Com 1,132 bilhões de falantes no mundo, a Língua Inglesa finalmente se tornou a mais popular em todo mundo, de acordo com o levantamento do World Tips de 2020. No mundo do cargos públicos, o estudo do inglês para concursos também é muito relevante, especialmente para as carreiras militares, policiais e Corpo de Bombeiros. Além disso, é uma matéria raramente deixada de fora de certames para Diplomata, carreiras fiscais, legislativas e Agências Reguladoras, como a ANAC.
Se você se deparou com a língua inglesa no seu edital, é importante que você conheça os melhores cursos de ingles online, para estar bem preparado no dia da prova. Depois dessa recomendação, iremos mostrar as principais dicas na hora de estudar inglês para concursos públicos!
Destaques: |
Inglês para concursos: como é cobrado?
De modo geral, a cobrança do inglês em concursos públicos é majoritariamente voltada para o entendimento e interpretação de texto. Na prática, isso quer dizer que a maioria dos itens envolverá bastante leitura e demandará do candidato o conhecimento de um vocabulário básico.
Veja um exemplo de questão abaixo:
2021. CESGRANRIO – BB – Banco do Brasil S.A. – Escriturário – 26º Simulado
Letra C.
O texto afirma, “Brazil’s right-wing president, Jair Bolsonaro, and his left-wing Argentine counterpart, Alberto Fernández, disagree about almost everything.” [O presidente de direita Jair Bolsonaro e seu colega de esquerda Alberto Fernández discordam de quase tudo.] A letra “c” afirma, “Bolsonaro e Fernández parecem não ter as mesmas opiniões”.
* Resposta do professor Alexandre Hartmann da equipe Gran.
Para responder a pergunta, o candidato deve não só compreender o texto, como relacioná-lo às alternativas. Esse tipo de questão, bem como aquelas que inferem substituição/reformulação de frases é bem comum em inglês para concursos.
Então quer dizer que para se dar em inglês para concursos não é preciso saber gramática?
De maneira alguma! Apesar da cobrança geral de inglês para concursos se basear na área de intepretação e compreensão de textos, muitos editais também cobram questões envolvendo morfologia e semântica.
Assim, geralmente, são relevantes para os certames classes de palavras (adjetivos, pronomes, advérbios), grafia, regras de construção, sufixos e prefixos, cognatos verdadeiros e falsos, conjugação regular e irregular dos verbos, tempos verbais, preposições, conjunções e expressões no geral. Ou seja, todos os conhecimentos que permitem um entendimento básico da língua inglesa.
Veja abaixo um exemplo de questão envolvendo gramática na língua inglesa:
2019. IESES – SCGAS – Companhia de Gás de Santa Catarina – Analista de Sistemas da Informação
Choose the grammatically INCORRECT alternative:
Gabarito: D ✔
ENOUGH = suficiente.
Enough é um adjetivo que se usa para indicar que algo é suficiente ou igual ao necessário. É possível usá-lo com adjetivos, advérbios ou substantivos, sempre na seguinte ordem:
1) ADJETIVO/ADVÉRBIO + ENOUGH
2) ENOUGH + SUBSTANTIVO
Por exemplo:
– The apartment is big enough. Big = adjetivo, logo enough vem depois.
– Ben speaks English well enough for the job. Well = advérbio, logo, enough vem depois.
– I don’t have enough time to finish all my work. Time = substantivo, logo enough vem antes.
Assim, vejamos item por item:
A) CORRETO. Big = grande. Como “big” é um adjetivo, “enough” deve vir depois.
B) CORRETO. Loud = alto, barulhento. Como “loud” é um adjetivo, “enough” deve vir depois.
C) CORRETO. Tired = cansado, fatigado. Como “tired” é um adjetivo, “enough” deve vir depois.
D) INCORRETO. Money = dinheiro. Como “money” é um substantivo, “enough” deve vir antes. A frase correta seria: Why don’t you buy a car? You’ve got enough money.
*-Resposta da professora Gabrielle Matos da equipe Gran
Para resolver a questão, o candidato deve conhecer a classe das palavras e como elas funcionam dentro da estrutura de uma oração. Assim poderá reconhecer o item incorreto. Logo, para alguns concursos, não basta compreender. É preciso estar habituado com a maneira como a língua funciona.
Inglês para concursos: como estudar? 9 dicas
Navegue pelo índice abaixo para conferir as principais dicas de inglês para concursos:
- Consulte o edital
- Resolva provas anteriores e questões
- Traga a língua inglesa para o seu cotidiano
- Estrutura básica das frases
- Regras verbais
- Falsos cognatos
- Vocabulário/termos
- Vale a pena fazer um curso de inglês?
- Enunciados
Consulte o edital
O edital do concurso que você pretende prestar deverá listar com detalhe todos os conteúdos a serem cobrados em Língua Inglesa, auxiliando no seu processo de organização de estudos. Veja o conteúdo programático de inglês previsto para o Concurso EsPCEx 2021/2022:
- Compreensão e interpretação de textos na Língua Inglesa;
- Compreensão específica de expressões, frases, palavras e o conhecimento de estruturas gramaticais;
- Adjectives, Nouns, Articles, Conjunctions, Modal Auxiliares, Prepositions, Pronouns, Possessive Adjectives, Determiners, Quantifiers, Verb Forms e “wh” questions.
Resolva provas anteriores e questões
Para compreender de fato como cada um dos conteúdos previstos em edital é cobrado, a melhor estratégia é apostar na resolução de questões e provas anteriores. Afinal, como bem se sabe, o mesmo assunto pode ser cobrado de diversas maneiras distintas.
Ao resolver provas anteriores e questões de concurso, você pode filtrar a maneira como a Banca Organizadora realiza a avaliação dos candidatos, em quais pontos investe mais e qual o nível de complexidade. Isso economiza seu tempo, direcionando sua rotina de estudos.
Para te auxiliar com essa etapa, conte com o Gran Cursos Questões! Na plataforma você encontra milhares de questões comentadas por professores, provas passadas, simulados, planos de estudos para questões e muito mais!
Clique aqui para acessar as questões de inglês do Gran Cursos Questões!
Traga a língua inglesa para o seu cotidiano
A língua inglesa está naturalmente presente em nosso cotidiano por meio de palavras incorporadas no vocabulário (coffee break, delivery, smartphone), músicas, livros e séries. Se você tem interesse em aprender ou se acostumar com o idioma, uma boa ideia é consumi-lo de modo ativo, sempre que possível. Na prática isso quer dizer, pesquisar letras de músicas, mudar as legendas para o inglês, buscar livros e textos para ler com constância. Essas rotinas parecem simples, mas grande parte do processo de aprendizado de uma nova língua tem a ver com seu tempo de exposição e costume com ela. É claro que não dispensará o eventual estudo da gramática, mas poderá potencializá-lo.
Fique de olho nas estruturas básicas de frases!
A estruturação de frases da língua inglesa é bem similar àquela que encontramos no português, sendo:
- Sujeito + Verbo + complementos
Assim, fica mais fácil de identificar de maneira imediata cada um dos elementos, Veja:
- She (sujeito) + likes (verbo) + to dance (complemento)
Alterações nessa estrutura acontecerão em frases interrogativas e negativas, que se utilizam dos auxiliares “do/does” no presente do indicativo. Como por exemplo:
- Does she like to dance? (Interrogativa) — Tradução: Ela gosta de dançar?
- She doesn’t like to dance. (Negativa) — Tradução: Ela não gosta de dançar.
Saiba as regras para verbos regulares e irregulares
Quando o assunto são tempos verbais passados e presente perfeito na língua inglesa, será muito comum encontrar verbos terminados com o famoso “ed”. Esse sufixo atribui a conjugação correta e é aplicável em verbos regulares.
A regra para adição do “ed” é a simples incorporação completa ao final do verbo ou apenas a adição da letra “d”, como por exemplo:
- To bake (inifitivo)
- Baked (verbo conjugado no passado simples)
Veja que, nesse caso, por terminar em “e” apenas ocorreu a adição do “d” sem repetição. Outras regras especiais para esse segmento são:
- Verbos terminados em y em casos em que a letra anterior é uma vogal: apenas adição de “ed”.
Ex: to play (infinitivo)
Played (passado simples) - Verbos terminados em y em casos em que a letra anterior é uma consoante: retira-se o y e adiciona-se o “ied”
Exemplo: To try (infinitivo)
Tried (passado simples) - Verbos terminados em consoante/vogal/consoante, com a última sílaba tônica, dobra-se a última consoante antes de adicionar o “ed”
Exemplo: to prefer (infitivo)
Preffered (passado simples)
Já para os verbos irregulares, não há uma regra específica e sim uma tabela que deverá ser memorizada. Apesar de parecer longa, o número de verbos é limitado e, com a prática, a tendência é que você naturalmente se lembre das formas corretas de conjugação.
Cuidado com os falsos cognatos!
Falsos cognatos são palavras que soam como palavras que usamos na língua portuguesa, mas apresentam uma tradução completamente distinta. Um bom exemplo disso é o termo “Actually”. Veja:
- O que parece ser: “Atualmente…”
- O que realmente significa: “Na verdade…”
O termo correto para dizer o equivalente à “atualmente” em inglês seria “currently”. Viu como isso pode causar confusão? É justamente esse tipo de semelhança que pode motivar a formulação de “itens pegadinha” para Bancas Organizadoras. Para não cair no erro, busque saber os principais cognatos, verdadeiros ou falsos, para saber quando a regra de semelhança se aplica e quando ela deve ser ignorada!
Procure saber o básico de termos específicos da área em que você pretende ingressar
Apesar da cobrança de inglês para concursos ser majoritariamente geral, deve-se pensar que seu uso será relevante para o exercício das funções no cargo público almejado. Assim, as provas de concurso poderão trazer textos e assuntos com um escopo específico.
Para a área fiscal por exemplo, pode ser interessante saber termos como:
- Taxes: Impostos;
- Balance sheet: balanço de caixa;
- Income: renda.
A maneira mais segura de saber se o processo de seleção para aquele cargo prevê uma preparação em língua estrangeira mais especializada é filtrar o nível e forma de cobrança por meio de provas passadas.
Cursos gerais de inglês não serão de muita ajuda
Um curso de ingles online pode ser um passo importante para começar a trajetória em busca da fluência. Contudo, para garantir uma boa pontuação em inglês para concursos, você não precisa ser fluente na língua. Por isso, se o seu objetivo imediato é apenas aprender inglês para concursos públicos, busque cursos especializados para essa preparação!
No Gran você encontra uma excelente oportunidade de se aperfeiçoar em inglês de forma direcionada com o professor Alexandre Hartmann.
Fique de olho nos enunciados!
Essa é uma dica geral para todas as pessoas que realizarão em algum momento avaliações para concursos públicos. Contudo, se você não tem tanta afinidade com inglês, a atenção deverá ser redobrada. Analise cada um dos termos utilizados no enunciado para descobrir exatamente o que está sendo requisitado e responder de acordo.
Isso é especialmente relevante para o caso de concursos em que a prova de inglês é formulada 100% no idioma, incluindo enunciados. Por isso, é importante resolver muitas questões para se preparar e ficar atento para os termos-chave:
- Incorrect: Incorreto
- Correct: Correto
- Always: Sempre
- Never: Nunca
- “can be” : pode ser
- “can’t be”: não pode ser
Uma boa ideia pode ser mapear os principais termos que aparecem em enunciados para ir se acostumando com eles!
Inglês para concursos: estude com o Gran também em vídeo!
Além do curso preparatório de inglês para concursos, o Gran Cursos Online também disponibiliza uma série de vídeos de preparação para cargos específicos, com foco na preparação da língua estrangeira!
Confira abaixo a gramática básica de inglês para concursos militares com o Prof. André Goofy, aqui da equipe Gran!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo: