Novidades sobre o concurso AGU! A possibilidade de um edital unificado para as carreiras jurídicas da Advocacia-Geral da União é questionada pela Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI). A entidade informou que acompanhará os trabalhos do Grupo de Trabalho (GT) criado para propor o formato dos concursos e reforçou sua posição contrária ao modelo único.
Segundo a associação, é necessário preservar as características da carreira de Advogado da União, especialmente na estrutura do concurso, no conteúdo programático e nas etapas de avaliação.
Criado por portaria do advogado-geral da União, Jorge Messias, o GT terá até 30 dias para apresentar propostas sobre a organização das seleções. O grupo foi formado após a autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para a realização de novos concursos da AGU, com oferta de 170 vagas para carreiras jurídicas.
Do total, serão 50 vagas para Advogado da União, 50 para Procurador da Fazenda Nacional, 50 para Procurador Federal e 20 para Procurador do Banco Central.
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Concurso AGU Carreira Jurídica: visão geral
O novo concurso da Advocacia-Geral da União (AGU) vem avançando por diferentes etapas desde o início de 2026. O primeiro movimento ocorreu em janeiro, quando a instituição encaminhou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) o pedido de autorização para a abertura da seleção.
Em maio, a AGU informou que o novo edital estava em fase de preparação, com previsão de oferta de 170 vagas para as carreiras jurídicas. No mês seguinte, o MGI passou a analisar a demanda e aguardava a manifestação da Secretaria de Orçamento Federal (SOF) para a autorização das vagas. Posteriormente, em 30 de junho, a pasta confirmou a previsão orçamentária para os cargos.
O avanço mais recente aconteceu em 3 de julho de 2026, com a formação de um Grupo de Trabalho responsável por auxiliar na elaboração do novo edital e na definição da estrutura da seleção.
- VEJA AQUI todas as informações sobre o Concurso AGU Advogado
- VEJA AQUI todas as informações sobre o Concurso AGU Procurador
- VEJA AQUI todas as informações sobre o Concurso PGFN Procurador
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 11
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Cronograma com 1 clique, Raio-X, Jornada do Aprovado, Legislação Comentada e a Revisão Inteligente. Faça o teste por 7 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[APROVAÇÃO NÃO ESPERA EDITAL] Promo maio/junho e pós-copa – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/05/06093636/Cabecalho-1238x216-1.webp)
![[APROVAÇÃO NÃO ESPERA EDITAL] Promo maio/junho e pós-copa – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/05/06093623/Post-730x150-1.webp)