Temas quentes para discursiva de Técnico Judiciário do TRT MG

Muitos alunos do Gran e muitos mentorados mandaram e-mails e directs com pedidos de temas para treinar para o concurso TRT Minas Gerais (TRT 3ª Região). A principal pergunta é: qual é sua aposta para o tema de Técnico Judiciário/Administrativo? Para isso, separei alguns temas aqui com comentários sobre o que é preciso escrever para se dar bem.

Por
7 min. de leitura

A prova do TRT MG está chegando. O dia D é 23 de outubro. O concurso é para CADASTRO RESERVA, mas naturalmente o TRT MG é um dos que mais chama aprovados, chegando a esgotar suas listas quase sempre.

Atenção para as provas.

Serão objetivas e discursivas aplicadas no mesmo dia.

As provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas para todos os cargos/áreas/especialidades, serão constituídas conforme Quadro de Composição das Provas a seguir e consistirão em questões de múltipla escolha, sendo que cada questão conterá 5 (cinco) alternativas (de A a E), com uma única resposta correta.

As provas objetivas serão avaliadas e apuradas por meio de leitura óptica, sendo
que cada questão valerá 1,0 (um) ponto. Isto é, são sessenta pontos para totalizar a prova objetiva. O candidato deve fazer no mínimo 60% (sessenta por cento) do total de pontos da prova objetiva e não receber nota 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas das provas objetivas.

Alcançado esses requisitos mínimos, é preciso ficar atento à PROVA DISCURSIVA.

Os critérios da FUMARC para a prova discursiva são:

a) Argumentação e informatividade dentro do tema proposto – AI: originalidade, suficiência, correção, relevância e propriedade das informações – total de quinze pontos com a seguinte distribuição:

  • De 0 a 4 – ruim;
  • De 5 a 8 – regular;
  • De 9 a 12 – bom;
  • De 13 a 15 – muito bom.

b) Coerência e coesão – CC: organização adequada de parágrafos, continuidade e progressão de ideias, uso apropriado de articuladores – total de quinze pontos com a seguinte distribuição:

  • De 0 a 4 – ruim;
  • De 5 a 8 – regular;
  • De 9 a 12 – bom;
  • De 13 a 15 – muito bom.

c) Morfossintaxe – M: emprego de pronomes, relação entre as palavras, concordância verbal e nominal, organização e estruturação dos períodos e orações, emprego dos tempos e modos verbais e colocação de pronome – total de dez pontos com desconto de um ponto por erro.

d) Pontuação, acentuação e ortografia – PO – total de dez pontos com desconto de um ponto por erro.

Conclusão: a prova objetiva vale sessenta pontos e serão cinquenta pontos na prova discursiva. Fica claro que o peso da prova discursiva é alto. Dos 110 pontos em disputa, 45,45% da nota representa a pontuação em redação. Muito importante! Impacto enorme se você for detalhar disciplina por disciplina.

Para o cargo de Técnico, a prova discursiva deve ser montada em no máximo trinta linhas e será sobre um tema bem atual.

Serão corrigidas no mínimo oitocentas redações para o cargo de Técnico Judiciário – área administrativa.

Eu já imagino que o tema gire em torno de algo relacionado à intolerância ou à democracia. Também corre por fora um tema sobre resíduos e lixo, ou seja, tópicos sobre meio ambiente.

Vamos a algumas sugestões de temas que podem cair na sua prova e que já caíram no passado (TCE-PA 2016 e MP-CE 2020, respectivamente):

 

A) TEMA SOBRE INTOLERÂNCIA, TERRORISMO E DEMOCRACIA (APOSTA 1)

Texto motivador:

Dois fatos, historicamente recentes, motivaram profundas mudanças nas relações internacionais contemporâneas: a queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989; e os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. O 9 de novembro marcou o descortinamento de metade do planeta. O 11 de setembro, o erguimento de uma muralha invisível entre os povos que, acreditávamos, estivesse destruída (FRIEDMAN, 2005).

A palavra “terrorismo” deriva do latim terror, que significa medo ou horror. Trata-se de termo usado para designar um fenômeno político, de longa data, cuja finalidade é aniquilar ou atemorizar rivais mediante o uso de violência, terror e morte de pessoas inocentes. Sem modificar sua essência, o terrorismo exibe, na atualidade, cinco aspectos que o distinguem de épocas anteriores: o caráter transnacional; o embasamento religioso e nacionalista; o uso de terroristas suicidas; a alta letalidade dos ataques; e a orientação antiocidental, sobretudo nos grupos fundamentalistas islâmicos. Essas características nos remetem a uma nova modalidade, que poderia ser chamada de neoterrorismo (WITCKER, 2005).

Disponível em: http://www.abin.gov.br/conteudo/uploads/2018/05/RBI4-Artigo5-TERRORISMO-E-CONTRATERRORISMO-desafio-do-s%C3%A9culo-XXI1.pdf.

 

Tendo as informações precedentes como referência inicial, elabore um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:

O TERRORISMO COMO MAIOR AMEAÇA DO SÉCULO XXI

Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:

  1. Intolerância como uma das motivações para as ações terroristas;
  2. Instrumentos para o combate ao terrorismo;
  3. Democracia como antídoto às práticas terroristas.

 

Treine e faça esse tema antes da prova. E se quiser, aqui vai uma ajudinha para elaborar seu texto.

O que colocar em cada tópico:

Para discorrer sobre o primeiro aspecto a ser abordado: o terrorismo, por definição e por sua própria natureza, não aceita o contrário e, em vez de assumir o confronto de ideias, parte para a eliminação do adversário, considerado inimigo irreconciliável. A partir de uma visão estreita, radical e violenta da religião que professam, seus integrantes fazem do princípio de “guerra santa” a justificativa para seus atos de extrema desumanidade.

Quanto ao segundo aspecto, espera-se que se listem algumas atitudes a serem praticadas por países que prezam os valores mais elevados da civilização, a exemplo do uso rigoroso e firme de seus mecanismos legais de repressão, sem que o estado de direito seja ferido de morte; da mobilização da opinião pública, a refletir o posicionamento frontal da sociedade contra o terror; da cooperação entre os países e organismos internacionais, a fim de que se adotem esforços conjuntos, voltados ao aperfeiçoamento dos mecanismos de segurança e inteligência internacional.

Por fim, o candidato deve identificar nos regimes democráticos o caminho de salvação da própria vida civilizada no planeta, na qual valores fundamentais e essenciais à vida social, em liberdade e sob o império da lei, sejam preservados.

 

B) TEMA SOBRE RESÍDUOS, LIXO E MEIO AMBIENTE (APOSTA 2)

Textos motivadores:

À proporção que aumenta o número de habitantes nas cidades, cresce a geração de lixo. Observa-se que as cidades, cada vez mais, apresentam dificuldades para implantar, ordenar e gerenciar de modo sustentável os resíduos por elas gerados. Nesse contexto, em 12/8/2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pela Lei n. 12.305/2010, que definiu princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes relativos à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, em âmbito nacional.

Entre os conceitos introduzidos está o de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos: “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei”. Isso quer dizer que a lei exige que as empresas assumam o retorno de seus produtos descartados e cuidem da adequada destinação ao final de seu ciclo de vida útil.

Internet: (com adaptações).

Cerca de 80% do impacto de um produto na natureza está relacionado ao seu design e a toda a cadeia logística. Assim, torna-se necessário rever os tipos de materiais produzidos e repensar suas formas de produção, para que seu destino final seja o começo de um novo ciclo, e não os aterros sanitários e os oceanos. O principal objetivo da economia circular é acabar com os resíduos, ou seja, não gerar desperdício.

Internet: (com adaptações).

 

Considerando que os fragmentos de texto precedentes têm caráter motivador, redija um texto dissertativo sobre o seguinte tema:

 

O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL NO SÉCULO XXI

Ao elaborar seu texto, responda aos seguintes questionamentos.

  1. Por que o modelo de descarte de resíduos sólidos predominante até o início do século XXI deve ser substituído?
  2. Em que consistem a economia circular e a responsabilidade compartilhada e de que forma esses novos conceitos podem impactar a economia do país?

 

Treine e faça esse tema antes da prova. Se quiser, aqui vai uma ajudinha para elaborar seu texto.

O que colocar em cada tópico:

O candidato pode mencionar que o modelo de descarte de resíduos sólidos predominante até o início do século XXI acarreta as consequências como as mencionadas a seguir: nos lixões, os resíduos são depositados a céu aberto, sem tratamento ou controle ambiental, o que contribui para o aumento da poluição; há agravamento do efeito estufa em razão da produção de gás metano e contaminação do lençol freático por meio do chorume que é produzido;

Os lixos expostos atraem animais vetores de doenças; os catadores de lixo, nos lixões, ficam expostos ao contato direto com agentes físicos, químicos e biológicos potencialmente nocivos; o sentimento de marginalização dos indivíduos que sobrevivem do descarte alheio é intensificado, o que agrava os problemas sociais existentes.

Em relação à economia, parte da população marginalizada do mercado formal busca a sobrevivência nos restos produzidos pela sociedade; com isso, prejudica-se a economia que gira em torno do mercado formal e aumentam-se os gastos públicos para a recuperação da saúde das pessoas submetidas a essas condições de insalubridade.

Por fim, o candidato deve explicitar em que consiste a economia circular e a responsabilidade compartilhada. Pode mencionar, por exemplo, que a economia circular visa ao máximo aproveitamento dos materiais, de forma que se produza o mínimo de resíduos (diferentemente da economia linear, em que algo é produzido, consumido e descartado), e que a responsabilidade compartilhada, que envolve o recolhimento de um produto pela empresa fabricante após o seu ciclo de uso, para que se dê a destinação adequada a ele, favorece o reaproveitamento de materiais e a diminuição da produção de resíduos.

Seguindo esse roteiro, você conseguirá fazer uma excelente redação no dia 23 de outubro! Boa sorte, guerreiro!

 

C) DICA FINAL

A prova discursiva deverá ser manuscrita de forma legível, sendo obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, e a resposta definitiva deverá ser, obrigatoriamente, transcrita para a folha de textos definitivos.

A prova discursiva/redação será avaliada na escala de 0 (zero) a 50 (cinquenta) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 60% (sessenta por cento) do total de pontos.

Esse tipo de prova pode não ser fácil para quem a está fazendo pela primeira vez, mas não é impossível começar do zero e virar um craque nas discursivas. Você tem de se preparar para a prova objetiva e para a prova discursiva com a vontade de gabaritá-las.

Se considerar uma tarefa difícil demais, há a possibilidade de contratar um especialista que possa te ajudar, ou, para quem é assinante ilimitado, há a possibilidade de assistir às aulas das Salas Particulares com os GranXperts.

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Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil em que vivemos.

Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que nós te auxiliemos com metas de estudo, organizando seu processo de aprendizado e acelerando sua entrada no serviço público.

Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.

Para qualquer dúvida, você pode entrar em contato comigo:

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Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

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Para quem não me conhece: sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.

Realizo coaching no Gran Cursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching com a certificação Professional Coach Certification (PCC®).

Tenho doze anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.

Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em estudos de caso e em peças técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.


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