O concurso do Banco de Brasília (Concurso BRB) é o sonho de muita gente. Henrique Miranda, natural do Piauí, mas atual residente de Brasília, Distrito Federal, conquistou esse sonho: passou em 80º lugar para o cargo de Escriturário no concurso. Ele inicialmente optou pela carreira pública porque a estabilidade e segurança o chamaram bastante atenção. “Porém, com o tempo, a vontade de fazer parte de algo maior também surgiu”, afirma o piauiense.
No começo do ano passando, Henrique estava estudando de forma genérica, pois não havia nenhum concurso em mente, nem na expectativa. Trabalhando no horário comercial, reserva o turno da noite para estudos. Quando saiu o edital do concurso BRB, apesar de ser da área bancária, viu ali uma oportunidade que tinha mais benefícios para sua realidade se comparada ao momento em que vivia. Dedicou durante a semana os mesmos horários que já cumpria, e nos finais de semana aproveitava para resolver bastante exercícios e aprender como a banca cobrava os assunstos e as disciplinas.
Os estudos duraram três meses. “Utilizei as técnicas do Ciclo Eara. Selecionei no edital os assuntos que correspondiam a 70% da prova, acompanhei as análises do Gran, as apostas para as discursivas e fiquei bastante nisso. Cumpri a meta do assunto e foi suficiente para me aprovar em 80° lugar dentro das vagas. Foi arriscado, mas tive que ser objetivo na preparação pois o tempo tinha que ser um aliado”, declara Henrique.
O futuro servidor no Banco de Brasília afirma que o Gran Cursos Online foi fundamental em sua conquista. “O material teórico estava sensacional, direto ao ponto. A forma como foi passada pelos professores, o quanto eles se empenharam em ‘adivinhar’ o que viria na prova com os simulados inéditos ajudaram muito para que eu me sentisse e estivesse, de fato, preparado. Os projetos que estavam associados ao curso também foram fantásticos, o treinamento intensivo, as aulas de discursivas na prática da professora Tereza, além do aulão de véspera que acompanhei pela internet”, conta.
Henrique diz que, para chegar na aprovação, é importante traçar as metas com carinho, exigir o melhor de si, parabenizar qualquer conquista pontual e não se deixar levar por conversas de pessoas que não querem o seu sucesso. “Não tenham medo de enfrentar o desafio, enfrentem, melhore suas técnicas de estudos, melhore seu ambiente de estudos, faça o que estiver ao seu alcance para esse projeto, ele só estará em prioridade máxima durante pouco tempo, quando o resultado chegar ele virá junto com a resposta que tanto nos fazemos: ‘Será que vale a pena?’”.
A aprovação no concurso BRB foi a segunda do concurseiro, que considera que foi a segunda de muitas. “Meus objetivos estão ao alcance do olhar. A vontade de crescer continua viva, pois sei que posso chegar em qualquer lugar que eu me esforçar para chegar”.
Estudando para concursos públicos? Conheça nossa assinatura limitada.