VALORES SEMÂNTICOS DAS PREPOSIÇÕES

Por
Atualizado em
Publicado em
5 min. de leitura

Seja bem-vindo a mais um texto neste nosso seleto canal de comunicação. Hoje, vamos estudar o emprego das preposições que é amplamente cobrado nas provas de concurso.

Para iniciar, vamos relembrar o conceito: a preposição estabelece ligação entre vocábulos de uma mesma oração, podendo apresentar valor exclusivamente funcional (quando um verbo ou um nome a exige) ou indicar algum valor semântico.

Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Preposições acidentais: que, durante, segundo.

No caso as preposições acidentais, também conhecidas como eventuais, não são sempre que essas palavras atuam como preposição. Por exemplo: Tenho que estudar. Eu substituiria a preposição “que” pela preposição “de” neste caso para evitar o uso indiscriminado do termo “que”.

Eu quero analisar com você alguns exemplos

1. Relógio de ouro.

Imagine que eu diga a você que eu tenho um relógio de ouro. O que você irá pensar de mim? Talvez que eu seu seja metido ou pedante, porque a preposição “de” indica a ideia de matéria, pois o relógio é todo feito de ouro.

2. Relógio com ouro. 

Agora, você deve perceber que a minha situação caiu um pouco; afinal, a preposição “com” indica a ideia de soma, adição.

3. Relógio em ouro.

Caso você adquira um carro, este terá banco de couro ou banco em couro. Note que o banco do carro não é todo feito de couro, mas sim revestido. Da mesma, forma a preposição “em” indica a ideia de revestimento, pois o relógio é apenas banhado ou folheado a ouro.

4. Relógio sem ouro. 

Como a minha situação aqui é só caindo, agora a preposição “sem” indica, no contexto, a ideia de ausência, pois não contém ouro no meu relógio.

Analisemos mais exemplos:

1. Barriga de cerveja. (causa, pois a cerveja é que gera aquela barriga)

2. Casa de madeira. (matéria, pois indica de que é feita a casa)

3. Casa de carnes. (especialidade, pois é o objetivo da casa)

4. Casa de sogra. (posse, pois se trata de uma propriedade)

Nos três últimos exemplos, você deve ter percebido que a preposição “de” pode apresentar variados sentidos conforme o contexto. 

MACETE: Vou a: vou e volto.                    Vou para: vou e fico.

Este macete é útil apenas para esta situação, por exemplo:

1. Vou a Goiânia. (movimento)

2. Vou para Goiânia. (destino)

DIRETO DO CONCURSO 

1. A substituição da preposição “em” por de na expressão “era empregado em repartição” implica que a repartição onde Pádua trabalhava era necessariamente o órgão empregador. 

Texto: Pádua era empregado em repartição dependente do Ministério da Guerra. 

COMENTÁRIO

1. ITEM CERTO

Antes de responder a questão, imaginemos que seja, Lucas, seja empregado no shopping. Entendemos que eu trabalho em alguma das lojas do shopping. Agora, pense que eu seja empregado do shopping. Veja que a preposição “de” em “do” indica que eu trabalho para o shopping; ou seja, o shopping assina a minha carteira de trabalho, indicando uma ideia de posse. Bom! Vamos retornar a nossa questão.

No texto original, Pádua era empregado em repartição dependente do Ministério da Guerra. Significa que se trata do lugar onde Pádua trabalha. Agora, se mudássemos para Pádua era empregado de repartição dependente do Ministério da Guerra, passaremos a ter uma ideia de posse,  indicando que o órgão é empregador.

MEMORIZE ESSES VALORES SEMÂNTICOS DAS PREPOSIÇÕES

Isto, que será apresentado a seguir a você, deve ser memorizado, porque os sentidos não mudarão.

Para ou a fim de + verbo no infinitivo: finalidade. 

Deus criou os políticos para defender interesses coletivos.

Atenção: afim de (junto) é ideia de semelhança.

Por + verbo no infinitivo: causa. 

O projeto não foi aprovado por ferir princípios administrativos.

Atenção: na relação entre causa e consequência, a causa sempre ocorrerá primeiro independente da ordem em que aparecer na estrutura frasal.

Apesar de ou a despeito de + verbo no infinitivo: concessão (oposição). 

O projeto não foi aprovado apesar de ter apresentado nobres objetivos.

Ao + verbo no infinitivo: tempo. 

Entregue-me os recursos ao chegar à escola.

Atenção: verbos no infinitivo são aqueles que terminam em -ar, -er ou –or, -ir.

Agora, eu preciso que você pratique nas questões de provas para que possa internalizar o assunto.

DIRETO DO CONCURSO 

2. Identifica-se noção de finalidade no segmento que se encontra em: 

A) Apesar dessa questão suscitar tantos aspectos assustadores…

B) …para evitar a extinção de postos de trabalho… 

C) A tecnologia, contudo, sempre venceu. 

D) Por conseguinte, essa empresa ou esse país se verá às voltas com o desemprego… 

E) …o que há de pior para um país é não discutir o assunto.

3. Observe as seguintes passagens do texto: 

I – Para o comitê, Brasília era um marco do movimento moderno. 

II – Mas, para ganhar o título de patrimônio mundial, precisava de leis… 

III – Criadas por Lucio Costa para organizar o sítio urbano… 

IV – Para muitos, o Plano Piloto lembra um avião. 

Considerando-se o contexto, o vocábulo para exprime ideia de finalidade em 

A) I e III, apenas. 

B) I, II e IV, apenas. 

C) III e IV, apenas. 

D) II e III, apenas. 

E) I, II, III e IV. 

4. A palavra “para”, nas suas duas ocorrências, expressa a noção de movimento, direção, destino. 

Texto: Ademais, a China demonstra há décadas um vivo interesse em enviar estudantes ao exterior, para uma preciosa troca de informações que encurta o caminho do país na direção do domínio técnico essencial a seu desenvolvimento. Só em 2008, os chineses mandaram 180 mil estudantes para as melhores universidades do mundo, volume que se mantém ano a ano. 

5. No trecho “Cooper usou sua nova invenção para ligar para Joel Engel”, a preposição “para” expressa, em ambas as ocorrências, ideia de finalidade, introduzindo expressões adverbiais.

6. O sentido original do texto seria mantido com a substituição do conector “para” por a fim de, em “e guardar o que sobrasse para acudir às moléstias grandes”. 

7. A preposição “por” tem o mesmo sentido da locução apesar de; ambas estabelecem relação de contraste e oposição. 

Texto: E, para confirmar minha intuição, leio que, por ter pescoço tão comprido, a girafa não consegue lamber o próprio corpo. 

8. Há teorias evolucionistas que defendem que as sociedades com maior número de pessoas altruístas sobreviveram por mais tempo por serem mais capazes de manter a coesão. É correto afirmar que a frase destacada na passagem expressa, em relação à que a antecede, o sentido de: 

A) tempo. 

B) adição.

C) causa. 

D) condição. 

E) finalidade. 

COMENTÁRIOS

2. Alternativa B

Para acertar esta questão, basta observar a presença da preposição “para” seguida de um verbo no infinitivo. Isso acontece na letra (B); por isso, a resposta correta.

3. Alternativa D

Nos tópicos II e III, encontramos a preposição “para” seguida do verbo no infinitivo. Então, temos o valor de finalidade. Nos demais casos, a preposição “para” significa a ideia de opinião ou conformidade.

4. ITEM ERRADO

O item já está errado, devido ao primeiro “para” que indica a ideia de finalidade, objetivo. O segundo “para”, de fato, traduz a ideia de destino, pois enviaram os estudantes para algum lugar.

5. ITEM ERRADO

O primeiro “para” realmente indica a ideia de finalidade, pois temos preposição “para” seguida de um verbo no infinitivo. Agora, o segundo “para” sequer apresenta algum valor semântico, pois tem função exclusivamente funcional. Veja que se trata de uma exigência do verbo “ligar”.

6. ITEM CERTO

Tanto “para” quanto “a fim de” seguido de um verbo no infinitivo indicarão ideia de finalidade.

7. ITEM ERRADO

Como já estudado na teoria, a preposição “por” seguido de um verbo no infinitivo terá valor semântico de causa. Isso já torna o item errado, pois afirmou que teria valor de concessão. Ah! A locução “apesar de” indica sim a ideia oposição (concessão).

8. Alternativa C

Sempre que houver preposição “por” seguido de um verbo no infinitivo, haverá um valor de causa. Preste atenção que o verbo no infinitivo poderá ser flexionado como o do caso desta questão.

Hoje, o nosso artigo ficou um pouco mais longo, mas era preciso trazer este assunto com riqueza de detalhes. Espero que possamos nos encontrar o mais breve possível por aqui.

Um abraço do @Lucaslemos.pro

Por
Atualizado em
Publicado em
5 min. de leitura