O concurso PC RJ aplicará suas provas objetivas neste domingo (13/02) para o cargo de Investigador de Polícia. O certame tem como objetivo preencher 350 vagas disponíveis, distribuídas em cargos de nível fundamental, médio e superior. O candidato que deseja fazer a consulta do local de prova, deve acessar o site da banca organizadora do certame que é a Fundação Getúlio Vargas, no seguinte endereço eletrônico: https://www.fgv.com.br.
Se o seu sonho é se tornar um Soldado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, pode ficar tranquilo! A equipe de professores e mestres do Gran Cursos Online, elaborou 10 dicas proféticas para que você consiga fazer a prova com mais tranquilidade. Além disso, vamos elencar aqui algumas dicas importantes para o grande dia, confira!
Destaques: |
Concurso PC RJ Investigador: 10 dicas proféticas
1 – Técnicas de Estudo – Fernando Mesquita
O grande dia chegou! Agora tudo que você precisa é fazer a prova bem. E o que é fazer a prova bem? Comece lendo toda a prova, bem rapidamente, para saber o que caiu; nessa primeira passada de olhos, já resolva aquelas questões cuja resposta você tem certeza que sabe; comece pela disciplina de que mais gosta, para usar sua energia naquilo que tem mais chances de te dar vantagem; em seguida, passe para as questões médias e, depois, vá para as difíceis. Ao preencher o cartão de respostas, faça apenas um risquinho ou bolinha imperceptível para marcar a resposta e, em seguida, conferindo o caderno, faça a marcação de 100% do espaço da resposta. Boa prova!
2 – Direito Penal – Érico Palazzo
O emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido qualifica o crime de homicídio. Já o emprego de arma de fogo de uso permitido não gera qualquer consequência nesse tipo penal. Por outro lado, no crime de roubo, o emprego de arma de fogo de uso permitido majora a pena em 2/3 e o emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido faz a pena ser aplicada em dobro.
3 – Direito Penal – Érico Palazzo – Direito Processual Penal
Em relação à prisão preventiva, o Juiz que a decretou deve revisar a necessidade de sua manutenção a cada 90 (noventa) dias, mediante decisão fundamentada, de ofício, sob pena de tornar a prisão ilegal.
4 – Informática – Jeferson Bogo
Vejamos algumas opções de buscas no Google:
- Ele não diferencia letras maiúsculas e minúsculas na busca. Exemplo: secretaria POLÍCIA ou Polícia
- Para pesquisar uma expressão exata, coloque-a entre aspas duplas. Exemplo: “Polícia Civil do Rio de Janeiro”
- Para pesquisar um intervalo de valores, digite-os entre dois pontos. Exemplo: concursos PC-RJ 2010..2022
- Para retirar um termo da busca, use o sinal de “-“. Exemplo: celular -android
- Para pesquisar sinônimos da palavra, use “~”: ~carro.
5 – Direito Administrativo – Vandré Amorim
Quanto aos atributos dos atos administrativos, a presunção de legitimidade, presente em todos os atos, permite a produção imediata dos seus efeitos, ainda que estes sejam inválidos, cabendo prova em sentido contrário (juris tantum). A imperatividade é o poder de imposição das medidas administrativas (é uma ordem/determinação). Na autoexecutoriedade, a própria Administração executa por força própria as medidas anteriormente impostas (dispensa intervenção prévia do Poder Judiciário). Já a tipicidade é a correspondência entre fatos e normas, presente apenas nos atos unilaterais.
6 – Gramática – Tereza Cavalcanti
Se a questão solicitar que você indique a frase em que o vocábulo “mais” apresenta valor diferente dos demais, observe o termo ao qual o “mais” se associa. Se esse termo for substantivo, “mais” será pronome (“Preciso de mais tempo.”, “Tenho mais preocupações hoje do que na juventude.”); se o termo for verbo, adjetivo ou advérbio, “mais” será advérbio (“Sei mais do que pensava.”, “Estou mais confiante hoje!”, “O fiscal falou mais alto do que deveria.”). Essa lógica também vale para “muito” e “bastante”.
7 – Texto – Tereza Cavalcanti
A fim de convencer o destinatário, o emissor de um texto pode empregar algumas táticas. Veja duas delas:
Tentação: apresenta uma recompensa ao receptor (“Se você me ajudar, pago seu almoço.”).
Sedução: apela para a vaidade do receptor (“Só uma pessoa brilhante como você pode me ajudar!”).
8 – Leis Especiais – Diego Fontes
Lei de Drogas: plantação ilícita (art. 32) –> não precisa de autorização judicial/destruição IMEDIATA pelo Delegado de Polícia/pode ser utilizada queimada para destruição. Apreensão de drogas COM prisão em flagrante (art. 50) –> precisa de determinação judicial/destruição pelo Delegado no prazo de 15 DIAS após a determinação do Juiz/a lei não menciona a forma da destruição. Apreensão de drogas SEM prisão em flagrante (art. 50-A) –> não precisa de autorização judicial/destruição pelo Delegado no prazo máximo de 30 DIAS após a apreensão/a destruição será por incineração. Em todos os casos, deve-se guardar amostra necessária à realização do laudo definitivo.
9 – Direito Constitucional – Aragonê Fernandes
Nenhum direito é absoluto. Logo, a quebra de sigilos é possível, diante da ponderação de interesses no caso concreto. Tratando-se de sigilo das comunicações telefônicas (interceptações, escuta, grampo), será exigida autorização judicial. Além disso, a providência só é possível em investigação criminal ou para instruir processo penal. O Tribunal de Contas pode acessar/requisitar informações constantes em contrato no qual haja dinheiro público envolvido sem que isso configure quebra de sigilo.
10 – Pós-prova – Fernando Mesquita
Pode parecer estranho pensar em pós-prova antes de você fazer sua prova de fato, mas a verdade é que nós vivemos num eterno pré e pós-prova. Então, o que você pode fazer para otimizar esse momento? Simples: 1) Continue estudando. Fácil de falar, difícil de fazer. Sua tendência será desistir – talvez indefinidamente. Resista. 2) Avalie sua prova. É comum não querermos saber daquela prova depois que ela passa, mas ela é o diagnóstico de meses de preparação. Você pode aprender muito avaliando sua prova. 3) Corrija o rumo. Sabendo o que aconteceu, ajuste sua preparação – faltou revisão? Produza mais material e use-o mais. Faltaram questões? Use e abuse do Gran Cursos Questões. Faltou tempo para finalizar o edital? Trabalhe com mais objetividade ou aumente sua tolerância para as reprovações até que chegue a aprovação!
Concurso PC RJ: recomendações no dia da prova
Atente-se para o horário de realização da avaliação e também para o horário de fechamento de portões. A recomendação é que o candidato chegue com antecedência mínima de uma hora para a realização do exame, portando documento de identificação original com foto, o cartão de informação do candidato e caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.
Todos os candidatos devem chegar com antecedência ao local de aplicação, nos seguintes horários, em grupos, de acordo com a letra inicial dos seus nomes:
- 10h30 – A a H
- 10h50 – I a P
- 11h10 – Q a Z
Os portões serão fechados impreterivelmente às 11h45.
Concurso Polícia Civil RJ: resumo
Concurso Polícia Civil RJ | Polícia Civil do Rio de Janeiro |
---|---|
Situação atual | edital publicado |
Banca organizadora | Fundação Getúlio Vargas |
Cargos |
|
Escolaridade | Níveis fundamental, médio e superior |
Carreiras | Policial e outras |
Lotação | Rio de Janeiro |
Número de vagas | 350 vagas |
Remuneração | R$ 4.606,29 a R$ 9.924,06 |
Inscrições | entre 27 de setembro a 26 de outubro de 2021 |
Taxa de inscrição | Variada |
Data da prova objetiva |
|
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: