Concurseiro iniciante: tire suas dúvidas sobre concursos!

Tem alguma dúvida sobre o mundo dos concursos públicos? A série Concurseiro Iniciante responde para você! Toda quinta-feira às 20h, você confere conteúdos exclusivos para guiar você ao cargo dos sonhos. Confira!

Avatar


19 de Abril18 min. de leitura

Ingressar no mundo dos concursos públicos não é uma tarefa fácil: desde fazer escolhas essenciais (carreira, cargo, órgão) até organizar os seus horários e formular uma boa rotina de estudos, o concurseiro iniciante pode se deparar com uma série de dúvidas.

Apesar de ser um processo natural, a dificuldade em encontrar todas as respostas de maneira mais simples e objetiva pode acabar desmotivando os esforços para mudar de vida e resultar no famoso “deixar para depois”.

Aqui no Gran acreditamos que o seu sonho de aprovação deve acontecer sempre no presente! Foi pensando nisso que criamos a série do Concurseiro Iniciante, com foco na publicação semanal de conteúdos voltados para a experiência do concurseiro: do início ao fim.

Tire todas as suas dúvidas sobre etapas do concurso, provas, métodos de estudos, carreiras, aspectos do serviço público e muito mais! Acompanhe para saber mais detalhes!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Concurseiro Iniciante: baixe o guia e garanta uma introdução completa ao mundo dos concursos públicos!

Está iniciando a sua trajetória agora no mundo dos concursos públicos?

Agora você já pode conferir as publicações do Concurseiro Iniciante de maneira compilada, no formato de ebooks exclusivos!

Em sua primeira edição, o Guia do Concurseiro Iniciante aborda 8 tópicos sobre o início da jornada e as diferentes fases dos concursos públicos.

Assim, você descobre mais sobre o que significa um concurso previsto, autorizado, com comissão formada e também em todos os seus outros estágios até a publicação do edital!

Além disso, você também confere dicas de como estudar para cada uma dessas etapas!

Preencha o formulário abaixo e faça o download gratuito do Guia!

Concurseiro Iniciante: como vai funcionar?

As publicações da série Concurseiro Iniciante acontecerão aqui mesmo no Blog, sempre às 20h, toda quinta-feira. Atualizaremos essa página semanalmente para que você possa encontrar os links com mais facilidade. Por isso, é uma boa clicar na estrelinha e já favoritar no seu navegador!

Além disso, você também pode participar da série Concurseiro Iniciante diretamente enviando suas dúvidas sobre concursos públicos que possam ser respondidas pela nossa equipe. Basta deixar um comentário na publicação para participar!

Concurseiro Iniciante: arquivo

Confira o que já foi publicado:

OBS: basta clicar em cada título para ser redirecionado ao artigo específico! Para continuar auxiliando você na conquista do cargo público estamos atualizando e aperfeiçoando os conteúdos em 2024! A indicação 2.0 se refere a conteúdos já atualizados!

Concurseiro Iniciante: o início do jornada (Versão 2.0)

Se você caiu  de paraquedas no mundo dos concursos públicos e toda essa conversa de autorização, comissão formada e banca definida ainda soa confusa para você, confira um sumário essencial com todas as informações essenciais que você precisa saber sobre os concursos públicos para iniciar a sua preparação!

O concurso público é uma alternativa cada vez mais procurada por quem está atrás de estabilidade financeira, mas você sabia que a remuneração e estabilidade não são os únicos benefícios de tornar servidor público? Na verdade, existem mais 8 razões que fazem do concurso público uma excelente opção para o seu futuro profissional! Contaremos para você quais são neste conteúdo!

Concurseiro Iniciante: estágios do concurso público (2.0)

Orçamento, autorização, comissão formada, banca definida: afinal, o que significa cada um dos estágios do concurso público até a nomeação? Quanto tempo geralmente demora cada um deles? Tire todas as suas dúvidas!

Desvende o primeiro estágio do concurso público e entenda mais sobre as leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA) envolvidas no processo!

Hora de conhecer um pouco mais sobre o melhor estágio pré-edital para iniciar os seus estudos: o concurso autorizado! Quanto tempo demora até a publicação do edital? As provas serão mesmo aplicadas? Como estudar? Tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

Um dos estágios que mais causa confusão na cabeça dos concurseiros é a comissão formada. Afinal, isso tem alguma coisa a ver com a banca organizadora? Qual a função de uma comissão formada e o que esperar dessa etapa? Saiba mais!

CESPE, FGV, Quadrix e Instituto AOCP são alguns exemplos de bancas organizadoras muito conhecidas no mundo dos concursos públicos. Descubra quais são as etapas envolvidas na escolha das Instituições para cada seleção, o perfil das principais e como estudar!

O edital de concurso é o seu principal guia em qualquer seleção! Saiba como utilizar esse documento ao seu favor, aprendendo a organizar as informações de maneira otimizada e como guiar os seus estudos a partir desse importante momento!

Concurseiro Iniciante: conheça as carreiras! (versão 2.0)

Para que seus estudos para concursos públicos sejam mais eficientes, é preciso que estejam direcionados a uma careira ou edital. Afinal, com as seleções cada vez mais específicas, estudar de maneira genérica já não retorna tantos resultados como antigamente. No entanto, a escolha de um caminho para quem está começando a estudar pode ser muito desafiadora! Entre tantas carreiras e editais, o concurseiro iniciante acaba ficando perdido.

Neste conteúdo ajudaremos você a adquirir todas as informações essenciais sobre cada uma das principais carreiras e traremos dicas de como realizar a seleção da melhor oportunidade para guiar e motivar os seus estudos!

Os servidores da carreira fiscal são responsáveis pela fiscalização e arrecadação tributária no âmbito da Receita Federal, Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e Secretarias de Fazenda estaduais e municipais. Ingressar nessa área é sonho de muitos concurseiros por conta das particularidades da carreira. Veja quais são!

O seu sonho é trabalhar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica)?Conheça mais detalhes sobre os cargos, seleções, remunerações, oportunidades e particularidades desta carreira!

Se você sempre sonhou em trabalhar em uma agência bancária, esta é a carreira para você! incluindo oportunidades de nível médio e superior, é possível trabalhar com o atendimento ao cliente, atividades administrativas e bancárias, tais como: abertura de contas, fechamento de caixa, informações de cartões de crédito, dentre outras.

A carreira bancária também é conhecida por suas jornadas de trabalho reduzidas (6 horas diárias!) e remunerações atraentes. Para saber mais detalhes como remuneração, benefícios, principais editais e muito mais, acesse o conteúdo!

A carreira de Saúde engloba diversas áreas voltadas ao cuidado com o bem estar da população, tais como medicina, enfermagem, farmácia, psicologia, dentre outras! Conheça o detalhamento dos principais cargos, remunerações, jornadas de trabalho, atribuições e oportunidades desta carreira!

A carreira de educação reúne professores, orientadores, supervisores, coordenadores e outros profissionais encarregados do manejo e bom funcionamento das instituições de educação ao redor do país. Se o seu sonho é trabalhar na importante missão de revolucionar vidas por meio da informação, esse pode ser o caminho ideal para você! Descubra mais sobre as funções, atribuições, remunerações e  outros detalhes essenciais sobre a carreira!

O Delegado atua como chefe da Polícia Civil local ou federal, coordenando investigações de crimes, administrando delegacias e coordenando atividades policiais em geral. É o cargo dos sonhos para muitos concurseiros, contando com uma excelente remuneração, benefícios e prestígio. Conheça todos os detalhes essenciais da Carreira, seleções e como ingressar nela!

A carreira policial é a responsável por promover a segurança da população e manter a ordem. Profissionais inseridos nessa área podem trabalhar como Agentes, Investigadores, Escrivães, Papiloscopistas e muito mais! Saiba mais detalhes sobre a carreira e fique por dentro das principais oportunidades para se tornar policial!

Concurseiro Iniciante: preparação para concursos públicos

Concurseiro Iniciante: planejamento

Hora de colocar a mão na massa! Veja as principais dicas para iniciar a sua trajetória no mundo dos concursos públicos com o pé direito, desde a escolha do certame até a aprovação!

Em meio a tantas obrigações diárias, como encontrar o equilíbrio para estudar para concursos públicos e ainda realizar tudo que precisa ser feito? Confira as principais dicas para se organizar de maneira mais simples (e possível)!

Quantas horas estudar por dia? Quais matérias devem aparecer com mais frequência? É melhor estudar pelo ciclo ou cronograma de estudos? Responda todas essas perguntas e saiba como montar um planejamento de estudos para concurso eficiente!

Concurseiro Iniciante: como estudar?

Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico: conhecimentos básicos são aqueles que caem na maioria dos concursos públicos. Veja como criar uma excelente base e estudar esses tipos de disciplina de maneira otimizada!

Os conhecimentos específicos são aqueles que caem com mais peso e quantidade em concursos públicos. Exatamente por isso, são o principal foco de quem está estudando já no período pós-edital. Saiba como encará-los!

A cobrança de Legislação aparece na maioria dos concursos públicos, mas pode ser um desafio para quem não está acostumado com a estrutura e linguagem. Para alguns, pode até mesmo ser uma matéria chata e maçante. Saiba como transformar o seu estudo de leis para concursos!

O ciclo de estudos é uma forma dinâmica e mais flexível de organizar os estudos para concursos públicos, permitindo que o aluno diversifique sua preparação com mais facilidade e não fique tão preso aos horários. Conheça mais sobre esse modelo de organização e saiba como criar o seu!

Será que é melhor iniciar os estudos para concursos antes ou depois da publicação edital? Conheça as duas situações em detalhe e saiba como organizar as suas rotinas para obter o máximo de produtividade em cada momento!

Concurseiro Iniciante: técnicas de estudos

Será que fazer resumo é só copiar? Como selecionar as informações mais importantes de cada conteúdo? Descubra tudo sobre essa importante técnica de estudos, capaz de possibilitar revisões otimizadas!

Você tem dificuldades para memorizar os conteúdos? Saiba como treinar o seu cérebro para reter mais informação em menos tempo e de maneira mais simples!

Afinal, como estudar os famosos informativos do STF e STJ? Compreender, dominar os conceitos e as melhores maneiras de estudar súmulas e jurisprudência é essencial especialmente para quem busca a aprovação em concursos da carreira jurídica. Entenda mais sobre o assunto!

Resolver questões de concurso é um dos métodos de preparação mais importantes para quem busca uma aprovação mais rápida. Na hora de incluí-las na sua rotina, contudo, é comum que surjam algumas perguntas: quantas resolver por dia? Qual é a melhor maneira de aumentar seu rendimento com elas? Como incluí-las de maneira mais efetiva nos seus estudos? Será que existem situações onde dá para estudar só com questões? Encontre as respostas para todos esses questionamentos!

Concurseiro Iniciante: vencendo desafios

Apesar de ser uma técnica de estudos essencial para concursos, o rendimento no estudo por questões pode ser afetado por erros muito comuns aos concurseiros iniciantes. Descubra quais são e evite-os!

O TDAH, também conhecido como transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, é um distúrbio neurológico crônico que causa dificuldades na concentração e afeta de 3% a 6% da população mundial. Conheça os principais sintomas para identificar a condição e descubra técnicas de como lidar com o TDAH nos estudos para concurso!

Redes sociais, problemas, compromissos, cansaço: são muitas as distrações que podem acometer o concurseiro. Descubra como lidar com elas e aumentar o seu foco no objetivo principal de aprovação!

Concurseiro Iniciante: preparação focada

Cada vez mais presentes em concursos públicos, as provas discursivas costumam ter caráter eliminatório e classificatório, fazendo muita diferença na pontuação final de cada candidato. Mas como redigir um bom texto? E como se preparar para essa etapa? Descubra!

As bancas organizadoras são instituições contratadas para organizar algumas ou até mesmo todas as etapas avaliativas de concursos para órgãos e entidades públicas. Contando com perfis diferentes, conhecer a responsável pelo seu certame é essencial para que você possa garantir uma aprovação mais rápida! Saiba o que esperar das mais conhecidas e confira dicas de como dominar o perfil de qualquer banca organizadora!

Concurseiro Iniciante: carreira bancária

Quais são as matérias mais cobradas na carreira bancária? Como se preparar desde o período pré-edital? Quais são as melhores técnicas de estudos? Descubra tudo neste conteúdo!

Concurseiro Iniciante: carreira de saúde

Descubra as principais dicas para iniciar ou otimizar sua preparação na área da saúde, bem como os conteúdos mais frequentemente cobrados em provas da carreira!

Concurseiro Iniciante: carreira de Diplomata

O Diplomata tem a missão de representar o Brasil em questões internacionais. Ele é o responsável pelas mediações de acordos, fornecendo incentivos às relações culturais e econômicas e apoio a brasileiros que por algum motivo estão fora de nossas fronteiras. A esse servidor também cabe  contribuir com as políticas externas brasileiras  buscar promover os interesses do país no exterior. Conheça o cargo mais a fundo, bem como requisitos, remunerações, jornada de trabalho e muito mais!

Ser aprovado no CACD (Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata) é a única maneira de se tornar Diplomata no Brasil. Conheça mais detalhes sobre o histórico, etapas da avaliação e dicas de preparação para garantir uma aprovação mais rápida na avaliação!

Concurseiro Iniciante: carreira de Educação

Os concursos da área de educação são diversos. Ainda assim, existem alguns conteúdos que se repetem com frequência como é o caso de legislações específicas: ECA, LDB, dentre outras. Confira a lista completa desses conhecimentos em comum e confira outras dicas de como aperfeiçoar sua preparação com foco nos cargos de educação!

Concurseiro Iniciante: Carreira Militar

Conheça mais sobre a estrutura das avaliações, requisitos específicos, conteúdos mais cobrados e outros detalhes essenciais para ser aprovado nos concursos militares!

Concurseiro Iniciante: Carreira de Magistratura

O cargo de Juiz encontra-se no topo da carreira jurídica e é objetivo de muitos concurseiros. Isso não é sem razão: além do prestígio e importância da função, também é acompanhada de excelentes benefícios e remunerações. Você sabia, por exemplo, que o juiz pode iniciar suas atividades na função recebendo mais de R$ 20 mil mensais? Conheça ainda mais detalhes essenciais sobre esse cargo e saiba como localizar oportunidades em concursos públicos da área!

Saiba mais sobre as seleções de ingresso da carreira, quais são os conteúdos mais relevantes e as principais dicas para os estudos!

Concurseiro Iniciante: Carreira Policial

Conheça um pouco mais sobre os concursos, conteúdos mais cobrados, dicas de preparação para conquistar a aprovação dos sonhos em tempo recorde e ingressar na carreira policial/segurança pública.

Concurseiro Iniciante: Carreira de Delegado

Saiba mais sobre como funcionam as seleções, quais são as matérias base da carreira e confira dicas exclusivas de preparação para ser aprovado!

Concurseiro Iniciante: Carreira de Tribunais

Você sabia que existem mais de 90 tribunais no Brasil? Ofertando oportunidades de variados níveis de escolaridade, seleções deste tipo costumam ser acompanhados ainda de carga horária reduzida, recesso forense (que é um tempo a mais de descanso para os concurseiros, sem contar as férias) e remunerações elevadas. Fique por dentro de mais detalhes sobre a carreira e quais são as principais oportunidades previstas para o novo ano!

Conheça mais sobre as seleções, requisitos e oportunidades da carreira, bem como as matérias mais cobradas e dicas de preparação para garantir a sua aprovação!

Concurseiro Iniciante: Carreira de Gestão

Você sabia que a carreira pública também tem gestores? Essa importante função costuma ser a responsável por gerenciar recursos humanos, coordenar projetos, gerir licitações e promover mudanças positivas no setor público e, consequentemente, para a sociedade. Conheça todos os detalhes e particularidades da carreira!

Saiba mais sobre as seleções para a Carreira de Gestão e como se preparar com dicas e orientações de estudos!

Concurseiro Iniciante: Carreira Fiscal

Fique pode dentro das principais dicas de estudos, conheça mais sobre os requisitos e estrutura das seleções para o ingresso na Carreira Fiscal.

Concurseiro Iniciante: Carreira de Controle

Enquanto a carreira fiscal á a responsável por tratar essencialmente dos tributos recolhidos da população, a carreira de controle garante que tais recursos sejam utilizados da melhor forma possível, de maneira moral, ética e visando trazer benefícios para a sociedade. Então, ainda que as duas atividades estejam voltadas para a fiscalização, enquanto a carreira fiscal se concentra no contribuinte (pessoas físicas e jurídicas) , a carreira de controle tem como foco a esfera pública em si.  Conheça mais sobre os cargos, remunerações, atribuições e outras particularidades da área!

Descubra qual é o núcleo de matérias em comum para a maioria dos certames, como são as seleções, confira dicas de estudos e conquiste a aprovação!

Concurseiro Iniciante: Carreira de Tecnologia da Informação

Os profissionais envolvidos na carreira de TI cuidam de um dos recursos mais importantes da atualidade: dados. Na carreira pública, o movimento de modernização têm se tornado cada vez mais presente, necessitando de muito profissionais capacitados para digitalizar e gerir as informações de maneira eficiente e segura. Assim, são muitas as oportunidades ofertadas em concursos públicos. Conheça mais detalhes sobre os certames, cargos, atribuições, remunerações e particularidades da área!

Quer se tornar um profissional da área pública de Tecnologia da Informação? Veja como são as seleções da área, quais são as matérias mais cobradas e como estudar e se preparar para garantir o cargo dos seus sonhos!

Concurseiro Iniciante: Carreira Administrativa

É possível encontrar oportunidades administrativas em todos os órgãos da administração pública como secretarias, tribunais, prefeituras, polícias e muito mais. A remuneração pode variar de acordo com estado, carga horária, órgão.

Fique por dentro dos conteúdos mais cobrados na carreira, planos de estudos e táticas para garantir uma aprovação mais rápida no certame dos seus sonhos!

Concurseiro Iniciante: Carreira Legislativa

Os órgãos do legislativo são muito almejados por concurseiros de todo o país, pois oferecem inúmeros benefícios, remuneração extremamente atrativa e a carreira conta com função social, que pode ser um diferencial para quem deseja ingressar no serviço público e servir a população. Saiba mais detalhes sobre as oportunidades da carreira, bem como particularidades de cargos, atribuições, remunerações e muito mais!

Seu sonho é trabalhar no Poder Legislativo? Fique pro dentro dos conteúdos mais cobrados da carreira e dicas de estudos para otimizar a sua preparação!

Concurseiro Iniciante: Carreira Jurídica

A carreira jurídica pública, de modo geral, engloba os profissionais graduados em Direito, que podem atuar como procuradores, defensores públicos, promotores, dentre outras funções. Conheça mais detalhes sobre os cargos, remunerações, atribuições, oportunidades e particularidades da carreira!

Conheça mais sobre os concursos jurídicos, quais são as matérias cobradas com maior frequência em editais e fique por dentro das principais dicas de como se preparar para cada um dos 6 principais cargos.

Concurseiro Iniciante: Carreira de Funções Essenciais à Justiça

Compostas pelo Ministério Público, a Advocacia e a Defensoria, as Funções Essenciais à Justiça buscam garantir o direito constitucional de acesso à justiça para todos. Aprofunde-se nos principais detalhes sobre a carreira e descubra se ela é o melhor caminho para você.

Venha conhecer um pouco mais sobre os concursos dessa área de atuação e confira dicas de preparação para ser aprovado!

Concurseiro Iniciante: etapas de avaliação

Os concursos públicos são muitos conhecidos pela etapa de provas objetivas, mas você sabia que as seleções podem apresentar outros tipos de avaliações? TAF, provas práticas, provas orais, provas de tribuna: a depender da carreira, os certames podem ter até 7 etapas! Venha conhecer um pouco mais sobre os tipos de avaliações que podem aparecer em concursos públicos, assim como as carreiras associadas!

As famosas provas de “marcar bolinhas” estão presentes na grande maioria dos concursos públicos, sendo o primeiro método de avaliação de candidatos. Confira mais detalhes de como funciona essa etapa e dicas de orientação para se preparar de maneira otimizada!

As provas discursivas podem ser aplicadas por meio de questões, redações, peças práticas e técnicas, muitas vezes apresentando caráter classificatório e eliminatório. Saiba mais sobre como funciona essa etapa e como se preparar para ela!

A Avaliação de Títulos é uma etapa classificatória presente em muitos concursos públicos que permite a obtenção de pontos adicionais pelos candidatos a partir da apresentação de títulos (certificados, diplomas, dentre outros). Saiba como essa etapa funciona na prática e como pode contribuir para uma nomeação mais rápida!

O TAF (Teste de Avaliação Física) é uma etapa muito comum em concursos públicos da carreira militar e de segurança pública. Veja mais detalhes sobre critérios de avaliação, como costuma ser a prova na prática e como se preparar para ela!

A prova prática é uma avaliação que costuma aparecer em cargos mais específicos, nos quais a proficiência básica em determinada atividade é necessária desde o início da atuação do servidor. Um exemplo disso é o cargo de cozinheiro, por exemplo.  Tire suas dúvidas sobre essa etapa e saiba quando e como ela costuma ser aplicada em concursos!

A prova oral é uma etapa comumente aplicada em certames da carreira jurídica, tal como é o caso de cargos para magistratura e defensoria pública, por exemplo. Mas você sabe como essa etapa é na prática? Conheça mais e veja como se preparar!

A avaliação psicológica é uma etapa eliminatória que busca avaliar as características psicológicas e comportamentais do candidatos, comparando-as com o perfil esperado para o cargo. Antigamente, essa etapa era chamada de avaliação psicotécnica. Mas, será que dá para se preparar para a Avaliação Psicológica? Como costuma ser essa etapa na prática? Contamos tudo para você neste conteúdo!

A Etapa de Inspeção de Saúde (IS) 0u Exames Médicos busca avaliar a condição de saúde (mental e física) do candidato, de acordo com os requisitos exigidos pela função pretendida. É uma etapa muito comum especialmente em certames das carreiras militares e de segurança pública. Saiba mais detalhes e veja como o candidato pode se preparar!

Uma etapa muito comum em certames para a carreira de Defensor Público e outros cargos jurídicos, a Prova de Tribuna consiste em uma simulação do ambiente e processos desenvolvidos em Tribunais. Saiba mais sobre essa etapa!

A Etapa de Investigação Social consiste em avaliar a vida pregressa e social do candidato, com o intuito de confirmar que se trata de uma pessoa de conduta ilibada; isto é, que não pratica ações fora da lei. É uma etapa muito comum nas carreiras de segurança pública e militares. Saiba mais detalhes e veja como se preparar!

Momento tão esperado pelos concurseiros, a homologação do certame consiste na oficialização dos resultados de todas as etapas realizadas. Saiba o que os candidatos precisam fazer em seguida para garantir a vaga conquistada, prazos e muito mais!

A etapa do Curso de Formação consiste em treinar os candidatos aprovados em habilidades essenciais para a realização do cargo. Veja como funciona na prática e em quais seleções costuma acontecer!

Concurseiro Iniciante: procedimentos pós-prova

Conheça mais sobre os tipos de gabarito, onde e como acessá-los, como funcionam os recursos e como verificar a sua pontuação estimada na avaliação realizada, antes da publicação do resultado final!

Se você não concordou com o resultado anunciado pela banca ou se identificou uma questões incorreta/incompleta/ambígua, é possível entrar com recurso, permitindo uma nova avaliação daquele ponto. Os recursos podem ser realizados em todas as etapas de um certame, sabia disso? Fique por dentro de todos os detalhes essenciais sobre o tema!

A nota de corte a classificação são fatores importantes para garantir se você tem ou não chances de ser nomeado naquele certame. Descubra mais sobre o tema!

Afinal, como saber se você foi nomeado em um concurso público? Será que existe algum tipo de comunicação por parte da banca organizadora? O que é preciso fazer em seguida? Saiba como navegar e encontrar informações publicadas no Diário Oficial.

Concurseiro Iniciante: materiais de estudo

PDF, lei seca, videoaula, plataforma de questões, mapas mentais: são muitos os materiais que você pode utilizar na sua preparação para concursos públicos. Mas, pode onde começar? Qual é o mais recomendado para cada momento? Descubra!

Os PDFs são, sem dúvida, um dos materiais de base teórica mais conhecidos e utilizados pelos concurseiros. Descubra mais detalhes sobre esse tipo de material e confira dicas de como aproveitá-lo ao máximo!

Outra campeã de escolha entre os concurseiros, a videoaula é um material de estudo muito querido por conta de sua didática e maior facilidade para apresentar mesmo os assuntos mais difíceis. Saiba os prós e contras deste material de estudos e confira dicas de como aproveitá-lo ao máximo!

O estudo da lei seca significa dedicar tempo à leitura do texto integral de dispositivos legais. Saiba mais sobre esta etapa de preparação e quando encaixá-la na sua rotina de estudos!

Saiba como a produção e utilização de mapas mentais nos seus estudos para concursos pode auxiliar na compreensão de temas mais complexos e na memorização de conceitos importantes.

Outro material interessante para potencializar a memorização nos estudos para concursos públicos, os flashcards são facilmente confeccionáveis e podem otimizar os seus resultados.

As questão são um tipo de material essencial para a sua preparação, influenciando e auxiliando nos estudos práticos para concursos públicos. Veja em qual momento e como estudar com elas.

O resumo para concursos simplifica a matéria, potencializa o aprendizado e contribui para revisões mais eficientes. Veja como fazer!

Você sabia que aqui no Gran existe um acervo de aulas, cursos e materiais gratuitos para que você possa complementar a sua preparação para concursos públicos? Veja como acessar!

Concurseiro Iniciante: especial de final de ano

O ano de 2024 está chegando! Você já preparou as suas metas de ano novo? Neste especial do Concurseiro Iniciante, veja como iniciar seus estudos zero ou continuá-los de maneira otimizada no próximo ano e conquistar a sua aprovação dos sonhos!

Com as festas de natal, ano novo e com eventuais recesso, pode ser que seja mais difícil manter a constância na sua rotina de estudos. Veja como manter o foco nos seus objetivos, mesmo no final e início de um novo ano!

Fique por dentro das oportunidades mais aguardadas por carreira e trace os seus objetivos de estudos para o ano que vem com um direcionamento ainda mais certeiro!

Conheça as principais técnicas de estudos que podem otimizar os seus resultados nos estudos para concursos!

Concurseiro iniciante: cursos e recursos gratuitos para concursos

Veja abaixo os diferentes recursos que podem auxiliar nos seus estudos para concursos públicos!

Concurseiro Iniciante: Comece por aqui!

Está iniciando os seus estudos para concursos públicos agora? Separamos uma série de materiais GRATUITOS para auxiliar você no início da  jornada. Confira:

  • ➡️Aprenda a estudar corretamente: dicas e artigos de professores para ajudar você a se organizar e estudar melhor!
  • ➡️Guia da Carreira da Magistratura: saiba todos os detalhes sobre o cargo de juiz e confira dicas de como se preparar para os certames da área!
  • ➡️ Guia da Carreira Jurídica: O seu sonho é se tornar Advogado Público, Promotor, Procurador, Defensor público, Juiz ou Delegado? Conheça todos os detalhes essenciais sobre cada um desses cargos e veja como iniciar a sua preparação!
  • ➡️ Guia da Carreira Jurídica: O seu sonho é se tornar Advogado Público, Promotor, Procurador, Defensor público, Juiz ou Delegado? Conheça todos os detalhes essenciais sobre cada um desses cargos e veja como iniciar a sua preparação!
  • ➡️ Manual da Carreira Administrativa: saiba mais sobre os cargos, remunerações, dicas de preparação e oportunidades para os concursos administrativos!
  • ➡️ Guia da Carreira de Tribunais: confira tudo o que você precisa saber para ingressar na carreira de Tribunais!

Sistema Gran de ensino

Saiba mais sobre os materiais, recursos e ferramentas que integram o sistema Gran de ensino e porque ele é o melhor para auxiliar na sua preparação para concursos públicos, OAB, CFC, Residências Multiprofissionais e também na conquista do aperfeiçoamento profissional pela graduação e pós-graduação!

Conheça o sistema GRAN de ensino! 

Materiais gratuitos para concursos

Editais verticalizados, guias de estudo, Gran Vade Mecums, cadernos de questões, leis esquematizadas: você pode encontrar todos esses materiais gratuitamente na página de materiais gratuitos do Gran! Organize, complemente e otimize a sua preparação sem gastar nada!

Gran Questões

Acesse milhares de questões, provas passadas e simulados inéditos GRATUITAMENTE na plataforma Gran Questões! Basta fazer o seu cadastro para conferir gabaritos comentados, acompanhar o seu desempenho com as ferramentas de monitoramento de desempenho, consultar os assuntos mais cobrados em cada concurso público e muito mais! O Gran Questões pode ser acessado tanto no celular quanto no desktop, acompanhando você em todos os momentos do dia!

Aulas gratuitas

Todos os dias o Gran disponibiliza aulas e eventos gratuitos  no seu canal do Youtube! Participe da resolução de questões, conheça métodos de aprendizados, fique por dentro de dicas de estudos, confira análises de editais e formule seu plano de estudos com as dicas e orientações de GranXperts e professores!

Outros destaques


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


19 de Abril18 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante