A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A, mais conhecida como Amazul, contratou a banca organizadora do seu próximo concurso público e processo seletivo que, juntos, terão aproximadamente 280 vagas. A empresa escolhida foi a Cetro Concursos (veja aqui).
Todas as oportunidades das duas seleções se destinarão aos candidatos de nível médio e com formação superior – em áreas de atuação a serem divulgadas posteriormente. A lotação dos postos ocorrerá entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O processo seletivo simplificado será para a contratação de profissionais temporários; já o concurso público será para cargos efetivos. Em ambas as seleções serão aplicadas provas objetivas.
Último concurso
No início deste ano, a Amazul promoveu dois editais de concurso público e um de processo seletivo que somaram 301 oportunidades de níveis fundamental, médio e superior, distribuídas entre São Paulo e Rio de Janeiro. A organizada escolhida para ficar responsável pelas três seleções foi o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).
Concursandos com ensino fundamental pleitearam as colocações de oficial industrial eletricista (9), oficial industrial encanador (6), oficial industrial soldador (5), oficial industrial mecânico (4), auxiliar e fabricação e montagem (2), bombeiro (10) e bombeiro – motorista (8).
Para nível médio e/ou curso técnico, havia chances nos empregos de assistente administrativo (22); inspetor de soldagem (2); operador de equipamentos móveis (1); almoxarife (2); desenhista projetista de eletricidade (19), de arquitetura naval (6), de instrumentação e controle (4) e de mecânica (22); técnico TIC– suporte técnico (1); assistente administrativo nas áreas de recursos humanos (2) e finanças (4); técnico em contabilidade (1); e técnico em eletricidade e eletrotécnica (10), em mecatrônica (1), de mecânica (25), de qualidade (4), de química/alimentação (15), de operação de processos (30), de radioproteção (7), em segurança do trabalho (7), em edificações (10), em eletrônica/instrumentação (11), em cerâmica/metalurgia (8), operadores de reator nuclear (1), operadores de subestação (2), em informática (6), de enfermagem do trabalho (4), de planejamento e controle (1), industrial – estruturas (3), em contabilidade (1), desenhistas (7) e operadores de máquinas CNC (5).
As profissões de médico do trabalho (1), analista de administração recurso humanos (5), analista de administração contabilidade (1), analista de administração finanças (2), comunicação social (2), analista de sistemas ERP – Benner (1) e analista de sistemas ERP – Totvs (1) necessitaram de diploma de graduação (em diversas áreas de atuação), desde que emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Todos os concorrentes passaram por avaliações objetivas com 50 perguntas de múltipla escolha. Depois, houve aptidão técnica para desenhista projetista de eletricidade, técnico desenhista, técnico industrial – estruturas, técnico operador de máquinas CNC, bombeiro e bombeiro-motorista; aptidão física para bombeiro, bombeiro-motorista e técnico de operação de processos; e análise de títulos e experiência profissional para alguns postos.
Sobre a Amazul
Empresa pública vinculada ao Ministério da Defesa por meio do Comando da Marinha, a Amazul foi criada em 2013 com o objetivo de promover, desenvolver, transferir e manter tecnologias sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB).
Sua missão primordial é viabilizar o desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear, tecnologia imprescindível para que o país exerça a soberania plena sobre as águas jurisdicionais brasileiras.
Gostou desta oportunidade? Prepare-se com a única escola preparatória que conta com 25 anos de tradição e mais de 600.000 aprovados em concursos públicos.