Seus pensamentos estão calibrados para a positividade? A sua memória agradecerá.

Espero que a resposta para a pergunta do título seja: SIM. Estudos científicos demonstram que manter o hábito de ter pensamentos positivos combina perfeitamente com uma memória poderosa, que se deteriora menos com o tempo. Entenda um pouco mais no texto a seguir.

Por
4 min. de leitura

Hoje trarei o resultado de uma pesquisa que te fará mudar de mentalidade. Vou te convencer sobre como reclamar demais da vida e achar que só coisas ruins acontecem com você não te impulsiona para nada. Na verdade, essas atitudes atrasam sua vida, porque elas são carregadas de pensamentos negativos.

A pesquisa foi publicada na revista Psychological Science em outubro de 2020 e demonstra que as pessoas que sentem ENTUSIASMO E ALEGRIA – os chamados sentimentos positivos – têm mais chances de não enfrentarem problemas de declínio da memória com o passar do tempo.

Os pesquisadores envolvidos no estudo analisaram dados de quase 1.000 adultos de meia-idade e idosos nos Estados Unidos. Assim, as avaliações foram divididas em três rodadas em períodos de tempo distintos: de 1995 a 1996, de 2004 a 2006 e de 2013 a 2014.

Em cada oportunidade, os indivíduos relatavam emoções positivas que tinham experimentado nos últimos 30 dias e, nas avaliações finais, todos eram submetidos a testes de memória, que consistiam em a pessoa lembrar imediatamente as palavras que eram ditas pelo interlocutor as repetindo 15 minutos depois.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores avaliaram a relação entre o afeto positivo e a perda de memória, levando em consideração fatores como idade, sexo, educação, afeto negativo e extroversão dos participantes.

Segundo a autora do estudo, as descobertas são positivas e mostram que os indivíduos mais positivos sofreram um declínio de memória menos acentuado ao longo de quase uma década.

A pesquisadora Claudia Haase afirmou que: “os indivíduos que dispõem de um LEQUE MAIOR DE SENTIMENTOS POSITIVOS apresentam um declínio menor da capacidade de armazenamento, ou seja, da memória”.

Ao ser uma pessoa positiva, você pode obter diversos benefícios para si, mas o caminho para conseguir ter esses pensamentos superiores parece não ser muito claro. Portanto, aqui vão algumas dicas:

 

1) AUMENTAR A FELICIDADE SENDO GRATO

No mundo onde vivemos, parece difícil falar em aumentar a felicidade. No mundo nas redes sociais, todos mostram seus momentos extremamente felizes, que chegam até a causar uma invejinha nas outras pessoas.

Mas esse mundo virtual aceita tudo, assim como uma folha em branco também aceita tudo.

Foque no que realmente você sentiu para que sua percepção de felicidade ganhe níveis extraordinários e não se preocupe em mostrar para os outros como está o grau de felicidade comumente aceito em sociedade.

Para isso, há um exercício que recomendo muito, pois efetivamente fez muito diferença em minha vida, que se chama diário da gratidão. É um caderno onde escrevemos à noite os motivos para sermos gratos por coisas que nos aconteceram durante o dia, coisas simples, como uma boa conversa, um sorriso inesperado, o amor de alguém, um bom dia seguido de uma conversa com aquele colega mais introvertido.

Escrever nos faz ter outro grau de entendimento e percepção das coisas. Você topa o desafio de escrever um diário de gratidão? Aumente a sua felicidade com ele.

 

2) REDUZA OS NÍVEIS DE ANSIEDADE

Sempre que pensamos em reduzir os níveis de ansiedade e dos pensamentos que nos fazem ser tomados pela preocupação, vem à mente a prática de exercícios físicos. Ótimo! Mas eu trocaria a expressão exercícios físicos pelo termo “autocuidado”. De preferência, logo nas primeiras horas do dia.

Iniciar o dia com a sensação de autonomia, satisfação e autocuidado permite que você mantenha os níveis de estresse sob controle e diminua os níveis de ansiedade. Você pode incluir práticas como meditação, leitura, afirmações, escrita, exercícios, alongamentos e qualquer outra atividade com a qual se identifique e que julgue necessária para seu desenvolvimento pessoal e clareza mental.

Eu tenho corrido dia sim, dia não. Quando está chovendo, procuro pegar uns elásticos e pesos que tenho em casa e me exercitar por 40 minutos. Faço isso na hora inicial do dia, para desafogar as tensões e conseguir ter o equilíbrio para desempenhar minhas tarefas mais complicadas.

 

3) MANTENHA CONEXÃO COM PESSOAS POSITIVAS

Claro, não tem como ter pensamentos positivos ao lado de pessoas negativas. As pessoas que possuem maior grau de pensamentos negativos vão estar no seu dia a dia. Infelizmente, sim. Mas você é capaz de gerenciar e controlar a frequência com que se depara com elas.

Estar próximo de pessoas que exalam otimismo, positividade e bom-humor nos afeta de maneira direta.

Pesquisas indicam que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos. Faça essa lista e trace um mapa sobre as qualidades e os pontos de melhorias dessas pessoas. Tenho absoluta certeza de que, ao final da lista, será como se estivesse fazendo uma descrição pessoal.

Assim como a positividade e o otimismo contagiam o ambiente, vale o mesmo para o pessimismo e a negatividade. Tudo é uma questão de perspectiva e escolha. Escolha com sabedoria quem vai fazer parte do seu mundo.

 

4) AUMENTE SUA CRIATIVIDADE COM NOVAS HABILIDADES

Somos todos criativos.

Todos nós nascemos com o chip para criação. É do ser humano criar, cocriar, inventar, testar, testar novamente, expandir a mente e a alma.

O que acontece é que somos tolhidos desde crianças para seguirmos regras e entrarmos em apertados quadrados, que nos deixam presos para essa expansão. Todos nascemos com o mesmo potencial criativo.

A pergunta a ser feita é: o que você realmente gosta de fazer? Qual atividade realmente faz seus olhos brilharem quando você a está executando? Você entende quais são suas principais habilidades e como deve usá-las durante o dia?

Existem muitas pessoas tentando se adequar a padrões que nada combinam com as próprias habilidades. Seria como colocar um peixe em uma árvore e dizer que ele é burro por não saber voar e nem ter coragem de saltar.

Portanto, coragem! Descubra qual é a sua habilidade que nada tem a ver com estudos, com trabalho, com regras sociais que determinam nossa real expansão.

Conheci um médico-cirurgião, um trabalho que requer alta concentração, atenção à instrução e coordenação motora, cuja criatividade era expandida quando ele lutava caratê. Durante a luta, ele poderia interagir com outra pessoa, prevendo seus golpes, utilizando do seu arsenal de golpes para neutralizar o adversário. Era assim que ele exercia, de fato, sua habilidade criativa. Acabou sendo campeão por anos consecutivos da categoria master.

 

5) COMO TREINAR A MENTE PARA O PENSAMENTO POSITIVO

Que tal repetir coisas positivas sobre você? Lembre-se: não basta dizer da boca para fora. Você deve acreditar, visualizar e mentalizar aquilo que está dizendo.

Jamais deixe que outras pessoas decidam o que você é e o que você não é. Assuma as rédeas da sua vida. Assuma o controle da sua vida. Afinal, ninguém te conhece melhor do que você.

O copo está meio cheio ou meio vazio? Muitas vezes, tudo vai depender de como encaramos nossos desafios diários. Aprender a ver o lado bom das coisas não mudará seu mundo, mas provavelmente vai auxiliar a dissipar muitas nuvens densas que possam estar pairando sobre ele.

O pensamento positivo pode vir das fontes mais variadas, e a vida é um excelente manancial tanto de bons como de maus momentos. Cabe a cada um de nós selecionar aquilo em que preferimos colocar mais nossa atenção.

Mudar pensamentos que cultivamos durante a vida inteira é difícil, sim, mas com certeza não é mais difícil do que viver sem entender o que você carrega aí dentro.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter os pensamentos positivos neste período difícil em que vivemos. Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts, pois podemos te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.

 

Se tiver qualquer dúvida, você pode entrar em contato comigo:

– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;

– enviando um direct no meu perfil Instagram em @prof.brunopimentel; ou

– dando um “oi” para mim no Telegram t.me/profbrunopimentel.

 

 

Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

Por
4 min. de leitura