As pessoas bem-sucedidas normalmente combinam tanto talento quanto, perseverança. O célebre inventor norte-americano Thomas Edison, que acumulou 2.332 patentes de suas invenções no mundo inteiro, declarou, em certa ocasião, que: “Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração.”
Ao ser questionado sobre os próprios erros, respondeu: “Não falhei dez mil vezes. Tive sucesso em descobrir dez mil jeitos que não funcionam.”
O valor de lutar com perseverança também foi destacado pelo ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt em seu discurso “A cidadania em uma República”, proferido em Paris, em 1910. O trecho mais citado do discurso é conhecido como “O homem na arena”, que diz o seguinte:
“Não é o crítico que importa, nem aquele que mostra como o homem forte tropeça, ou onde o realizador das proezas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que se encontra na arena, com o rosto manchado de poeira, suor e sangue; que luta com valentia; que erra e tenta de novo e de novo; (…) que conhece os grandes entusiasmos e as grandes devoções; que se sacrifica por uma causa nobre; que ao menos conhece, no final, o triunfo de uma grande realização; e que, na pior das hipóteses, se fracassar, pelo menos fracassou ousando grandes coisas; e por isso o seu lugar não pode ser junto àquelas almas tímidas e frias que não conhecem nem vitórias nem derrotas.”
Quando estudamos para concursos, também estamos na arena, tendo de lutar contra as nossas dificuldades em busca na nossa vitória, que é a aprovação.
Quem está profundamente envolvido em alguma situação ou problema que necessita de coragem, habilidade e resiliência pode ser considerado um “Homem na Arena” e, mesmo se falhar, falhará com grandeza, tendo adquirido aprendizado e experiência, e logo se reerguerá para a luta novamente, até chegar ao triunfo da realização grandiosa.
Para embasar esse ponto de vista, uso como referência esta frase do cineasta James Cameron: “Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos”
Nesse momento, eu me lembro de uma frase do jogador de basquete Michael Jordan, a qual gostaria de compartilhar com vocês:
“Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos.
Em 26 diferentes finais de partidas, fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida.
E é exatamente por isso que sou um sucesso.”
Não existe coragem sem relação com incerteza, risco ou exposição emocional. Em outras palavras, não existe coragem sem vulnerabilidade.
Vulnerabilidade não é fraqueza!
Para alcançarmos um objetivo e sermos bem-sucedidos, precisamos ter coragem para correr riscos e sair da nossa zona de conforto. Como diz Brené Brown, citando o discurso de Theodore Roosevelt, eu escolho viver na arena.
Entendam que a jornada de preparação para concursos pode não ser só de vitórias. Muitas vezes passamos por derrotas e reprovações no meio do caminho. Mas isso é normal e faz parte. A reprovação não significa um fim em si mesma. Ela nos dá experiência para continuarmos melhorando em busca de resultados positivos nos próximos concursos. Não desista! A maioria dos aprovados em concursos passou por reprovações no meio do caminho.
A grande questão é sabermos como administrar essas derrotas e reprovações. Precisamos lidar com elas e dar a volta por cima para continuarmos persistindo em busca do nosso sonho de sermos aprovados e conquistarmos um cargo público.
Não existe jornada ou caminhada perfeita até a aprovação. Provavelmente iremos nos deparar com imprevistos e obstáculos no meio do caminho, mas devemos ter resiliência, que é a capacidade de superar essas adversidades, para cumprirmos as nossas metas a fim de alcançarmos os nossos objetivos.
É exatamente assim na vida e, no mundo dos concursos, não seria diferente. Para termos sucesso, muitas vezes precisaremos aprender com os nossos erros e fracassos.
Além disso, precisamos ser ousados na preparação para concursos, não ter medo de arriscar. Ao fazermos isso, nós nos diferenciamos da maioria das pessoas, que estão na zona de conforto e não querem pagar o preço para encarar os desafios e conseguir mudar de vida.
A melhor forma de encarar um desafio de estudar para um concurso é chegar na prova com a consciência tranquila de que você fez a sua parte se esforçando ao máximo e de que buscou por um material de qualidade e orientação durante os seus estudos.
Quando eu estava para fazer a prova de Policial Legislativo Federal da Câmara dos Deputados, eu disse para a minha esposa que me sentia como sendo um Davi indo enfrentar um Golias. Explico: fazer essa prova representava para mim lutar contra as seguintes adversidades:
– Viajar para uma cidade até então desconhecida (Brasília);
– Como as condições financeiras não estavam boas na época, precisava conseguir trocar as passagens aéreas por milhas e me hospedar de forma mais em conta no hotel de trânsito da Base Aérea de Brasília;
– Quantidade de candidatos/vaga;
– Dificuldade da prova devido à concorrência, ao baixo número de vagas e à remuneração atrativa.
Diante desse cenário, quais foram as atitudes que eu resolvi adotar?
– Acreditar que era possível;
– Ter confiança de que eu tinha me dedicado e me esforçado ao máximo;
– Ser humilde para encarar o desafio;
– Não subestimar a prova.
Lembro-me de que, no dia antes da prova, eu liguei para a minha esposa e disse: “Amor, amanhã eu vou fazer a prova e eu posso até ‘apanhar’, mas eu vou ‘bater’ muito”.
Eu sabia que a aprovação naquele concurso representava uma melhora significativa na qualidade de vida da minha família, além de novas oportunidades.
Enfim, valeu muito a pena batalhar!
A prova do concurso pode até parecer um gigante a ser enfrentado, mas isso não significa que será impossível vencê-la.
Que você também possa continuar lutando até conquistar a sua vitória!
Seja ousado(a) e corajoso(a).
Vá para a arena, lute e vença!
Um abraço!
Yuri Moraes
Policial Legislativo Federal
GranXpert – Mentoria e Coaching
_________________________________________________________
Instagram: @profyurimoraes
Canal no YouTube: Prof. Yuri Moraes
Facebook: Prof. Yuri Moraes
_________________________________________________________
Bons estudos!
@profyurimoraes Prof. Yuri Moraes Prof. Yuri Moraes