A rotina apressada pede que todas as atividades sejam feitas de maneira eficiente. O problema é que, mesmo com a agilidade no trabalho, nunca parece sobrar tempo suficiente para outras atividades. Se você deseja economizar tempo e não sabe mais de que maneira fazer isso, confira essas 7 dicas validadas por pesquisadores e escritores especializados no tema.
1. USE A REGRA DOS 20 SEGUNDOS
Tente levar 20 segundos a menos em toda tarefa que não está programada no seu dia. Assim, você terá 20 segundos a mais para aquelas que já tinha previsto na sua lista de coisas a fazer. De acordo com o estudo “The Happiness Advantage: The Seven Principles of Positive Psychology That Fuel Success and Performance at Work”, isso vai ajudar você a criar um novo hábito para lidar com as ações “indesejadas”.
2. TENHA UM RITUAL DIÁRIO
O estudo “18 Minutes: Find Your Focus, Master Distraction, and Get the Right Things Done”, aponta que é preciso ter uma rotina sólida para economizar tempo. Se você planeja o seu dia logo nas primeiras horas da manhã, sente mais facilidade em cumprir o seu horário. Além disso, é importante que você saiba reorganizar as suas prioridades ao longo do dia. Revisar o seu horário antes de dormir também pode ajudar a aparar as arestas de programação para o dia seguinte.
3. NÃO SEJA RÁPIDO, SEJA SUAVE
O livro “The Antidote: Happiness for People Who Can’t Stand Positive Thinking”, de Oliver Burkerman, mostra que uma equipe só produz mais rapidamente se não estiver, de fato, focada na rapidez. Embora pareça confuso, o conceito é bastante simples: manter o foco em trabalhar de maneira suave com os outros membros do time é mais eficiente para aumentar a produtividade do que manter-se preocupado com a agilidade do trabalho.
4. SAIBA O MELHOR MOMENTO
Qualquer pessoa tem picos de produtividade e criatividade ao longo do dia. Para otimizar o seu tempo é fundamental saber quando os seus picos acontecem e quais são as tarefas mais indicadas para fazer durante eles. Pode parecer difícil descobrir essas informações, mas se você observar com um pouco de atenção a sua rotina, vai identificar facilmente as horas em que produz mais. Deixe para estes momentos as tarefas mais longas e complicadas.
5. REALIZE REUNIÕES EM PÉ
De acordo com o livro “Good Boss, Bad Boss: How to Be the Best… and Learn from the Worst”, de Bob Sutton, as reuniões em que todos os participantes se sentam costumam ser mais longas que aquelas nas quais todos estão de pé. Além disso, embora sejam mais longas, as reuniões em que todos estão sentados não produzem decisões melhores.
6. DURMA MAIS
Pesquisas mostram que dormir significa “recarregar as suas energias”, ou seja, restabelecer os recursos do seu próprio organismo. Dormir algumas horas a mais poderá ajudar você a tomar decisões melhores, além de gastar menos tempo buscando soluções para os problemas.
7. PARE DE ORGANIZAR SEU E-MAIL
Embora pareça contraprodutivo, pesquisas mostram que aqueles que não organizam seus e-mails os encontram mais rápido na caixa de entrada do que aqueles que os dividem em pastas. Além disso, você gasta muito mais tempo dividindo os seus e-mails por categoria do que simplesmente lendo-os na própria caixa de entrada.
Fonte: Universia Brasil
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