Com previsão para publicação de edital até dezembro deste ano, o concurso para Oficial de Chancelaria do quadro de pessoal do Ministério das Relações Exteriores (MRE) deu um importante passo para que o prazo seja antecipado. Conforme publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a escolhida a prestação do serviço de organização de banca de concurso para admissão à carreira de Oficial de Chancelaria. Com isso, o prazo para a divulgação do edital, que vai até 11 de dezembro, deverá ser encurtado.
A função de Oficial de Chancelaria exige que exige nível superior em qualquer área e apresenta subsídio inicial no valor de R$ 7.292,02. Apesar do anúncio de suspensão dos concursos federais para 2016, feito na última segunda (dia 14), o Ministério do Planejamento informou na terça (15) que as seleções já autorizadas pela pasta estão confirmadas. É o caso deste concurso.
A carreira
A carreira de Oficial de Chancelaria no Itamaraty faz parte do Serviço Exterior Brasileiro, juntamente com os Diplomatas e os Assistentes de Chancelaria, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Segundo a Lei 11.440/2006, o Oficial de Chancelaria é um funcionário que desenvolve “formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessários ao desenvolvimento da política externa brasileira”, podendo trabalhar no Brasil – em Brasília e nos escritórios de representação nos Estados – e nas repartições do Ministério sediadas em país estrangeiro. O processo de seleção para Oficial de Chancelaria exige formação superior em qualquer área e ocorre por meio de concurso público, com prova objetiva e também exame escrito (redação em Inglês e Português).
Último concurso
O último concurso para o cargo, que exige nível superior em qualquer área, foi realizado em 2008 e teve mais de 10 mil inscritos. A seleção, organizada pela Fundação Carlos Chagas, contou com prova objetiva, exame discursivo e curso de preparação, realizado em Brasília. O exame objetivo foi constituído de 80 questões sobre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Inglesa) e Conhecimentos Específicos (Noções de Direito, de Contabilidade e Raciocínio Lógico e de Informática). Na ocasião, as provas foram em sete capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo e os nomeados tiveram lotações na sede do Ministério, em Brasília, e nos escritórios de representação do MRE no Brasil, por pelo menos dois anos.
Detalhes:
- Concurso: Ministério das Relações Exteriores (Concurso Oficial MRE)
- Banca organizadora: Fundação Getulio Vargas
- Cargos: Oficial de Chancelaria
- Escolaridade: Nível superior
- Número de vagas: 60
- Remuneração: Até R$ 7.292,02
- Situação: AUTORIZADO
- Previsão p/ publicação do edital: Dezembro de 2015
- Link do último edital
Prepare-se com quem mais aprova há 25 anos e conquiste a sua vaga!
Cursos online com início imediato e visualizações ilimitadas. Conquiste a sua vaga!
Depoimentos de alunos aprovados AQUI.