Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo-news domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress-blog-preparatorios/wp-includes/functions.php on line 6126
Simulados: quando fazer? Confira por Diego Ribeiro!

Simulados: quando fazer?

Por
3 min. de leitura

Olá, prezado(a) concurseiro(a), tudo bem?

Quero tratar de um assunto fundamental para a sua aprovação em concurso público e que costuma ser uma dúvida comum a todos aqueles que dedicam horas diárias aos estudos: quando iniciar a resolução de simulados?

Antes de responder a essa pergunta, preciso elencar algumas vantagens de resolver provas simuladas. Elas ajudam a fixar a matéria, servem de revisão, potencializam o aprendizado, permitem criar estratégias de resolução de prova, criam uma maior afinidade com a banca e ainda servem de avaliação do seu desempenho.

Entretanto, para que tais benefícios sejam reais e efetivos, é necessário saber o momento certo de iniciar tais provas, sob a pena de haver frustração em decorrência de um resultado insatisfatório ou aquém do esperado. É preciso ter a consciência de que, se não houve um prévio preparo (estudo e revisão da disciplina ou de determinado assunto), há grandes chances de não se ter um bom desempenho no simulado e, com isso, um desânimo por acreditar não ser capaz.

Portanto, o que vou apresentar agora não é uma “receita de bolo” nem mesmo uma “fórmula mágica”, mas tão somente uma “tática” que me ajudou bastante nas quatro aprovações que tive em concursos públicos, dentre elas duas para o cargo de Agente da Polícia Federal.

Para uma melhor compreensão do que falaremos mais adiante, resolvi criar três classificações ou tipos de simulados, a depender do momento em que são realizados. A primeira classificação, o simulado parcial de disciplina, é aquele realizado após o estudo e a revisão de cada tópico da disciplina, apenas com questões relacionadas ao mesmo e que deve acontecer antes de iniciar o próximo tópico. A segunda classificação, simulado geral de disciplina, ocorre após o estudo de todo o conteúdo da disciplina. Por fim, o simulado final deve acontecer após o estudo de todo o edital e, preferencialmente, antes do dia do concurso. Neste tipo de simulado, deve-se buscar as condições mais reais possíveis do que se espera da prova do concurso no tocante às questões (número total, banca organizadora, pesos, distribuição por disciplina, nível intelectual e tempo de resolução).

Independentemente do tipo de simulado realizado e do resultado alcançado, tenha como objetivos principais avaliar o seu aprendizado, identificando os pontos a melhorar (tópicos que necessitam de reforço) – e “cadência” de resolução (tempo gasto para realização). Claro que, para a consecução desses objetivos, você precisa ter uma organização e um controle do tempo, do número de questões e de acertos.

Agora vamos à parte prática…

Obviamente, como um(a) concurseiro(a) comprometido(a) com os estudos, suponho que tenha um plano de estudo (ciclo ou cronograma), certo?

Pois bem, imaginemos que, para o dia de hoje, estejam previstas 03 (três) horas para o estudo de Raciocínio Lógico Matemático, mais precisamente para o tema “ Conectivos Lógicos”. Nesse intervalo de tempo, estude a matéria, ou seja, leia o seu material (PDF/livro/apostila) ou assista à sua videoaula, e faça, simultaneamente, resumos, mapas mentais, marcações de textos e/ou flashcards, os quais serão utilizados para as revisões (tema para outro artigo).

Na próxima data destinada ao estudo de Raciocínio Lógico, antes de avançar para o próximo tópico, revise o tópico estudado anteriormente e, em seguida, selecione 10 questões que tratem do assunto revisado. É extremamente aconselhável acessar/assinar alguns sites de questões que usam alguns filtros, como disciplina, “assuntos” de cada disciplina, banca, ano etc… Não esqueça de controlar o tempo gasto e registrar o número de acertos.

Quando, enfim, toda a disciplina de RLM tiver sido estudada, passe a realizar simulados gerais de disciplina, com assuntos aleatórios e com o número de questões que a banca costuma exigir nos concursos para o cargo pretendido. Tais simulados devem ser realizados sempre que o ciclo ou o cronograma trouxer a disciplina e até que todo o edital seja estudado.

Por fim, quando todo o edital tiver sido superado (todas as disciplinas estudadas integralmente), passe a realizar simulados finais com o total de questões cobradas na prova do edital anterior, inclusive para cada disciplina. Procure ser o mais fiel ao que se espera para o seu concurso. E, mais do que nunca, controle o tempo e o seu desempenho. Lembre-se, ainda, de simular a redação e destinar alguns minutos ao preenchimento do gabarito. É um erro comum esquecer estes dois “procedimentos”.

Como última dica, busque na internet as três últimas provas do cargo e realize como os primeiros simulados finais. Confira o resultado e não deixe uma questão sequer sem resolução. Realize esses simulados como se fossem a sua prova!! Inicie no horário previsto no edital, cumpra o tempo previsto nele… e, acima de tudo, RESOLVA TODAS AS QUESTÕES!! E as que por acaso não conseguir responder corretamente, volte à teoria para que o conhecimento seja então solidificado e para que não se repitam mais os mesmos erros!

VOCÊ COMBATE DA MANEIRA QUE VOCÊ TREINA!!!

Agora que já conhece a importância, os tipos e quando se deve fazer um simulado para concurso público, mãos à obra! E saiba que o seu sucesso é proporcional ao seu esforço.

Um abraço…

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.”

 


 

Diego Ribeiro – Atualmente, Agente da Polícia Federal. Aprovado duas vezes para o cargo de Agente da PF (2009 e 2012), aprovado também para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR – 1999) e para a Academia da Força Aérea (AFA – 2002). Oficial da Força Aérea Brasileira por 10 (dez) anos (2002-2012). Coach, professor de aviação civil e professor de Raciocínio Lógico Matemático.

 

 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Por
3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

artigo dicas dicas para concurso