Você já deve ter visto inúmeros discursos sobre como acabar com a ansiedade, como passar em um concurso em dois meses, como acabar com a procrastinação, como ficar rico em 3 meses… Normalmente, colocam ideias, por exemplo, “de acordo com a ciência” ou “existem inúmeros estudos científicos” para darem ênfase a algo que não tem comprovação alguma.
Para início de conversa, aquilo que não pode ser refutado não é ciência! Toda questão comprovada necessita ser passível de erro para ter uma margem de acerto na sua comprovação, senão vira uma obra divina: A PERFEIÇÃO.
Que tipo de pessoa cai nesse discurso? As vulneráveis. Entende-se como “vulnerável” a pessoa que não tem critérios para a validação de algo e que engole qualquer coisa. Pessoas de má índole aproveitam isso para usar o emocional.
Charlatanismo é a prática de um charlatão. Na área de saúde mental, adquire o sentido de exercício ilegal da profissão. É uma vulgarização de questões emocionais que são muito complexas, tornando-as simples e de fácil manejo. Sempre que você for ler algum conteúdo, preste atenção nessas promessas de vantagens fraudulentas e que ludibriam pessoas sem que algo seja comprovado.
Quer saber detalhes sobre o que é charlatanismo?
Venha comigo em mais um divã!
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: