A resiliência é um conceito da física, que significa a capacidade um corpo em voltar ao seu estado normal depois de sofrer impactos, que poderiam alterar o seu estado original.
Isso seria bom para o estudante e para a nossa vida em geral? Parece que sim! Mas como tudo está em constante evolução no mundo, a resiliência não encanta mais tanto assim. Temos um conceito ainda melhor para o estado psicológico depois de um GRANDE impacto.
O conceito de antifrágil foi criado pelo libanês Nassim Taleb. Ele fala que ser antifrágil é ter um crescimento e ficar ainda mais forte mesmo em situações de imprevisibilidade. Em situações de pressão , desânimo e baixa tolerância à frustração, é preciso tirar o aprendizado das situações que surgem!
Além disso, a pessoa que é resiliente pode se sentir inibida diante de desafios, enquanto alguém antifrágil percebe que é necessário crescer em momentos de muita pressão. Assim, a cada situação de imprevisibilidade que ocorre, o antifrágil sairia cada vez mais forte.
Frágil se danifica com facilidade com uma pressão externa. O robusto não se modifica com pressões, o resistente tem muita dificuldade a se adaptar em circunstâncias novas na vida e o antifrágil é o oposto do frágil: melhora e cresce com o INESPERADO.
Já falei em muito divãs que quem souber lidar com o INESPERADO terá muita vantagem competitiva no futuro. E que essa habilidade será aquela que valerá ouro no futuro. Com o excesso de informações, tudo acontecerá de forma cada vez mais imprevisível. E com o mundo dos concursos, não será diferente.
Quer aprender a ser mais antifrágil? Aguardo todos vocês para mais um divã!