Túlio Rafael N. Porto visava a carreira policial, e por isso optou pelo cargo de Perito Criminal. Com uma rotina de estudos que durou 10 meses, ele conquistou a aprovação em 8º lugar geral no concurso da Polícia Civil da Paraíba (PC PB) para o cargo de Perito Criminal. Além disso, também conquistou a aprovação em 16º lugar para o cargo de Técnico em Perícia no mesmo certame.
No início de 2020, Túlio finalizou o mestrado e tentou ingressar no doutorado, contudo não conseguiu a bolsa. Então, começou a vender pizzas para pagar as contas. Até que em 2021 o paraibano decidiu ingressar na vida de concurseiro após assistir a uma live do Gran Cursos Online com os professores Érico Palazzo e Evandro Mesquita, dando início a sua preparação para o concurso de Perito Criminal da PC PB.
As maiores dificuldades que enfrentou durante seu período de preparação foram conciliar o trabalho e ser pai de uma menina de um ano. Além disso, essa foi a sua primeira experiência com concurso público. Túlio estudava cerca de 8 horas por dia até o último mês antes da prova, onde chegava a estudar 12 horas diárias. “Nem sempre dava pra cumprir o horário na risca, mas em média foi isso” comenta.
“Uma alegria enorme! Eu sempre fiquei entre os 20º em todos os simulados que eu fiz, mas sempre ficava inseguro para a hora da prova. Quando recebi o resultado senti alívio e confirmação de Deus quando recebi o resultado.”
Como o Gran participou dessa história?
Para otimizar sua preparação nos certames, Túlio Porto apostou e continua apostando nos materiais do Gran Cursos Online como principal parceiro de estudos. Ele conta que as vídeo-aulas te deram um norte e foram essenciais para refinar o seu conhecimento em matérias que não tinha tanto domínio.
Formado em Engenharia Mecânica, ele diz que esse foi o primeiro concurso que fez e nunca tinha estudado a grande maioria das disciplinas que caíram na prova.
Mesmo sendo aprovado para o cargo dos seus sonhos, Túlio pretende tentar concursos para o cargo de Perito da PF ou concursos para área de educação, como professor de Engenharia.
“Posso um dia tentar pra Perito da Polícia Federal ou outro concurso para Professor de Engenharia que eu possa conciliar com a perícia” declarou.
Dicas e técnicas e estudo de Túlio Porto
Além de poder contar com um material objetivo e especializado de preparação para os concursos Policiais, Túlio conta que também apostou muito em disciplinas específicas, resolução de questões e simulados, especialmente no período pré-edital.
Além disso, ele ressaltou a importância de fazer mapas mentais, que foi o diferencial em suas revisões. Assim, para os concurseiros que continuam na jornada em busca da aprovação, ele deixou a mensagem: “Acredite em você, mas nunca deixe de dar o seu máximo.”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: