Engenheiro de segurança da informação: o que faz, onde atua e salário

Avatar


24 de Janeiro3 min. de leitura

Conforme a tecnologia avança, surge a necessidade do suporte de algumas áreas para lidar com dados sensíveis. É nesse nicho que o engenheiro de segurança da informação entra como um personagem principal e cuida da segurança das informações.

Ele é o responsável por manter os sistemas de segurança de uma empresa privada, órgão público ou organização não governamental funcionando e, por consequência, manter os dados daquela instituição a salvo.

Toda a parte de implementação e teste de novos recursos de segurança, assim como o planejamento de atualizações de computador e rede e o auxílio em incidentes de trabalho, faz parte do seu dia a dia, porém existem alguns outros aspectos ligados a sua profissão que você precisa saber. Vamos lá? 

O que faz um engenheiro de segurança da informação? 

O engenheiro de segurança da informação é o profissional responsável por garantir a proteção dos dados que circulam nas redes, com o objetivo de evitar que essas informações sejam alvo de invasões ou hackers. 

Ele analisa as métricas e táticas de segurança usadas para compreender a eficácia da rede e, assim, propor melhorias e contribuir para a construção da infraestrutura que dá suporte aos sistemas e processos.  

Ele pode atuar tanto para pessoas físicas quanto para empresas privadas, órgãos públicos e organizações não governamentais. Além disso, ele trabalha para não deixar vazar nenhum dado de empresas e instituições, podendo ter empregos em vários locais.

Onde atua um engenheiro de segurança da informação? 

O engenheiro de segurança da informação conta com diferentes possibilidades de atuação no mercado, afinal, qualquer instituição que trabalhe com dados digitais precisa de um profissional dedicado à área.

Isso significa que ele pode trabalhar em qualquer empresa privada, órgão público ou organização não governamental. Além disso, é claro que ele também pode atuar em empresas de tecnologia. 

Seja cuidando dos dados da própria organização ou trabalhando para os clientes, os profissionais da segurança cibernética podem fazer sua carreira dentro desses espaços. 

Quanto ganha um engenheiro de segurança da informação?

Segundo o Glassdoor, o salário de um engenheiro de segurança da informação é de R$ 11.099. Porém, esse valor variará conforme a cidade e estado em que você está trabalhando. 

Além disso, o porte da empresa e o nível do cargo — júnior, pleno ou sênior — também são fatores de impacto para a remuneração. O regime de contratação é outro ponto muito importante na hora de analisar o valor da proposta.

Como é o mercado de trabalho para o engenheiro de segurança da informação? 

O mercado de trabalho para engenheiros de segurança da informação está bem aquecido com várias oportunidades para esses profissionais. Cada vez mais, as empresas têm se tornado digitais e precisam cuidar de seus dados, levando a um aumento na variedade de vagas na área.

Como dissemos, as oportunidades não são restritas apenas às empresas de tecnologia, o que abre ainda mais o seu leque de escolhas.

A implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi um ponto muito importante para a segurança cibernética, já que as organizações foram obrigadas a se enquadrar em novas regras mais rígidas de segurança e, portanto, se atentar ainda mais ao armazenamento de dados confidenciais.

Todos esses pontos fazem com que o cenário do mercado de trabalho seja bastante atrativo para engenheiros de segurança da informação, independentemente do tempo de carreira. 

Qual curso é necessário para se tornar um engenheiro de segurança da informação? 

O primeiro passo para se tornar engenheiro de segurança da informação é ter um diploma de graduação. Pode ser em Ciências da Computação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação. O ponto-chave é que quem não fez Engenharia como graduação, deve ter uma especialização em Engenharia Cibernética. 

Isso porque para atuar como engenheiro, é necessário estar vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do seu estado. Essa regra vale também para os engenheiros de software de maneira geral. 

Além da educação formal, investir em cursos livres para aprimorar e aprofundar seus conhecimentos também é muito importante, já que a tecnologia muda muito rápido e novos recursos surgem o tempo inteiro. Cursos voltados à defesa cibernética, por exemplo, são boas escolhas. 

Agora que você já sabe tudo sobre o que um engenheiro de segurança da informação faz, continue acompanhando o nosso blog e confira outros artigos relacionados as áreas de tecnologia!

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


24 de Janeiro3 min. de leitura