre si, quanto entender que o pai considera os garotos semelhantes a si ou ao filho. Ao analisar as outras afirmativas, encontra-se na primeira o segmento “considera os garotos como inferiores a ele”, o que pode levar a ler o segmento citado da afirmativa IV com o sentido de “semelhantes a ele”. A incompletude reside precisamente em faltar o complemento nominal (o que é semelhante, é semelhante a algo ou a alguém). A falta de base em evidências textuais ocorre porque o texto só fornece pistas nas entrelinhas sobre o juízo de valor contido em “considera os garotos seres semelhantes”, mas ainda resta a ambiguidade. Além desse, outro segmento também se mostra ambíguo: “cópias imperfeitas de um modelo único”. Esse outro segmento não é claro quanto a serem considerados os garotos como cópias imperfeitas de garotos como o filho do pai em questão ou como outros “vagabundos” aos olhos desse pai. Ora, ambiguidade, incompletude e ou falta de base textual suficiente acarretam falseamento de uma afirmativa. Portanto, está incorreta a afirmativa IV. Somente as demais afirmativas estão corretas: I, II e III.

PEDIDO. Solicita-se alterar o gabarito de opção “[E] I, II, III e IV” para opção “[B] I, II e III”.

QUESTÃO 06 TESE. Em que pese estar correta a alternativa apontada pela douta banca, há ainda outra alternativa correta: [A] O verbo parecer, frase IV, seguido de infinitivo, concorda obrigatoriamente com o sujeito.

FUNDAMENTAÇÃO. Da forma como está construída a frase “Os aplausos parecia entorpecerem os jogadores da seleção”, a forma verbal “parecia”, 3ª pessoa singular, toma como seu sujeito a oração subordinada substantiva subjetiva “os aplausos entorpecerem os jogadores da seleção” e, assim, é verdadeiro afirmar que o verbo parecer concordou aí obrigatoriamente com o sujeito (que é oracional). No caso de flexionar o verbo parecer em 3ª pessoa plural e manter o infinitivo não flexionado (entorpecer), o verbo parecer tomará como seu sujeito “os aplausos” e formará locução verbal (Bechara) ou terá predicativo do sujeito (Napoleão Mendes de Almeida), como ocorre aos verbos de ligação. Veja-se a esse respeito: (1) Bechara, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. Ed. Lucerna, pp. 437-8; e (2) Almeida, Napoleão Mendes. Dicionário de Questões Vernáculas. Ed. Ática, p. 400 (verbete: parecer). Sendo assim, a questão fica com duas respostas possíveis.

PEDIDO. Solicita-se anulação da questão.

QUESTÃO 08 TESE. Nenhuma opção satisfaz totalmente as exigências do enunciado: coesão, coerência e correção gramatical.

FUNDAMENTAÇÃO. A opção “A” empregou conjunção incoerente, pois a relação lógica entre a segunda frase e a terceira não era conclusão (portanto), e sim causa (a terceira frase apresenta justificativa para fundamentar a tese de haver muitas distorções, na segunda frase, e, assim, a conjunção adequada poderia alguma das conjunções causais: porque, já que, uma vez que, porquanto etc.). A opção “B” incorre em falha de pontuação, pois faltou empregar vírgula após “ingresso de alunos”, a fim de intercalar o longo adjunto adverbial “por trás desse avanço do ingresso de alunos” entre a conjunção adversativa “mas” e o restante da oração coordenada. Em “A”, ainda se pode tolerar a ausência de vírgula após “ingresso de alunos”, pois a hoje conjunção adversativa teve origem histórica adverbial (Antônio Suarez Abreu, Curso Prático de Redação, editora Ática) e, assim, admite vírgula depois dela em início de oração (já a vírgula antes de “porém” é necessária entre orações coordenadas). Em “C”, ainda que seja adequado, coeso e coerente o emprego da locução prepositiva “apesar de” no início da frase como equivalência de articulação lógica para a adversativa, mesmo assim ocorre incoerência no emprego da conjunção “logo” após “escolas” (não existe relação de conclusão que justifique o emprego de “logo”). A opção “D” empregou adequadamente a locução prepositiva “apesar de” e retirou a inadequada conjunção “logo” que havia em “C”, no entanto empregou inadequadamente a conjunção “mas” antes de “o IBGE”, posição onde deveria haver conjunção causal. Em “E”, a conjunção “como” abriu a frase com valor de causa e mostrou sentido inadequado (incoerente) para o contexto. Fica, portanto, demonstrado não haver nenhuma frase que atende ao enunciado.

PEDIDO. Solicita-se anulação da questão, por falta de resposta adequada ao enunciado.

Direito Administrativo; Prof. Rodrigo Cardoso

QUESTÃO 33

Em consonância com a redação atualizada da Lei nº 8.429/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os atos de improbidade violam a probidade na organização e exercício
das funções do Estado, além da integridade do patrimônio público e social dos
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e da administração pública direta e
indireta.
( ) O exercício irregular da função ou de competências públicas, mesmo sem
comprovação de ato doloso com fim ilícito, implica a responsabilização por ato
de improbidade administrativa.
( ) As sanções cominadas para atos de improbidade administrativa são
aplicáveis, no que couber, a quem não for agente público, mas concorrer
dolosamente para a prática desses atos.
( ) As sanções cominadas para atos de improbidade administrativa não se
aplicam às pessoas jurídicas, que se sujeitem ao regime legal de
responsabilização objetiva administrativa e civil por atos lesivos à
administração pública. Assinale a sequência correta.
[A] V, F, V, V
[B] V, F, V, F
[C] F, V, F, V
[D] V, V, F, F
[E] F, F, V, V

Consta no gabarito preliminar a alternativa “A” como correta. No entanto, a alternativa “B” que deve ser marcada como certa.

FUNDAMENTO

Art. 3, § 2º, Lei nº 8.429/92 – As sanções desta Lei não se aplicarão à pessoa jurídica, caso o ato de improbidade administrativa seja também sancionado como ato lesivo à administração pública de que trata a Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013.          (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021)

Art. 12, § 7º, Lei nº 8.429/92 – As sanções aplicadas a pessoas jurídicas com base nesta Lei e na Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, deverão observar o princípio constitucional do non bis in idem.      (Incluído  pela Lei nº 14.230, de 2021)

As sanções da Lei nº 8.429/92 são aplicadas a todas as pessoas jurídicas que praticarem ato de improbidade tipificados na norma. A Lei nº 8.429/92 só será afastada se a pessoa jurídica for sancionada com base na Lei nº 12.846/13, para não haver bis in idem. Todas as pessoas jurídicas que mantem relação com a Administração Pública se sujeitam as cominações da Lei nº 12.846/13. No entanto, a Lei nº 8.429/92 só será afastada se EFETIVAMENTE a pessoa jurídica for sancionada com base na Lei nº 12.846/13. Por esse motivo, é um erro afirmar que as sanções dispostas na Lei nº 8.429/92 não se aplicas as pessoas jurídicas que se sujeitem ao regime legal de responsabilização objetiva administrativa e civil por atos lesivos à administração pública. Para que a legalidade seja preservada, há necessidade da Respeitável Organizadora do concurso alterar o gabarito para a alternativa “B”.

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Resumo do concurso PC MT

Concurso PC MT Polícia Civil do Estado do Mato Grosso
Situação Edital Publicado
Banca organizadora UFMT
Cargos Investigador e Escrivão
Escolaridade Nível Superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Mato Grosso
Número de vagas CR
Remuneração de R$ 5.657,47 a R$17.023,71
Inscrições 12 a 24 de janeiro de 2022
Taxa de inscrição R$ 120,00
Data da prova objetiva 20/02/2022
Edital Clique aqui e faça download do edital Polícia Civil MT 2022Retificação do edital

 

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