Resolvendo a prova discursiva do Concurso Publico Unificado do Estado de Pernambuco – 2026 – parte 2

Por
Atualizado em
Publicado em
3 min. de leitura

Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos comentar uma prova discursiva aplicada no Concurso Publico Unificado do Estado de Pernambuco! Na parte 1 estudamos ITL 4 respondendo o Item A da questão. Agora, vamos responder o item B e aproveitar para estudarmos COBIT 2019.

Como eu comentei, essa é daquelas questões em que a banca declara explicitamente os frameworks utilizados — e quando isso acontece, não tem muito mistério: a resposta correta está na definição literal do framework, aplicada ao contexto do enunciado. E quem assiste as nossas aulas, com certeza se deu bem nessa prova!!

Vamos ver o enunciado.

Uma instituição pública iniciou um programa de modernização da gestão de Tecnologia da Informação (TI), estruturado em três eixos: governança de TI, digitalização de processos administrativos e consolidação da infraestrutura de dados.

O projeto seguiu as boas práticas estabelecidas pelo COBIT 2019 para governança, ITIL v4 para gestão de serviços e Scrum para gestão ágil de projetos.

Três equipes foram formadas, compostas exclusivamente por analistas de incidentes, gestores de requisições e especialistas em banco de dados, focados em resolver interrupções e gerenciar solicitações. O processo de gestão de diárias, que antes era manual e gerava 1.650 solicitações mensais, foi o primeiro a ser automatizado.

Durante os sete primeiros sprints, o processo “solicitação–aprovação–pagamento” enfrentou 65 incidentes mensais devido a falhas específicas no sistema de aprovação, além de 320 requisições de serviço mensais para ajustes e reembolsos, todas exigindo registro formal e rastreabilidade total para auditoria. A automação inicial não conseguiu gerenciar esses incidentes e requisições de forma eficiente.

Nesse contexto, indique:

a prática do ITIL v4 que deve ser aplicada para assegurar a rastreabilidade e integridade dos itens de configuração e suas relações, garantindo a confiabilidade dos serviços automatizados de diárias conforme exigências de auditoria e controle. Justifique sua resposta.

b. o domínio do COBIT 2019 responsável por assegurar que a arquitetura de dados e processos esteja alinhada às metas estratégicas da instituição. Justifique sua resposta.

c. o tipo de tarefa que deve representar a integração automática com o sistema de pagamento eletrônico na modelagem BPMN 2.0 do processo de diárias. Justifique sua resposta.

d. o endereço de broadcast correto para a sub-rede usada (192.168.30.0/24), a função desse endereço no contexto da falha relatada e o que pode ocorrer se esse endereço for atribuído como um endereço de host.

e. o procedimento mais adequado de recuperação caso o banco de dados da instituição sofra uma nova falha física, considerando o uso de backups incrementais e completos. Justifique sua resposta.

Observação: É obrigatório indicar na resposta a letra correspondente ao item que está sendo respondido.

Lembrando que a questão pede que na sua resposta o candidato indique qual item está respondendo!! Isso por que a banca está evitando que o candidato chute ITIL 4 e acerte no COBIT 2019.

Cabe lembrar que o O COBIT 2019 define 40 objetivos de governança e gestão, organizados em cinco domínios:

  • EDM – Avaliar Dirigir e Monitorar
  • APO – Alinhar Planejar e Organizar
  • BAI – Construir Adquirir e Implementar
  • DSS – Entrega Serviço e Suporte
  • MEA – Monitorar Avaliar e Analisar

Vamos buscar as palavras-chave, os itens importantes que eu chamo de DNA da resposta correta!! Aqueles termo que quando encontramos no texto, já sabemos a resposta:

  • “assegurar que a arquitetura de dados e processos esteja alinhada às metas estratégicas da instituição”

Qual é o DNA da resposta correta: Alinhamento!! Já sabemos que estamos falando do domínio APO.

Qual é a Casca de Banana, ou a “Nasca de Bacana”? a palavra DADOS!! Aqui um desavisado já corre para anotar APO 14 – Dados Gerenciados, maaasss…. esse não é o termo núcleo da questão!!

Por isso que temos que entender que, quando o texto menciona “Arquitetura de dados e processos”, e ainda “alinhada às metas estratégicas da instituição “temos a indicação que estamos falando do APO 03 – Arquitetura organizacional Gerenciada, e não do APO 14 – Dados Gerenciados.

Vamos ver como esse objetivo está definido no COBIT 2019: 

Definir uma arquitetura corporativa comum que possibilite a criação e o uso eficaz de informações e tecnologia em apoio à estratégia e aos objetivos do negócio.”

Mais uma vez, a banca praticamente entrega a resposta para quem estuda com nossas aulas, entendendo os termos importantes, ou o DNA da resposta correta!!

Portanto, vimos que o processo que assegura o alinhamento estrutural entre estratégia, dados e processos é o domínio APO, com destaque para o APO03 – Arquitetura organizacional Gerenciada.

E se você tem dúvidas, não pode deixar de assistir nosso curso completo de COBIT 2019, com muitos exercícios e macetes para acetar questões como essa!

E não se esqueçam: temos cursos completíssimos sobre Governança de TIC, ITIL4, COBIT 2019, Contratações de TIC, Gestão de Projetos e muitas questões comentadas, sempre destacando o DNA da resposta correta.

E se a banca gosta… A GENTE AMAAAAA!!!

Um grande abraço!!

Professor Darlan Venturelli @professordarlanventurelli

Por
Atualizado em
Publicado em
3 min. de leitura