Para muitas pessoas, abrir um escritório de advocacia pode até parecer uma tarefa fácil, mas existem muitos detalhes dessa empreitada que advogados de início de carreira — e até alguns dos mais experientes — se esquecem. Por exemplo, será necessário adquirir habilidades de gerenciamento de equipes e das finanças do escritório e enfrentar os desafios de conseguir novos clientes, entre outras coisas. Que tal saber mais sobre esses e outros aspectos envolvidos em abrir um escritório de advocacia? Confira:
Conseguir novos clientes não é tarefa fácil
O mercado da advocacia é bastante tradicional, e pessoas físicas e jurídicas costumam se manter nos escritórios em que já são atendidas. Quebrar essas barreiras e tomar clientes da concorrência é uma tarefa difícil, principalmente para advogados iniciantes. Para contornar isso, é recomendável conseguir clientes por meio de indicações de amigos, colegas e parceiros de trabalho.
É preciso aprender a gerenciar equipes ao abrir um escritório de advocacia
Infelizmente, não se ensinam habilidades de administração de recursos humanos nas faculdades de Direito. Acabamos formando advogados que não sabem gerenciar projetos e equipes, e o resultado normalmente é um aprendizado que se dá na prática, entre erros e acertos. Procure ler sobre o tema e invista seu tempo estudando sobre administração.
Deve-se descobrir qual é o capital de giro necessário para manter o escritório inicialmente
A resposta para essa questão depende de vários fatores, especialmente do tamanho do escritório que você pretende abrir. É muito comum que advogados comecem seus escritórios com um porte menor, até que sua cartela de clientes esteja mais estabelecida e sólida. Para evitar dificuldades nessa área, faça um plano detalhado de negócios, estimando metas, objetivos, custos e rendimentos em curto, médio e longo prazo.
Investir em marketing é hoje imprescindível para escritórios de advocacia
Escritórios de advocacia precisam estar presentes nas redes sociais e em congressos, ter uma identidade visual, comunicar-se adequadamente com seus clientes, entre outras medidas de promoção e publicidade de seus serviços. Saiba mais sobre marketing jurídico e invista nessa importante ferramenta!
É preciso ter espírito empreendedor
Para abrir um escritório, é preciso também ter espírito empreendedor: ser capaz de tomar decisões difíceis e calcular custos e riscos. Você tem esse perfil? Faça um exercício de autoavaliação para verificar se você realmente tem vontade de empreender na advocacia.
É melhor se especializar em áreas da advocacia
Quanto mais especializado for seu escritório, melhor. Por mais que você atenda a áreas distintas do Direito, como Empresarial e Tributário, é importante que haja uma relação entre esses ramos para o cliente. Uma empresa, por exemplo, se interessaria mais em contratar os serviços de um escritório que oferecesse serviços nessas duas áreas do que somente em Direito Tributário. Pense no perfil do cliente que você quer atingir!
É necessário entender o mercado em que você pretende atuar
Reflita também sobre como é o mercado em que você pretende atuar. Há muitos escritórios nessa área? Quais são os clientes deles? Que tipo de serviços você precisa prestar para atender a essas demandas e se tornar competitivo? Assim como em qualquer outro empreendimento, você deve sempre pensar na concorrência e em como você poderá se destacar.
Fonte: Blog Juris Correspondente