A técnica melhora a concentração e a produtividade. Pessoas que não conseguiam se concentrar durante alguma prova, passam a reagir melhor! Há vários casos de pessoas que antes não conseguiam se concentrar para estudar para a OAB, pois tinham dificuldade de manter o foco. Respirar corretamente e meditar aumenta muito o rendimento nos estudos, no trabalho, dependendo da faixa etária.Então através desses exercícios de meditação e de respiração você pode melhorar o seu desempenho para estudar e para fazer uma prova no Exame de Ordem!Às vésperas da prova que decidirá suas vidas, muitos estudantes tem procurado essa preparação. Buscar essa técnica vai lhe ajudar em ter mais foco, raciocínio, tranquilidade, capacidade de memorizar e agilidade na busca das respostas das 80 questões.Desenvolver o “prazer de estudar” e o “conhecimento” são objetivos de quem pratica respiração correta e meditação simples. Dar o seu melhor para aquilo, porque se você realmente estuda pelo conhecimento você pode aprender com aquilo e pode aplicar na sua vida.Você estuda com mais prazer e você realmente aprende. Não adianta estudar de véspera, estudar na hora, porque isso não vai fazer diferença no seu resultado.O que faz diferença é você estudar com calma, com foco, objetivo. E aprender a respirar corretamente lhe trará inúmeros benefícios.Para a hora exata do Exame de Ordem, busque praticar calmamente os exercícios de respiração, pois serão essenciais para o momento da prova.
Quando ou se estiverem nervosos, levar a atenção para a respiração é boa técnica de em poucos instantes acalmar e retomar o foco na prova da OAB.
Eis uma técnica rápida para aquele momento: feche um pouco os olhos e preste atenção na respiração porque isso pode ajudar bastante a melhorar o foco.
Se você cuida das suas fontes de energia, que é o sono, a respiração, a alimentação e o estado positivo da mente, que é a meditação, com certeza o desempenho na OAB vai ser mais fácil.
Para Relaxamento:
CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS:
A) Se o relaxamento corpóreo não for completo a Projeção não se realizará.
B) Para baixar os batimentos cardíacos, é necessário o controle pausado da respiração.
C) Ordene ao seu corpo a desligar o sistema nervoso, deseje isso, enfrente esse obstáculo.
D) Comece pelos dedos, pés, pernas, joelhos, sem pressa, com calma, no máximo 30 minutos por noite ou dia, para não se tornar cansativo os exercícios.
E) Não tente fazer tudo de uma vez só. São etapas a serem atingidas, seu corpo não vai obedece-lo de uma hora para outra.
Preparação:
Antes do início desta técnica durante uns cinco minutos, contraia e descontraia os músculos, dedos, braços e pernas, encha o pulmão e prenda a respiração soltando vagarosamente o ar.
O objetivo é você treinar o seu corpo e condicioná-lo a relaxar, vai perceber que com o passar do tempo vai diminuir essa preparação.
Essa técnica consiste em relaxar totalmente o corpo físico, soltando o corpo como se ele estivesse murchando, ou afundando no colchão.
Esse processo consiste em relaxar o corpo totalmente, vai notar que aos poucos as extremidades do corpo vai desaparecendo.
Objetivo: Imobilidade total, relaxamento geral, não se mexer sobre hipótese alguma.
Tempo: Aproximadamente 30 minutos.
Etapas: Isolamento, posição, Contrações, respiração, atenção, imaginação e seqüência.
Imaginação: Concentre-se na cabeça, esqueça o resto do corpo, faz de conta que você só tem o cérebro o resto não existe. O próprio relaxamento vai trazer as etapas subseqüentes da projeção. Estado vibracional, efeito balonamento (inchaço), zumbido. Nesta altura imagine seu corpo boiando e flutuando no ar.
Observação: Não espere resultados imediatos, tudo se aprende pouco a pouco.
Obstáculos: Medo, ansiedade, impaciência, impersistência, intervalos longos entre um exercício e outro.
Auxilio externo: Um áudio com som do mar, uma música relaxante.
Quem não tiver paciência não terá como realizar essa técnica.
Depois que aprender a relaxar dia a dia, hora de aprender a respiração para a concentração para o Exame de Ordem.
Concentração
A dica é começar a fazer um treinamento diário de concentração, por isso procure reservar pelo menos entre 5 a 15 minutos do seu dia para isso.
Não aconselhamos a tentar meditar ainda porque antes de mais nada é preciso que tenha uma concentração razoável.
A concentração é a capacidade de abstrair-se num ponto, focar um alvo e mantê-lo pelo tempo que desejar.
Por isso é uma tarefa muito difícil que exige muito controle mental. Ao tentar a concentração vai notar que não conseguirá por muito tempo, pois divagará noutros pensamentos, que invadirão sua mente, sem serem convidados.
A mente discursiva, tagarela não para nunca de produzir formas-pensamento.
DICA 01:
1 – Mentalmente inicie uma contagem de 1 até 10 da seguinte forma, sempre casando dois números extremos:
1 e 10; 2 e 9; 3 e 8; 4 e 7; 5 e 6; 6 e 5; 7 e 4; 8 e 3; 9 e 2 e finalmente 10 e 1.
Depois aumente a seqüência de 1 até 20 e procure fazer chegar de 1 até 100.
2 – Mentalmente faça o mesmo só que com letras A-Z, B-X, C-V. Com nomes conhecidos, por exemplo: BRASIL = B-L; R-I; A-S. Nome cuja soma seja impar sobrará a letra do meio, tente descobri-la antes de começar.
3 – Concentre-se no tic-tac de um relógio e aos poucos aumente o som de alguma música até ficar bem alto e tente continuar escutando o som do relógio.
Existem outras técnicas também mas esse texto ficaria muito longo… Uma outra dica é tentar fazer algumas posições com o corpo que exijam equilíbrio, isso irá estimular a sua concentração.
DICA 2:
Que tal também tentar uma outra maneira bem tranquila e relaxada para iniciar?
Apenas sente-se confortavelmente, e não faça nada. Isso mesmo. Nada. Não focalize o pensamento em lugar algum ou em coisa alguma. Apenas sente-se e permita-se ficar alí. Fiquei como observadora de você mesma, apenas observe-se. Por incrível que pareça pode ser bem difícil no início. Comece com uns 5 minutinhos.
É a ação na não-ação budista, aonde não se apega a um objetivo para enfim alcança-lo.
DICA 3:
Um dos melhores exercícios é ficar sentado no escuro olhando para uma vela acesa durante mais ou menos um minuto.
Depois você fecha os olhos e a imagem da vela vai estar na sua mente, tente se concentrar nesta imagem e não deixar ela sumir. Funciona e é bastante relaxante, chega-se muito perto do que deva ser a meditação.
DICA 4:
MANTRA!!!
Repetir canções como os indianos que ficam repetindo o Mantra “Om Namah Shivaya”, de preferência cantado e em uma “raga” (melodia) bem suave. O som de tambura também ajuda. Bons CDs de Mantra não são difíceis de encontrar, mas se você puder eu sugiro os de Siddha Yoga – visite um centro de meditação Siddha Yoga.
DICA 5:
Sente-se com a coluna ereta e preste atenção no entrar e sair do ar das narinas, ou no movimento do abdômen durante a respiração. Se facilitar conte cada inspiração e expiração até 10. Se você se distrair, volte para o um. E não desanime, a gente é distraído mesmo.
DICA 6:
Encostar a ponta da língua no céu da boca…
Sentar na posição de lótus.
DICA 7:
As dicas acima são para melhorar a concentração. Após passada essa etapa, todas as dicas abaixo são para a prática direta da concentração. Tente encontrar uma na qual melhor se adapte e que você terá mais facilidade:
Símbolos ou objetos: nesse tipo de concentração, fica mais fácil começar imaginando algum símbolo ou objeto simples que nao contenham muitos detalhes, quanto mais detalhes maior terá que ser a sua concentração. Ex: o símbolo do ôm, a chama de uma vela, um sol, uma lua, círculo, triângulo, etc.
Mantras e sons: nesse tipo você pode se concentrar num mantra ou em um som. Fica mais fácil se esse som for continuo ou repetitivo, sem melodias. Assim você satura a mente e ela entra em meditação.
Som Interiores: Uma outra técnica é prestar atenção nos ruidos internos do seu corpo, isso é bem legal com o tempo você percebe que lá dentro existe uma verdadeira orquestra sinfonica.
Exemplo: Zumbido no ouvido, respiração, batidas do coração, sangue circulando, sons estomacais.
RESPIRAÇÃO: Uma das melhores técnicas para prender a atenção é ouvir o pulmão trabalhando (encher e esvaziar)
Todos os dias surgem novas técnicas de “meditação”, prometendo relaxamento, paz interior etc.
É importante ressaltar que todas estas técnicas são importantes, pois sem a concentração é impossível chegar ao estado de meditação.
A concentração é um exercício da mente para focá-la num único objeto (pode ser numa palavra, como Hirim, Irim, Harim etc) para que a pessoa possa abstrair-se e não pensar mais, só observar.
Retenção da Imagem: Relaxe, acalme sua mente, e olhe para uma vela ou lâmpada. Coloque essa luz a sua frente, a alguns pés de distância, e observe-a fixamente durante um minuto ou dois. Feche os olhos e concentre-se na pós-imagem que isso gerará atrás de suas pálpebras fechadas. Tente e mantenha a visão dela durante o maior tempo possível. Use a percepção da respiração para manter a mente limpa, enquanto faz isso. Tente e faça a imagem crescer, ao invés de desaparecer.
Fitar um ponto: Escolha um ponto na parede e olhe para ele. Não focalize-o, apenas olhe para ele gentilmente. Limpe sua mente de todos os pensamentos e mantenha-a forçosamente vazia. Concentre-se muito, na percepção da respiração enquanto estiver fazendo isso. Quando sentir um pensamento surgindo, livre-se dele, não deixe-o terminar! Mantenha isso durante quanto tempo conseguir. Faça isso diversas vezes ao dia, ou mais se puder.
Não basta estudar e aprender conteúdo. Deve-se treinar a mente para que seja sua aliada nos dias de preparação e nos Exames de Ordem, 1ª e 2ª Fases. Reflita sobre isso.