Hoje falaremos sobre o Arquivo
A maioria das pessoas imagina o arquivo como um local no qual são guardados documentos velhos e cheios de poeira. Porém, essa não é uma visão correta sobre algo tão importante que é esse setor. Setor? Arquivo é um setor? Arquivo não é um conjunto de documentos, professora? Ou ainda, “Arquivo não seria uma instituição?”
Pois bem! Estou aqui para falar, inclusive, desses conceitos da palavra Arquivo.
1 – CONCEITOS DA PALAVRA “ARQUIVO”
Segundo a Lei n. 8.159/1991, em seu artigo segundo, o arquivo é “o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos”. Sendo assim, a lei traz a ideia de arquivo como um conjunto de documentos. Porém, esse não é o único conceito para essa palavra. A bibliografia arquivística e o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística conceituam o termo Arquivo, como:
a) Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.
b) Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos (entidade). Exemplos: Arquivo Nacional e Arquivo Público do Distrito Federal.
c) Instalações onde funcionam arquivos (setor).
d) Móvel destinado a guarda de documentos (móvel).
Com base nesses conceitos, podemos representar os arquivos da seguinte maneira:
Dica:
Os documentos de guarda permanente da Anvisa serão recolhidos ao Arquivo Nacional (entidade).
2 – CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS
Os arquivos são classificados de acordo a extensão de atuação, as entidades mantenedoras, a natureza dos documentos e aos estágios de evolução. Vamos conhecer a especificidade de cada um deles?
A) Extensão de Atuação:
- Setorial – são os arquivos correntes estabelecidos junto aos setores.
- Central / Geral – são os arquivos destinados a receber os documentos correntes, provenientes dos diversos setores.
B) Entidades Mantenedoras: em face das características
- Público – são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, municipal e pelo Distrito Federal, e em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
DICA: São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades (Art. 7, § 1º da Lei n. 8.159/1991).
- Comercial – arquivos de firmas, corporações e companhias.
- Pessoal / familiar – arquivos de uma pessoa ou de uma família.
- Institucional – arquivos de instituições educacionais, igreja, associações etc.
C) Natureza dos documentos
- Especial – são os arquivos constituídos.
- Especializado
D) Estágios de evolução
- Arquivos correntes – são aqueles em curso, ou que, mesmo sem movimentação, constituam sendo objeto de consultas frequentes.
- Arquivos intermediários – são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
- Arquivos permanentes – conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo, que devem ser definitivamente preservados.
3 – FINALIDADES E FUNÇÃO DOS ARQUIVOS
Marilena Leite Paes, em seu livro “Arquivo – Teoria e prática”, afirma que:
- A primeira finalidade do arquivo é servir à administração, constituindo-se, com o decorrer do tempo, como base par o conhecimento da história;
- A função básica do arquivo é disponibilizar o acesso às informações.
Vamos sintetizar isso? Abaixo temos um resumo do que estudamos hoje. Leia cada palavra e veja se você consegue associá-las aos seus respectivos conceitos.
Bons estudos!
_______________________________________________________________________________________
Daliane Silvério – Graduada em Arquivologia pela Universidade de Brasília; foi servidora do Arquivo Nacional e de outros órgãos públicos. Atualmente é servidora do Senado Federal. Atuante na área de gestão documental; elaboração de normas de arquivo e protocolo; consultoria arquivística, dentre outras atividades. Ministra aulas de arquivologia utilizando as principais bibliografias, a legislação arquivística e resolução de questões de provas.
_______________________________________________________________________________________
Detalhes:
- Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
- Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
- Cargos: Técnico Administrativo
- Escolaridade: nível médio
- Número de vagas: 78
- Remuneração: R$ 7.680,06
- Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
- Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
- Data da prova: 4 de dezembro de 2016
Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso: