Você decidiu entrar para o mundo dos concursos públicos. Estudou e se preparou da melhor forma possível, mas vem sempre aquela perguntinha: e se der branco na hora da prova?
Aqui vou te apresentar três técnicas importantes para acabar com esse vilão da sua mente no momento do estudo e no dia da prova. Antes disso, vamos entender um pouco como a nossa mente trabalha.
As preocupações do dia a dia, somadas àquelas com os estudos e o dia da realização da prova, disparam diversos gatilhos que te fazem dar branco na hora da prova. Aqui estão estes gatilhos do famoso branco:
- Ansiedade habitual – a ansiedade que você tem no seu dia a dia. É preciso perceber esse momento. O que te faz ficar ancioso?
- Preocupação com seu desempenho – meu desempenho será satisfatório? Conseguirei ser aprovado?
- Rotular-se – aqui falamos da comparação propriamente dita com outros estudantes. Pare de se comparar, pois essa comparação te traz infelicidade.
Procure respirar. Trabalhar a respiração diafragmática ajudará a diminuir a produção de cortisol e de adrenalina. Isso fará com seu branco desapareça imediatamente.
Permita-se errar, mas não acredite que o erro será eterno. Se errou, não tem mais como voltar atrás. Reconheça o erro e siga em frente, observando em que você errou e melhorando essa sua falha.