- A Teoria do crime foi o tema mais recorrente com nove questões em dez exames;
- Em segundo lugar, empatados com quatro aparições estão As Penas, o Concurso de Pessoas e a Aplicação da Pena;
- É seguido pelos Princípios e pela Extinção da punibilidade, com três questões cada;
- E por fim, a Imputabilidade, tendo sido cobrada somente uma vez.
Parte especial de Direito Penal
- Os crimes Contra a Pessoa são o destaque, sendo cobrados em sete das dez provas, principalmente os Crimes contra a Vida e os Crimes contra a Honra;
- Eles são seguidos pelos Crimes contra a Administração Pública, com quatro cobranças;
- E, posteriormente, pelos crimes contra o patrimônio, com três questionamentos, uma ênfase para o furto;
- Os crimes contra a Administração da Justiça e os Crimes contra a dignidade sexual também são lembrados, com duas cobranças cada. Destaca-se, nessa última classe de crimes, o estupro;
- E, por fim, os crimes de falsidade ideológica, dentro dos Crimes contra a Fé Pública, e os Crimes contra o Respeito dos Mortos, que apareceram somente uma vez.
- Lei n. 9.503/1997 – Código de Trânsito Nacional – Crimes de Trânsito
- Lei n. 9.099/1995 – Juizado Especial Criminal
- Lei n. 11.340/2006 – Lei Maria da Penha
- Lei n. 11.343/2006 – Lei de Drogas
- Lei n. 11.464/2007 – Crimes Hediondas
- Em primeiro lugar as penas de prisão e os recursos processuais penais tendo aparecido em 70% dos exames aplicados pela FGV. Assim vale a pena estudar mais a fundo os tipos de pena, a aplicação destas e a suspensão da aplicação. Em relação a matéria recursal, atentar para os tipos de recurso penal, que são bem distintos do civil, e o rito de cada um deles.
- Com 60% de cobrança e em segundo lugar temos os princípios, principalmente os princípios constitucionais que regem o Direito Processual Penal como o indúbio pro réu, a ampla defesa e contraditório. Mas devem ficar atentos também aos princípios específicos como o da indisponibilidade da ação penal, o da causalidade e o da insignificância.
- Outro tema que merece destaque por aparecer também com 60% nesses últimos dez exames é o do inquérito policial e todas as suas fases, deste a abertura até o seu encerramento, ou seja do artigo 4º até o artigo 23 do CPP.
- Em terceiro lugar vem a questão da competência processual, pois é outro assunto bastante cobrado, tendo aparecido em 50% das provas.
Os demais possuem uma carga de menos de 30%, e surgem para compor o quadro de questões, com percentuais aproximados. São eles:
- Procedimento dos Juizados – 30%
- Rito do Tribunal do Júri – 30%
- Rito ordinário – 20%
- Cálculo de pena – 20%
- Matéria probatória – 20%
- Prescrição – 20%
- Ação Civil ex delito – 10%
- Rito Sumário – 10%
- Procedimentos de crimes contra o sistema financeiro nacional – 10%
- Suspensão do processo – 10%
- Incidente de falsidade – 10%
- Ação penal privada – 10%
- Seqüestro de bens – 10%
Interessante salientar que uma mesma questão pode apresentar vários assuntos. Em uma prova objetiva, o aluno não precisa dominar todos os assuntos, mas sim os principais, pois a questão pode ser respondida por eliminação.