Olá, querido leitor! Como é revigorante passar por essas datas festivas de fim de ano, não é mesmo? A celebração do Natal traz o maior símbolo de amor, aproxima nossos familiares e amigos mais queridos e nos faz revigorar nosso espírito fraterno e de união. Já a passagem de ano, o Reveillón, nos enche de esperança, força de vontade e determinação para vencer e fazer este novo ciclo vitorioso e repleto de conquistas.
Contudo, feitas as celebrações, como em um piscar de olhos, já estamos na metade do mês de janeiro e ainda não saímos do mesmo lugar em que nos encontrávamos no ano anterior. A esperança e a motivação da virada do ano ainda não foram colocadas em prática. Bom, neste artigo, eu quero traçar com você uma rota de sucesso para o ano que se inicia, sem mais procrastinação ou perda de tempo. Seremos objetivos e focados em alcançar a tão sonhada aprovação em 2022. Vem comigo?
Para desenvolver este texto, vou organizar a nossa estratégia vencedora em cinco tópicos ou, se preferir, cinco metas. Vejamos:
1) Defina seu objetivo: É o primeiro passo (e me parece óbvio que seja) para determinarmos um rumo para seguir. Definir o seu objetivo é uma etapa difícil, porém necessária e importante, pois a partir daqui iniciaremos o seu planejamento.
“Mas, Israel, são tantos concursos públicos, todos muito bons, não sei qual escolher”. Bom, meu jovem, por isso alertei que seria uma decisão difícil, porque de fato temos muitos certames para o ano de 2022. Você deve refletir sobre a natureza do cargo, se há possibilidade de trabalhar em outro Estado da Federação, salário (claro, né rs) e, principalmente, você deve analisar o edital e verificar qual o seu “domínio” sobre o conteúdo programática do concurso.
Eu, por exemplo, sou péssimo em exatas e muito bom em matérias jurídicas, logo devo priorizar editais que valorizem os meus conhecimentos, a minha formação acadêmica.
2) Organize a sua rotina diária de vida: Esquece os estudos, por enquanto. Antes de falarmos sobre grade horária, matérias, ciclo de estudos, primeiro é preciso organizar a minha vida. Pegue papel e caneta e escreva todas as atividades que você faz durante um dia normal, especificando, inclusive, os horários de cada uma.
O objetivo é encontrar dentro da sua rotina diária o melhor horário para estudar, bem como ter uma organização de atividades que lhe proporcione otimizar tempo e abolir a procrastinação. Pense: quanto mais o seu dia for organizado, menos tempo você ficará ocioso.
3) Estude o seu edital: Nosso próximo passo é estudar o edital do concurso que iremos fazer. Essa etapa não deve ser desprezada! É preciso conhecer as regras do jogo e, mais do que isso, saber identificar quais serão os conteúdos preponderantes dentro da minha prova – e, dentre eles, quais eu tenho dificuldade e quais tenho facilidade.
Nossa estratégia de estudo começa aqui, pois os conteúdos que me são mais difíceis, devem ter maior incidência dentro da minha grade horária. De outra sorte, àquelas matérias que eu já tenho um bom conhecimento, poderei traçar uma rotina de estudos mais dinâmica e baseada em exercícios e revisão.
A distribuição de matérias no seu cronograma deve obedecer a uma ordem de prioridades de conteúdos, a depende do seu nível de conhecimento sobre ele.
Caso ainda não tenha sido publicado o edital da sua prova (estudo pré-edital), você deve se basear pelo concurso anterior aplicado.
4) Escolha um bom material: Escolher um bom material é primordial para a sua aprovação, isso é fato. Você precisa ter acesso, de preferência, a um material que lhe proporcione estímulos diferentes de aprendizado, como videoaula, PDFs, aulas degravadas, áudios books, app de questões etc.
Eu uso para meus estudos e recomendo muito a assinatura 7.0 lançada este mês pelo Gran Cursos Online. A plataforma que já era incrível, ganhou mais sete funcionalidades que certamente contribuirão para o nosso aprendizado.
Faço somente uma ressalva, para que você não se perca em meio a tanta tecnologia: saiba identificar como você melhor desenvolve o seu aprendizado e o que funciona para você. Não existe regra. Conheça tudo aquilo que está à sua disposição e escolha o que te traz mais benefícios.
5) Respeite a sua vida: O último e quinto passo rumo à nossa aprovação diz respeito à nossa qualidade de vida. É comum escutarmos por aí pessoas dizendo que, para passar em concurso, é preciso abdicar de viver, mantendo uma rotina de sacrifícios e dor. E eu vos digo que isso não está inteiramente correto.
O estudo requer, sim, determinação, disciplina diária e algumas abdicações, mas perceba que nossa rotina já é, por si só, extremamente desgastante, porque nos cobramos. São muitos os assuntos para aprender, simulados, concorrência e são muitas as atribulações do cotidiano que todo ser humano passa. Se nós retiramos tudo o que nos faz bem, eu te digo que certamente nossa corda romperá antes da prova.
Tenha um sono de qualidade, respeite o seu descanso. O aprendizado acontece, também, durante o repouso. Uma pessoa que não dorme bem é nervosa e ansiosa o tempo todo, mal-humorada e seu organismo não funciona bem.
“A falta de sono além de prejudicar o processo de aprendizagem, ainda provoca cansaço, dificuldade de raciocínio, alteração de humor e estresse”, afirma a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, que realizou uma pesquisa pela Universidade de Califórnia (UCLA). A pesquisa comprovou que deixar de dormir para estudar mais tem um efeito contrário ao esperado pelos alunos: a privação do sono prejudica o processo de aprendizagem e o desempenho nos exames, no dia seguinte. Em contrapartida, quem dorme durante toda a noite consegue resultados no processo de aprendizagem quase três vezes melhor do que quem dorme pouco.
Portanto, tenha horários de descanso com a mesma proporção dos seus estudos.
Da mesma forma, tenha momentos de lazer. Não retire da sua vida coisas que lhe proporcionam alegria. Que mal tem ir ao cinema com o(a) namorado(a) em um sábado à noite? Ou ir à missa no domingo de manhã? Ou ir ao churrasco da família para celebrar os 80 anos de sua avó?
Acabamos de sair de um ano de tormenta e tristeza, com muitas perdas, em que os momentos de convivência com família e amigos nos foi tirado. Não deixe de viver por conta dos seus estudos. Novamente faço uma ressalva: FAÇA TUDO COM MODERAÇÃO. Afinal, você tem um propósito gigante e desafiador pela frente, que certamente vai lhe exigir compromisso e resiliência. Encare os seus estudos com responsabilidade e saiba balancear aquilo que é necessário para sua vida e lhe faz bem.
Tenho certeza de que este ano será abençoado e rico em vitórias e conquistas para todos nós. Acredite no seu potencial e faça a sua parte, que o resultado virá. Se precisar de ajuda, procure o programa de coach e mentores GranXpert, composto por diversos profissionais que estão prontos para te auxiliar nessa caminhada.
Que seu ano seja magnífico.
Nos vemos na sua posse!
Israel Suhet