Traduzindo o edital: XIX Exame de Ordem Unificado!

Por
18 min. de leitura

oab2Elaboração: Prof. Marcelo Borsio
Prof.ª Daniela Menezes
No último dia 31/01/2016, a Banca FGV tornou público o Edital para o XIX Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Para tanto, criamos um roteiro de informações e detalhes essenciais para que você não enxergue as normas que regem o Exame, e ele em si, como um bicho de 7 cabeças. Ele não é: em primeiro lugar, confie em si e entregue a sua preparação a uma Equipe capaz de fazer você ser aprovado na OAB com muita determinação, foco e direcionamento.
Faça o download do Traduzindo o Edital XIX Exame de Ordem AQUI!
INTRODUÇÃO
Imagine-se aprovado. Como dizia Napoleon Hill:

Se você pensa que é um derrotado, você será derrotado.

Se não pensar “quero a qualquer custo!” Não conseguirá nada.

Mesmo que você queira vencer, mas pensa que não vai conseguir, a vitória não sorrirá para você.

Se você fizer as coisas pela metade, você será fracassado.

Nós descobrimos neste mundo que o sucesso começa pela intenção da gente e tudo se determina pelo nosso espírito.

Se você pensa que é um malogrado, você se torna como tal.

Se almeja atingir uma posição mais elevada, deve, antes de obter a vitória, dotar-se da convicção de que

conseguirá infalivelmente.

A luta pela vida nem sempre é vantajosa aos fortes nem aos espertos.

Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente Eu conseguirei!

É nesse espírito vitorioso que convidamos você para refletir no seu dia a dia e nos objetivos que pretende alcançar para sua vida. Refaça planos de vida, de rotinas, de trabalho e, principalmente, reorganize seus pensamentos para que eles possam fluir em muitas ideias positivas. Imagine-se aprovado, mas faça por onde, concentre-se, foque e estude com direcionamento.
TRADUZINDO O EDITAL
Prezados alunos candidatos ao XIX Exame de Ordem, o objetivo deste material é auxiliá-los na preparação para o Exame da OAB, disponibilizando algumas dicas e técnicas para obter êxito no Exame de Ordem.
Estudar para esse tipo de prova requer habilidades e técnicas exclusivas de preparação. Não é como estudar para concursos públicos, pois o nível de aprofundamento das questões é muito menor. Contudo, há muitos detalhes que só a Banca FGV traz no Exame da OAB. Prova a prova, exame a exame, muitas características se repetem, e o formato das questões varia muito pouco. Os professores do Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos Online estão aptos e antenados em tudo que pode te surpreender, dando a você todo o direcionamento nos estudos para a conquista do seu ideal: ser Advogado!
Dessa forma, os materiais específicos para a OAB são os mais indicados para esse tipo de estudo, pois contêm dicas, resumos, sinopses e revisões sobre os principais temas exigidos no exame.
Periodicamente, nós incluímos, no blog.projetoexamedeordem.com.br, diversas dicas de como passar no Exame de Ordem, com resumos, correção de provas, elaboração de recursos, dentre outros. O nosso bate-papo continua nas redes sociais, no canal do YouTube, Instagram e Facebook.
Esperamos, sinceramente, que esse material contribua para a sua aprovação e ingresso na advocacia.
Acima de tudo, acredite na sua aprovação e confie em si mesmo. Nesse momento, não importam os erros ou fracassos cometidos, mas, sim, a sua aprovação. Sempre há possibilidade de recomeço. Aprenda conosco, com o Projeto Exame de Ordem, e inove na preparação e atinja a sua meta: a Carteira é Minha!
Lembre-se sempre: onde houver 1% de possibilidade, haverá 100% de dedicação! Somos novidade no Mercado OAB, mas somos a DIFERENÇA que trará sua aprovação! Venha conosco!
PUBLICAÇÃO DO EDITAL
A partir da publicação do edital, começa a contagem regressiva para a primeira fase do Exame de Ordem. São, exatamente, menos de dois meses para a realização da prova objetiva, e os estudos deverão estar a todo vapor.
Mas, por onde começar?
A primeira regra é simples: confie em si mesmo e, acima de tudo, acredite na sua aprovação. Saiba que a persistência e o otimismo fazem parte do vencedor.
Observe que o período da publicação do edital até a primeira fase é muito curto, por isso, exige de vocês bastante disciplina e técnicas na preparação do estudo.
datasoabdatasoab2
A leitura do edital é de extrema importância, tendo em vista as informações a serem divulgadas para o referido exame, por exemplo, o prazo para as inscrições, o local da realização da prova, o período da repescagem, os critérios de avaliação da prova objetiva e subjetiva, bem como os materiais permitidos para a segunda fase e as regras para anulação de questões.
Destaca-se que a Fundação Getúlio Vargas poderá retificar alguns pontos do edital e publicá-lo novamente, de acordo com as regras do exame. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a área de atuação para a segunda fase, não podendo alterá-la, após o pagamento do boleto.
Nessa hora, a estratégia deve ser seguida pelo candidato. Geralmente, Direito Civil tem o maior número de aprovados, segundo pesquisas já divulgadas. Suas peças têm maior proximidade com a rotina de acontecimentos de muitas pessoas, mas, por vezes, pode a disciplina não ser de afinidade do candidato. Nunca cometa o erro de escolher a área porque todos estão dizendo que tem sido a mais fácil: pode não ser na próxima vez. Normalmente, se você faz estágio em certa área e tem apreço por ela, é essa que deve ser escolhida, e o motivo é claro: você já conhece rotinas, prazos, normas, cacoetes e macetes do dia a dia da especialidade. Porém, se você não estagiou, a área a ser escolhida deve ser a de seu maior domínio durante a Faculdade, aquela de melhores notas e desempenhos, pois você vai progredir de um patamar já alcançado para evoluir. Começar do zero numa área sem afinidade é arriscado.
Dessa forma, tenha cuidado ao escolher a área de atuação, escolha a matéria com maior afinidade, conhecimento e aptidão. A escolha da segunda fase implicará diretamente na sua aprovação, por isso, analise com calma e veja os percentuais de aprovação nas respectivas matérias. Veja o exemplo da tabela divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, com relação aos prazos e às respectivas datas da publicação do edital, dos recursos, da prova objetiva e da peça prática-profissional para o XIX Exame de Ordem.
CONTEÚDO
Infelizmente, não há como o candidato se preparar para o Exame de Ordem sem estudar todas as matérias, mesmo que “superficial”, tendo em vista que a redução das questões de 100 para 80 ampliou os riscos do candidato no êxito das questões, uma vez que o conteúdo programático será cobrado em um número limitado de questões. Ou seja, o candidato precisa conhecer a disciplina para evitar surpresas na hora da prova.
Assim, o recomendado é que o candidato estude todas as disciplinas e leve em consideração as disciplinas de maior peso (+ questões) em contraponto das disciplinas de menor peso (- questões). É claro que existem opiniões diversas dizendo: “olha, é melhor você eleger 5 ou 6 disciplinas com mais questões, incluindo sempre Ética e Estatuto da OAB, que tem 10 múltiplas escolhas, que você, gabaritando essas, garante 10 pontos dos 40 exigidos!” É verdade: se você se garantir nas 5 ou 6, tem grandes chances de êxito!
Contudo, para isso, o estudo tem que fechar as questões, quase não permitindo falhas. Desse modo, farão falta as questões de disciplinas que você nem estudou, ou que você vai por aproximação, com o que pouco lembra, ou no chute. Será que essa seria a melhor estratégia? Pensamos que não!
Você pode dar ênfase. Ênfase para as com mais questões, mas nunca menospreze as demais, pois elas vão te trazer pontos essenciais para sua aprovação. Programe sua semana, agende disciplinas por dia, assista as excelentes aulas do Projeto Exame de Ordem (PEO) do Gran Cursos Online e veja seu sonho ser realizado!
Atenção: as disciplinas com menos questões deverão ser estudadas, tendo em vista a extensão dos enunciados e a equivalência da pontuação final.
Vejamos abaixo as disciplinas cobradas e os respectivos números de questões cobradas no Exame de Ordem:
disciplinasoab
Para facilitar a visualização, dividimos o grupo das disciplinas pelo grau de importância e pontuação na hora da prova, de modo que o candidato alcance o mínimo de questões para a sua aprovação. Vejamos:
extensaooab
Nota-se que o grau de extensão das disciplinas é de extrema importância, pois o fator tempo é fundamental na sua aprovação. Assim, não vale a pena dedicar horas de estudos em matérias com conteúdo extenso e com o mínimo de questões.
Veja, por exemplo, que o conteúdo de Direito Civil é muito extenso e com o número reduzido de questões, não alcançando a pontuação mínima. Por outro lado, as disciplinas medianas, que o conteúdo é menor e possui maior número de questões, permitem o alcance mínimo dos 40 pontos.
Dessa forma, o candidato deverá estudar obrigatoriamente o grupo médio, garantindo a pontuação mínima das questões, sem desprezar os demais grupos acima. Portanto, para alcançar a aprovação, o candidato deverá estudar todas as disciplinas, com ênfase em Ética Profissional, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Tributário, Direito Empresarial, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito Administrativo. Por fim, nunca esqueça de dar uma forte olhada em Civil e Penal e seus processos, checando a teoria das aulas e as questões: com o passar de olhar como num voo de um pássaro, fará você garantir, no mínimo de 30 a 40% das 24 questões de material extenso e com poucas questões.
DA INSCRIÇÃO
De acordo com o Edital:

2.1.2. A inscrição consistirá na submissão, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico <http://oab.fgv.br> no período entre 16h do dia 01 de fevereiro de 2016 e 23h59min do dia 15 de fevereiro de 2016, observado o horário oficial de Brasília-DF, do formulário de solicitação de inscrição devidamente preenchido. Submetido o formulário, o examinando deverá imprimir o boleto bancário correspondente, lembrando que a homologação da inscrição somente se dará após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais).

A taxa de inscrição aumentou R$ 20,00 reais no XIX Exame de Ordem, ou seja, quase 10%, tendo sido o reflexo da inflação.
Por isso, não desperdice o seu dinheiro. A hora da sua aprovação chegou. Junte-se a nossa equipe do PEO Gran Cursos Online, estude e dedique-se ao máximo!
ALTERAÇÃO DO LOCAL DE PROVA
O examinando poderá interpor requerimento fundamentado, dirigido à Coordenação Nacional do Exame de Ordem, até às 23h59min do dia 15 de fevereiro de 2016, solicitando a realização das provas em estado distinto do escolhido no ato da inscrição, o qual deverá ser encaminhado exclusivamente por meio da página http://oab.fgv.br/xixexame/requerimentos.
Os pedidos serão apreciados pelas Comissões de Exame de Ordem das Seccionais OAB de origem, que deliberarão por seu deferimento ou indeferimento. Requerimentos sem fundamentação ou enviados após a data e horário limite serão preliminarmente indeferidos. O CFOAB e a FGV não se responsabilizam por requerimentos não recebidos por quaisquer motivos de ordem técnica ou procedimento indevido dos usuários.
Caso seja constatado número inferior a 40 (quarenta) inscrições para a realização da prova objetiva em qualquer das cidades constantes do Anexo I deste edital, os examinandos dessa (s) localidades (s) deverão realizar a prova objetiva nas cidades por eles escolhidas como segunda opção no ato da inscrição. Caso na cidade escolhida como segunda opção também seja constatado número inferior a 40 inscrições, o examinando nesta situação realizará a prova na sua terceira cidade de opção, ou, caso ainda assim não seja atingido o número mínimo de examinandos retromencionado, realizará as provas em cidade circunvizinha designada pela FGV.
A escolha do local da prova é de extrema importância. Para muitos parece ser óbvio, mas não é. A cada localidade, deve reunir-se, no mínimo, 40 candidatos para a realização da prova, e, caso esse número não seja atingido, o candidato deverá se deslocar para o segundo local escolhido no ato da inscrição. Portanto, muita atenção na escolha do primeiro e do segundo local de prova para que não haja complicações e eventuais deslocamentos.
DO PAGAMENTO DO BOLETO

2.1.2.1. Todos os examinandos inscritos poderão reimprimir seu boleto bancário, caso necessário, no máximo até as 23h59min do dia 02 de março de 2016, quando este recurso será retirado do site da FGV, para pagamento neste mesmo dia, impreterivelmente. A FGV não enviará boleto bancário por e-mail a examinandos.
 

O prazo para o pagamento do boleto será até o dia 02 de março de 2016.
Cuidado, pessoal! Se você se esquecer ou não pagar, já era. Faça logo a sua inscrição e efetue o pagamento o quanto antes.
No ato da inscrição, vocês deverão escolher a área de atuação para a 2ª fase. É uma escolha difícil, por isso, pesquise antes e reflita bem, ok? Lembre-se de nossas dicas acima.
Se, por um acaso, você se arrepender do local da inscrição ou da disciplina escolhida, você pode fazer uma nova inscrição, desde que pague por ela. Avalie o local em que estará no dia da prova para sempre prever e se antever. Planejar a vida é a arte do vencedor!
2.1.2.3. Caso, quando do processamento das inscrições para o Exame de Ordem, for verificada a existência de mais de uma inscrição realizada por um mesmo examinando (seja mediante o pagamento da taxa ou pelo deferimento de pedido de isenção), somente será considerada válida e homologada aquela que tiver sido realizada por último, sendo esta identificada pela data e hora de envio, via Internet, do requerimento através do sistema de inscrições on-line da FGV. Consequentemente, as demais inscrições dos examinandos nesta situação serão automaticamente canceladas, não cabendo reclamações posteriores nesse sentido.

2.1.6.1. Decorrido o prazo para pagamento da taxa de inscrição, o examinando não poderá, em hipótese alguma, alterar sua opção de Seccional, de cidade de realização de provas, tampouco a opção de área jurídica da prova prático-profissional, ressalvado o disposto no item 1.4.3.2.

Viram só? A FGV só considera o pagamento da última inscrição, assim, se você quiser alterar a disciplina ou local, dentro do período de inscrições, ainda dá tempo.
DA REPESCAGEM

2.8.1. De acordo com o Provimento n. 144, de 13 de junho de 2011, e suas alterações posteriores constantes do Provimento n. 156/2013, de 1º de novembro de 2013, do Conselho Federal da OAB, o examinando que não lograr aprovação na prova prático-profissional terá a faculdade de reaproveitar o resultado da prova objetiva, para fins de realização da prova prático-profissional do Exame imediatamente subsequente, mediante o pagamento do valor da taxa de inscrição correspondente.
2.8.1.1. Os procedimentos para requerer o reaproveitamento do resultado de aprovação na 1ª fase do XVIII Exame de Ordem Unificado serão dispostos em edital complementar com publicação prevista para o dia 19 de fevereiro de 2016.

A repescagem é a segunda chance dada pela FGV. Aqueles que forem reprovados na 2ª fase poderão ir direto para a segunda, sem fazer a primeira.
Mas, só tem uma chance, viu? Se for reprovado duas vezes na segunda fase, já era. Porém, com toda a certeza, o curso de 2ª fase do Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos Online lhe dará segurança no que pode cair na prova e vai te direcionar e focar na sua disciplina de preparação para que a sua aprovação seja inevitável! É só seguir nossa cartilha.
A JURISPRUDÊNCIA PACIFICADA

3.4.1.2. As questões da prova objetiva poderão ser formuladas de modo que, necessariamente, a resposta reflita a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores.
[…]
3.5.10. Para realização da prova prático-profissional o examinando deverá ter conhecimento das regras processuais inerentes ao fazimento da mesma.
3.5.12. As questões da prova prático-profissional poderão ser formuladas de modo que, necessariamente, a resposta reflita a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores.

Esse tópico não cria nenhuma expectativa quanto à permissão do uso de jurisprudência na primeira e na segunda fase, porque não interferiu no ritmo do Exame em nenhuma das edições anteriores. Mas a visitação e o debruçamento nas jurisprudências, a depender da disciplina, são essenciais. Você não terá consulta na primeira fase, mas terá que estar com as principais jurisprudências em seu HD mental. Os professores do PEO dirão a você quais serão as primordiais.
DIVULGAÇÃO DO GABARITO

5.1. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados às 22h do dia 03 de abril de 2016, observado o horário oficial de Brasília-DF, e o resultado preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 14 de abril de 2016.
5.2. Os padrões de respostas preliminares da prova prático-profissional serão divulgados às 22h do dia 29 de maio de 2016, observado o horário oficial de Brasília-DF, e o resultado preliminar da prova prático-profissional será divulgado na data provável de 21 de junho de 2016.

A divulgação do gabarito ocorrerá no mesmo dia da realização da prova. Assim, já ficamos sabendo da sua aprovação e podemos iniciar os estudos para a segunda fase. Ademais, os professores do PEO, após a realização da prova, no domingo, comentarão questão por questão, ao vivo, para lhe mostrar o nível do Exame e o quanto foram exitosos em suas aulas e materiais com o que caiu. Confira!
SOBRE AS ANULAÇÕES

5.9. No caso de anulação de questão integrante da prova objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os examinandos indistintamente, inclusive aos que não tenham interposto recurso.
5.9.1. No caso de anulação de questão da prova objetiva, a pontuação correspondente não será atribuída novamente ao examinando que, no resultado preliminar, já havia computado o acerto.
5.9.2. No caso de anulação de qualquer parte da prova prático-profissional em determinada área jurídica, a pontuação correspondente será atribuída a todos os examinandos que realizaram a prova nessa área, inclusive aos que não tenham interposto recurso.

MATERIAIS PERMITIDOS E PROIBIDOS PARA A 2ª FASE
procedimentos proibidosprocedimentos permitidos
IMPORTANTE


Nos editais anteriores, a FGV vedava o uso de marca texto, traços, post-it ou remissões a artigos e leis.
Nesse edital, a FGV resolveu autorizar a utilização dos traços, post-it, remissões e marca textos. Mas, lembre-se: em hipótese alguma, é permitida a estruturação de peças, ok?
Fiquem ligados! Vamos dar a você os macetes para que essas marcações sejam seu norte!


LEIS QUE VÃO CAIR
O Edital prevê que:
Legislação com entrada em vigor após da data de publicação deste edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores NÃO SERÃO objetivo de avaliação nas provas, assim como não serão consideradas para fins de correção das mesmas. Em virtude disso, somente será permitida a consulta a publicações produzidas pelas editoras, sendo vedada a atualização de legislação pelos examinandos.
Portanto, as alterações do Estatuto da OAB, com as Leis n. 13.245/2016 e 13.247/2016, publicadas e com entrada em vigor em 13/01/2016, ou seja, antes do edital do XIX Exame de Ordem, cairão com certeza nas fases do certame.
A Lei n. 13.245/2016 estabelece a atuação do advogado no curso de investigações, com acessos aos autos de inquéritos em outra formatação e disposição, alterando o cenário atual. Vale a pena estudar porque é certo de que irá cair. Já a Lei n. 13.247/2016 criou a Sociedade Individual de Advogados e seus reflexos jurídicos, inclusive tributários. Logo, essas Leis aplicam-se ao XIX Exame! Para cima delas!
Além disso, vejam as Leis de 2015 que podem vir no XIX Exame:

LEIS e EMENDAS

APLICABILIDADE

Lei n. 13.103/2015 Motorista Profissional
Lei n. 13.104/2015 Inclui Feminicídio como Homicídio qualificado
Lei n. 13.106/2015 É crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a criança ou adolescente
Lei n. 13.144/2015 Altera Lei do Bem de Família, para assegurar proteção ao patrimônio do novo cônjuge ou companheiro do devedor de pensão alimentícia
Lei n. 13.146/2015 Estatuto da Pessoa com Deficiência
Lei n. 13.163/2015 Altera a Lei de Execuções Penais para instituir o Ensino Médio nas Penitenciárias
Lei n. 13.167/2015 Altera a Lei de Execuções Penais para estabelecer critérios para a separação de presos nos estabelecimentos penais
Lei n. 13.185/2015 Programa de Combate ao Bullying
Lei n. 13.188/2015 Regulamenta Direito de Resposta
Lei n. 13.228/2015 Altera o Código Penal, para estabelecer causa de aumento de pena para estelionato contra idoso
LC n. 150/2015 Contrato de Trabalho de Doméstico e revoga a impenhorabilidade do bem de família para dívidas da empregada doméstica
LC n. 152/2015 Amplia para todos os servidores públicos aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição
EC n. 87/2015 ICMS regulamentado para o comércio eletrônico
EC n. 88/2015 Emenda da PEC Bengala para aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade
EC n. 90/2015 Inclui o transporte como direito social na CF/1988, em seu art. 6º

Como dissemos, o Edital prevê que:
Legislação com entrada em vigor após da data de publicação deste edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores NÃO SERÃO objetivo de avaliação nas provas, assim como não serão consideradas para fins de correção das mesmas. Em virtude disso, somente será permitida a consulta a publicações produzidas pelas editoras, sendo vedada a atualização de legislação pelos examinandos.
Conforme consta no art. 1.045 do Novo CPC (Lei n. 13.105/2015), a sua entrada em vigor será após um ano da data da sua publicação oficial, que foi em 17/03/2015. Portanto, o Novo CPC entra em vigor, a princípio, salvo novos comandos, em 18/03/2016. Com isso, trata-se de norma em vigor após a publicação do Edital do XIX Exame de Ordem, ou seja, não poderá ser cobrado neste certame. Contudo, no XX Exame, com certeza estará lá.
Além disso, o Novo Código de Ética e Disciplina da OAB foi aprovado pela Resolução do Conselho Federal da OAB n. 02 de 2015, mas, de acordo com o art. 79 do novo diploma, ele entrará em vigor 180 dias após a data de sua publicação. Então, uma vez que ele foi publicado em 04/11/2015, o Novo Código entrará em vigor somente em 02/05/2016, sendo norma certa para o XX Exame de Ordem.
SISTEMA DE REALIZAÇÃO DE PROVA DA 1ª FASE DA OAB
Existem diversos sistemas e estratégias para solução de questões de provas e avaliações.
Uma das bem conhecidas entre vários estudantes é o Sistema de Pega-Varetas.
Toda prova, que envolve questões de mais de uma matéria, exige um procedimento especial para a sua resolução. Por vezes, é um erro pensar que se deva começar pela matéria da preferência do aluno. Alguns preferem essa técnica, mas, se essa disciplina vier com questões pesadas e varetas presas ao fundo, o candidato no certame poderá entrar em situação de confusão e insegurança, podendo se prejudicar nas demais questões.
Para se ter a máxima eficiência nesse tipo de prova, deve-se aplicar o princípio do Pega-Varetas (lembra daquele jogo da infância?):

  1. Pegar as varetas soltas;
  2. Pegar as varetas apoiadas;
  3. Pegar as varetas presas lá no fundo.

A prova deve, portanto, ser resolvidas em três leituras:
1ª LEITURA: leia o enunciado da 1ª questão com toda a concentração. Não se preocupe com as demais questões. Esse tipo de preocupação só gera confusão mental.

  • Se a 1ª questão for do tipo vareta solta, resolva-a e passe para a 2ª questão;
  • Se a 1ª questão for do tipo vareta apoiada, marque-a com um X e passe para a 2ª questão;
  • Se a 1ª questão for do tipo vareta presa no fundo, marque-a com dois XX e passe para a 2ª.

E, assim, prossiga até a última questão.
2ª) LEITURA: resolva as questões marcadas com um X.
3ª) LEITURA: marque a alternativa correta, chutando de modo inteligente. Você consegue perceber? Em qualquer matéria, há questão dos três tipos. Se você enrosca em uma questão do tipo vareta apoiada ou presa no fundo, ao começar por matéria de sua preferência, você deixará de apanhar as varetas soltas de outras matérias, complicando-se.
QUAIS DISCIPLINAS ESTUDO? E QUAIS TEMAS? E AGORA?
Essas perguntas são frequentes nos alunos e candidatos que se preparam para o Exame de Ordem, pois consideram que há muitas disciplinas para estudar, sendo algumas muito extensas e com muitas questões. Porém, conforme a tabela que vimos anteriormente, há outras extensas com nem tantas questões assim. Mas, professor? O que o senhor me indica estudar? Tudo, mas com mais ou menos profundidade para as mais estratégicas para a sua aprovação. Portanto, você vai empenhar mais esforços em algumas e menos em outras. Mas, para isso, é necessário você saber o que tem caído em cada uma das disciplinas para orientar seus estudos.
Lembra da história de João e Maria e as migalhas de pão deixadas no caminho para floresta a fim de encontrar depois o caminho de casa? Pois é, apesar de lúdico e inocente, é muito útil nesta hora. Vamos deixar os pedaços de pão pelo caminho do sucesso, e a sua aprovação acontecerá. Aproveite! É a Equipe do Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos Online que vai lhe conduzir até a aprovação! Venha conosco!

DISCIPLINAS COM
CONTEÚDO MÉDIO
46 QUESTÕES

TEMAS

NÚMERO DE
QUESTÕES DESDE A
FGV COMO BANCA

ESTATUTO E CÓDI-
GO DE ÉTICA E DIS-
CIPLINA DA OAB
(em regra, 10 questões!)
1- Direitos e Prerrogativas.

36

2- Infrações e Sanções disciplinares.

30

3- Conselho Federal da OAB.

24

4- Atividade da Advocacia.

18

5- Conselho Seccional da OAB, Subseção e Caixa de Assistência aos Advogados.

18

CONSTITUCIONAL 1- Controle de Constitucionalidade

24

2- Direitos e Deveres fundamentais

20

3- Organização Político-Administrativa do
Estado

14

4- Processo Legislativo

11

5- Poder Legislativo

8

ADMINISTRATIVO 1- Organização da Administração Pública

16

2- Intervenção do Estado na Propriedade

13

3- Serviços Públicos

12

4- Poderes da Administração Pública

9

5- Agentes Públicos

8

6- Licitações

8

DIREITO DO TRABALHO

1- Cessação do Contrato de Emprego

29

2- Salário e Remuneração

14

3- Duração do Trabalho

13

4- Contrato de Emprego

12

5- Trabalhadores em Espécie

7

PROCESSO DO TRABALHO

1- Recursos

17

2- Execução

11

3- Provas

8

4- Custas Processuais

5

5- Procedimento Sumaríssimo

5

DIREITO TRIBUTÁRIO 1- Crédito Tributário

22

2- Limitações Constitucionais ao Poder de
Tributar

15

3- Impostos Previstos na CF

13

4- Legislação Tributária

8

5- Conceito e classificação dos Tributos

6

DIREITO
EMPRESARIAL

1- Sociedades Anônimas

8

2- Falência

6

3- Sociedade Limitada

6

4- Empresário

6

5- Cheque

4

DIREITOS HUMANOS 1- Sistema Global de DH

14

2- Sistema Interamericano de DH

11

3- DH na CF de 88

7

4- Teoria Geral dos DH

6

5- DH no Brasil

6

DISCIPLINAS
COM CONTEÚDO
PEQUENO
10 QUESTÕES

TEMAS

NÚMERO DE
QUESTÕES DESDE A
FGV COMO BANCA

DIREITO INTERNACIONAL

1- Nacionalidade

10

2- Elementos de Conexão

8

3- Organizações Internacionais

4

4- Competência Internacional

3

5- Tratados Internacionais

2

ESTATUTO DA
CRIANÇA E DO
ADOLESCENTE

1- Direitos Fundamentais

13

2- Procedimentos

5

3- Medidas Socioeducativas

3

4- Noções Introdutórias

3

5- Execução das Medidas Socioeducativas

2

DIREITO AMBIENTAL 1- Instrumentos da Política Nacional

11

2- Responsabilidade Ambiental

9

3- Licenciamento    Ambiental     e            licença ambiental

7

4- Sistema    Nacional    de     Unidades    de
Conservação

7

5- Federação e competências em matéria ambiental

6

DIREITO DO
CONSUMIDOR

1- Qualidade de Produtos e Serviços/ decadência e prescrição

11

2- Práticas Comerciais

6

3- Proteção Contratual

6

4- Infrações penais, defesa do consumidor e convenção coletiva de consumo.

5

5- Conceitos básicos

4

FILOSOFIA DO DIREITO

1- Métodos de Interpretação

4

2- Aristóteles

2

3- Kant

2

4- Jeremy Bentham

2

DISCIPLINAS
COM CONTEÚDO
EXTENSO
24 QUESTÕES

TEMAS

NÚMERO DE
QUESTÕES DESDE A
FGV COMO BANCA

DIREITO PENAL

1- Crimes em Espécie

33

2- Teoria Geral do Delito

25

3- Penas e Critérios de Aplicação

10

4- Princípios

5

5- Leis Penais Especiais

5

PROCESSO PENAL 1- Recursos     e     Ações     Autônomas
Impugnação
de

15

2- Procedimentos Especiais

12

3- Jurisdição e Competência

9

4- Procedimentos do CPP

8

5- Inquérito Policial

7

DIREITO CIVIL

1- Parte Geral

33

2- Direito das Coisas

23

3- Direito dos Contratos

22

4- Direito de Família

20

5- Direito das Obrigações

15

PROCESSO CIVIL

1- Sentença e Recursos

16

2- Processo Cautelar, Ações Constitucionais e Mecanismos alternativos de Solução de Conflitos

14

3- Procedimentos

11

4- Formação, suspensão e extinção do processo e tipos de procedimento

10

5- Teoria Geral da Execução

10

Conteúdos de Penal, Processo Civil e Processo são grandiosos e temos 24 questões ao todo. A não ser que uma dessas seja sua disciplina de 2ª fase, tornando-as indispensável o profundo estudo, essas disciplinas podem ser colocadas em um patamar de estudo mais superficial, de modo a percorrer os temas e passar para as disciplinas de conteúdo médio e pequeno de mais rápida abordagem e você terá 56 questões possíveis. É óbvio que, em regra, não se obtém êxito em acertar a totalidade disso, mas um empenho máximo nas médias, um empenho considerável nas pequenas e um empenho pouco acima do superficial nas extensas garantem a sua aprovação.
Mas e se a minha disciplina de 2ª Fase é uma das extensas? Então, estude-a profundamente junto com as médias, estudando a outra extensa apenas superficialmente, com um ritmo considerável igual às pequenas.
CRONOGRAMA DE ESTUDOS
O objetivo deste cronograma é organizar o seu estudo na preparação para a primeira fase do XIX Exame de Ordem.
Como metodologia de divisão e organização do tempo, começaremos os estudos a partir de quarta-feira (10/02/2016) e encerraremos na segunda-feira (28/02/2016), com 35 dias de estudos intensivos, totalizando 210 horas/aula. O cronograma prevê os estudos de segunda a sexta, deixando os sábados para a revisão da semana e o domingo livre, afinal de contas, o descanso também faz parte da preparação.
Dividimos a carga horária em 6 horas diárias, com duas aulas a cada hora, ou seja, 12 aulas diárias. As horas podem ser contínuas ou não, pois dependerá da sua disponibilidade. O importante é manter a regularidade e atingir a carga horária total.
O Curso está separado por disciplina, onde cada professor dedica a maior parte do tempo com a teoria e um tempo menor com as questões correspondentes. Assim, em nosso plano de estudos, optamos por abordar primeiro a parte teórica e, em seguida, a resolução das questões.
A partir disso, dividimos o estudo em quatro grupos de disciplinas. No primeiro grupo, abordaremos as disciplinas de Ética e Estatuto da OAB, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Empresarial e Direito Tributário, sendo estas as de maior peso, considerando as questões exigidas no Exame de Ordem. O objetivo de abordar essas matérias é gabaritar as 46 questões que garantem a sua aprovação.
No segundo grupo, abordaremos as disciplinas do Código de Defesa do Consumidor, Direito Ambiental, Direito Internacional, Estatuto da Criança e do Adolescente e Filosofia do Direito. O objetivo deste grupo é garantir mais 10 questões, e, visto que essas disciplinas possuem menor complexidade, a carga horária é menor.
No terceiro grupo, estão as matérias mais extensas e com maior carga horária, quais sejam, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal Geral, Direito Penal Especial e Direito Processual Penal. Essas disciplinas correspondem a 24 questões do Exame de Ordem. Apesar de significativas, estas acabam comprometendo bastante o tempo de estudo – que é curto para abordar todo o conteúdo. Contudo, isso não significa que não devam ser estudadas, muito pelo contrário: dedique todo o tempo previsto no cronograma que foi dimensionado para o seu melhor aproveitamento.
Por último, dedicaremos ao estudo da Interpretação Jurídica e das Súmulas e Orientações Jurisprudenciais (OJs), com o objetivo de melhorar o aproveitamento das matérias e manter o seu conhecimento atualizado.
Abaixo, segue o nosso cronograma que vai garantir a sua aprovação para a primeira fase do XIX Exame de Ordem.
O Cronograma encontra-se no documento para download, pois foi confeccionado em tamanho paisagem para melhor compreensão e visualização.
COMENTÁRIOS NO YOUTUBE
Aulões
A Coordenação do Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos Online (PEO Gran), no dia 01/02/2016, às 8h da manhã, ao vivo pela internet, já estava comentando o Edital do XIX Exame de Ordem com várias dicas. Vale a pena acessar o YouTube e conferir! Imperdível.
JORNADA DE AULÕES GRATUITOS – AO VIVO NO YOUTUBE E COM REPRISES NO SITE DO GRAN CURSOS ONLINE
Aulões
A Equipe completa do PEO Gran, nos dias 15 a 19 de fevereiro de 2016, realizará uma Jornada de aulões com super dicas de cada uma das disciplinas do Exame de Ordem para o próximo dia de prova (03/04/2016). São dicas preciosas e direcionamentos para seu exame. Vale a pena conferir ao vivo. Se não puder, acesse o Canal YouTube do Gran e confira cada detalhe.
Ao final, venha conosco para a sua forte preparação com quem fará a diferença para sua aprovação! Os melhores professores do DF estão unidos para conduzi-lo a sua conquista da profissão de advogado: a Carteira é Minha!
Aguardamos você!
Faça sua matrícula no site grancursosonline.com.br
Acesse o Blog Projeto Exame de Ordem com dicas e orientações diárias para complementar seus estudos e preparação!
Seja bem-vindo(a)! Cordialmente.
Coordenação e Equipe de Professores

ordem-620x237
matricule-se 3

Por
18 min. de leitura