Com a aceleração dos avanços tecnológicos e a digitalização das organizações, os dados das empresas passaram a ser um de seus bens mais preciosos. Nesse cenário, destacam-se os profissionais qualificados e capacitados para lidar com a segurança dessas informações, como o analista de segurança da informação, que passou a ser cada vez mais requisitado pelo mercado.
As áreas da tecnologia são múltiplas e avançam cada vez mais, mas a segurança da informação foi uma das que mais se desenvolveu e, principalmente, ganhou mais espaço nas instituições.
Além disso, a exigência de diferentes profissionais e distintos níveis também aumentou, afinal, a especialização de quem trabalha em qualquer setor é um sinal de desenvolvimento e expansão.
Portanto, se você tem curiosidade de compreender melhor essa carreira, continue a leitura!
O que faz um analista de segurança da informação?
O analista de segurança da informação é o principal responsável pela rede e outros processos para impedir violações. Ele identifica as vulnerabilidades, implementa as medidas de segurança traçadas e lida com os incidentes para garantir a integridade dos dados.
É ele quem faz a análise das vulnerabilidades da rede e identifica as principais brechas que hackers ou softwares podem se beneficiar. É nesse momento que ele entende o que pode ser melhorado na infraestrutura de segurança.
Ademais, ele também colabora com a equipe de tecnologia da informação para desenvolver e implementar políticas de segurança, procedimentos e protocolos em caso de ataque.
Por fim, uma das suas atividades é monitorar logins e alertas de segurança na rede da organização para identificar atividades suspeitas e agir a tempo de proteger as informações da instituição.
Onde atua um analista de segurança da informação?
Um analista de segurança da informação atua em qualquer tipo de empresa privada, órgão público ou organização não governamental.
Com as corporações cada vez mais digitais, o leque de oportunidades para esse profissional cresceu muito. Hoje, ele consegue trabalhar em qualquer lugar que não seja necessariamente uma empresa de tecnologia.
Em organizações privadas, ele faz parte da equipe de tecnologia da informação e é responsável pela parte de defesa de ataques cibernéticos e proteção das informações.
Também há possibilidades de emprego na parte governamental, onde o trabalho é proteger os dados e sistemas sensíveis do governo de ataques maliciosos.
- Veja também: tudo sobre a profissão de engenheiro de segurança da informação!
Quanto ganha um analista de segurança da informação?
Segundo o Glassdoor, o salário de um analista de segurança da informação no Brasil é de R$ 8.271. No entanto, esse valor pode variar conforme a cidade ou estado em que você trabalha e se você está empregado na rede privada ou pública.
Além disso, o tamanho da empresa e o nível — júnior, pleno ou sênior — também são fatores que influenciam nos ganhos.
Como é o mercado para um analista de segurança da informação?
De maneira geral, todas as frentes de TI estão em expansão, e para os analistas de segurança não poderia ser diferente. O mercado de trabalho está bem aquecido e conta com mais vagas abertas em diferentes organizações.
Praticamente todas as corporações são digitalizadas hoje em dia, o que significa que é necessário pessoas que cuidem da segurança cibernética dos dados e das redes.
É importante pontuar que a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe ainda mais relevância à área, já que as empresas tiveram que se adequar a regras mais rígidas em relação ao armazenamento dos dados.
Como se tornar um analista de segurança da informação?
O primeiro passo para se tornar um analista de segurança da informação é ter um diploma de ensino superior. Cursos como Tecnologia da Informação, Sistema da Informação, Engenharia da Computação, Ciências da Computação ou relacionados são um bom começo, pois já oferecem uma base importante.
Uma pós-graduação ou especialização em Defesa Cibernética, ou Segurança da Informação também é importante, já que você consegue adquirir novos conhecimentos e se aprofundar naqueles que já tem.
Além disso, cursos livres da área são essenciais. O mundo da tecnologia muda muito com bastante rapidez, portanto, manter-se atualizado sobre as novidades em termos de estudos, testes e avanços é primordial para se apresentar como um bom profissional.
- Veja também: tudo sobre a profissão de coordenador de segurança da informação!
Como você pôde ver, a carreira de um analista de segurança da informação é extremamente importante na atualidade. Se você deseja saber mais sobre outras profissões relacionadas a esta, continue acompanhando nosso blog!
Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: