Como elaborar um resumo vencedor. Por: Wellington Antunes

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resumo vencedorOlá, querido leitor!

Hoje nós vamos falar sobre algo muito comum em nosso dia a dia: os resumos.

A todo momento, nós o utilizamos e, às vezes, nem nos damos conta disso.

Vejamos alguns exemplos:

– Quando alguém nos pergunta como foi uma viagem que fizemos, normalmente conseguimos descrever uma viagem de 7 ou 10 dias em alguns minutos, não é mesmo?

– E quando nos perguntam como foi o dia ao chegarmos a nossa casa, após um longo dia de trabalho? Em alguns casos, conseguimos descrever todo o dia em uma só palavra!

Também fazemos isso quando contamos relatos sobre entrevistas, filmes, reuniões, almoços…

Note: o ponto comum de tudo isso é que, ao descrevermos essas situações cotidianas, nós utilizamos uma técnica muito comum, chamada resumo.

E o que fazemos? Nós procuramos contar apenas as informações mais essenciais, pois, a partir delas, quem nos ouve conseguirá ter uma noção de como foi todo o evento.

Agora, falando especificamente na preparação para concursos públicos, o resumo, se elaborado adequadamente, contribuirá significativamente para a nossa aprovação.

E digo isso por dois motivos básicos:

– lembra que nós conseguimos descrever os 7 dias da viagem em poucos minutos? Pois é: da mesma forma, com um resumo bem elaborado, você poderá transformar muitas e muitas páginas de estudos em poucas somente.

– ao elaborar o resumo, você faz um estudo ativo da matéria estudada, isto é, você faz uma aplicação prática do que já estudou. Isso aumenta significativamente o grau de absorção dos conteúdos estudados. O que é fundamental, pois é deles que precisamos na hora da prova.

Dito isso, vejamos, então, como elaborar um resumo vencedor.

Inicialmente, é fundamental destacar que não existe uma forma única de elaborar resumos. Na verdade, com a prática, vamos desenvolvendo nossa própria maneira de fazê-los.

Dessa forma, vamos tratar aqui de diretrizes que vão auxiliá-lo na elaboração de um resumo. Não se trata de regras absolutas, beleza?

1 – Por que fazer resumos? Quais são as finalidades principais de um resumo? 

Levando em conta o que já dissemos, podemos citar como principais finalidades de um resumo:

a) facilita a absorção do conteúdo, em virtude do estudo ativo necessário para sua elaboração;

b) aumenta a capacidade de memorização;

c) melhora a compreensão dos temas estudados;

d) facilita o processo de revisão, otimizando, com isso, os estudos.

Nesse ponto, é fundamental destacar que o resumo assume papel de destaque no processo de revisão, pois, nos dias que antecedem à prova, seria praticamente impossível revisitar todas as páginas dos conteúdos estudados, ou assistir novamente a todas as videoaulas que foram utilizadas na jornada…

Com os resumos, esse processo de revisão será otimizado.

2 – Características de um resumo vencedor

Conforme destacamos, a elaboração de resumos contribui significativamente para a nossa aprovação.

Entretanto, o resumo vencedor precisa conter, pelo menos, três características básicas: pessoalidade; brevidade e concisão; e clareza e estruturação lógica.

Vejamos cada uma delas:

 

1ª – pessoalidade 

Ao fazermos o resumo, não é conveniente copiar literalmente as palavras do autor do texto que está sendo estudado.

O ideal é elaborá-lo com as nossas próprias palavras, ou seja, você vai manter a ideia original do texto, reproduzindo-a com suas próprias palavras.

Isso é muito importante porque, adotando essa diretriz, você cria as suas construções de frases, de esquemas, de referências. Com isso, será bem mais fácil resgatar os temas estudados, pois você não lembra as palavras do autor A ou B, mas, na verdade, as suas palavras.

 Veja exemplos:

1 – O professor Uadi Lammêgo Bulos conceitua a nacionalidade da seguinte forma: é o vínculo jurídico-político que liga a pessoa ao Estado, permitindo-lhe desfrutar direitos e cumprir deveres.

Em meu resumo, eu colocaria: nacionalidade = vínculo (direitos e deveres) entre a pessoa (física) e o Estado.

 2 – Art. 5º, § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

 Resumo: TIDH aprovados duas vezes na CD e duas no SF, por 3/5 = status de emenda à CF.

Ou ainda: TIDH – 2 casas, 2 turnos, 3/5 = EC.

2ª – brevidade e concisão

O resumo precisa conter apenas as informações essenciais acerca do tema estudado.

Lembra do resumo da viagem? Normalmente, não contamos, por exemplo, a hora exata em que chegávamos à praia; não relatamos o valor que pagamos por uma pipoca comprada no calçadão. Procuramos focar naqueles pontos que, realmente, podem representar uma imagem do todo. Como se fosse uma fotografia para quem nos ouve.

A título de exemplo, há alguns dias, após elaborar uma Aula PDF acerca do tema Direitos Fundamentais (art. 5º), para meu Curso Completo de Direito Constitucional, fui elaborar o resumo da aula, que ficou com 17 páginas (a aula original tinha 212). Desafiador, não é mesmo? Consegui fazer isso porque o resumo é essência! A ideia é comunicar mais com menos.

Para isso, podemos utilizar diversas metodologias, como, por exemplo: mnemônicos (auxiliares da memória), símbolos, letras, setas, esquemas…

Exemplos de mnemônicos bem conhecidos:

a) os atos administrativos possuem os seguintes elementos: competência, forma, finalidade, motivo e ob 

Resumindo por meio de um mnemônico, teríamos: elementos dos atos administrativos – CO-FI-FO-MO-OB.

b) A República Federativa do Brasil tem como fundamentos:

I – a soberania;

II – a cidadania

III – a dignidade da pessoa humana;

IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V – o pluralismo político.

Resumindo por meio de mnemônico, teríamos: a RFB tem como fundamentos: SO CI DI VA PLU

c) São privativos de brasileiro nato os cargos:

I – de Presidente e Vice-Presidente da República;

II – de Presidente da Câmara dos Deputados;

III – de Presidente do Senado Federal;

IV – de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

V – da carreira diplomática;

VI – de oficial das Forças Armadas.

VII – de Ministro de Estado da Defesa.

Em um mnemônico: os cargos privativos são MP3.COM (min. do STF, 3 presidentes, carreira diplomática, oficial das forças armadas, min. da Defesa).

 

Outra estratégia bem interessante é utilizar esquemas ou mapas mentais, em especial para aqueles que possuem memória fotográfica.

Agora em um esquema:


 

3ª – clareza e estruturação lógica

O resumo não é apenas um amontoado de palavras ou frases. Não basta sair escolhendo aleatoriamente partes do texto para “construir” um menor ao final.

O resumo precisa seguir uma estruturação lógica, de modo que, ao consultá-lo, você possa resgatar o tema estudado com a maior riqueza de informações possível.

Dessa forma, ao fazer o resumo, procure seguir a linearidade do texto do qual o resumo está sendo extraído. Vale dizer, na medida possível, siga a ordem dos tópicos e subtópicos do texto. A sequência em que eles aparecem no texto original.

Exemplo:

Princípios Fundamentais

1 – Forma de Governo

  1.1 – conceito

  1.2 – espécies

  1.3 – características

 

3 – Passo a passo para elaborar um resumo vencedor

1º – Ler e compreender o texto

 Se você pretende realmente elaborar um resumo vencedor, que contribua efetivamente para a sua aprovação, leia e conheça o texto do qual o resumo será extraído.

O escritor norte-americano Mortimer Adler escreveu, na década de 1980, a obra “Como ler livros”, que ganhou o status de guia absoluto da leitura inteligente.

 Em seu livro, Adler identifica quatro níveis de leitura: elementar, inspecional, analítico e comparativo.

 Veja pontualmente cada um desses níveis:

a) nível elementar – é aquele ensinado para as crianças nas escolas;

b) nível inspecional – é uma leitura rápida, mas não superficial, capaz de identificar informações essenciais;

c) nível analítico – é aquele em que o leitor mergulha no conteúdo, absorvendo cada informação do texto;

d) nível comparativo – é o mais complexo, pois exige a leitura de vários materiais sobre o mesmo tema, para fazer comparações e gerar novas ideias.

Após uma rápida leitura do texto (nível inspecional), o passo seguinte é usar o nível analítico para identificar palavras-chave e conseguir ter um entendimento mais profundo do conteúdo. Na medida do possível, enquanto estiver lendo as palavras do autor, traduza-as em sua cabeça para a sua própria linguagem. Esse exercício será aperfeiçoado com a prática, beleza?

 

2º – Destacar pontos principais

 Com a leitura em nível analítico, você destaca as principais informações do texto.

Em alguns materiais, o próprio autor já utiliza recursos para ressaltar informações importantes (negrito, sublinhado, itálico etc.). Isso já é um ponto de partida.

Durante a leitura, você pode marcar palavras-chave ou partes do texto que julgue mais essenciais. Isso pode ser feito, por exemplo, com pequenas anotações à margem do texto, ou em fichas específicas, ou ainda, por meio dos recursos já indicados (negrito, sublinhado, itálico etc.).

Mas precisamos destacar algo muito importante. Lembra da característica da concisão e da brevidade? Nunca se esqueça dela, ok? Não é para marcar todo o texto!

Não faça assim:


Destaque somente os pontos mais essenciais.

Exemplo:


Embora não haja uma regra específica, o ideal é que o tamanho do resumo esteja entre 10% e 20% do texto original.

3º – Transcrever os pontos principais com suas palavras

 Nesse terceiro passo, o resumo ganhará vida, efetivamente.

A partir dos destaques que você fez durante a leitura, agora é a hora de elaborar o seu resumo com as suas palavras, mantendo a ideia principal do texto (pessoalidade).

Exemplo: estes foram os meus destaques deste texto:


Resumo:

1 – imunidade material – os deputados e senadores não podem ser responsabilizados (exclusão de responsabilidade civil e penal) pelas manifestações (opinião, palavra e voto) no exercício do mandato.

1.1 – opinião, palavra e voto – fora do Congresso – têm que comprovar ligação com mandato.

1.2 – opinião, palavra e voto – dentro do Congresso – em regra, não precisam comprovar essa ligação (salvo – meios eletrônicos – face; insta; zap).

1.3 – Há doutrina que defende a exclusão também no campo político e administrativo.

4 – Notas finais  

É relevante destacar que o resumo pode (e deve) ser constantemente atualizado. Normalmente, durante a realização de exercícios, bem como nas revisões, verificaremos alguns pontos da matéria que requerem uma atenção maior. Com isso, ao estudarmos de forma mais aprofundada determinado tema, é necessário fazer um upgrade no resumo, para que ele acompanhe esse crescimento nos estudos.

Conforme ressaltei, essas são diretrizes que vão auxiliá-lo na elaboração desse importante instrumento na jornada dos estudos. Com a prática, naturalmente, você irá desenvolver sua própria maneira de elaborar resumos.

 

5 – Aplicação prática – Resumo de nosso artigo  

Tema – como elaborar um resumo vencedor (Wellington Antunes)

1 – Resumir é destacar as informações essenciais.

2 – finalidades principais de um resumo: a) absorção de conteúdo; b) estudo ativo; c) memorização; d) facilita revisão.

3 – características principais de um resumo vencedor: o resumo precisa ser feito com minhas palavras (pessoalidade). Deve ser sintético (concisão). Deve ser elaborado de forma estruturada.

4 – Passo a passo para elaborar um resumo vencedor

1º – ler o texto;

2º – destacar palavras-chave;

3º – elaborar com minhas palavras.

É isso…

Qualquer dúvida, conte comigo.

Sucesso na jornada!

Wellington Antunes


Wellington Antunes

Professor de Direito Constitucional. Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)

 

 


 

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